TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77791 Mensagem por mmatuso » Sáb Dez 19, 2015 5:13 pm

Até metade do século já vai ter 6g voando por ai.

Talvez estejamos fabricando algum gripen ng até lá. [003]




Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77792 Mensagem por Mathias » Sáb Dez 19, 2015 5:56 pm

.




Editado pela última vez por Mathias em Qua Dez 23, 2015 2:40 pm, em um total de 1 vez.
“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60777
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6406 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77793 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 19, 2015 6:13 pm

Mathias escreveu:Bem, já se projetou estarmos voando o Gripen-NGbr/MLU até 2070, nada de anormal no histórico da FAB.

A FAB vai manter a tradição, duas gerações de atraso? :(
Será que é só a FAB? Mesmo que fosse receber PAK-FA ou F-22 rigorosamente nas mesmas condições contratuais do Gripen, ainda seriam simplesmente MONTADOS aqui, ainda teríamos que receber (leia-se IMPORTAR) turbinas, radares e demais sensores (até RWR, pasmem), comunicações, computadores, assentos ejetores, quase todo o recheio do caça teria que vir igualmente do exterior.

EB e MB praticamente na mesma. Esta está pagando a estrangeiros pela segunda vez para aprender a fazer submarino e só não está fazendo o mesmo para aprender a fazer fragata de novo porque o tutu acabou. Aquele recém aprendeu a lutar guerra blindada, estando pronto para combater em pé de igualdade com quase qualquer inimigo...dos anos 70.

Não sei se a culpa é bem das FFAA ou só de uma delas não, acho que a treta é mais acima...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77794 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Dez 19, 2015 6:17 pm

Túlio, como ousa criticar esses programas de absorção de tecnologias (que já tínhamos comprado antes)? Esses programas serão muito importantes para nos livrarmos da dependência futura e, na hora de substituir os meios adquiridos, termos liberdade de comprar as ToTs de quem quisermos.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60777
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6406 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77795 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 19, 2015 6:21 pm

Marechal-do-ar escreveu:Túlio, como ousa criticar esses programas de absorção de tecnologias (que já tínhamos comprado antes)? Esses programas serão muito importantes para nos livrarmos da dependência futura e, na hora de substituir os meios adquiridos, termos liberdade de comprar as ToTs de quem quisermos.

Creio que tens razão, Marechal véio: estes programas que estamos comprando serão utilíssimos para sabermos quais serão os que iremos comprar daqui a meio século ou mais para substitui-los... :lol: :lol: :lol: :lol:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77796 Mensagem por Mathias » Sáb Dez 19, 2015 6:34 pm

.




Editado pela última vez por Mathias em Qua Dez 23, 2015 2:38 pm, em um total de 1 vez.
“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60777
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6406 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77797 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 19, 2015 7:00 pm

Mathias escreveu:

Você tem como garantir que seria a mesma coisa?
E tu, tens como garantir que vamos ficar com Gripen até 2070?
Não, não tens, então nunca saberemos mesmo.
E de qualquer modo é o tipo de discussão tola, pois nenhum de nós vai estar vivo em 2070 mesmo... :lol: :lol: :lol: :lol:

Mathias escreveu:É sério que você entende que o PROSUB é a mesma coisa do Tupi?
Na verdade, do jeito que a coisa vai, tá ficando é com cara de TR-1700...
Mathias escreveu:Então foi a Dilma que escolheu a bost-list, vazou pra GLOBONEWS, depois escolheu o Gripen-NGBr e decretou que vai ser isso e só isso pelos próximos 40 anos.
Não, foi O LULA que, com seu índice esmagador de aprovação lhe permitindo comprar o que quisesse, deixou rolar...
Mathias escreveu:Esses comunistas realmente estão acabando com o Brazil!
Quais COMUNAZZZ? No GF nunca vi nem ouvi falar (só no DB, que vê comunista até na sala de jantar da SARA PALIN).

Mathias escreveu:E se entendi corretamente os colegas acham que ou se faz 100% aqui ou é melhor ir na boa e velha prateleira e não fazer nada.
Ou não?
Vamos ver se entendes desse jeito: meio heli voa? Meio caça combate? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77798 Mensagem por Bolovo » Sáb Dez 19, 2015 7:05 pm

Marechal-do-ar escreveu:Túlio, como ousa criticar esses programas de absorção de tecnologias (que já tínhamos comprado antes)? Esses programas serão muito importantes para nos livrarmos da dependência futura e, na hora de substituir os meios adquiridos, termos liberdade de comprar as ToTs de quem quisermos.
Pois é. O Gripen NG é um programa estratégico. Em 2070 é só copiar igualzinho que fizemos no FX2, até a proposta será igual "transformar o Brasil num fabricante de caças!".




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77799 Mensagem por Mathias » Sáb Dez 19, 2015 7:37 pm

.




Editado pela última vez por Mathias em Qua Dez 23, 2015 2:38 pm, em um total de 2 vezes.
“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60777
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6406 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77800 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 19, 2015 7:51 pm

Mathias escreveu:

Uma pessoa que se apresentou como FABiano garantiu "pelos próximos 40 anos Gripen e somente Gripen na FAB". Com um tradicional MLU na EMBRAER...
Alguém deveria dizer ao SUPOSTO militar da FAB para dar uma olhada no calendário: ou são 40 anos ou é 2070 (a menos que já estejamos em 030 e não fiquei sabendo...

Mathias escreveu:Se for por essa régua vamos voltar aos bons tempos de FHC e abandonar essa babaquice dos petralhas, mania de fazer as coisas aqui.
Quando eu leio vocês falando de crise a impressão que eu tenho é que o Brasil foi excomungado e entraremos no fogo eterno e ela será infinita.

Mas você não me respondeu, você entende que o PROSUB é o mesmo que o Tupi?
Respondi sim: dês uma espiada em como acabou o Programa TR-1700 dos argies...
Mathias escreveu: Não sei... Mas quem foi que:

- Na expectativa de ver seu amado F-18 virar pó frente ao Rafale
- Em ano véspera de eleição e com o mensalão ainda quente
- Vazou um "relatório secreto" com o Gripen baratinho"
- Num ambiente com pessoas já espalhando que havia mutreta na compra "do mais caro", que haveria propina
- Que era pra eleição de NJ pra governador do RS, NJ que defendia o Rafale
- Vazou justamente para a emissora mais notoriamente anti Lula/PT/comunistas do universo conhecido, a GLOBONEWS
- Especificamente para uma jornalista casada com um dos nomes do PSDB de São Paulo

Será que foi esse aí?

Dilma se elegeu por pouca margem, então qualquer ruído no final da corrida eleitoral poderia ter virado o placar.
Imagina que beleza a Castanhede anunciando no Jornal das Dez que os petistas, aqueles do mensalão, preferiram pagar 150 milhões pelo Rafale, mesmo a FAB tendo escolhido "tecnicamente" o Gripen baratinho de 50 milhões!

Acho que eu faria o mesmo: Não quer?
Beleza, senta aí e espera.
E toca o braco das outras coisas.
Charla: se ele conseguiu nos empurrar A DILMA, empurraria qualquer coisa.
Mathias escreveu:
Pois é, a qui no tucanisfórum tem gente que escreve posts emocionados sobre a invasão comunista lá no "políticas".
Tem uns que de tão emocionados e abalados com isso xingam os colegas de "imbecis" e até passa em branco.
Naturalmente que excluída a ilicitude pelo estado de necessidade.
Não venhas criar asinhas de anjo agora... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Mathias escreveu:Devolvo assim: O nada, o vácuo, o espaço vazio, voa?

Ter não é operar, e não ter nada é porra nenhuma!

Já dizia o maluco.
Bem se vê por que ele era maluco... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77801 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Dez 19, 2015 7:52 pm

Mathias escreveu:Mas você não me respondeu, você entende que o PROSUB é o mesmo que o Tupi?
Até serem construídos os primeiros submarinos de projeto nacional APÓS o PROSUB, sim, exatamente igual. Com exceção talvez de uma nova base de submarinos, construída por uma empresa brasileira que poderia fazer isso de qualquer forma com ou sem PROSUB.

Vamos então sentar, aguardar, e ver o que virá.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77802 Mensagem por Mathias » Sáb Dez 19, 2015 8:08 pm

.




Editado pela última vez por Mathias em Qua Dez 23, 2015 2:39 pm, em um total de 2 vezes.
“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77803 Mensagem por Mathias » Sáb Dez 19, 2015 8:10 pm

.




Editado pela última vez por Mathias em Qua Dez 23, 2015 2:39 pm, em um total de 1 vez.
“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77804 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Dez 19, 2015 8:34 pm

Mathias escreveu:Leandro, pelo que me foi explicado, no caso do Tupi aprendemos a fazer um projeto pronto.
No PROSUB estamos aprendendo a projetar.

Mas sim, ainda é muito cedo para declarar fracassos.
Eu, como seu otimista, acho que será um grande salto para a MB e o Brasil.
Fiz duas matérias de pós com um cara que esteve envolvido com o programa dos Tupi justamente aprendendo a PROJETAR cascos de submarino. E ficou por aí mesmo, acabou professor da USP e nunca projetou casco de submarino algum fora dos exercícios que nos passava. Quando estudei com ele os conhecimentos que tinha já estavam meio obsoletos mesmo. Por exemplo, não aplicava FEM, calculava tudo na mão (e nos obrigava a fazer o mesmo, ainda que eu tivesse um excelente sistema de FEM e ótimos computadores à minha disposição).

Mas concordo, ainda é cedo para cantar fracasso - ou sucesso. Vamos aguardar. Confortavelmente sentados.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
JT8D
Sênior
Sênior
Mensagens: 1164
Registrado em: Sex Mai 04, 2007 1:29 pm
Agradeceram: 100 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77805 Mensagem por JT8D » Sáb Dez 19, 2015 8:38 pm

LeandroGCard escreveu:
Mathias escreveu:Leandro, pelo que me foi explicado, no caso do Tupi aprendemos a fazer um projeto pronto.
No PROSUB estamos aprendendo a projetar.

Mas sim, ainda é muito cedo para declarar fracassos.
Eu, como seu otimista, acho que será um grande salto para a MB e o Brasil.
Fiz duas matérias de pós com um cara que esteve envolvido com o programa dos Tupi justamente aprendendo a PROJETAR cascos de submarino. E ficou por aí mesmo, acabou professor da USP e nunca projetou casco de submarino algum fora dos exercícios que nos passava. Quando estudei com ele os conhecimentos que tinha já estavam meio obsoletos mesmo. Por exemplo, não aplicava FEM, calculava tudo na mão (e nos obrigava a fazer o mesmo, ainda que eu tivesse um excelente sistema de FEM e ótimos computadores à minha disposição).

Mas concordo, ainda é cedo para cantar fracasso - ou sucesso. Vamos aguardar. Confortavelmente sentados.


Leandro G. Card
Quem era o professor?
Abs,

JT




Responder