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Enviado: Qua Fev 06, 2008 9:43 am
por midnight
Pois é muito estranho, pois neste tópico tinha na página 51 um romance entre o tulio e o morcego, inclusive olhe o que o sdvolcom postou sobre a conversa dos dois e depois eu postei uma foto e teve alguns comentários, mas ontem entrei e fui ler de onde parei e tinha sumido tudo, estranho mesmo.

Enviado: Qua Fev 06, 2008 10:18 am
por Luís Henrique
O Raptor tem 32.000 kg/F de empuxo máximo e o Eurofighter tem 18.000 kg/F.

A potência a seco deve ser proporcional.

O Raptor tem peso aprox. 40% superior, porém tem potência aprox. 80% superior.

Sendo assim, se o Raptor tem supercruise 1,7 Mach nas melhores condições, creio que o Eurofighter atinja 1,3 - 1,4 Mach nas melhores condições.

Com tanque cheio e configuração ar-ar deve atingir um supercruise, porém não creio que ultrapasse os 1,2 - 1,3 Mach em grande altitude.
O que ja é uma boa vantagem. :wink:

Ps.: O Su-35-1 é aprox. 60% mais pesado que o EF e aprox. 60% mais potente. Assim creio que o novo Flanker terá um pequeno supercruise também.

Ps2.: Sei que existem outros fatores além do peso e potência, mas levando em conta a vel. máximo do Flanker, creio que estes outros fatores não farão uma diferença expressiva...

Enviado: Qua Fev 06, 2008 10:46 am
por Sintra
Luís Henrique escreveu:O Raptor tem 32.000 kg/F de empuxo máximo e o Eurofighter tem 18.000 kg/F.

A potência a seco deve ser proporcional.

O Raptor tem peso aprox. 40% superior, porém tem potência aprox. 80% superior.

Sendo assim, se o Raptor tem supercruise 1,7 Mach nas melhores condições, creio que o Eurofighter atinja 1,3 - 1,4 Mach nas melhores condições.

Com tanque cheio e configuração ar-ar deve atingir um supercruise, porém não creio que ultrapasse os 1,2 - 1,3 Mach em grande altitude.
O que ja é uma boa vantagem. :wink:


O RAPTOR pesa 18 toneladas limpo (http://www.af.mil/factsheets/factsheet.asp?fsID=199), o Typhoon pesa 11 toneladas limpo (http://www.eurofighter.com/et_ap_pd_ma.asp), a diferença é de 64% e não de 40%.
Os dois F119 proporcionam 31800 kg/F, enquanto os dois EJ200 proporcionam 18400 kg/F, ou seja 72% maior potência... Para um peso 64% superior... 8% de diferença.
Resultado, a diferença é minima, e como a fuel fraction do Raptor é muito ligeiramente superior ao do Phoon, os dois aviões carregados com o total de combustivel interno têm precisamente a mesmissima thrusth weight ratio. Nas condições ideais, o Phoon atinge Mach 1.5 sem pós combustão, isto é um dado da propria Eurofighter GMBH, com os depositos cheios e seis AAM´s, vários pilotos e jornalistas da área de defesa apontam variáveis entre o Mach 1.3 e 1.4, eu pessoalmente apontaria para o nº mais baixo e acabaria a concordar com você... :wink:

Enviado: Qua Fev 06, 2008 12:00 pm
por Adriano
Sintra escreveu:
Luís Henrique escreveu:O Raptor tem 32.000 kg/F de empuxo máximo e o Eurofighter tem 18.000 kg/F.

A potência a seco deve ser proporcional.

O Raptor tem peso aprox. 40% superior, porém tem potência aprox. 80% superior.

Sendo assim, se o Raptor tem supercruise 1,7 Mach nas melhores condições, creio que o Eurofighter atinja 1,3 - 1,4 Mach nas melhores condições.

Com tanque cheio e configuração ar-ar deve atingir um supercruise, porém não creio que ultrapasse os 1,2 - 1,3 Mach em grande altitude.
O que ja é uma boa vantagem. :wink:


O RAPTOR pesa 18 toneladas limpo (http://www.af.mil/factsheets/factsheet.asp?fsID=199), o Typhoon pesa 11 toneladas limpo (http://www.eurofighter.com/et_ap_pd_ma.asp), a diferença é de 64% e não de 40%.
Os dois F119 proporcionam 31800 kg/F, enquanto os dois EJ200 proporcionam 18400 kg/F, ou seja 72% maior potência... Para um peso 64% superior... 8% de diferença.
Resultado, a diferença é minima, e como a fuel fraction do Raptor é muito ligeiramente superior ao do Phoon, os dois aviões carregados com o total de combustivel interno têm precisamente a mesmissima thrusth weight ratio. Nas condições ideais, o Phoon atinge Mach 1.5 sem pós combustão, isto é um dado da propria Eurofighter GMBH, com os depositos cheios e seis AAM´s, vários pilotos e jornalistas da área de defesa apontam variáveis entre o Mach 1.3 e 1.4, eu pessoalmente apontaria para o nº mais baixo e acabaria a concordar com você... :wink:


Fish essa matemática do supercuise!

E o Rafale.... se olharmos simplesmente para os números dele teremos o quê?
Segundo meus dados.... o Rafale B pesa limpo 9800 kg, ou seja 54% do peso do F-22. A potência do Rafale é de 15420 kgf, ou seja 48% da potência do F-22.

Talvez seja mais fácil transformar esses números em relação Potência/Peso:

Ratio P/W F-22 = 1.76 (vazio) ou 1.26 com combustível interno (25107 Kg peso).
Ratio P/W EF = 1.67 ou 1.18 apenas com comb interno (15550 Kg peso).
Ratio P/W Rafale = 1.57 ou 1.06 apenas com combustível interno (14600 kg peso).


Uma diferença razoável que explica a dificuldade do Rafale... de só entrar Supercriuse na ladeira... :D

Por favor, confiram os dados....

Abraços,

Adriano

Enviado: Qua Fev 06, 2008 12:34 pm
por Penguin
Adriano escreveu:
Sintra escreveu:
Luís Henrique escreveu:O Raptor tem 32.000 kg/F de empuxo máximo e o Eurofighter tem 18.000 kg/F.

A potência a seco deve ser proporcional.

O Raptor tem peso aprox. 40% superior, porém tem potência aprox. 80% superior.

Sendo assim, se o Raptor tem supercruise 1,7 Mach nas melhores condições, creio que o Eurofighter atinja 1,3 - 1,4 Mach nas melhores condições.

Com tanque cheio e configuração ar-ar deve atingir um supercruise, porém não creio que ultrapasse os 1,2 - 1,3 Mach em grande altitude.
O que ja é uma boa vantagem. :wink:


O RAPTOR pesa 18 toneladas limpo (http://www.af.mil/factsheets/factsheet.asp?fsID=199), o Typhoon pesa 11 toneladas limpo (http://www.eurofighter.com/et_ap_pd_ma.asp), a diferença é de 64% e não de 40%.
Os dois F119 proporcionam 31800 kg/F, enquanto os dois EJ200 proporcionam 18400 kg/F, ou seja 72% maior potência... Para um peso 64% superior... 8% de diferença.
Resultado, a diferença é minima, e como a fuel fraction do Raptor é muito ligeiramente superior ao do Phoon, os dois aviões carregados com o total de combustivel interno têm precisamente a mesmissima thrusth weight ratio. Nas condições ideais, o Phoon atinge Mach 1.5 sem pós combustão, isto é um dado da propria Eurofighter GMBH, com os depositos cheios e seis AAM´s, vários pilotos e jornalistas da área de defesa apontam variáveis entre o Mach 1.3 e 1.4, eu pessoalmente apontaria para o nº mais baixo e acabaria a concordar com você... :wink:


Fish essa matemática do supercuise!

E o Rafale.... se olharmos simplesmente para os números dele teremos o quê?
Segundo meus dados.... o Rafale B pesa limpo 9800 kg, ou seja 54% do peso do F-22. A potência do Rafale é de 15420 kgf, ou seja 48% da potência do F-22.

Talvez seja mais fácil transformar esses números em relação Potência/Peso:

Ratio P/W F-22 = 1.76 (vazio) ou 1.26 com combustível interno (25107 Kg peso).
Ratio P/W EF = 1.67 ou 1.18 apenas com comb interno (15550 Kg peso).
Ratio P/W Rafale = 1.57 ou 1.06 apenas com combustível interno (14600 kg peso).


Uma diferença razoável que explica a dificuldade do Rafale... de só entrar Supercriuse na ladeira... :D

Por favor, confiram os dados....

Abraços,

Adriano


A grande vantagem do F-22 reside no fato dele carragar normalmente todo seu combustivel internamente, enquanto os Eurocanards nao.

Para uma missao equivalente, os Eurocanard carregarao um peso extra de tanques externos e pagarao um preco em termos de arrasto.

Lenha na fogueira: O Gripen nao possui a melhor T/W do mercado, mas sua aerodinamica, dizem que eh muito boa. Segundo o site oficial e algumas revistas conceituadas, o Gripen tb tem capacidade de supercruise com carga tipica ar-ar e um tanque ventral.

Lembro de um depoimento de um piloto sueco que dizia que sem post-combustao o Gripen atingia velocidades > Mach 1 (em certas altitudes). Segundo ele esta capacidade nao foi planejada e seria possivel gracas a aerodinamica do Gripen.

Suponho que o Gripen N, com turbinas preparadas desde o inicio para tal, terao uma real capacidade supercruise.

Enviado: Qua Fev 06, 2008 12:54 pm
por Luís Henrique
Sintra escreveu:
Luís Henrique escreveu:O Raptor tem 32.000 kg/F de empuxo máximo e o Eurofighter tem 18.000 kg/F.

A potência a seco deve ser proporcional.

O Raptor tem peso aprox. 40% superior, porém tem potência aprox. 80% superior.

Sendo assim, se o Raptor tem supercruise 1,7 Mach nas melhores condições, creio que o Eurofighter atinja 1,3 - 1,4 Mach nas melhores condições.

Com tanque cheio e configuração ar-ar deve atingir um supercruise, porém não creio que ultrapasse os 1,2 - 1,3 Mach em grande altitude.
O que ja é uma boa vantagem. :wink:


O RAPTOR pesa 18 toneladas limpo (http://www.af.mil/factsheets/factsheet.asp?fsID=199), o Typhoon pesa 11 toneladas limpo (http://www.eurofighter.com/et_ap_pd_ma.asp), a diferença é de 64% e não de 40%.
Os dois F119 proporcionam 31800 kg/F, enquanto os dois EJ200 proporcionam 18400 kg/F, ou seja 72% maior potência... Para um peso 64% superior... 8% de diferença.
Resultado, a diferença é minima, e como a fuel fraction do Raptor é muito ligeiramente superior ao do Phoon, os dois aviões carregados com o total de combustivel interno têm precisamente a mesmissima thrusth weight ratio. Nas condições ideais, o Phoon atinge Mach 1.5 sem pós combustão, isto é um dado da propria Eurofighter GMBH, com os depositos cheios e seis AAM´s, vários pilotos e jornalistas da área de defesa apontam variáveis entre o Mach 1.3 e 1.4, eu pessoalmente apontaria para o nº mais baixo e acabaria a concordar com você... :wink:


Grande Sintra,

O peso do Raptor é CONFIDENCIAL segundo a própria Lockheed Martin. Ja vi em muitos lugares como sendo de 14,3T limpo, assim seria 30% mais pesado que o Eurofighter.

Eu coloquei aprox. 40% porque não sabemos ao certo o peso do Raptor. Assim eu ja arredondei para cima o valor que encontrei em alguns sites.

Este valor que vc passou também é aproximado.

Sabemos que o peso do Raptor na ordem de 14,3T não é oficial e pode estar errado mas acho exagero o peso de 18T, explico:

Várias fontes afirmam que a família flanker pesa aprox. 18T.
Informações oficiais indicam que o novo Su-35-1 perdeu 2T.
Assim chegamos em 16T aprox. para o peso do novo flanker.

O Raptor tem 18,9m de comprimento, 13,56 de envergadura e 5,08 de altura. O Super-Flanker tem 21,9m de comprimento, 15,3 de envergadura e 5,9 de altura.

Assim o novo Flanker é 52% maior que o Raptor no tamanho geral;
16% maior em comprimento;
13% maior em envergadura;
e 16% maior em altura.

Claro que o Raptor e o Flanker são construções diferentes e a conta não é assim tão simplista. Mas levando em conta que o Raptor utiliza em grande parte materiais leves como titânio e alumínio eu creio que o seu peso vazio deve se situar entre 14 e 16T, acho muito difícil alcançar as 18T.

Bom, mas nem precisamos discutir nada. Ja concordamos com os números do EFA. :wink:

Enviado: Qua Fev 06, 2008 8:11 pm
por Sintra
Luís Henrique escreveu:
Sintra escreveu:
Luís Henrique escreveu:O Raptor tem 32.000 kg/F de empuxo máximo e o Eurofighter tem 18.000 kg/F.

A potência a seco deve ser proporcional.

O Raptor tem peso aprox. 40% superior, porém tem potência aprox. 80% superior.

Sendo assim, se o Raptor tem supercruise 1,7 Mach nas melhores condições, creio que o Eurofighter atinja 1,3 - 1,4 Mach nas melhores condições.

Com tanque cheio e configuração ar-ar deve atingir um supercruise, porém não creio que ultrapasse os 1,2 - 1,3 Mach em grande altitude.
O que ja é uma boa vantagem. :wink:


O RAPTOR pesa 18 toneladas limpo (http://www.af.mil/factsheets/factsheet.asp?fsID=199), o Typhoon pesa 11 toneladas limpo (http://www.eurofighter.com/et_ap_pd_ma.asp), a diferença é de 64% e não de 40%.
Os dois F119 proporcionam 31800 kg/F, enquanto os dois EJ200 proporcionam 18400 kg/F, ou seja 72% maior potência... Para um peso 64% superior... 8% de diferença.
Resultado, a diferença é minima, e como a fuel fraction do Raptor é muito ligeiramente superior ao do Phoon, os dois aviões carregados com o total de combustivel interno têm precisamente a mesmissima thrusth weight ratio. Nas condições ideais, o Phoon atinge Mach 1.5 sem pós combustão, isto é um dado da propria Eurofighter GMBH, com os depositos cheios e seis AAM´s, vários pilotos e jornalistas da área de defesa apontam variáveis entre o Mach 1.3 e 1.4, eu pessoalmente apontaria para o nº mais baixo e acabaria a concordar com você... :wink:


Grande Sintra,

O peso do Raptor é CONFIDENCIAL segundo a própria Lockheed Martin. Ja vi em muitos lugares como sendo de 14,3T limpo, assim seria 30% mais pesado que o Eurofighter.

Eu coloquei aprox. 40% porque não sabemos ao certo o peso do Raptor. Assim eu ja arredondei para cima o valor que encontrei em alguns sites.

Este valor que vc passou também é aproximado.

Sabemos que o peso do Raptor na ordem de 14,3T não é oficial e pode estar errado mas acho exagero o peso de 18T, explico:

Várias fontes afirmam que a família flanker pesa aprox. 18T.
Informações oficiais indicam que o novo Su-35-1 perdeu 2T.
Assim chegamos em 16T aprox. para o peso do novo flanker.

O Raptor tem 18,9m de comprimento, 13,56 de envergadura e 5,08 de altura. O Super-Flanker tem 21,9m de comprimento, 15,3 de envergadura e 5,9 de altura.

Assim o novo Flanker é 52% maior que o Raptor no tamanho geral;
16% maior em comprimento;
13% maior em envergadura;
e 16% maior em altura.

Claro que o Raptor e o Flanker são construções diferentes e a conta não é assim tão simplista. Mas levando em conta que o Raptor utiliza em grande parte materiais leves como titânio e alumínio eu creio que o seu peso vazio deve se situar entre 14 e 16T, acho muito difícil alcançar as 18T.

Bom, mas nem precisamos discutir nada. Ja concordamos com os números do EFA. :wink:


O peso limpo do RAPTOR deixou de ser confidencial em Setembro de 2006 quando a USAF o tornou publico... E isto já foi admitido pela Lock Mart. :wink: Reparou de onde vinha a minha fonte? Da página da USAF.
O nº de pouco mais de 14 toneladas era o do YF-22.

Abraços :wink:

Enviado: Qua Fev 06, 2008 9:18 pm
por Sintra
Sintra escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Sintra escreveu:
Luís Henrique escreveu:O Raptor tem 32.000 kg/F de empuxo máximo e o Eurofighter tem 18.000 kg/F.

A potência a seco deve ser proporcional.

O Raptor tem peso aprox. 40% superior, porém tem potência aprox. 80% superior.

Sendo assim, se o Raptor tem supercruise 1,7 Mach nas melhores condições, creio que o Eurofighter atinja 1,3 - 1,4 Mach nas melhores condições.

Com tanque cheio e configuração ar-ar deve atingir um supercruise, porém não creio que ultrapasse os 1,2 - 1,3 Mach em grande altitude.
O que ja é uma boa vantagem. :wink:


O RAPTOR pesa 18 toneladas limpo (http://www.af.mil/factsheets/factsheet.asp?fsID=199), o Typhoon pesa 11 toneladas limpo (http://www.eurofighter.com/et_ap_pd_ma.asp), a diferença é de 64% e não de 40%.
Os dois F119 proporcionam 31800 kg/F, enquanto os dois EJ200 proporcionam 18400 kg/F, ou seja 72% maior potência... Para um peso 64% superior... 8% de diferença.
Resultado, a diferença é minima, e como a fuel fraction do Raptor é muito ligeiramente superior ao do Phoon, os dois aviões carregados com o total de combustivel interno têm precisamente a mesmissima thrusth weight ratio. Nas condições ideais, o Phoon atinge Mach 1.5 sem pós combustão, isto é um dado da propria Eurofighter GMBH, com os depositos cheios e seis AAM´s, vários pilotos e jornalistas da área de defesa apontam variáveis entre o Mach 1.3 e 1.4, eu pessoalmente apontaria para o nº mais baixo e acabaria a concordar com você... :wink:


Grande Sintra,

O peso do Raptor é CONFIDENCIAL segundo a própria Lockheed Martin. Ja vi em muitos lugares como sendo de 14,3T limpo, assim seria 30% mais pesado que o Eurofighter.

Eu coloquei aprox. 40% porque não sabemos ao certo o peso do Raptor. Assim eu ja arredondei para cima o valor que encontrei em alguns sites.

Este valor que vc passou também é aproximado.

Sabemos que o peso do Raptor na ordem de 14,3T não é oficial e pode estar errado mas acho exagero o peso de 18T, explico:

Várias fontes afirmam que a família flanker pesa aprox. 18T.
Informações oficiais indicam que o novo Su-35-1 perdeu 2T.
Assim chegamos em 16T aprox. para o peso do novo flanker.

O Raptor tem 18,9m de comprimento, 13,56 de envergadura e 5,08 de altura. O Super-Flanker tem 21,9m de comprimento, 15,3 de envergadura e 5,9 de altura.

Assim o novo Flanker é 52% maior que o Raptor no tamanho geral;
16% maior em comprimento;
13% maior em envergadura;
e 16% maior em altura.

Claro que o Raptor e o Flanker são construções diferentes e a conta não é assim tão simplista. Mas levando em conta que o Raptor utiliza em grande parte materiais leves como titânio e alumínio eu creio que o seu peso vazio deve se situar entre 14 e 16T, acho muito difícil alcançar as 18T.

Bom, mas nem precisamos discutir nada. Ja concordamos com os números do EFA. :wink:


O peso limpo do RAPTOR deixou de ser confidencial em Setembro de 2006 quando a USAF o tornou publico... E isto já foi admitido pela Lock Mart. :wink: Reparou de onde vinha a minha fonte? Da página da USAF.
O nº de pouco mais de 14 toneladas era o do YF-22.

Abraços :wink:


:shock:

Caracoles!!!!!!!
Eu já não via a página à uns tempos e agora fui lá e... alteraram o peso do avião de "18 ton class" para "19,700 pounds (8,935 kilograms)"!!!!!!!!!!!
Luis, vou ter de concordar, a USAF anda MESMO a ver se esconde o peso vazio do F22... :shock:
Bom, pelo menos o MTOW está lá e o peso máximo de combustivel e carga de armas também lá está e apontam de facto para "18 ton class". Mas que esta me deixou estupefacto, lá isso deixou!