kirk escreveu:Pois é caro Marechal ... eu concordo com essa parte que grifei ... mas olha só, o slide que apontou como referência que Rafale sobe mais rápido do que o Gripen, diz também que o Rafale sobe mais rápido que o Typhoon ...
Tem razão, o slide mostra valores errados, é um slide de marketing.
Agora me diz, se esse slide está em um site do governo suíço, o relatório veio do governo suíço, e a decisão final que diz que o Gripen não é o melhor, mas é o mais barato também está em um site suíço, por que um (ou melhor, uma parte de um, a parte que diz que "não é o melhor" vocês ignoram) é válido e os outros documentos não?
kirk escreveu:Pelo que eu saiba, posso estar errado, é a pressurização da cabine (cockpit) que conta, é inclusive exigência brasileira uma melhor pressurização e novo sistema de oxigênio para voos em mais alta altitude no Gripen NG.
que eu saiba o cockpit não é pressurizado, pressurizar o cockpit com uma "janela" daquele tamanho acarretaria em custos e riscos desnecessários, só o traje do piloto é pressurizado.
E sim, a FAB pediu a adição do equipamento necessário para pressurizar o traje, mas é algo que poderia ser instalado em qualquer avião, algumas forças aéreas acham que o custo não vale a pena, a altitude de operação típica dos caças é bem abaixo dos 50 mil pés.
kirk escreveu:Aeronaves que voam supercruise conseguem manter altas velocidades por um período e distancias bem maiores, além da economia de combustível, causa menos assinatura IR.
E voam a velocidades subsônicas por uma distância e tempo muitíssimo maior.
É sério, na velocidade de cruzeiro o combustível interno do Gripen E dura quase 3 horas, no supercruzeiro cerca de 30 minutos e com pós combustor 10 minutos, na prática o que acontece é que todos voam em velocidade subsônica até encontrar uma ameaça ai ligam o pós-combustor, supercruzeiro não é realmente usado.
kirk escreveu:Não colega, você mesmo apontou a taxa de subida, no Rafale está maior que no Eurofighter ... esse relatório foi criado com vencedor pré-escolhido ... valor dele é zero ... mesmo porque os sensores do Rafale não são nada disso ... datalink com via única, uma séria de defasagens do radar, aliás, o radar de mnor diâmetro entre caças de 4ªG ... deficiência de geração de energia eletrica ... enfim ... nem uma porra de um HMD esse avião tem ... como pode ter sensores melhores do que Eurofighter e Gripen ???
que eu me lembre o diâmetro do radar do Rafale é de 70cm contra 60 cm do Gripen.
E na concorrência suíça, quando o primeiro documento foi feito, o Rafale era o único com um radar eletrônico, e nenhum dos três tinha HMD, o que você dizia sobre sensores mesmo?
E a propósito, aparentemente a Boeing deixou a concorrência dizendo "estava escrito que eles queriam o Gripen", se havia um vencedor pré-escolhido, não era o Rafale.
kirk escreveu:""DIZEM né ? "" ... então, dizem coisas do arco da velha ... o relatório suíço é amplamente utilizado contra o Gripen ... mas o que o condena é a falta de noção em relação às analises comparativas contra o Eurofghter ... deu na cara que fizeram merda ... deu na cara que de técnico esse relatório não tem nada ... além do fato de "vazarem" somente informações que "interessam" ...
E isso dito pouco antes de uma longa discussão sobre radares e RCS que ignora completamente o desempenho das aeronaves...
Ei, estão fazendo o mesmo que o relatório suíço fez, alias, estão fazendo muito pior, estão ignorando completamente o desempenho das aeronaves por aqui, e você ainda critica o relatório por dar pouco peso a performance do Eurofighter? suas alegações não fazem o mínimo sentido.
kirk escreveu:Inclusive, leu o que postou o knight ??? Dassault em desespero, oferecu os mesmos 22 Rafales pelo mesmo preço dos Gripens ... E OS SUÍÇOS NÃO QUISERAM !!!
No lugar dos suíços eu também diria não.
Mas o motivo não tem nada a ver com o avião em si, se abriu uma concorrência, cada um fez sua proposta e depois do resultado quer mudar as regras do jogo? A resposta é NÃO, e quem cede a isso se chama PUTA, os suíços fizeram muito bem em manter sua credibilidade e não alterar as regras do jogo.
Alias, os franceses a pouco venderam Rafales a mais de 200 mi cada, por que dariam esse descontão aos suíços? Não seria só uma jogada política de quem tinha a certeza que os suíços não cederiam?
E antes que você fale, sim, eu acho o Sarkozy um grande FDP e também acho o Rafale caro pra burro, mas isso não desqualifica a aeronave em absolutamente nada, foi só o Sarkozy sair e o Rafale desencalhou.
kirk escreveu:Se o cliente pediu É PORQUE NÃO TEM TAIS FUNCIONALIDADES ... então colega, o que eu disse tá valendo ... Rafale não tem :
O Gripen NG também não tem, sabe por que não tem? Porque não existe, mas terá, tudo o que a FAB pedir e pagar.
Bem vindo ao mundo real, onde caças são vendidos e customizados para os clientes, desde que esses paguem.
kirk escreveu:Cara, quem mencionou o Gripen nessa história ? ... o amigo tá bitolado em Gripen !
Deixa eu ver
- Título do tópico: "TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG"
- Origem da discussão: Kirk não concorda que Gripen e Rafale tem qualidades proporcionais ao seus custos
Quem mencionou Gripen? Você! É sobre ela a discussão!
kirk escreveu:Os EAU queriam pelo menos a mesma performance do F-16 BL 60 ... o Rafale não entrega e ponto.
Os EAU queriam o mesmo alcance de radar do APG-80 e que a aeronave fosse a mesma operada pela força aérea francesa, mas não queriam pagar por isso.
Levaram Eurofighter, com um bom radar mecânico.
E não levaram Gripen, cuja droga do radar mecânico nem se compara ao CAPTOR, CAESAR, RBE2, RBE2-AA ou APG-80.
E o Raven AESA? Ainda não existe.
kirk escreveu:E essa conversa "é possível" blá, blá, blá ... coloque as REFERÊNCIAS não me venha com "eu acho" "é possível" "eu penso" ... pare com afirmações sem pé nem cabeça, por favor. Ou fale e prove ou não fale !
Foi o general francês que disse que é possível.
kirk escreveu:Aumento de potência é igual a maior vulnerabilidade ... você tá careca de saber disso !
Sei muito bem disso, sei inclusive que um radar com potência na faixa dos kW será detectado até onde a curvatura da terra permitir, por isso não faz diferença um pouco de potência a mais ou a menos.
Mas você parece não saber disso e, inclusive, não sabe que se um equipamento suporta maior potência ele também pode ser ligado com menos potência, ninguém fica surdo com um alto-falante de 10 mil Watts, é só reduzir o volume.
kirk escreveu:As soluções não estão prontas e nem em projeto ... então o que eu disse está CORRETO !
E o Gripen NG não existe.
kirk escreveu:O Rafale foi a proposta mais cara e onerosa do FX-2 sem nenhuma customização ... assim, tais modificações inviabilizam ainda mais esse projeto, como atestaram os EAU.
No FX-2, o Rafale teria customizações, e teria ToTs, ele nem participaria sem isso.
Até o SH teria customizações.
kirk escreveu:Cara o EWS-39 sozinho já é muito superior ao Spectra, insuficiente numa análise mais acurada como pode observar ... para o Gripen E/F todo o sistema de contra-medidas ainda estará integrado entre TODOS OS CAÇAS através do "Sistema integrado de guerra eletrônica (MFS-EW)" com "360º coverage" ... coisa que o Rafale NEM SONHA ... nem mesmo tem datalink com tais capacidades ...
Será que você seria capaz de apontar quais as capacidades de cada suíte EW?
Deixa eu adivinhar, não, você não consegue, você não tem a menor ideia do que cada um deles é capaz de fazer, então como você afirma que o Rafale nem sonha com alguma coisa? O SPECTRA é considerado uma das melhores suítes de EW do mundo e ainda assim, muito do que ele é capaz ou não de fazer é confidencial, quais suas fontes para afirmar que o EWS-39 é melhor? Quais as provas? Absolutamente nada?
kirk escreveu:Ficou em último lugar na análise técnica !
Cadê o documento? Ou a prova de que ficou em último é que alguém disse que fulano disse que ciclano disse que um oficial do FAB disse que a Eliane Catanhade disse que ficou?
Coloque o link do documento ou essa afirmação não tem valor nenhum.
Lembrando que, ao contrário do documento vazado da FAB, no caso suíço existe uma evidência concreta de que o documento deu o Rafale como vencedor.
kirk escreveu:Como pôde observar ... eu não inventei nem aumentei nada ... tá tudo ai ... obrigado por postas as declarações do Gal Silvy !
Notei que você só copiou o texto do jornalista, mas o jornalista alterou completamente o teor das declarações do General.
E não me agradeça por postar as declarações dele, a fonte é sua! isso só prova que você não leu sua própria fonte.