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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Nov 14, 2015 11:35 am
por kirk
Penguin escreveu:Saab forecasts C2 role for the Gripen NG with UCAV. Extended reach and payload capacity with drones.

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Eu vejo essa possibilidade como REAL e altamente eficiente, considerando a grande capacidade de troca de informações e interoperabilidade do TIDLS, que inclusive está "linkado" com o IFF.

Que por dua vez, poderá ser operado com o Gripen de Guerra Eletrônica (GGE) ou Growler Gripen, aumentando consideravelmente a importância do desenvolvimento by Embraer do Gripen F-BR.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Nov 14, 2015 12:51 pm
por kirk
Ilya Ehrenburg escreveu:Após ter sido apenado, com correção, pela douta moderação deste espaço, por ter afirmado, com extrema deselegância, diga-se, que um membro deste fórum estava a matraquear, equiparando-o aos momentos cíclicos e desconfortáveis pelos quais passam as damas, percebo, com grata surpresa, que a discussão não se findou, mas, progrediu. E nesta progressão, observo, que os meus pontos de vista viram-se confirmados. Vejamos:
1) O Gripen NG, ou “E”, como preferir, está com 8 toneladas, vazio. Além de estar atrasado.
2) Não existe, ao que parece, perspectiva alguma que ele venha a ter menos que 8 toneladas vazio.
3) Que a posição da sonda acima da tomada de ar era infeliz, para dizer pouco.
4) Que a participação da Akaer, importante, não responde pela concepção do projeto. Este pretence à SAAB. A participação da AKAER é extensa, a ponto de englobar o teste de carga da secção traseira do Gripen NG, mas, definitivamente ela não concebeu a aeronave.
5) Que o Gripen DEMO é mais leve do que será o protótipo, havendo apenas a discrepância informativa dele ser capaz (Gripen DEMO) de manobrar com cargas de 6Gs... Todavia, podem dizer que é morbidez da minha parte, mas gostaria de vê-lo manobrar a 9Gs.
Vou descordar novamente !

Questão 1:

O "time" de desenvolvimento do Gripen E foi propositalmente lento por ser um dos "trunfos" da Saab no FX-2, a questão da co-propriedade e co-desenvolvimento seriam prejudicados se seguissem o cronograma inicial, lembre-se "on-the-job training" era o compromisso.

O Gripen está com 8 toneladas vazio, entretanto, a configuração não foi fechada e nem o MTOW, portanto é precipitado apontar esses fatores negativos do projeto. Pro seu conhecimento as questões que envolvem peso vazio definitivo serão apurados apenas no 39-10 (terceiro protótipo), até lá, pode-se malhar (como já é comum) mas não o fara com propriedade.

Questão 2:

Evidentemente equivocada e inequivocamente uma opinião pessoal, considerando que apenas no último protótipo saberemos peso final definitivo e Mtow.

Como pode observar o peso somente conheceremos no protótipo 39-10 quando se trabalhará a redução de peso, que voará em 2017 :
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Questão 3:

Sonda de reabastecimento serve unicamente para reabastecer a aeronave no ar, não tem finalidade de achar "felicidade", atinge, portanto, os objetivos do projeto.

Questão 4:

NUNCA, em nenhum momento eu disse que a AKAER tenha "concebido" a aeronave, o que eu disse coloquei os links para comprovar, o que você disse é inequivocamente outra opinião pessoal.

Um outro forista, oficial da FAB, conhecedor do assunto me enviou MP esclarecendo que a AKAER está prestes a se tornar fornecedor de nível "1", considerado estratégico no meio aeronáutico, obviamente contanto com os conhecimento adquiridos com a Saab.

Questão 5:

Penso ser esta uma questão irrelevante, considerando que DEMO vem de demonstrador de tecnologias, serviu a seu propósito de redução de custos de desenvolvimento.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Nov 14, 2015 12:59 pm
por kirk
PREZADO Justin Case :

Li um post seu "afirmando" que TODOS os aviões de 4ª Geração tem capacidade de voo supercruise.

Gostaria das seguintes FONTES dessa informação para as seguintes aeronaves de 4ª Geração :

- F/A-18 E/F Super Hornet
- Rafale
- SU-35S
- MIG-35
- F-16 Bl-50/52 - 60

Ou o amigo mencionou tal informação sem acrescentar aquelas palavrinhas mágicas "SOB CERTAS CIRCUNSTÂNCIAS" ... sim porque sob certas circunstâncias até uma PEDRA voa em supercruise.

Aguardo as FUENTES, por favor !

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Nov 14, 2015 1:52 pm
por LeandroGCard
kirk escreveu:Eu vejo essa possibilidade como REAL e altamente eficiente, considerando a grande capacidade de troca de informações e interoperabilidade do TIDLS, que inclusive está "linkado" com o IFF.

Que por dua vez, poderá ser operado com o Gripen de Guerra Eletrônica (GGE) ou Growler Gripen, aumentando consideravelmente a importância do desenvolvimento by Embraer do Gripen F-BR.
Que possibilidade de fazer o quê realmente com eficiência?

Além de voar de lá para cá em alguma formação com o Gripen, em que mais uma plataforma estaria ajudando na operação das outras? Se cada drone pede dois ou mais operadores para navegar, encontrar seus alvos e eventualmente combatê-los, em que os dois tripulantes do caça ajudariam na operação de um grupo inteiro de drones além de carregar um transponder, ainda mais tendo que voar, operar e proteger sua própria aeronave? E se é só para isso, porque imobilizar um avião novinho e super-equipado para este tipo de tarefa, não seria melhor usar pood's dedicados em plataformas mais "dispensáveis"? Ou mesmo um outro drone dedicado?

O que afinal os drones poderão fazer apoiados por um caça biposto (qualquer um que seja) que não poderiam fazer sozinhos? Veja bem, isso não é uma provocação, é uma pergunta sincera. Eu gostaria mesmo de entender o que esta cooperação entre caças e drones traz de vantagem. A presença de tripulantes em uma aeronave de combate é justamente para permitir a autonomia e a tomada de decisões imediatas, e isso os drones não vão possuir quem quer que os controle. Se eles forem totalmente autônomos o acompanhamento pelo caça é dispensável, e se não forem porquê dois caras já super-ocupados a alguns km de distância se sairão melhor que equipes inteiras a algumas centenas de km? Tudo se resume a um problema de velocidade na comunicação, mesmo esta se dando à velocidade da luz em qualquer dos casos? Os tripulantes dos caças vão de fato conseguir uma melhor consciência situacional do que equipes completas mais distantes, mesmo tendo que controlar diversos drones de uma vez e ainda voar seu próprio avião? Eles é que vão identificar os alvos para os drones atacarem depois (e neste caso não estaria a carroça na frente dos bois)?


Leandro G. Card

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Nov 14, 2015 2:03 pm
por Marechal-do-ar
kirk escreveu:Acontece que os fabricantes que aqui são objeto de comparações simplesmente não divulgam dados que não lhes seja favorável, para ser mais específico, a knaapo não divulga o peso vazio do SU-35S, entretanto os dados que postou "a partir de dados oficiais" perde completamente a precisão e não deveriam servir de "referência".
O peso que usei foi o que você insistiu ser o correto e que parece um valor razoável, e não fiz apenas isso, eu também apresentei toda a informação necessária para que outros fizessem suas próprias estimativas, volte lá, refaça as contas com outros pesos e confirme que essa incerteza não prejudica tanto assim a precisão.

E claro, existe uma margem de erro nesse tipo de estimativa, mas é uma margem de erro muito menor do que informações "no grito" apresentadas por aqui.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Nov 14, 2015 3:31 pm
por MasterCaiafa
Túlio escreveu:
Juliano Lisboa escreveu:Aleluia, voltou. Vamos brigar menos e debater mais pessoal. É chato não ter vocês nos informando do Gripen.

Abraços

CONCORDO INTEGRALMENTE!

Haja sacola para briguinha de jardim de infância, tipo "A GUASCA DO MEU PAI É MAIOR QUE A DO TEU"

Tentemos focar no que nos permita aprender mais, para briguinha infantil tem o FACEBOOK...
Depois de muito rir com a coisa toda, e ver a Paz retornar, complemento com meu momento humor fazendo uma homenagem para a turma do Super Trunfo, rsrsrsrsrs

LANÇAMENTOOOOOOOO: (não consigo para de rir, rsrsrsrs)

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Nov 14, 2015 3:32 pm
por MasterCaiafa
MasterCaiafa escreveu:
Túlio escreveu:
CONCORDO INTEGRALMENTE!

Haja sacola para briguinha de jardim de infância, tipo "A GUASCA DO MEU PAI É MAIOR QUE A DO TEU"

Tentemos focar no que nos permita aprender mais, para briguinha infantil tem o FACEBOOK...
Depois de muito rir com a coisa toda, e ver a Paz retornar, complemento com meu momento humor fazendo uma homenagem para a turma do Super Trunfo, rsrsrsrsrs

LANÇAMENTOOOOOOOO: (não consigo para de rir, rsrsrsrs)

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daria partidas EMOCIONANTES com até 8 foristas, hahahahahahahahhahaha!

Parei.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Nov 14, 2015 5:08 pm
por Túlio
MasterCaiafa escreveu:
MasterCaiafa escreveu: Depois de muito rir com a coisa toda, e ver a Paz retornar, complemento com meu momento humor fazendo uma homenagem para a turma do Super Trunfo, rsrsrsrsrs

LANÇAMENTOOOOOOOO: (não consigo para de rir, rsrsrsrs)

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daria partidas EMOCIONANTES com até 8 foristas, hahahahahahahahhahaha!

Parei.

Onde é que eu compro? Daria um excelente brinde do DB para alguns colegas... :lol: :lol: :lol: :lol:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Nov 14, 2015 8:14 pm
por Mathias
Vocês viram o que disseram que aconteceu na Argentina?
Viram que um (1) Brigadeiro melou a compra dos Kafir?

Pois é, se as coisas se confirmarem conforme aparentam, seria lamentável ver como teria acontecido e os autores ainda posarem de superiores, de portadores duma verdade absoluta.

Parabéns ao tal Brigadeiro argentino, pois pelo que se lê na matéria ele não vendeu a alma!

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Nov 15, 2015 8:49 am
por Fernando Teles
Caças
Menos mal
São fortes os rumores em Brasília apontando para possível revisão do contrato de compra dos caças suecos Gripen, negócio acordado com a SAAB por US$ 5,4 bilhões pela Aeronáutica. A encomenda acertada de 36 jatos militares poderá sofrer um corte radical, segundo conversas entre oficiais da FAB.

Fonte: Ricardo Boechat

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Nov 15, 2015 10:32 am
por Galina
Fernando Teles escreveu:Caças
Menos mal
São fortes os rumores em Brasília apontando para possível revisão do contrato de compra dos caças suecos Gripen, negócio acordado com a SAAB por US$ 5,4 bilhões pela Aeronáutica. A encomenda acertada de 36 jatos militares poderá sofrer um corte radical, segundo conversas entre oficiais da FAB.

Fonte: Ricardo Boechat
Tel algo acontecendo nos bastidores... Cheguei a cogitar uma dificuldade na "transferência de tecnologia", envolvendo tecnologia e componentes americanos... Chute meu. A ver.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Nov 15, 2015 11:46 am
por mmatuso
Eita vai corta mais em cima de 36?

Vamos receber 12 caças?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Nov 15, 2015 12:03 pm
por MasterCaiafa
mmatuso escreveu:Eita vai corta mais em cima de 36?

Vamos receber 12 caças?

A desinformação parece ser a REGRA aqui. Na verdade, o brigadeiro que deu a declaração em Dubai disse que o Programa teria dificuldades em chegar a 50 exemplares, na visão pessoal DELE, com base no momento ATUAL. Ou seja, nada definitivo. E, o mais importante, e NINGUÉM percebeu, é que a encomenda de 36 exemplares, o lote inicial, está garantida, e sobre ela, NADA foi DITO sobre ser reduzida haver redução.

Quanto ao Boechat falando sobre militares, prefiro que ele continue na Editoria de Política, onde é muito mais necessário, já que não entende NADA de FFAA e sua MÀ-VONTADE para com a classe militar é PÚBLICA e NOTÓRIA. Que ele sabe para falar que só vai ter 12 caças? Quem é a fonte dele? Por que não cita formalmente? Sabe por que? Por que isso é CONVERSA de quem tem MÀ-VONTADE com a Classe Militar de todo o Brasil.

Pode juntar ele com o Maluco das 8 Toneladas de peso da célula do Gripen NG, e vai dar um TANGO dos MALAS de primeira categoria, rsrsrsrsrs.

http://tecnodefesa.com.br/gripen-ng-ent ... -montagem/

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Nov 15, 2015 12:28 pm
por J.Ricardo
bcorreia escreveu:
Penguin escreveu: Imagem
Eu olho pra esse intake de ar do Neuron e o que me vem a cabeça é um Cylon :shock:
Pra mim esta imagem representa o futuro da FAB: E-99, Gripen E/F no lugar dos F-5 e o Neuron (ou outro similar) no lugar do AMX.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Nov 15, 2015 1:16 pm
por mmatuso
MasterCaiafa escreveu:
mmatuso escreveu:Eita vai corta mais em cima de 36?

Vamos receber 12 caças?

A desinformação parece ser a REGRA aqui. Na verdade, o brigadeiro que deu a declaração em Dubai disse que o Programa teria dificuldades em chegar a 50 exemplares, na visão pessoal DELE, com base no momento ATUAL. Ou seja, nada definitivo. E, o mais importante, e NINGUÉM percebeu, é que a encomenda de 36 exemplares, o lote inicial, está garantida, e sobre ela, NADA foi DITO sobre ser reduzida haver redução.

Quanto ao Boechat falando sobre militares, prefiro que ele continue na Editoria de Política, onde é muito mais necessário, já que não entende NADA de FFAA e sua MÀ-VONTADE para com a classe militar é PÚBLICA e NOTÓRIA. Que ele sabe para falar que só vai ter 12 caças? Quem é a fonte dele? Por que não cita formalmente? Sabe por que? Por que isso é CONVERSA de quem tem MÀ-VONTADE com a Classe Militar de todo o Brasil.

Pode juntar ele com o Maluco das 8 Toneladas de peso da célula do Gripen NG, e vai dar um TANGO dos MALAS de primeira categoria, rsrsrsrsrs.

http://tecnodefesa.com.br/gripen-ng-ent ... -montagem/
Não ele não falou em 12, eu exemplifiquei. Apenas uma dúvida porque menos que 36 é baixíssimo demais...

Alias, 36 caças já não é um número tão alto para um país desse tamanho...

Apesar do Gripen NG não ser o meu favorito, eu sou a favor de pelo menos um número acima de 100, mas como a realidade $$ não condiz com a necessidade qualquer "noticia" dessas já da um calafrio...