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Enviado: Qua Mai 09, 2007 9:02 am
por orestespf
O SU-35BM tem uma tecnologia invejável, sou defensor deste caça e isto me faz vê-lo como um grande vetor, mas paro neste ponto. A rigor o SU-35BM parece mais um demonstrador de tecnologias.

É um vetor com preços bem mais reduzidos que os demais na hora da compra, mas sofrerá do mesmo mal dos demais para operar e manter, talvez até bem mais. Se a FAB o comprar, for o único operador e tudo for feito por aqui, ainda ficará muito caro depois. Mesmo que vários materias, peças, eletrônicos e motores sejam usados em outros vetores da família Flanker espalhada pelo mundo.

Mas tudo depende do que realmente a FAB quer e o quanto ela receberia dos russos em relação a este vetor.

O Rafale parece levar alguma vantagem neste ponto, mas também não fará miligres. Têm vários fatores pendentes que precisam ser analisados no que diz respeito ao Rafale e não apenas uma comparação grosseira se é mais ou menos capaz do que o SU-35BM.

Existem outras alternativas tão boas ou melhores no mercado. Como a FAB está "vendida" a muito tempo, acho que é hora de decidir o quanto antes o seu futuro, pois o presente já está totalmente comprometido.

Poderíamos até relaxar um pouco com o tempo se a modernização dos F-5 e A-1 estivessem indo de vento em popa, mas não é o caso.

Com as poucas unidades de F-5M e M-2000C conseguimos dar um salto no que diz respeito a doutrinas, mas estamos muito longe de ser eficientes se necessário for.

É bom também lembrar que uma compra de 24 caças bi-turbinas não mudará muito a atual situação. Pode incomodar um pouco, mas não assusta ninguém. Se a FAB quiser ser superior, que também anuncie rápido os prováveis substitutos dos atuais caças. Que anuncie também comprar de mísseis ar-ar de médio e curto alcance modernos, bem como armas inteligentes, mas em número expressivo.


Saudações,
Orestes

Enviado: Qua Mai 09, 2007 9:32 am
por Wolfgang
O AESA do Rafa, o RBE2 está pronto.

Enviado: Qua Mai 09, 2007 9:39 am
por orestespf
Wolfgang escreveu:O AESA do Rafa, o RBE2 está pronto.


Até agora se encaixa nos mesmos moldes do radar SCP-01 Scipio do A-1, que também está pronto a algum tempo. Ainda vai demorar um bom tempo para o RBE2 ser integrado e se tornar efetivamente operacional. Deixo claro que não estou comparando a França com o Brasil.

No meu entendimento se a FAB optar pelo Rafale com RBE2, ainda demandará mais tempo para vermos este vetor voando por estas bandas. Já foi congitado que a FAB poderia comprar um Rafale "meia-boca" para torná-lo mais "em conta".

Confesso que não sei se choro ou dou risadas.

Abraços,
Orestes

Enviado: Qua Mai 09, 2007 9:41 am
por Wolfgang
orestespf escreveu:
Wolfgang escreveu:O AESA do Rafa, o RBE2 está pronto.


Até agora se encaixa nos mesmos moldes do radar SCP-01 Scipio do A-1, que também está pronto a algum tempo. Ainda vai demorar um bom tempo para o RBE2 ser integrado e se tornar efetivamente operacional. Deixo claro que não estou comparando a França com o Brasil.

No meu entendimento se a FAB optar pelo Rafale com RBE2, ainda demandará mais tempo para vermos este vetor voando por estas bandas. Já foi congitado que a FAB poderia comprar um Rafale "meia-boca" para torná-lo mais "em conta".

Confesso que não sei se choro ou dou risadas.

Abraços,
Orestes


Eca... meia-boca não... ficamos sem F-X e abdicamos ter aviões. Declaramos o Brasil zona neutra (Suíca pobre) e rezemos todos os dias para o Chavito não aprontar nada.

Enviado: Qua Mai 09, 2007 9:42 am
por Wolfgang
O RBE2 estarpa integrado em 2010 perfeitamente. Como não vejo possibilidade do Brasil receber caças antes disso (inclusive o BM, na minha opinião).
'Full pack' now!

Enviado: Qua Mai 09, 2007 9:52 am
por piratadabaixada
David,

Para viabilizar a compra ao invés de optar por HI/LOW a FAB poderia comprar uma parte dos caças completos e outra não, já que o que encarece mesmo são os sensores.

Abraços,

Heronim

Enviado: Qua Mai 09, 2007 9:59 am
por Barao Vermelho
Caro Amigo Orestes,
Mais uma vez sou obrigado a parabenizá-lo pela suas colocações.
Na verdade qualquer vetor de 1º Linha digo 4ºG p/ 5º terá uma manutenção cara, ganha-se em alguns pontos perde-se em outros,
Seja Su-35BM, Rafaele, F-15K, EF-2000 etc...
Acho que a FAB deveria tomar um rumo logo, pensando principalmente em capacidade do vetor e tempo de entrega, sem duvida que precisamos no mínimo de 100 vetores bem armados, alem de substituir os vetores leves que eu particularmente nesta faixa de vetor tenho preferência pelos Gripen, mas ficaríamos bem também com F-16 Block 60.
Fato é seja qual for a decisão da FAB esta deve estar atrelada a armamentos e caças leves futuros, não pode ser uma compra emergencial nem de oportunidade como geralmente acontece.

Quanto ao radar de produção nacional acho que este seria bem empregado se a Embraer viesse a desenvolver um caça para substituir os velhos Xavantes, neste caso uma parceria com um projeto já em andamento, ganharia um bom tempo sem falar no custo, mas se fosse uma evolução do AMX, com melhor eficiência, menor custo operacional e também com um prazo de entrega bem curto, ficaria de bom tamanho.

Enviado: Qua Mai 09, 2007 10:52 am
por orestespf
Barao Vermelho escreveu:Caro Amigo Orestes,
Mais uma vez sou obrigado a parabenizá-lo pela suas colocações.
Na verdade qualquer vetor de 1º Linha digo 4ºG p/ 5º terá uma manutenção cara, ganha-se em alguns pontos perde-se em outros,
Seja Su-35BM, Rafaele, F-15K, EF-2000 etc...
Acho que a FAB deveria tomar um rumo logo, pensando principalmente em capacidade do vetor e tempo de entrega, sem duvida que precisamos no mínimo de 100 vetores bem armados, alem de substituir os vetores leves que eu particularmente nesta faixa de vetor tenho preferência pelos Gripen, mas ficaríamos bem também com F-16 Block 60.
Fato é seja qual for a decisão da FAB esta deve estar atrelada a armamentos e caças leves futuros, não pode ser uma compra emergencial nem de oportunidade como geralmente acontece.

Quanto ao radar de produção nacional acho que este seria bem empregado se a Embraer viesse a desenvolver um caça para substituir os velhos Xavantes, neste caso uma parceria com um projeto já em andamento, ganharia um bom tempo sem falar no custo, mas se fosse uma evolução do AMX, com melhor eficiência, menor custo operacional e também com um prazo de entrega bem curto, ficaria de bom tamanho.


Salve amigo Barão!

Obrigado pelas palavras gentis, a recíproca é verdadeira.

Estou de acordo com todas as suas palavras. Lamentavelmente a cada dia que passa tenho a sensação que a FAB se encontra na mesma classe de equivalência do partido do governo (PT), ou seja, possui vários sub-grupos internos, cada um com seus interesses particulares e que brigam entre si, enfraquecendo qualquer comandante em chefe. São capazes de fazer "alianças" estapafúrdias visando interesses terceiros que não convergem para o papel desejado pela respeitosa força.

Não existe uma sinergia entre estes vários grupos da FAB e nem coesão de idéias que possam convergir para uma FAB mais moderna e operacional. Pensamentos arcaicos e/ou jurássicos parecem sugerir o movimento retrógrado acelerado "morro abaixo" em que a FAB se encontra. Tudo isso aos olhares atônitos dos que se preocupam com o sistema de defesa do país, gerando inclusive, constantes e profundos mal-estares a um governo que "parecia ser" o responsável por este descaso.

Não estou fazendo apologias ao governo e nem o eximindo de suas responsabilidades, mas tudo sugere que este governo está fazendo a lição de casa para ser aprovado (com ou sem recuperação. rsrssr) com nota mínima, enquanto a FAB parece desorientada e imóvel, vendo o mundo passar e esperando que alguém a dê uma carona.

Grande abraço,
Orestes

Enviado: Qua Mai 09, 2007 11:09 am
por Carlos Mathias
É o que disse, todas estas qualidades e todo mundo cai fora, porque será ??



Estás falando do Rafale, não?

A resposta é bem simples, ninguem está afim de entrar nesta aventura, somente a FAB, assuntos de aquisição militares em todo lugar ao mundo é tratado com seriedade.


Sei, a FAB é burra e nós somos os espertões, sabemos detalhes que a FAB não conheçe, sabemos de condições de negociação governo/governo que nós, os foristas ninjas, sabemos. Sei, a FAB é burra...

O Su-35 não passa de uma bancada de testes buscando um cliente, isto acontece desde o lançamento da aeronave em 1992 e lançando uma versão modernizada, tentam buscar alguem para bancar o que foi gasto com o desenvolvimento desta aeronave e se puderem, tirar algum lucro disto.


Idem para o F-16B80???? Vamos então descartar imdiatamente a tal proposta salva-vidas? Já sei, mas o F-16B80 é americano e etc, etc, etc...

Acho engraçado que dizem que a manutenção de aeronaves de outra procedência sejam caras, mas ninguem até agora apareceu com numeros ou material que realmente comprove estas informações.


Estás falando do Rafale, não é? Mas podemos fazer uma analogia, usar os dados que colegas já colocaram aqui sobre os jurássicos M-III, por exemplo. Aliás, no mundo todo a fama francesa é sólida. Material muito bom, mas muito caro também. Mas, como aqui tudo se transforma miraculosamente, agora material russo é caro e francês barato.

Será que os demais países, que não compraram o Su-35, que possui qualidades do outro mundo, desempenho superior a todos os vetores da atualidade e preços invejáveis gostam de queimar dinheiro fazendo outras opções ??


Você deve estar falando do Rafale, pois o SU-35BM vai estar à venda à partir de 2008/9. Quem está no mercado à mais de uma década sem emplacar nenhuma venda é o Rafale. Mas é um ótimo caça, eu acho.

Não estou me referindo somente a países europeus, mas de outras localidades e condições financeiras diversas tbm.


Rafale?

O barato pode sair caro e esmola demais, até cego desconfia...


Será por isso que até agora niguém comprou o Rafale?

Detalhe. Eu particularmente ficaria muito feliz com o Rafale aqui, na FAB.

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O SU-35BM tem uma tecnologia invejável, sou defensor deste caça e isto me faz vê-lo como um grande vetor, mas paro neste ponto. A rigor o SU-35BM parece mais um demonstrador de tecnologias.


E...? Já discutimos isso aqui várias e várias vezes. Me parece mais uma questão de acreditar ou não na capacidade russa, na continuidade dos programas russos como o PAK-FA. A única que pode realmente dizer se estas tecnoogias estão prontas e disponíveis é a FAB, pois que é a única a quem os russos podem ter demonstrado tais tecnologias. Sobre a continuidade da linha, isso me parece uma dúvida sem fundamento algum, pelos muitos motivos já colocados aqui. Acho que isso também já esgotou como "argumento", assim como aquele de que a KNAAPO iria fechar, pois estava abarrotada de pedidos. Uma análise que simplesmente inverteu as mais básicas práticas de mercado. Seria a única empresa na história que iria a falência por excesso de encomendas.

É um vetor com preços bem mais reduzidos que os demais na hora da compra, mas sofrerá do mesmo mal dos demais para operar e manter, talvez até bem mais. Se a FAB o comprar, for o único operador e tudo for feito por aqui, ainda ficará muito caro depois. Mesmo que vários materias, peças, eletrônicos e motores sejam usados em outros vetores da família Flanker espalhada pelo mundo.


Muito bem, mas então pode-se dizer o mesmo do tal F-16BR, não? Com o agravante que nada do F-16 será usado nos F-35 e F-22, mas muito ou quase tudo do SU-35BM será usado no PAK-FA. Já sei! Quem garante? Cadê o documento?

Mas tudo depende do que realmente a FAB quer e o quanto ela receberia dos russos em relação a este vetor.


Idem para o Rafale.

No restante do texto estamos de acordo.

Enviado: Qua Mai 09, 2007 11:20 am
por Carcará
Penso que vocês não deveriam pensar em nada muito TOP! Para não ocorrer frustrações depois.
Nossas forças armadas têm como histórico sempre comprar as versões “PÉ DE BOI”.
Até as compras mais recentes nós vemos isso.

É a velha filosofia: Prefiro comprar mais, porém com uma qualidade inferior aceitável, em detrimento de comprar menos, porém com todos os equipamentos TOP.

É certo? É errado?

Não sei, cabe a vocês discutirem.

Grande Abraço!

Enviado: Qua Mai 09, 2007 11:24 am
por Carlos Mathias
É verdade, já falou-se até de uma oferta russa de um SU-35(T-10M) com Irbis-E e AL-41.

Enviado: Qua Mai 09, 2007 11:26 am
por orestespf
Carcará escreveu:Penso que vocês não deveriam pensar em nada muito TOP! Para não ocorrer frustrações depois.
Nossas forças armadas têm como histórico sempre comprar as versões “PÉ DE BOI”.
Até as compras mais recentes nós vemos isso.

É a velha filosofia: Prefiro comprar mais, porém com uma qualidade inferior aceitável, em detrimento de comprar menos, porém com todos os equipamentos TOP.

É certo? É errado?

Não sei, cabe a vocês discutirem.

Grande Abraço!


2X

Não sei se levantei com o pé esquerdo hoje ou se estou com a "boca mais ácida" que o habitual, mas...

Enquanto nos perdemos em discussões sobre qual é o melhor, qual agrega mais tecnologia, parece que o povo lá de cima se preocupa com o mais "viável", para nosso desespero e felicidade de terceiros.

Saudações ao ilustre e sensato Mascarenhas,

Orestes

Enviado: Qua Mai 09, 2007 11:32 am
por Carlos Mathias
Por isso mesmo que, apesar de defendê-lo, acho que o SU-35BM não tem chances.

Enviado: Qua Mai 09, 2007 11:32 am
por Wolfgang
Espero não estarmos falando de mais F-5.

Enviado: Qua Mai 09, 2007 11:37 am
por Carlos Mathias
Pois é, depois dos "fantásticos resultados" da CRUZEX, os F-5M são a maravilha dos trópicos.