Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#7741 Mensagem por Clermont » Qui Abr 14, 2011 5:52 pm

dalton romao escreveu:também escutei essa pergunta se esses fuzis iam se tornar padrão em todas as forças. o capitão duvida. e de novo digo que escutei dele que o 5.56 só mesmo pra forças especiais. o grosso da tropa fica com o fal transformado em para-fal de cano curto e para-quedista, montanha, leve e selva ficam com a versão fuzil e carabina IA2 7.62.
Realmente, é curioso. Salvo erro, no mundo lá fora, é o contrário: armas em calibre 5,56 vão para a infantaria "pé-de-poeira", enquanto novas armas 7,62 são destinadas à comunidade de operações especiais.
agora, não soube me responder que arma fica no lugar do fap já que não tem nenhuma previsão do mesmo ser transformado em IA2. será que a mag vai ser comprada em novas quantidades e vai pro gc nessas unidades?
Fazer uma versão FAP deste IA2 em calibre 7,62, parece-me que seria repetir o erro do FAP-FAL. O calibre é potente demais para uma arma deste porte disparar confortavelmente.

Desta forma, se o Exército pretende manter o calibre 7,62 mm no seu GC, faria sentido colocar uma metralhadora MAG em cada uma destas frações. Neste caso, o GC ficaria com uma organização semelhante ao que era, antes da Segunda Guerra Mundial: uma esquadra de fuzileiros (nucleada, hoje em dia, em volta da metralhadora MAG) e uma esquadra de volteadores.




Avatar do usuário
Cavaleiro Teutônico
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 317
Registrado em: Qui Mai 05, 2005 5:46 pm
Localização: Santa Cruz do Sul - RS
Agradeceram: 6 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#7742 Mensagem por Cavaleiro Teutônico » Qui Abr 14, 2011 10:00 pm

O atirador consegue alcançar o gatilho com a coronha rebatível?




"Um grande coração não sente horror diante da morte, venha quando vier, contanto que ela seja honrosa".

(Ludovico Ariosto)
Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#7743 Mensagem por dalton romao » Qui Abr 14, 2011 10:10 pm

consegue sim cavaleiro. mas isso não acho relevante já que atirar com coronha rebatida é bobagem.




Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#7744 Mensagem por dalton romao » Qui Abr 14, 2011 10:21 pm

mas a MAG é muito pesada pra ser levada por um GC e ainda usa fita, né não? acho que um FAP ainda tem seu valor.




Avatar do usuário
Cavaleiro Teutônico
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 317
Registrado em: Qui Mai 05, 2005 5:46 pm
Localização: Santa Cruz do Sul - RS
Agradeceram: 6 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#7745 Mensagem por Cavaleiro Teutônico » Sex Abr 15, 2011 1:33 am

Por Alexandre Beraldi (fonte: http://www.defesanet.com.br/laad2011/no ... 11--FUZIS-)

A IMBEL dentro de seu novo foco no mercado interno, apresentou sua nova linha de fuzis de assalto IA2 nos calibres 5,56x45mm OTAN e 7,62x51mm OTAN, ainda em processo de homologação, mas com mais de 50 unidades das diversas versões produzidas e em testes operacionais por unidades militares, destina-se a substituir o FAL M964 e o Para-FAL M964A1, bem como os fuzis MD97L e MD97LM, havendo também uma versão carabina destinada a substituir a carabina MD97LC.

Mecanicamente ambas as versões se espelham em seus antecessores, com o modelo no calibre 7,62x51mm OTAN utilizando o sistema de ferrolho basculante e molas recuperadoras eternizado pelo Para-FAL M964A1, porém com uma caixa de culatra em aço e uma armação que abriga o conjunto de disparo e serve de suporte para montagem da coronha rebatível feita em alumínio. Já o modelo 5,56x45mm apresenta o mesmo mecanismo de ferrolho rotativo com curso longo empregado no MD97L, possuindo caixa de culatra e alojamento do conjunto de disparo em alumínio, idênticos ao do fuzil de assalto anteriormente produzido pela IMBEL.

O guarda-mão em polímero e equipado com trilhos Picatinny de ambas as versões apresenta uma continuidade de plano com a tampa da caixa de culatra, também feita em polímero e equipada com o mesmo sistema de acoplagem de acessórios, o que facilita a montagem e alinhamento de diversos dispositivos óticos, tais como miras de ponto vermelho e lunetas para ampliação de imagem compatíveis com estas miras, como o conjunto Aimpoint Comp M2 com luneta Aimpoint 3X mostrado numa das armas presentes no estande, visores de ampliação de luz residual para uso em conjunto com lunetas de tiro, tais como o AN/PVS-22 e outros similares.

A empunhadura em polímero, bem mais ergonômica que aquela presente nas armas anteriormente produzidas, permite um posicionamento mais confortável da mão nas posições de pé, ajoelhado e deitado, além de possuir um guarda-mato em polímero integrado à peça, evitando as superfícies de contato em metal do modelo anterior, que causava certos ferimentos no manuseio rústico, além de ser desconfortável no frio.

A coronha rebatível possui uma cobertura em polímero que evita o contato da pele do rosto do atirador com superfícies metálicas, o que é especialmente útil em na operação em temperaturas extremas, sendo que ela emprega o mesmo sistema de rebatimento daquela presente no Para-FAL, permitindo que seja dobrada sem que seja pressionado nenhum botão, porém, como forma de manter a coronha na posição rebatida em segurança, há um sistema de encaixe solidarizando o topo da coronha com o defletor de cartuchos.

O sistema de miras é mais rústico, mais prático e de melhor regulagem que o presente no FAL, similar ao produzido pela DS Arms para o Para-Congo, com regulagem de alcance em duas posições e regulagem horizontal manual, sem necessidade do emprego de chaves de fenda ou outras ferramentas. Ainda similar aos produtos atualmente produzidos pela DS Arms há o seletor de tiro, alongado e de muito mais fácil manuseio.

Em resumo é uma arma que mantém as características técnico-mecânicas de seus antecessores, com versatilidade aumentada em razão da nova configuração ergonômica e do desenho incorporando certa modularidade. Há a possibilidade de que venha a ser a nova arma de dotação padrão do Exército Brasileiro, porém algumas novidades inesperadas podem surgir nesta área.




"Um grande coração não sente horror diante da morte, venha quando vier, contanto que ela seja honrosa".

(Ludovico Ariosto)
Avatar do usuário
Cavaleiro Teutônico
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 317
Registrado em: Qui Mai 05, 2005 5:46 pm
Localização: Santa Cruz do Sul - RS
Agradeceram: 6 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#7746 Mensagem por Cavaleiro Teutônico » Sex Abr 15, 2011 1:41 am

O interessante é que o fuzil IA2 7,62 agora está parecido com a versão IA2 5,56.

Imagem
Fuzil IA2 7,62 mm (versão longa)

Imagem
Fuzil IA2 7,62 mm (versão curta)



A versão antiga era mais parecida com o Para-FAL:
Imagem




"Um grande coração não sente horror diante da morte, venha quando vier, contanto que ela seja honrosa".

(Ludovico Ariosto)
Avatar do usuário
Cavaleiro Teutônico
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 317
Registrado em: Qui Mai 05, 2005 5:46 pm
Localização: Santa Cruz do Sul - RS
Agradeceram: 6 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#7747 Mensagem por Cavaleiro Teutônico » Sex Abr 15, 2011 1:46 am

A versão carabina IA2 5,56 mm, visualmente falando, parece similar ao fuzil IA2 5,56:

Imagem
versão longa


Imagem
carabina




"Um grande coração não sente horror diante da morte, venha quando vier, contanto que ela seja honrosa".

(Ludovico Ariosto)
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8744
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#7748 Mensagem por prp » Sex Abr 15, 2011 2:55 am

Cavaleiro Teutônico escreveu:O interessante é que o fuzil IA2 7,62 agora está parecido com a versão IA2 5,56.

Imagem
Fuzil IA2 7,62 mm (versão longa)

Imagem
Fuzil IA2 7,62 mm (versão curta)



A versão antiga era mais parecida com o Para-FAL:
Imagem
Copiaram os Argentinos, fizeram uma verdão comandos, isso deve dar um coice retado.




nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceram: 147 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#7749 Mensagem por nveras » Sex Abr 15, 2011 7:53 am

Eu acho que este treco, o 5,56 está longe de ficar pronto. Se vcs repararem bem, o seletor de tiro só tem duas posições, ou seja, travado e semi automático. Não tem automático e nem rajada curta (dois ou três tiros). Se ainda está neste ponto, tá dez anos atrás dos fuzis modernos.




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Hader

Re: Novo Fuzil para o EB

#7750 Mensagem por Hader » Sex Abr 15, 2011 9:21 am

Carabina...




nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceram: 147 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#7751 Mensagem por nveras » Sex Abr 15, 2011 10:05 am

Olhando com mais cuidado, no 7,62 sumiu também a posição automático.




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Avatar do usuário
Franz Luiz
Sênior
Sênior
Mensagens: 811
Registrado em: Qui Jan 17, 2008 1:18 pm
Localização: Serra da Mantiqueira-MG
Agradeceram: 5 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#7752 Mensagem por Franz Luiz » Sex Abr 15, 2011 10:48 am

Quanto àquele fuzil 5,56 que aparece no vídeo da TAURUS parece
ser uma mistura de SIG com peças em polímero da nova MT-40.
Será que vão lançar um fuzil que não seja o TAVOR para competir
com o IA2 no mercado policial?




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6813
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 786 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#7753 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Abr 15, 2011 11:50 am

Interessante que a carabina ainda usa a alavanca de manejo dobrável.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#7754 Mensagem por dalton romao » Sex Abr 15, 2011 1:25 pm

essa alavanca de manejo dobrável é pras forças policiais, cross.




Avatar do usuário
Cavaleiro Teutônico
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 317
Registrado em: Qui Mai 05, 2005 5:46 pm
Localização: Santa Cruz do Sul - RS
Agradeceram: 6 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#7755 Mensagem por Cavaleiro Teutônico » Sex Abr 15, 2011 1:51 pm

Franz Luiz escreveu:Quanto àquele fuzil 5,56 que aparece no vídeo da TAURUS parece
ser uma mistura de SIG com peças em polímero da nova MT-40.
Será que vão lançar um fuzil que não seja o TAVOR para competir
com o IA2 no mercado policial?

Imagem

Esteticamente essa arma apresentada pela Taurus é superior ao modelo IA2 da Imbel.




"Um grande coração não sente horror diante da morte, venha quando vier, contanto que ela seja honrosa".

(Ludovico Ariosto)
Responder