F-16I (BR?)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
amx2000
Avançado
Avançado
Mensagens: 628
Registrado em: Sex Dez 08, 2006 3:33 pm

#766 Mensagem por amx2000 » Sex Jul 06, 2007 9:59 pm

PRick escreveu:
amx2000 escreveu:

Certo, mas os papagaios estao falando, que estes tambem vao vir com uma quantidade expressiva de armamentos .


Entao fica meio dificil de comparar, pois nao temos os dados deste novo pacote, mas 60m por aviao, dependendo do vem dentro eh um bom preco.

Abracos.


Ps:Obrigado por postar a proposta antinga, eh bom rever a historia


:wink:


VIXI! :shock:

Os bichos emplumados, viraram papagaios!! Ainda bem que não estão chamando eles de Urubus. :twisted: :twisted:

[ ]´s



Eh, eu robei esta ideia do companheiro Chaves. [018] [018]



Ate+




Imagem
Avatar do usuário
wuriburu
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: Qua Jul 04, 2007 12:35 pm

#767 Mensagem por wuriburu » Sex Jul 06, 2007 10:14 pm

Disculpe mi interferencia, mais em que ha quedado la intençao da FAB de aquirir o F-16?




Eu penso....

Imagem
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#768 Mensagem por Dieneces » Sex Jul 06, 2007 10:22 pm

wuriburu escreveu:Disculpe mi interferencia, mais em que ha quedado la intençao da FAB de aquirir o F-16?
Somente especulações , mas cada vez mais calientes , Wuriburu.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
wuriburu
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: Qua Jul 04, 2007 12:35 pm

#769 Mensagem por wuriburu » Sex Jul 06, 2007 10:25 pm

Dieneces escreveu:
wuriburu escreveu:Disculpe mi interferencia, mais em que ha quedado la intençao da FAB de aquirir o F-16?
Somente especulações , mas cada vez mais calientes , Wuriburu.


Obrigado, Dieneces. Estas especulaçoes referem ao F-16 Bloco 50+ ou ao F-16 Bloco 15 com MLU?




Eu penso....

Imagem
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#770 Mensagem por Sniper » Sex Jul 06, 2007 10:26 pm

wuriburu escreveu:
Dieneces escreveu:
wuriburu escreveu:Disculpe mi interferencia, mais em que ha quedado la intençao da FAB de aquirir o F-16?
Somente especulações , mas cada vez mais calientes , Wuriburu.


Obrigado, Dieneces. Estas especulaçoes referem ao F-16 Bloco 50+ ou ao F-16 Bloco 15 com MLU?


Block 50 :wink:




Imagem
Avatar do usuário
wuriburu
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: Qua Jul 04, 2007 12:35 pm

#771 Mensagem por wuriburu » Sex Jul 06, 2007 10:30 pm

Guau... ! Eu espero que la Argentina seja otra adquirente do F-16. Argentina e Brasil debem ter a misma politica de defesa.

Saudes




Eu penso....

Imagem
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#772 Mensagem por Dieneces » Sex Jul 06, 2007 10:47 pm

wuriburu escreveu:Guau... ! Eu espero que la Argentina seja otra adquirente do F-16. Argentina e Brasil debem ter a misma politica de defesa.

Saudes
Empezemos entonces , hermano ...vamos a sacar afuera el Chavo del Mercosur...o mejor , no dejar-lo entrar... :twisted: :D




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Beronha
Sênior
Sênior
Mensagens: 2954
Registrado em: Ter Mar 27, 2007 5:37 pm
Agradeceram: 7 vezes

#773 Mensagem por Beronha » Sex Jul 06, 2007 10:51 pm

Cá entre nós... como sera a simpatia dos militares argentinos pelo chaves?




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#774 Mensagem por Bolovo » Sex Jul 06, 2007 10:56 pm

Sniper escreveu:
PRick escreveu:Mas voltando ao F-16, aonde podemos encontrar maiores informações sobre as versões oferecidas na concorrência da Índia?

[ ]´s


X 2 ! :D

Although India initially sent the RFI for the F-16C/D Block 52+, the US has also offered the sale of F-16 Block 70. There are also reports that the F-16I 'Soufa' may be entered into bidding as well, given India's close ties with Israel. There are reports that if chosen, India may collaborate with Israel and USA to develop a customized version of the F-16, similar to the Su-30MKI program. However, as of now, these are just speculative reports.

Reports indicate that the Indian Air Force is not too keen on buying the F-16, since the Pakistan Air Force operates the same type, and, having had exercises along with F-16s of the USAF, RSAF and other forces, the capabilities of the F-16 appear to be similar to the Mirage-2000s that the IAF operates. The F-16 is also more prone to pilot errors than the Mirage-2000H, which would also work against the F-16s favor.

http://en.wikipedia.org/wiki/Indian_MRCA_Competition#F-16C.2FD_Block_52.2B.2F60




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#775 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Jul 06, 2007 11:57 pm

Eis porque acho muito difícil um F-16BR com radar ELTA 2052:

Not on U.S. fighters

As for potential customers of the new radar, industry officials acknowledged that U.S. government restrictions prevent Elta or its parent company, Israel Aircraft Industries Ltd., from integrating the new radar in U.S. F-16 and F-15 fighters flown by the Israel Air Force. Similarly, the planned U.S. F-35 Joint Strike Fighter is not a candidate for the EL/M 2052, since the Pentagon is insisting that only a home-grown U.S. radar will be offered with the new aircraft.

Livnat said Elta’s principal focus for the EL/M 2052 is the international fighter upgrade market. He noted that preliminary market forecasts indicate that hundreds of fighter platforms could be made available for significant upgrades over the next 10 years.

However, Livnat emphasized that Elta is just now beginning to market the new radar, and therefore has no specific customer nation or fighter aircraft within its grasp.

“We don’t want to rule out any platform, since we have experience in adapting our radars to many different platforms. It all depends on the countries that may choose to upgrade existing fleets for the air superiority and advanced strike role instead of purchasing new aircraft,” he said.

When asked about the new Elta radar, a senior executive from Lockheed Martin, prime contractor for the F-16 as well as the planned F-35, insisted that Elta would not be able to offer the EL/M 2052 on any American aircraft without the express approval of U.S. airframe manufacturers and the U.S. government.

Interviewed during a visit to Israel on March 28, the Lockheed Martin executive said: “The Israelis can’t add a radar to their own F-16s or any F-16s on the market, for that matter, without permission from Lockheed Martin and the U.S. government. Without approval to provide the software interface, those aircraft cannot be supported … and I seriously doubt that there will be a change in U.S. policy regarding software source codes anytime in the foreseeable future.”

Source: isrjournal.com


A tendência é: nada de AESA e nada de código fonte.

[]'s




Alberto -
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#776 Mensagem por orestespf » Sáb Jul 07, 2007 12:16 am

Olá amigos do DB,

tenho postado pouco devido ao trabalho, mas tenho acompanhado as discussões "calorosas".

Tenho os prováveis valores da negociação, mas não tenho autorização para divulgá-las. Sinto por isso. Parece que estou blefando mesmo...

Em linhas gerais, só posso dizer o seguinte: existem dois montantes, um para os caças "pelados" (pouco mais do que se especula aqui), e outro para o "restante" (motores extras, armamentos, treinamentos, etc.).

O valor do "restante" supera em cerca de 50% ao valor disponível para os caças "pelados" (valor total). Ou seja, considerando os dois montantes, o valor unitário é 150% maior do que se especula aqui.

Mas tem alguns "poréns" (sempre o tal do "porém"... rsrs):

1) Pedi a minha fonte para confirmar os valores, recebi um ok. Mas ainda tenho minhas dúvidas, mesmo com uma fonte de "porte".

2) Por mais que eu tenha certeza da negociação, acho que uma desconfiança vale apena. Na "reta final", contra-informações "intencionais" existem aos montes.

3) Confirmaram-me que a proposta solicitava um radar AESA, mas não sei qual ainda. Mais uma vez, tenho minhas dúvidas.

4) Os códigos fontes serão liberados, independente do radar. Isto pode sugerir algo...

5) Talvez a parte mais interessante seja o "leque" de armas incluído no pacote. Podem viajar, mas evitem exageros. rsrsrs


Se lembrar mais alguma coisa, informo depois.


Saudações,

Orestes




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#777 Mensagem por Bolovo » Sáb Jul 07, 2007 12:17 am

Eu acho que é meio difícil ter um F-16 novo de fábrica com radar israelense, mas nada impede de você modernizar um usado e colocar um 2052 da vida. O birra dos oficiais hebreus era de querer colocar o 2032 no F-16I, não conseguiram, voam com o APG-68(V9), porém os F-16A modernizados (padrão ACE, quase um padrão BR da vida) voam com esse radar. Mas isso é só um jogo de raciocínio meu. Ano passado, naqueles tópicos intermináveis sobre a FACh, eu citei que a FAB poderia fazer um mix de F-16 novos (no padrão I/BR) e F-16 usados (A ou C, modernizados no padrão ACE/BR), assim como fez o Chile. Não sei a validade disso hoje, com a conjectura atual, mas como disse, foi só uma ilusão minha.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#778 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Jul 07, 2007 12:23 am

Bolovo escreveu:Eu acho que é meio difícil ter um F-16 novo de fábrica com radar israelense, mas nada impede de você modernizar um usado e colocar um 2052 da vida. O birra dos oficiais hebreus era de querer colocar o 2032 no F-16I, não conseguiram, voam com o APG-68(V9), porém os F-16A modernizados (padrão ACE, quase um padrão BR da vida) voam com esse radar. Mas isso é só um jogo de raciocínio meu. Ano passado, naqueles tópicos intermináveis sobre a FACh, eu citei que a FAB poderia fazer um mix de F-16 novos (no padrão I/BR) e F-16 usados (A ou C, modernizados no padrão ACE/BR), assim como fez o Chile. Não sei a validade disso hoje, com a conjectura atual, mas como disse, foi só uma ilusão minha.


Bolovo, você tem uma confirmação para esse trecho?

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

#779 Mensagem por A-29 » Sáb Jul 07, 2007 12:24 am

PRick escreveu:Com a hipótese, de termos uns 24 F-16I, 12 M-2000C, 45 F-5M e 54 AMX´s, fora os R-99 e ALX´s, somados aos 23 AF-1 e uns 14 F-18A(MLU com radar APG-73)ou F-18C. Ficaríamos com sobras em relação a qualquer País da AL.

[ ]´s


Oi Prick!

Pela lógica acredito que não haveria como os F-16 simplesmente se somarem ao que temos hoje. Se a compra for realmente para ontem, e as entregas realmente forem para menos de dois anos, algo que me custa a acreditar, isso significa que não seria possível criar um esquadrão novo para receber os caças. Para mim, significa dizer que eles viriam substituir ou ou M2000, ou os AMX ou os F-5.

Não acredito na substituição imediata dos F-5, pois apesar de limitado o resultado não ficou ruim, e tem se investido muito no treinamento dos esquadrões, inclusive pelos dois poderosos simuladores já instalados.

Substituir os M2000 é possível, mas acho que sobrecarregaria o GDA, que ainda nem recebeu o lote todo, além de permitir a chiadeira (com razão) da oposição, já que estaríamos trocando um vetor recém recebido. Como o governo justificaria os mais de R$ 200 mi gastos nesses Mirage?

Por isso acredito que a solução mais lógica seria substituir os AMX, mais especificamente os de Santa Cruz, ao mesmo tempo em que se preparava a transferência do esquadrão para a região norte.

Os AMX desativados de Santa Cruz dariam uma folga para escolher os melhores disponíveis (aí incluídos os de Santa Maria), que seriam submetidos a uma modernização menos ambiciosa para servirem de LIFT em Natal no lugar dos xavantes, começando a sair da linha de frente da FAB.

E, dando crédito aos boatos, logo em seguida viria outro lote de F-16, que serviriam para substituir os AMX de Santa Maria, dos quais, havendo interesse, poderiam ser destinados mais alguns para modernização e LIFT em Natal.

E ainda teríamos uma boa desculpa para jogar para a "torcida" bolivariana: "Mas só estamos substitindo um jato de ataque por outro" :lol:

Mas isso tudo aí em cima não passa de um pequeno exercício de lógica. Ainda não estou lá muito convencido da conveniência da aquisição desses F-16 :?




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#780 Mensagem por Bolovo » Sáb Jul 07, 2007 12:25 am

projeto escreveu:
Bolovo escreveu:Eu acho que é meio difícil ter um F-16 novo de fábrica com radar israelense, mas nada impede de você modernizar um usado e colocar um 2052 da vida. O birra dos oficiais hebreus era de querer colocar o 2032 no F-16I, não conseguiram, voam com o APG-68(V9), porém os F-16A modernizados (padrão ACE, quase um padrão BR da vida) voam com esse radar. Mas isso é só um jogo de raciocínio meu. Ano passado, naqueles tópicos intermináveis sobre a FACh, eu citei que a FAB poderia fazer um mix de F-16 novos (no padrão I/BR) e F-16 usados (A ou C, modernizados no padrão ACE/BR), assim como fez o Chile. Não sei a validade disso hoje, com a conjectura atual, mas como disse, foi só uma ilusão minha.


Bolovo, você tem uma confirmação para esse trecho?

[]'s

Se a IAF o tem, isso eu não sei, mas é o programa proposto pela IAI.

The F-16 Ace Upgrade offers:

* IAI/Elta EL/M-2032 fire control radar


http://www.iai.co.il/Default.aspx?docID ... 68&lang=en


Nada impede trocar 2032 pelo 2052... :wink:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder