![Twisted Evil :twisted:](./images/smilies/icon_twisted.gif)
Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)
Moderador: Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38958
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5983 vezes
- Agradeceram: 3363 vezes
Re: Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)
Eu estou quase que com uma vontade de ligar para o TCU... ![Twisted Evil :twisted:](./images/smilies/icon_twisted.gif)
![Twisted Evil :twisted:](./images/smilies/icon_twisted.gif)
Carpe Diem
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 5001
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1231 vezes
- Agradeceram: 734 vezes
Re: Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)
Não passe vontade! Faz mal pra saúde.FCarvalho escreveu: Dom Mar 26, 2023 3:10 pm Eu estou quase que com uma vontade de ligar para o TCU...![]()
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- Viking
- Avançado
- Mensagens: 551
- Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 335 vezes
Re: Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)
FIGHTERCOM escreveu: Seg Mar 27, 2023 8:36 amNão passe vontade! Faz mal pra saúde.FCarvalho escreveu: Dom Mar 26, 2023 3:10 pm Eu estou quase que com uma vontade de ligar para o TCU...![]()
Abraços,
Wesley
![[018]](./images/smilies/018.gif)
![[018]](./images/smilies/018.gif)
![[018]](./images/smilies/018.gif)
![[018]](./images/smilies/018.gif)
![[018]](./images/smilies/018.gif)
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 5001
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1231 vezes
- Agradeceram: 734 vezes
Re: Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)
Sobrou até para a AEL...
La Marina de Brasil fulmina el proyecto KC-2 12 años después y sin haber recibido ningún avión
https://www.infodefensa.com/texto-diari ... -entregada
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7820
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2701 vezes
- Agradeceram: 1103 vezes
Re: Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)
Antes tarde do que nunca, esqueleto de uma época que a Mb sonhava em ser uma USNAVY...
Agora falta aposentar os A-4, o último esqueleto que falta por no caixão.
Agora falta aposentar os A-4, o último esqueleto que falta por no caixão.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- Viking
- Avançado
- Mensagens: 551
- Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 335 vezes
Re: Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)
J.Ricardo escreveu: Sex Mar 31, 2023 10:15 am Antes tarde do que nunca, esqueleto de uma época que a Mb sonhava em ser uma USNAVY...
Agora falta aposentar os A-4, o último esqueleto que falta por no caixão.
Concordo plenamente. Minha visão quanto a existência do VF 1 evoluiu. Sou da opinião que deve ser simplesmente extinto e que a FAB deveria tomar vergonha na cara e dotar o 1º GAvCa de F39 com misseis RBS 15 para a realização de ataque aeronaval.
Sds
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38958
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5983 vezes
- Agradeceram: 3363 vezes
Re: Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)
Vamos lembrar mais uma vez um fato histórico. A FAB nunca quis, e não quer, saber de missão de apoio e cobertura aérea à esquadra. Seja com Mirage III, F-5, A-1 ou Super Tucano. E vai continuar assim com os ralos Gripen E\F que vier a receber. Sequer o RBS-15 foi contratada a sua compra no lote de armas para o primeiro, e até agora único, lote destes caças. Então, tirem da cabeça essa ideia estapafúrdia de FAB operar seus caças em pró dos navios da marinha. Não vai acontecer. O máximo que irá ocorrer no caso da extinção, também, do VF-1 é um olhar de desdém e aquela risadinha debochada de canto de boca dos brigadeiros.
Um dos motivos, dentre muitos, de a MB rever a sua aviação de asa fixa foi justamente estar ciente do fato acima. E isso foi causa, como a maioria aqui sabe, de longa "guerra" entre ambas as forças e que resultou na recriação da aviação de asas fixa na marinha; como reza a doutrina de guerra naval moderna, nos últimos 80 anos, é um princípio basilar que uma frota não se faz ao mar sem a devida cobertura aérea. Do contrário, é caixão, caso o inimigo tenha esta capacidade, ainda que mantida e operada do litoral. E se houver Nae no meio, então é melhor dar meia volta, ou nem sair do porto.
Enfim, uma visão de curtíssimo prazo, e pouco abrangente da realidade geopolítica do AS e do nosso entorno estratégico não pode ser tratada de modo passional, e muito menos com o costumeiro azedume político e ideológico da conversas de rede social. Há de se pensar além deste viés míope da política nacional, não raras vezes tacanho e mesquinho.
A MB dispôs no PEM 2040 as suas necessidades, as quais desde o seu lançamento o poder político fez e faz caso até hoje. Nele estão incluídos o SISGAAZ, a aviação naval, a esquadra, os meios auxiliares e de apoio, a patrulha naval e fluvial, etc. Mas nada disso suscitou quem de obrigação mudar o status quo orçamentário da MB no sentido de rever, e ampliar, a sua capacidade de investimento e manutenção de uma marinha realmente capaz, e não apenas uma ideia, um desejo de uns poucos que entendem e reconhecem a sua importância.
Sejamos honestos, não adianta ficar reclamando só da administração naval quando ela faz o que entende ser o necessário à ela para atender as missões que lhes são impostas pela constituição e por um enorme corolário de leis e ordenamentos jurídicos que a obriga a realizar uma lista enorme de missões\tarefas, mas sem impositivo o amparo político, financeiro e orçamentário para tanto.
A marinha errou em muitas coisas, e continua errando. Mas com certeza ela não faz isso sozinha. Defesa não é uma responsabilidade apenas e tão somente das ffaa's. Se assim fosse, talvez, e bota talvez nisso, não vivêssemos o descalabro de sempre nesta área.
Um dos motivos, dentre muitos, de a MB rever a sua aviação de asa fixa foi justamente estar ciente do fato acima. E isso foi causa, como a maioria aqui sabe, de longa "guerra" entre ambas as forças e que resultou na recriação da aviação de asas fixa na marinha; como reza a doutrina de guerra naval moderna, nos últimos 80 anos, é um princípio basilar que uma frota não se faz ao mar sem a devida cobertura aérea. Do contrário, é caixão, caso o inimigo tenha esta capacidade, ainda que mantida e operada do litoral. E se houver Nae no meio, então é melhor dar meia volta, ou nem sair do porto.
Enfim, uma visão de curtíssimo prazo, e pouco abrangente da realidade geopolítica do AS e do nosso entorno estratégico não pode ser tratada de modo passional, e muito menos com o costumeiro azedume político e ideológico da conversas de rede social. Há de se pensar além deste viés míope da política nacional, não raras vezes tacanho e mesquinho.
A MB dispôs no PEM 2040 as suas necessidades, as quais desde o seu lançamento o poder político fez e faz caso até hoje. Nele estão incluídos o SISGAAZ, a aviação naval, a esquadra, os meios auxiliares e de apoio, a patrulha naval e fluvial, etc. Mas nada disso suscitou quem de obrigação mudar o status quo orçamentário da MB no sentido de rever, e ampliar, a sua capacidade de investimento e manutenção de uma marinha realmente capaz, e não apenas uma ideia, um desejo de uns poucos que entendem e reconhecem a sua importância.
Sejamos honestos, não adianta ficar reclamando só da administração naval quando ela faz o que entende ser o necessário à ela para atender as missões que lhes são impostas pela constituição e por um enorme corolário de leis e ordenamentos jurídicos que a obriga a realizar uma lista enorme de missões\tarefas, mas sem impositivo o amparo político, financeiro e orçamentário para tanto.
A marinha errou em muitas coisas, e continua errando. Mas com certeza ela não faz isso sozinha. Defesa não é uma responsabilidade apenas e tão somente das ffaa's. Se assim fosse, talvez, e bota talvez nisso, não vivêssemos o descalabro de sempre nesta área.
Carpe Diem
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7820
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2701 vezes
- Agradeceram: 1103 vezes
Re: Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)
Eu já acredito que a FAB não toma para sí essa missão pois a MB agarrou ela e compromete seu orçamento com isso, muito melhor seria gastar o mesmo com uma aviação de patrulha com um mix de drones (dando um up na indústria nacional) e aviões de patrulha, bobear fica até mais barato que manter os já idosos A-4.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 14024
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 780 vezes
- Agradeceram: 2451 vezes
Re: Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)
O ideal seria a transferência dos P-3AM pra MB e assim reinventar o VF-1 como uma força de patrulha e ataque naval baseada em terra, com patrulheiros de médio e grande porte em conjunto com drones.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38958
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5983 vezes
- Agradeceram: 3363 vezes
Re: Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)
Como eu disse antes, historicamente a FAB nunca se interessou, e nunca teve meios, para suportar as operações de apoio à esquadra. Isso é conhecimento público e notório. O exemplo mais simples e objetivo disso foi o projetado AMX equipado com mísseis anti navio que nunca se materializou. Menos por falta de verbas do que de interesse dos brigadeiros.J.Ricardo escreveu: Seg Abr 03, 2023 5:04 pm Eu já acredito que a FAB não toma para sí essa missão pois a MB agarrou ela e compromete seu orçamento com isso, muito melhor seria gastar o mesmo com uma aviação de patrulha com um mix de drones (dando um up na indústria nacional) e aviões de patrulha, bobear fica até mais barato que manter os já idosos A-4.
A MB não retomou a asa fixa de caça por birra ou concorrência, mas por querer amparar de forma independente da boa vontade, ou a falta dela, da FAB em prestar o apoio necessário e impositivo às operações aéreas que a doutrina de guerra naval moderna prediz. Mas como é tradição no Brasil começar e não terminar quase tudo que se faz na administração pública, temos esse imbróglio aí com os A-4, que nos planos da MB já deveriam estar no museu naval há muito tempo. Mas esta não é a realidade.
E sim, a MB quer ter a sua própria aviação de patrulha, como aliás está descrito no projeto do SISGAZ. E como já foi muito discutido aqui, não chegou-se a um consenso com a FAB porque esta última aquiesceu ceder os P-3 mas não os recursos financeiros para a sua operação. Até aí tudo normal em um país em que cada instituição pública é extremamente avarenta em relação ao próprio orçamento.
Bom, qual é hoje a importância, e a prioridade, que se dá à implantação do SISGAAZ, que em relação aos seus vetores áreas conta com aviões de patrulha, VANT em diferentes categorias, helos e demais meios aéreos de apoio? Até agora o projeto da marinha sequer conseguiu sair da fase de concepção conceitual. E é um projeto tão grande e complexo quanto SISCEAB e SISFRON. Mas isso parece não empolgar ninguém em Brasília ou em qualquer outro lugar.
Porque dinheiro para tirar este sistema - e todos os seus vetores aéreos, terrestres e navais - do papel que é bom, nada. E não existe sequer horizonte para isso.
Carpe Diem
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1928
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 836 vezes
- Contato:
Re: Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)
DO Nº 98, quarta-feira, 24 de maio de 2023 Pagina 24
AVISO DE PENALIDADE
Processo NUP: 63003.002125/2021-05
Contratada: Marsh Aviation Company.
Contratante: Diretoria de Aeronáutica da Marinha.
Objeto: Aplicação das penalidades de multa compensatória e suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com o Comando da Marinha, pelo prazo de 2 (dois) anos, nos termos dos incisos II e III, do art. 87, da Lei 8.666/1993, bem como da Cláusula Décima Oitava do Contrato 43000/2011-11/00, conforme teor da Portaria nº 42/DAerM, de 23 de maio de 2023.
Em 23 de maio de 2023
https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... h-aviation
abs.
arcanjo
DIRETORIA-GERAL DO MATERIAL
DIRETORIA DE AERONÁUTICA
AVISO DE PENALIDADE
Processo NUP: 63003.002125/2021-05
Contratada: Marsh Aviation Company.
Contratante: Diretoria de Aeronáutica da Marinha.
Objeto: Aplicação das penalidades de multa compensatória e suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com o Comando da Marinha, pelo prazo de 2 (dois) anos, nos termos dos incisos II e III, do art. 87, da Lei 8.666/1993, bem como da Cláusula Décima Oitava do Contrato 43000/2011-11/00, conforme teor da Portaria nº 42/DAerM, de 23 de maio de 2023.
Em 23 de maio de 2023
Contra-Almirante EMERSON GAIO ROBERTO Diretor
https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... h-aviation
abs.
arcanjo
- gusmano
- Sênior
- Mensagens: 1995
- Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
- Agradeceu: 275 vezes
- Agradeceram: 207 vezes
Re: Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)
Oxi... não foi a MB que desencanou / cancelou? Agora rola uma penalidade contra a Marsh? confuso...
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62208
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6507 vezes
- Agradeceram: 6874 vezes
- Contato:
Re: Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)
No fim das contas alguém ainda vai descobrir que essa novela mexicana só rendeu foi muito jabá para alguma panelinha estreluda de branco, porque a esta altura um punhadinho de aviões pra lá de obsoletos já deve estar custando mais do que um par dessas fravetas, completas.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- P H
- Intermediário
- Mensagens: 239
- Registrado em: Qua Jun 18, 2014 6:24 pm
- Localização: São Paulo
- Agradeceu: 22 vezes
- Agradeceram: 26 vezes
Re: Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)
No final o KC-2 foi cancelado de vez? As células que estavam em modernização do EUA foram vendidas ou estão com a MB?
Raphael