caminhões em uso pelo EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 252 vezes
Agradeceram: 562 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#766 Mensagem por Brasileiro » Qui Nov 01, 2012 4:24 pm

Pra gente ver como é ignorante essa história de PAC dos equipamentos. Porque precisamos ''urgente'' comprar caminhões na indústria nacional, vamos ter de recalcular os planos de ampliação da artilharia auto-propulsada.

abraços]

----------------
amor fati
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6320 vezes
Agradeceram: 3542 vezes

#767 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 01, 2012 5:15 pm

jauro escreveu:O EB tem esse número (345) de peças (obuseiros ) para rebocar.
092 M114; 211 M101 e 68 OMelara.
Não serão Vtrs cavalos mecânicos, conforme já arrazoei no tópico de caminhões, até porque isso aqui é um Aviso de Licitação, ou seja um edital para as empresas se posicionarem.
Outra coisa, a verba é do PAC, então não pode licitar produtos que não sejam da indústria nacional.
Jauro, para rebocar M-114, até aí tudo bem, mas um caminhão de 10 toneladas :shock:, para tracionar M-101 e, pior, Oto Melara, ou ainda que fosse os L-118, espera lá, aí já é de dar dó do dinheiro público. :?

Mesmo que sendo dinheiro desse PAC. Se é para puxar o saco da industria, então que fosse o da industria nacional, no caso a Agrale, comprando os tais caminhões de 1,5t, ou até mesmo os de 2,5t, ou então a invisível versão cabine dupla da AM20, que tudo isso aí dava e sobrava para os 105 da artilharia, e de lambuja, dava os 10t de troco, aí sim, para as estrangeiras, pra não deixar eles tristinhos.

Mas de qualquer forma, bom para o EB que vai substituir caminhões que são quase tão antigos quanto eu... :wink:

abs.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#768 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 01, 2012 5:28 pm

Brasileiro escreveu:Pra gente ver como é ignorante essa história de PAC dos equipamentos. Porque precisamos ''urgente'' comprar caminhões na indústria nacional, vamos ter de recalcular os planos de ampliação da artilharia auto-propulsada.
abraços]
É quele negócio Brasileiro, artilharia é uma competência do exército para a qual não existe "utilidade ou emprego dual ou social" dentro da proposta de emprego e revitaliização/modernização das ffaa's para o governo.

Então, se não pode ser aplicado no social, e nem serve para emprego GLO, pode ficar fora da EBF, e de qualquer outro planejamento de longo prazo, já que "ninguém vai precisar dela mesmo agora..."

Fica como está ou então, vai no lombo das indefectíveis compras de oportunidade. Ou seja, modernização mesmo, só aqui e acolá, quando e onde possível.

Mas é melhor aproveitar, porque já que não vamos ter obuseiros modernos, ao menos os artilheiros vão poder se gabar que possuem os caminhões mais fuderosos do EB.

abs.

Carpe Diem
jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#769 Mensagem por jauro » Qui Nov 01, 2012 8:18 pm

Jauro, para rebocar M-114, até aí tudo bem, mas um caminhão de 10 toneladas , para tracionar M-101 e, pior, Oto Melara, ou ainda que fosse os L-118, espera lá, aí já é de dar dó do dinheiro público.
Isso que eu disse é um exemplo , e é o que eu penso e não necessáriamente aquilo que o EB vai fazer.

Mesmo que sendo dinheiro desse PAC. Se é para puxar o saco da industria, então que fosse o da industria nacional, no caso a Agrale, comprando os tais caminhões de 1,5t, ou até mesmo os de 2,5t, ou então a invisível versão cabine dupla da AM20, que tudo isso aí dava e sobrava para os 105 da artilharia, e de lambuja, dava os 10t de troco, aí sim, para as estrangeiras, pra não deixar eles tristinhos.
Os caminhões da Agrale não são totalmente nacionais. O componente mais importante, o motor, é estrangeiro.
Outra coisa que todo mundo passa batido aqui são sobre os processos licitatórios. Eles são inexoráveis.
Os caminhões dos grupos de artilharia, tracionam os obuseiros, transportam o seu pessoal e parte da muniçao da peça.
Agora, eu sou um modesto oficial de infantaria, não tenho grandes experiências com a Arma de Artilharia, mas algumas vezes vi alguns Grupos de Artilharia aprestados para o combate e posso lhe afiançar que Vtr de 2,5ton e 05ton eram necessárias quase 70 Vtr por Grupo.
Mas de qualquer forma, bom para o EB que vai substituir caminhões que são quase tão antigos quanto eu...

É quele negócio Brasileiro, artilharia é uma competência do exército para a qual não existe "utilidade ou emprego dual ou social" dentro da proposta de emprego e revitaliização/modernização das ffaa's para o governo.

Então, se não pode ser aplicado no social, e nem serve para emprego GLO, pode ficar fora da EBF, e de qualquer outro planejamento de longo prazo, já que "ninguém vai precisar dela mesmo agora..."

Fica como está ou então, vai no lombo das indefectíveis compras de oportunidade. Ou seja, modernização mesmo, só aqui e acolá, quando e onde possível.

Mas é melhor aproveitar, porque já que não vamos ter obuseiros modernos, ao menos os artilheiros vão poder se gabar que possuem os caminhões mais fuderosos do EB.

abs.
Já falei uma vez aqui "é pegar ou largar". Se não aproveitar a onda nem caminhão vai ter.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior

#770 Mensagem por jauro » Qui Nov 01, 2012 8:24 pm

Ah! E quem disse que a AGRALE está fora do processo licitatório?

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
FCarvalho
Sênior
Sênior

#771 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 01, 2012 9:42 pm

jauro escreveu:Ah! E quem disse que a AGRALE está fora do processo licitatório?
Não é por nada não Jauro, mas eu não me lembro de a Agrale vender nada que pese mais do que 3/4t para o EB nos últimos 10 anos.

Pior ainda em se tratando de sua linha de caminhões que agora dispoe de veiculos de até 13Ton, mas desconheço que um único deles da linha civil tenha sido adquirido, inexplicavelmente, com tantos caminhões sendo comprados de uns tempos pra cá pelas ffaa's.

abs

Carpe Diem
eligioep
Sênior
Sênior
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

#772 Mensagem por eligioep » Sex Nov 02, 2012 11:30 am

jauro escreveu: Os caminhões da Agrale não são totalmente nacionais. O componente mais importante, o motor, é estrangeiro.
Outra coisa que todo mundo passa batido aqui são sobre os processos licitatórios. Eles são inexoráveis.
Os caminhões dos grupos de artilharia, tracionam os obuseiros, transportam o seu pessoal e parte da muniçao da peça.
Agora, eu sou um modesto oficial de infantaria, não tenho grandes experiências com a Arma de Artilharia, mas algumas vezes vi alguns Grupos de Artilharia aprestados para o combate e posso lhe afiançar que Vtr de 2,5ton e 05ton eram necessárias quase 70 Vtr por Grupo.
Cel,
desculpe discordar, mas os motores dos Agrale são 100% nacional. MWM(International), Cummins.....

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#773 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Nov 02, 2012 12:12 pm

eligioep escreveu:
jauro escreveu: Os caminhões da Agrale não são totalmente nacionais. O componente mais importante, o motor, é estrangeiro.
Cel, desculpe discordar, mas os motores dos Agrale são 100% nacional. MWM(International), Cummins.....
Não seria: de fabricação nacional?

Bacchi

Arataca
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 224 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#774 Mensagem por Arataca » Sex Nov 02, 2012 12:38 pm

Prezados,

Os motores usados pela Agrale e comprados pela mãe do PAC para as FFAA são tipo Euro 3 (para qualquer tipo de diesel) e bem mais simples. Poluem muito. São 100% nacionais.

Já os motores dos veiculos que nós paisanos temos que comprar são do tipo Euro 5 para o diesel B50, com o mandatorio aditivo Arla 32, sem o qual o motor vai p'ro brejo. Acredito que nesses motores a eletrônica e os sensores sejam importados.

1 abraço

Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 420 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#775 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Nov 02, 2012 1:48 pm

Reginaldo Bacchi escreveu: Não seria: de fabricação nacional?

Bacchi
Fabricado no Brasil, de projeto externo. Creio que isso seja o suficiente para as necessidades do país, pois em caso de tensão, a fábrica está aqui, as peças continuam a ser fabricadas aqui, e nada para!

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#776 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Nov 02, 2012 2:07 pm

Glauber Prestes escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu: Não seria: de fabricação nacional?
Bacchi
Fabricado no Brasil, de projeto externo. Creio que isso seja o suficiente para as necessidades do país, pois em caso de tensão, a fábrica está aqui, as peças continuam a ser fabricadas aqui, e nada para!
Glauber, você não entendeu minha observação!!!

Escreveu-se: "... motores 100% nacionais. ...".

Eu não concordo com isto.

100% nacional para mim seria fabrica com capital nacional, projeto nacional e construção nacional.

O que temos nestes caminhões é motor fabricado no Brasil, não motor 100% nacional.

O que você escreveu "... Fabricado no Brasil, de projeto externo. Creio que isso seja o suficiente para as necessidades do país, pois em caso de tensão, a fábrica está aqui, as peças continuam a ser fabricadas aqui, e nada para! ...", tem a minha concordancia integral, mas não é produto 100% nacional!

Detalhes!!!

Bacchi

jauro
Sênior
Sênior

#777 Mensagem por jauro » Sex Nov 02, 2012 4:45 pm

Não é por nada não Jauro, mas eu não me lembro de a Agrale vender nada que pese mais do que 3/4t para o EB nos últimos 10 anos.

Pior ainda em se tratando de sua linha de caminhões que agora dispoe de veiculos de até 13Ton, mas desconheço que um único deles da linha civil tenha sido adquirido, inexplicavelmente, com tantos caminhões sendo comprados de uns tempos pra cá pelas ffaa's.

Que seja fabricado no Brasil, mas são controladas (as fábricas) por aqueles mesmos que na hora do "vamo vê" não deixaram a Embraer vender um determinado avião para a Venezuela.
Conjuntural? Claro é conjuntura, mas elas evoluem e pode acontecer o mesmo com os motores. Então se é para ficar ao sabor da vontade ádvena que se licite e que se compre o que for mais conveniente para a atual situação.
E como se ainda não bastasse, os ROB para a compra de Vtr 1/2ton e Vtr de 3/4ton são direcionados para beneficiar os produtos Agrale.
E mais, para este tipo de Vtr (10ton 6x6 etc ) já existe ROB publicado desde 2011.

4. REQUISITOS OPERACIONAIS BÁSICOS Nº 07/11
4. 1. TÍTULO
Viatura Transporte Não Especializado, 10 toneladas, 6x6 - Categoria 1 (VTNE, 10t, 6x6 - VOP 1).
4.2. DESCRIÇÃO DOS REQUISITOS OPERACIONAIS BÁSICOS
a. Absolutos
1) Ser operada e manutenida, no mínimo, sob quaisquer condições climáticas da área operacional do continente (AOC) (peso dez).
2) Possuir autonomia igual ou superior a 600 km (seiscentos quilômetros), em estrada plana pavimentada, com carga de 10 (dez) toneladas, sem a utilização de reservatório suplementar de combustível (peso dez).

Até...................

52) Permitir a inspeção dos níveis dos fluidos lubrificantes do conjunto motor, da caixa de transmissão, da caixa de transferência e dos diferenciais de maneira simples e rápida (peso nove).
53) Possuir, a cabine e a carroceria, pisos laváveis que disponham de meio(s) que possibilite(m) a drenagem, por gravidade, de líquidos que eventualmente possam entrar nesses compartimentos (peso oito)

Então, não se justifica ficar esperando uma empresa, quando as especificações técnicas já foram expedidas a tempo.
Que se de oportunidade a todos, pois esse negócio de se privilegiar uma só empresa (ENGESA) já foi para o barro uma vez.

Jauro.
FCarvalho
Sênior
Sênior

#778 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 03, 2012 12:57 pm

Concordo consigo Jauro no quesito privilegiar esta ou aquela empresa.
Mas veja que estamos pagando até hoje, o preço da nossa incoerência no quesito politica industrial de defesa, visto que fomos nós mesmos que praticamente assassinamos nossa industria bélica nos últimos vinte anos, e com a anuência - diria até colaboração inequívoca - do próprio Estado brasileiro.
Enfim, vamos ver se, ao menos desta vez, aprendemos a lição, e não conseguimos a proeza de fazer nós mesmos, de novo, , o que outros de fora desejaram tanto e não conseguiram fazer.

abs.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#779 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 03, 2012 7:16 pm

Em se tratando de caminhões de 10 toneladas, já já vamos ver a quantas anda realmente o cacife do EB, a fim de verificar se ele pode, ou poderá cuidar com uma "criança" como esta aqui... :mrgreen:

Imagem
http://www.blogcdn.com/www.autoblog.com/media/2008/06/23_mercedes_benz_zetros_off_road_truck_9.jpg

abs.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#780 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 03, 2012 7:39 pm

Verdadeiros militares que infelizmente jamais chegaremos a ver em operação no Brasil. Mesmo com fábricas aqui.

IVECO
http://www.ditzj.de/assets/images/iveco/dkarmee/astra320e32dkarmee01.jpg

MAN
http://www.armyrecognition.com/europe/Hongrie/exhibition/Kecskemet_2007/pictures/Man_Truck_HX_32.440_8x8_Kecskemet_2007_Air_Show_Hungary_001.jpg

MB
http://farm5.staticflickr.com/4013/4609113335_fa0cbf5342_z.jpg

TATRA
http://www.tatratrucks.com/cache/images/galleryPreviewBig/tatra_790r99_kontejner.jpg

abs. :(

Carpe Diem
Responder