Página 53 de 115

Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Ter Nov 09, 2010 10:59 am
por WalterGaudério
alcmartin escreveu:Para mim, a queda de avião mais bizarra da história...:shock: :shock:

CROCODILO TERIA CAUSADO QUEDA DE AVIÃO NO CONGO

http://terratv.terra.com.br/Noticias/Mu ... tou-20.htm
Do terceiro mundo a gente pode aceitar uma dessas cmt... :shock: :? :?
Pelo menos lá são crocodilos, no primeiro mundo são terroristas, e aqui no Brasil é a burocracia quew derruba sem misericórdia

Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Seg Nov 15, 2010 2:57 am
por Rodrigoiano
A Qantas tem que benzer seus aviões!

Qantas flight makes emergency landing

By the CNN Wire Staff
November 15, 2010 -- Updated 0421 GMT (1221 HKT)

Qantas Airways has endured a spate of problems this month.

A technical problem forced the flight's return to Sydney, Australia
The Boeing 747 was bound for Argentina with 199 passengers

(CNN) -- A Qantas Airways flight carrying 199 passengers was forced to turn back to Sydney, Australia, on Monday because of a technical problem, the airline said.

Specifics of the Boeing 747's technical problem were not immediately clear, Qantas spokesman Simon Rushton said. The flight was bound for Argentina.

The flight landed without incident and everyone aboard the aircraft was fine, Qantas said.

Early this month, Australia's national airline grounded its Airbus A380 fleet after part of a plane's engine cover fell off in flight. One of the four engines on the airliner shut down six minutes after takeoff from Singapore's Changi Airport.

The Sydney-bound flight -- with 440 passengers and 26 crew members aboard -- returned to Changi.

On Friday, Rolls-Royce said the failure of a component in its Trent 900 engine caused an oil fire that forced the emergency landing.

http://edition.cnn.com/2010/TRAVEL/11/1 ... tml?hpt=T2

Fonte: CNN

Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Seg Nov 15, 2010 9:44 pm
por alcmartin
WalterGaudério escreveu:
alcmartin escreveu:Para mim, a queda de avião mais bizarra da história...:shock: :shock:

CROCODILO TERIA CAUSADO QUEDA DE AVIÃO NO CONGO

http://terratv.terra.com.br/Noticias/Mu ... tou-20.htm
Do terceiro mundo a gente pode aceitar uma dessas cmt... :shock: :? :?
Pelo menos lá são crocodilos, no primeiro mundo são terroristas, e aqui no Brasil é a burocracia quew derruba sem misericórdia
É vero, mestre... :mrgreen:
Coincidentemente, quando vi essa notícia, estava aí em Porto, e aproveitei para perguntar para o pessoal da manutenção o que achavam. O cara com quem conversei, já trabalhou com o LET( o do acidente) pela NHT, disse que acreditava, pois o avião é bem crítico de CG... :shock: :?

abração!

Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Seg Nov 15, 2010 11:59 pm
por WalterGaudério
alcmartin escreveu:
WalterGaudério escreveu: Do terceiro mundo a gente pode aceitar uma dessas cmt... :shock: :? :?
Pelo menos lá são crocodilos, no primeiro mundo são terroristas, e aqui no Brasil é a burocracia quew derruba sem misericórdia
É vero, mestre... :mrgreen:
Coincidentemente, quando vi essa notícia, estava aí em Porto, e aproveitei para perguntar para o pessoal da manutenção o que achavam. O cara com quem conversei, já trabalhou com o LET( o do acidente) pela NHT, disse que acreditava, pois o avião é bem crítico de CG... :shock: :?



abração!
Báh! dessa não sabia...
Eu costumo executar o trecho POA-Rio Grande de LET.
Vou reduzir minha carga de chimarrão :lol: :lol: :lol: :? :? :? :? :shock:
No lugar do mate, vou levar uma cuia gigante cheia de gás hélio, e colocar lá no bagageiro detrás, eu vou para o jump seat lá na frente para completar o contra-peso, e na cabine de passageiros, SE a comissária for feia e antipática deixo o jacaré por lá mesmo... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: e o C de Gravidade=C de massa=C aerodinâmico be nice... :mrgreen:
Valeu Alcmartin
Full(Power) Ahead!!

Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Ter Nov 16, 2010 2:26 pm
por alcmartin
:mrgreen:

abs!!

Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Qui Nov 25, 2010 12:07 am
por Penguin

Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Ter Nov 30, 2010 10:05 pm
por alcmartin
Copila fazendo M... :D , mas...bota um só na cabine, bota... :twisted:
Trapalhada de copiloto faz avião despencar 2 mil metros

Acidente com Boeing da Air India Express colocou em risco a vida dos passageiros e da tripulação

A trapalhada de um copiloto foi, segundo um relatório, a causa do incidente no qual um Boeing da Air India Express despencou cerca de 2 mil metros e colocou em risco a vida dos 113 passageiros e da tripulação a bordo.

Relatório do órgão regulador da aviação na Índia aponta que o copiloto, de 25 anos, esbarrou o joelho na coluna de controle da aeronave no momento em que o comandante havia saído para ir ao banheiro.

Em pânico, o copiloto não soube o que fazer e não tomou nenhuma ação para permitir a entrada do piloto no cockpit. O comandante teve de utilizar uma senha especial para entrar, desperdiçando 30 preciosos segundos.

O relato do incidente, reconstruído a partir das análises dos dados da aeronave, dos diálogos registrados e do testemunho dos próprios envolvidos, faz parte de um relatório da Diretoria-Geral de Aviação Civil (DGCA), divulgado na imprensa indiana.

O voo IX-212 percorria a rota entre Dubai e a cidade indiana de Pune. O Boeing 737 sobrevoava o espaço aéreo de Mumbai a mais 11 mil metros de altitude no dia 26 de maio deste ano, quando deu início a uma trajetória de queda livre.

"O relatório diz que o copiloto admitiu ter entrado em pânico durante o incidente. Se alguém entra em pânico e congela quando está no controle, é de se perguntar a razão de ele estar no cockpit", disse ao "Indian Express " o consultor de segurança aérea A. Ranganathan.

Segundo o relatório, a aeronave despencou mais de 600 metros até o capitão entrar na cabine. Durante a operação de emergência, foram mais 1,4 mil metros de queda.

Ninguém ficou ferido, mas houve pânico na cabine e bebidas e alimentos foram lançados pelos ares.

Sucessão de erros
O "Hindustan Times" observou que, mesmo após voltar para a cabine, e tendo colocado a aeronave de volta no curso correto, o piloto da Air India Express cumpriu um procedimento arriscado, o de puxar com força o controle do avião - o que poderia ter feito colapsar outros controles da aeronave.

Além disso, o piloto não havia pedido ao seu braço direito que mantivesse os cintos afivelados durante sua ausência.

Na aviação internacional, a norma é que, ao deixar o cockpit, o piloto peça a um membro experiente da tripulação que fique do lado de dentro, para facilitar a entrada do comandante em caso de emergência.

O episódio levou o órgão indiano de aviação a recomendar as "providências cabíveis" no caso, o que os jornais consideram se tratar de mais treinamento para os funcionários da empresa.

Investigações recentes afirmaram que erro humano também foi a causa do acidente que matou 158 pessoas em um voo da Air India, a companhia prinicipal do mesmo grupo estatal, quatro dias antes, no dia 22 de maio.

O inquérito atribuiu a causa do acidente ao piloto "sonolento", que estaria "desorientado" por ter dormido durante a maior parte do voo de três horas.

O avião, também um Boeing 737, aterrissou em Mangalore em altura e ângulo errados. A aeronave saiu da pista, bateu em um barranco e pegou fogo. Apenas oito pessoas sobreviveram.
http://noticias.uol.com.br/bbc/2010/11/ ... etros.jhtm

Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Sex Dez 03, 2010 8:46 am
por WalterGaudério
Por RENAN CARREIRA, estadao.com.br, Atualizado: 2/12/2010 18:31
Avião projetado na UFMG bate quatro recordes mundiais
Um avião construído por alunos e professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) quebrou quatro recordes mundiais, ontem e hoje, na categoria C1A0, que engloba modelos com motor a pistão, hélice e peso total de decolagem de até 300 quilos. 'Nunca na história da aviação brasileira houve sequer a tentativa de quebrar recordes mundiais com aeronave motorizada', disse, orgulhoso, o professor de Engenharia Aeronáutica da UFMG e coordenador do projeto, Paulo Iscold.

A aeronave CEA 308 bateu ontem o recorde russo de tempo de subida até três mil metros de altitude - baixou de 13 minutos e 40 segundos para 8 minutos e 15 segundos. Também deixou para trás ontem duas marcas que pertenciam a norte-americanos: velocidade em linha reta em 15 quilômetros - atingiu 329 km/h contra 292 km/h - e velocidade de ida e volta em cem quilômetros, chegou a 326 km/h ante 297 km/h. Hoje foi a vez de superar os austríacos na velocidade em linha reta em três quilômetros - 360 km/h contra 351 km/h.

Questionado sobre o que representa a quebra desses recordes para a aviação, Iscold comparou o projeto com carros de corrida. 'Você não vai ver um carro de corrida ser vendido numa loja, mas detalhes dele podem ser usados na construção de carros de passeio. Funciona da mesma forma com o avião', explicou. Ele também disse que fica muito satisfeito em poder contribuir com a formação de alunos da UFMG no curso de Engenharia da Aeronáutica. 'Vale ainda para mostrar que o Brasil é capaz de desenvolver tecnologia de ponta, sem precisar recorrer a outros países.'

As quebras de recorde contaram com a aferição da Comissão de Aerodesporto Brasileira (CAB), órgão vinculado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e da National Aeronautic Association, entidade equivalente à CAB nos Estados Unidos, ambas representando a Federação Aeronáutica Internacional (FAI).

História

O projeto da aeronave mineira foi desenvolvido por Iscold em 1999 como trabalho de conclusão do curso de Engenharia Aeronáutica na UFMG. O primeiro voo ocorreu em 2001. 'Naquela época as dificuldades eram muitas, a maior delas financeira', disse. Em 2007 os voos passaram a ser regulares. O piloto que desde 2005 participa dos teste é Gunar Armin, ex-comandante da Varig.

Feito de materiais compostos, como fibra de vidro e espuma rígida, também chamada de espuma de PVC, o avião hoje possui 80 cavalos de potência, pouco mais que a potência de um carro de mil cilindradas, e atinge 360 km/h, velocidade superior a de carros de Fórmula 1. O peso da aeronave sem piloto, paraquedas e combustível é de 206 quilos. 'Nessa categoria há limitação do peso em até 300 quilos, o que traz uma limitação de potência, porque é difícil conseguir no mercado motor leve e potente', afirmou Iscold.

Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Sex Dez 03, 2010 12:25 pm
por Grifon
WalterGaudério escreveu:Por RENAN CARREIRA, estadao.com.br, Atualizado: 2/12/2010 18:31
Avião projetado na UFMG bate quatro recordes mundiais
videozinho:


Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Seg Dez 06, 2010 11:01 pm
por soultrain
Aviação
Angolana TAAG perde peças ao voar sobre Almada e volta a ser investigada

Hermínia Saraiva
07/12/10 00:05
enviar noticia
A angolana TAAG, esteve durante dois anos na lista negra da Comissão Europeia.

A angolana TAAG, esteve durante dois anos na lista negra da Comissão Europeia.

Incidente com Boeing 777 não obriga à paragem das operações da companhia aérea angolana.

Um ano e meio depois de ser autorizada a regressar ao espaço aéreo português e seis meses depois de voar nos céus europeus, a TAAG volta agora a ser notícia por questões de segurança. A investigação ainda decorre, mas tudo indica que o Boeing 777 da companhia angolana, que ontem de manhã teve que regressar ao aeroporto de Lisboa, para uma aterragem de emergência, por motivos técnicos, terá deixado cair "pequenos destroços metálicos" sobre Almada e Cacilhas, Grande Lisboa.

O caso com o voo DT 651, com 125 passageiros que partiu às 11h11 de Lisboa, está agora nas mãos do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA), mas a decisão de voltar a proibir a TAAG de voar nos céus europeus só poderá ser tomada pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (AESA).

Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Seg Dez 06, 2010 11:04 pm
por soultrain
Partes de fuselagem encontradas em Almada
Avião angolano aterra de emergência e bombeiros de Almada encontram peças na rua

06.12.2010 - 14:11 Por Marisa Soares


Um avião da companhia aérea angolana TAAG, que partiu do aeroporto de Lisboa às 11h11 com destino a Luanda, foi forçado a regressar à Portela por problemas técnicos. Pelo caminho, terá deixado cair em Almada alguns pedaços metálicos da fuselagem, que atingiram um veículo mas não terão causado feridos.



“O avião levantou voo do aeroporto da Portela e voltou pouco tempo depois, por volta das 11h30, para fazer uma aterragem de emergência devido a um problema técnico”, confirma o porta-voz da ANA, Rui Oliveira. A mesma fonte adiantou que a aterragem decorreu normalmente e que não houve problemas com os passageiros, mas não confirma que os pedaços encontrados esta manhã nas ruas de Almada pertençam ao aparelho.

O alerta foi dado ao Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal por volta do meio-dia. De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários de Almada, Vítor Espírito Santo, as peças atingiram um carro que estava estacionado na Rua Lourenço Pires de Távora. “Foi encontrado um pedaço de fuselagem, com cinco centímetros de largura e 10 a 15 centímetros de altura, e partiu o vidro traseiro do carro, que estava vazio no momento”, explica o comandante.

O veículo, um Opel cinzento que estava estacionado entre outros carros, foi já retirado do local e está agora estacionado no parque da PSP de Almada. Fonte desta polícia explicou que "o proprietário deve agora apresentar queixa contra terceiros pelos danos causados".

Foram encontradas outras peças com a mesma dimensão, na mesma rua e em outros pontos da cidade, nomeadamente na Avenida D. Afonso Henriques, que fica ali perto. No local, estiveram os bombeiros de Almada e de Cacilhas a inspeccionar a zona. "Caiu também uma peça em cima do telhado de um prédio, mas não deve ter causado um grande estrago", disse o comandante dos Bombeiros Voluntários de Almada.

A investigação está agora a cargo do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves. “Temos uma equipa a dirigir-se para o aeroporto para averiguar o estado do avião e iremos posteriormente para Almada para confirmar se as peças pertencem a esse aparelho”, disse ao PÚBLICO o tenente coronel Fernando dos Reis, responsável pelo organismo.

De acordo com a SIC Notícias, a queda das peças do avião feriu duas pessoas e danificou dez carros
. No entanto, até às 14h30, ninguém tinha dado entrada no Hospital Garcia de Horta com ferimentos causados pelo incidente. Fonte do CDOS de Setúbal disse ao PÚBLICO que "se houve feridos, não foram transportados de ambulância". O comandante Vítor Espírito Santo garante também que não tem conhecimento de mais do que um carro danificado pelas peças caídas do avião.

A TAAG Angolan Airlines integra a “lista negra” das companhias aéreas interditas na União Europeia, mas faz parte de um pequeno conjunto de dez transportadoras que estão autorizadas a operar dentro do espaço comunitário, condicionadas a rigorosas restrições de exploração.

Notícia actualizada às 17h17

Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Sáb Dez 11, 2010 12:05 am
por Bruno Falcão
Lufthansa inicia voo entre Manaus e Frankfurt


Serão dois voos com o MD-11 por semana, às segundas e sextas-feiras. Os voos incluirão uma parada no aeroporto de Viracopos, em Campinas. Os voos de volta de Manaus às terças-feiras e aos sábados farão escala em Quito, no Equador, e em Bogotá, na Colômbia



A Lufthansa Cargo está expandindo sua malha aérea no Brasil no início do próximo ano. A empresa de carga aérea começará a voar de Frankfurt para Manaus em 21 de janeiro de 2011, dependendo apenas da autorização das autoridades competentes.

Serão dois voos com o MD-11 por semana, às segundas e sextas-feiras. Os voos incluirão uma parada no aeroporto de Viracopos, em Campinas. Os voos de volta de Manaus às terças-feiras e aos sábados farão escala em Quito, no Equador, e em Bogotá, na Colômbia.

“Manaus é uma zona de livre comércio que evoluiu para um dos maiores centros industriais do Brasil”, disse Achim Martinka, vice-presidente para as Américas da Lufthansa Cargo. “Com nossas novas conexões, estamos expandindo nosso produto personalizado a fim de atender o aumento da demanda da indústria de alta tecnologia, principalmente na Ásia.”

“Depois de anos servindo Manaus por meio de parceiras, estamos felizes por finalmente marcarmos presença aqui, fechando, assim, a importante lacuna que havia em nossa malha aérea sul-americana”, acrescentou Daniel Bleckmann, diretor regional da Lufthansa Cargo para a América do Sul, o Caribe e a Flórida. “Enquanto Manaus é primariamente um forte mercado importador, a Lufthansa Cargo será uma das muito poucas empresas aéreas a oferecer espaço também para a exportação.”

http://acritica.uol.com.br/manaus/amazo ... 61456.html

Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Sáb Dez 11, 2010 4:00 pm
por P44
TAAG sem aviões para voos intercontinentais
Hoje às 11:22


Os quatro aviões da TAAG usados para voos intercontentinentais não estão disponíveis devido a avarias. A companhia aérea diz estar a passar o período «mais difícil» da sua história.

A TAAG não tem disponível qualquer dos aviões que costuma utilizar para fazer voos intercontinentais, devido a avarias.

Em declarações citadas pela agência Lusa, Rui Carreira, administrador da transportadora aérea angolana, anunciou que esta era o momento «mais difícil» da empresa.

Perante este cenário, a companhia foi obrigada a cancelar diversos voos e a recorrer de emergência ao mercado para alugar aviões, incluindo dois a companhias portuguesas.

«O Pai Natal não está do nosso lado, uma vez que este não é um bom presente para a TAAG nem tão pouco para o povo angolano. E é hora dos angolanos fazerem uma corrente em torno da TAAG, a companhia de todos nós», acrescentou Rui Carreira.

Um dos quatro aparelhos usados por esta transportadora para os seus voos intercontinentais avariou pouco depois de descolar de Lisboa a 6 de Dezembro ee de ter perdido algumas peças, que caíram na zona de Almada.

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Econom ... id=1732612

Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Seg Dez 13, 2010 1:34 pm
por rodrigo
Programa canal livre da bandeirantes entrevistou o dono da AZUL (Brasil) e jetblue (EUA) e um engenheiro aeronáutico que explicou como estamos indo pro brejo:
http://www.band.com.br/canallivre/videos.asp

Re: "Notícias aéreas"

Enviado: Sex Dez 24, 2010 9:25 am
por soultrain
Explosão em reactor de avião da TAAG que perdeu peças em Lisboa
00h48m

O avião que perdeu peças em Almada, há duas semanas, voltou a dar problemas, desta vez em Angola. O Boeing 777 da companhia aérea angolana TAAG foi forçado a uma aterragem de emergência, em Luanda, após uma explosão, seguida de incêndio, num reactor.

A Administração da TAAG reuniu de emergência e decidiu manter em terra todos os Boeing 777, um modelo recente da empresa norte-americana, que compõe cerca de metade da frota da companhia angolana.

Os Boeing 777 vão ficar em terra até que sejam esclarecidas as causas dos dois incidentes, ainda por cima com o mesmo aparelho. Segundo o correspondente da RTP, que avança a notícia, em Luanda, Paulo Catarro, a suspensão vai durar por tempo indeterminado, dado que terão de ser os técnicos da empresa norte-americana a verificar as aeronaves.

Segundo a RTP, uma explosão num reactor, seguida de um pequeno incêndio, obrigou a uma aterragem de emergência. O avião, que já tinha dado problemas em Almada, seguia para o Dubai, com 32 passageiros a bordo, deu meia volta e regressou ao aeroporto de Luanda, para uma aterragem de emergência que decorreu sem problemas.

A TAAG pondera pedir responsabilidades à Boeing e à General Electric, também norte-americana, que fabrica os motores do 777, um modelo que tem dado problemas em frotas de outras companhias aéreas mundiais.