F-16I (BR?)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#781 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Jul 07, 2007 12:44 am

Bolovo escreveu:
projeto escreveu:
Bolovo escreveu:Eu acho que é meio difícil ter um F-16 novo de fábrica com radar israelense, mas nada impede de você modernizar um usado e colocar um 2052 da vida. O birra dos oficiais hebreus era de querer colocar o 2032 no F-16I, não conseguiram, voam com o APG-68(V9), porém os F-16A modernizados (padrão ACE, quase um padrão BR da vida) voam com esse radar. Mas isso é só um jogo de raciocínio meu. Ano passado, naqueles tópicos intermináveis sobre a FACh, eu citei que a FAB poderia fazer um mix de F-16 novos (no padrão I/BR) e F-16 usados (A ou C, modernizados no padrão ACE/BR), assim como fez o Chile. Não sei a validade disso hoje, com a conjectura atual, mas como disse, foi só uma ilusão minha.


Bolovo, você tem uma confirmação para esse trecho?

[]'s

Se a IAF o tem, isso eu não sei, mas é o programa proposto pela IAI.

The F-16 Ace Upgrade offers:

* IAI/Elta EL/M-2032 fire control radar


http://www.iai.co.il/Default.aspx?docID ... 68&lang=en


Nada impede trocar 2032 pelo 2052... :wink:


Sei não, acho que não é bem assim.
Me parece que esse upgrade ACE é apenas uma proposta e também depende de aprovação da LM. Acho nem Israel tem F-16 com radar ELTA. Posso estar enganado.

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#782 Mensagem por Bolovo » Sáb Jul 07, 2007 12:49 am

projeto escreveu:
Bolovo escreveu:
projeto escreveu:
Bolovo escreveu:Eu acho que é meio difícil ter um F-16 novo de fábrica com radar israelense, mas nada impede de você modernizar um usado e colocar um 2052 da vida. O birra dos oficiais hebreus era de querer colocar o 2032 no F-16I, não conseguiram, voam com o APG-68(V9), porém os F-16A modernizados (padrão ACE, quase um padrão BR da vida) voam com esse radar. Mas isso é só um jogo de raciocínio meu. Ano passado, naqueles tópicos intermináveis sobre a FACh, eu citei que a FAB poderia fazer um mix de F-16 novos (no padrão I/BR) e F-16 usados (A ou C, modernizados no padrão ACE/BR), assim como fez o Chile. Não sei a validade disso hoje, com a conjectura atual, mas como disse, foi só uma ilusão minha.


Bolovo, você tem uma confirmação para esse trecho?

[]'s

Se a IAF o tem, isso eu não sei, mas é o programa proposto pela IAI.

The F-16 Ace Upgrade offers:

* IAI/Elta EL/M-2032 fire control radar


http://www.iai.co.il/Default.aspx?docID ... 68&lang=en


Nada impede trocar 2032 pelo 2052... :wink:


Sei não, acho que não é bem assim.
Me parece que esse upgrade ACE é apenas uma proposta e também depende de aprovação da LM. Acho nem Israel tem F-16 com radar ELTA. Posso estar enganado.

[]'s

Só sei que o protótipo voou, em JUNHO de 2001.

http://defence-data.com/paris2001/pagepa1084.htm


Oia o bonitão 2032 aí
Imagem

O cockpit todo israelense
Imagem

http://www.voodoo.cz/falcon/versions.html




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
PRick

#783 Mensagem por PRick » Sáb Jul 07, 2007 1:06 am

A-29 escreveu:
PRick escreveu:Com a hipótese, de termos uns 24 F-16I, 12 M-2000C, 45 F-5M e 54 AMX´s, fora os R-99 e ALX´s, somados aos 23 AF-1 e uns 14 F-18A(MLU com radar APG-73)ou F-18C. Ficaríamos com sobras em relação a qualquer País da AL.

[ ]´s


Oi Prick!

Pela lógica acredito que não haveria como os F-16 simplesmente se somarem ao que temos hoje. Se a compra for realmente para ontem, e as entregas realmente forem para menos de dois anos, algo que me custa a acreditar, isso significa que não seria possível criar um esquadrão novo para receber os caças. Para mim, significa dizer que eles viriam substituir ou ou M2000, ou os AMX ou os F-5.

Não acredito na substituição imediata dos F-5, pois apesar de limitado o resultado não ficou ruim, e tem se investido muito no treinamento dos esquadrões, inclusive pelos dois poderosos simuladores já instalados.

Substituir os M2000 é possível, mas acho que sobrecarregaria o GDA, que ainda nem recebeu o lote todo, além de permitir a chiadeira (com razão) da oposição, já que estaríamos trocando um vetor recém recebido. Como o governo justificaria os mais de R$ 200 mi gastos nesses Mirage?

Por isso acredito que a solução mais lógica seria substituir os AMX, mais especificamente os de Santa Cruz, ao mesmo tempo em que se preparava a transferência do esquadrão para a região norte.

Os AMX desativados de Santa Cruz dariam uma folga para escolher os melhores disponíveis (aí incluídos os de Santa Maria), que seriam submetidos a uma modernização menos ambiciosa para servirem de LIFT em Natal no lugar dos xavantes, começando a sair da linha de frente da FAB.

E, dando crédito aos boatos, logo em seguida viria outro lote de F-16, que serviriam para substituir os AMX de Santa Maria, dos quais, havendo interesse, poderiam ser destinados mais alguns para modernização e LIFT em Natal.

E ainda teríamos uma boa desculpa para jogar para a "torcida" bolivariana: "Mas só estamos substitindo um jato de ataque por outro" :lol:

Mas isso tudo aí em cima não passa de um pequeno exercício de lógica. Ainda não estou lá muito convencido da conveniência da aquisição desses F-16 :?


O galho todo é que os contratos dos F-5M e AMX-M já foram assinados, os empréstimos contratados e estão em execução. Vale dizer, multas contratuais e ainda prejuízos para a estrutura montada, para equipar os F-5, AMX e ALX com aviônica muito próxima.

Se tivesse que apostar em alguma coisa, seria a aponsentadoria dos XAVANTES/IMPALAS.

Acho bem provável que fiquemos com F-5M e AMX-M armazenados depois de modernizados.

Os M-2000C vamos ter que pedir licença para revender a terceiros. Os A-4 tb não serão faceis de revender.

E se o quadro for de instabilidade e tensão com algum vizinho ou vizinhos, não custa nada ter material estocado, pronto para ser usado em caso de crise.

[ ]´s




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#784 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Jul 07, 2007 1:10 am

Bolovo,
Não passou do protótipo.
Esse upgrade ACE foi autorizado pela LM para F-16A, antigões.
Outra coisa é um F-16 novo com o ELTA 2052, que nem os israelenses conseguiram.
Se vier para FAB será melhor, só acho difícil.

Abração e obrigado!




Alberto -
rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

#785 Mensagem por rcolistete » Sáb Jul 07, 2007 1:15 am

morcego escreveu:
Não é não cara; os FRANCESES realmente não podem entregar no tempo dos F-16; tanto que tem a frase de um brigadeiro que postaram ai do cara não entender como os caras desenvolvem um avião daquele e depois não conseguem produzir.

veja bem, a FAB prefere receber os rafas JÁ NO F-3, não querem receber F-2 pra depois mandar fazer o F-3.


Olá Morcego,

Ok, concordo que a velocidade de entrega de Rafales F3 para a FAB não seja no prazo desejado. Mas o que eu escrevi é que o desenvolvimento do Rafale F3 estará finalizado em 2008, com as 1as entregas em 06/2008. Então o problema não é atraso no desenvolvimento do Rafale F3, mas sim o cronograma possível de entregas.

Note que hoje já há Rafales F3 sendo produzidos pela Dassault. A maioria das qualificações que o Rafale F3 está realizando em termos de armas, sensores, sistemas, etc, atingem softwares, facilmente modificáveis ao saírem da linha de produção.

Enfim, como expliquei acima, encomendando hoje, já se começa a produzir Rafale F3 na linha de produção da Dassault. A questão que demora vários meses para ficarem prontos.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#786 Mensagem por Moccelin » Sáb Jul 07, 2007 1:23 am

Desculpem o 'meio' off-topic mas não posso deixar de comentar isso...

Lí num dos posts de umas 10 páginas atás que um dos 'brindes' seriam Abrams... Espero que a pessoa que colocou isso esteja errada... Porque Abrams M1 (não creio que enviariam M1A1 muito menos M1A2) seria um enorme passo atrás do que se espera para o futuro do EB (pelo menos um equivalente ao Osório, muito superior ao M1 e em termos superior ao M1A1), ele foge de tudo que a gente tem de estrutura, tanto de manutenção quanto de uso... Bebem demais, pesam demais (estrutura ferroviária E rodoviária), além de outros detalhes...
E também não gosto da história de Bradleys... Algo assim teria que ser desenvolvido por aqui... na NOSSA realidade...

Sobre o F-16... Estou vendo que de tempos em tempos os mesmos comentários são feitos... APG-68, APG-80, AESA Israelense... Temos que esperar a confirmação por parte da FAB, senão é especulação da brava... Principalmente porque não sabemos o valor envolvido na brincadeira...

E um PS importantíssimo... Alguém viu o Jornal da Globo agora a pouco??? Fizeram uma reportagem mostrando um submarino e frizaram com força e energia o principal porém dos nossos subs, que é o fato de ter que vir a tona de vez em quando pra funcionar os motores a Diesel "ficando totalmente expostos e vulneráveis"... Aí logo depois continuaram com uma outra reportagem mostrando que o reator Brazuca está semi-pronto, e que precisa apenas de dinheiro (além de quatro anos) pra terminar e ficar em condição de ser instalado em um sub nuclear, que "pode ficar submerso por tempo indeterminado"... Ou seja, começou a propaganda para preparar o povo para anúncios por vir...




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#787 Mensagem por Bolovo » Sáb Jul 07, 2007 1:27 am

projeto escreveu:Bolovo,
Não passou do protótipo.
Esse upgrade ACE foi autorizado pela LM para F-16A, antigões.
Outra coisa é um F-16 novo com o ELTA 2052, que nem os israelenses conseguiram.
Se vier para FAB será melhor, só acho difícil.

Abração e obrigado!

Cara, eu disse a mesma coisa. :?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

#788 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Jul 07, 2007 10:59 am

vilmarmoccelin escreveu:Desculpem o 'meio' off-topic mas não posso deixar de comentar isso...

Lí num dos posts de umas 10 páginas atás que um dos 'brindes' seriam Abrams... Espero que a pessoa que colocou isso esteja errada... Porque Abrams M1 (não creio que enviariam M1A1 muito menos M1A2) seria um enorme passo atrás do que se espera para o futuro do EB (pelo menos um equivalente ao Osório, muito superior ao M1 e em termos superior ao M1A1), ele foge de tudo que a gente tem de estrutura, tanto de manutenção quanto de uso... Bebem demais, pesam demais (estrutura ferroviária E rodoviária), além de outros detalhes...
E também não gosto da história de Bradleys... Algo assim teria que ser desenvolvido por aqui... na NOSSA realidade...

Sobre o F-16... Estou vendo que de tempos em tempos os mesmos comentários são feitos... APG-68, APG-80, AESA Israelense... Temos que esperar a confirmação por parte da FAB, senão é especulação da brava... Principalmente porque não sabemos o valor envolvido na brincadeira...

E um PS importantíssimo... Alguém viu o Jornal da Globo agora a pouco??? Fizeram uma reportagem mostrando um submarino e frizaram com força e energia o principal porém dos nossos subs, que é o fato de ter que vir a tona de vez em quando pra funcionar os motores a Diesel "ficando totalmente expostos e vulneráveis"... Aí logo depois continuaram com uma outra reportagem mostrando que o reator Brazuca está semi-pronto, e que precisa apenas de dinheiro (além de quatro anos) pra terminar e ficar em condição de ser instalado em um sub nuclear, que "pode ficar submerso por tempo indeterminado"... Ou seja, começou a propaganda para preparar o povo para anúncios por vir...



Só um esclarecimento.

O reator em questão e qcujas partes foram mostradas na reportagem é um protótipo, o chamado RENAP-11, de 11MW de potência, ou seja, com apenas cerca de 20% da potência requerida para propulsionar um submarino de verdade. Sua finalidade principal é testar , óbvio , o reator propriamente dito, além de todos os outros sub-sistemas do sistema de propulsão. Todo este equipamento de testes é conhecido como INAP_Instalação Nuclear de Propulsão. Essa fase de testes e validação deve durar cerca de 3/4 anos à contar da data de prontificação deste protótipo.

O reator que de fato será instalado no SNA será o RENAP 50 de 48MW de potência .

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

#789 Mensagem por Alitson » Sáb Jul 07, 2007 11:27 am

projeto escreveu:Bolovo,
Não passou do protótipo.
Esse upgrade ACE foi autorizado pela LM para F-16A, antigões.
Outra coisa é um F-16 novo com o ELTA 2052, que nem os israelenses conseguiram.
Se vier para FAB será melhor, só acho difícil.

Abração e obrigado!


Poderemos saber o que ele terá ou tem, se vier claro, só quando os Flankers do Chaves aparecerem com R-77/74, Brahmos, etc...

[]s




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9365
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 525 vezes

#790 Mensagem por Brasileiro » Sáb Jul 07, 2007 11:33 am

Só uma coisa:

As opções de F-16 usados são consideradas ainda ou já estão descartadas?



abraços]




Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

#791 Mensagem por Alitson » Sáb Jul 07, 2007 11:37 am

Brasileiro escreveu:Só uma coisa:

As opções de F-16 usados são consideradas ainda ou já estão descartadas?



abraços]


Simples, já temos caças usados demais, não precisamos de mais...

[]s




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

#792 Mensagem por Wolfgang » Sáb Jul 07, 2007 11:40 am

Alitson, e os novos brinquedos dos Mikes?




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9365
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 525 vezes

#793 Mensagem por Brasileiro » Sáb Jul 07, 2007 11:41 am

Alitson escreveu:
Brasileiro escreveu:Só uma coisa:

As opções de F-16 usados são consideradas ainda ou já estão descartadas?



abraços]


Simples, já temos caças usados demais, não precisamos de mais...

[]s


uhAuhAuhAuhAUHAHUAHU

Engraçado....eu também acho isso! hehehehe :lol:


abraços]




Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

#794 Mensagem por Alitson » Sáb Jul 07, 2007 11:42 am

Wolfgang escreveu:Alitson, e os novos brinquedos dos Mikes?


Cara, tem uma tal revista interna da FAB, que andou circulando, com umas fotos bem legais, mas adivinha se a FONTE liberou??? Ou se ele passa uma foto??? Não, sem fotos, só infos... hehehe




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

#795 Mensagem por Wolfgang » Sáb Jul 07, 2007 11:48 am

Alitson escreveu:
Wolfgang escreveu:Alitson, e os novos brinquedos dos Mikes?


Cara, tem uma tal revista interna da FAB, que andou circulando, com umas fotos bem legais, mas adivinha se a FONTE liberou??? Ou se ele passa uma foto??? Não, sem fotos, só infos... hehehe[/quote}


Hahaha... pelo menos veio em boa quantidade?




Responder