TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Carlos Lima
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76396 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 15, 2015 8:37 pm

kirk escreveu:
Carlos Lima escreveu: Kirk,

O Typhoon não está parado no tempo e não vai ficar parado no tempo, né? O Gripen E é um upgrade de um avião que já está voando aí a bastante tempo também.

E sim, quando o Typhoon ficou operacional o F-35 já existia sim.

[]s
CB_Lima
Lima ninguém sai fazendo upgrades seguidos, isso inviabiliza a operação da aeronave e joga o custo de HV para centenas de milhares de dólares ... isso simplesmente não existe ...

O Gripen NG é um upgrade ??? ... como assim ??? não é um caça novo ??? não existe e tal ?

O Gripen NG na minha visão é um projeto novo ... se for reprojetar o Eurofighter inteiro eu vou concordar ... mas isso nunca acontece ...
Tudo bem... você pode ter a sua visão com relação ao Gripen... ficamos assim :) .

Enfim,

O Typhoon está recebendo constante atualizações de software e em breve estará recebendo AESA. Aeronaves de 4 geração são projetadas exatamente para isso... atualizações constantes.

Quando as atualizações são mais dramáticas, temos os MLUs (Trenchs) da vida.

Mas no caso do Typhoon o mesmo inclusive já voou com alterações aerodinâmicas na sua fuselagem para facilitar várias operações.

De um modo geral na 4 geração a filosofia é diferente. Atualizações constantes fazem parte do projeto desde sempre, e da maneira que a eletrônica muda e evoluí, na verdade Barateiam os custos ao invés de encarecê-los, pois o que você coloca no avião hoje em termos de eletrônica, logo logo estará obsoleto e vai custar uma fortuna para manter no futuro.

Ou seja... é o oposto do que você está dizendo.

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76397 Mensagem por LeandroGCard » Ter Set 15, 2015 8:39 pm

kirk escreveu:Não necessariamente Leandro, um AESA emite muito, mas muito menos que um PESA.
Mas o de uma aeronave AEW emite muita energia, ainda assim.
Não Leandro, nisso o amigo errou na premissa ... o radar do AVACS não depende da emissão dos caças inimigos para enxerga-lo ... vê o inimigo pelo seu RCS que no caso hipotético do inimigo ser da família "SU" é um RCS considerável é poderá ser identificado pelo R-99 a centenas de km mesmo com radar em off.
Eu havia entendido errado seu comentário, achei que estava falando do AEW em modo de escuta passiva.

Mas de qualquer forma, o alcance do Erieye é de 450Km, e o do míssil R-37M é de 400 Km. Como em geral os RWR podem detectar as emissões do radar a distâncias maiores que a capacidade de detecção deste (pois trabalham com um sinal 4 vezes mais forte e não tem que se preocupar com rastreio), os Su-35 saberão onde está o R-99 quando entrarem no alcance de detecção deste, e terão que avançar apenas 50 km para estar em posição de disparo. A Mach 2 isso significa somente cerca de 1,25 min de vôo para os Su-35. Para proteger a aeronave AEW o Gripen-NG mais avançado deveria estar no máximo a 300 Km dos Su-35, e em uma região estreita do espaço, o que o colocaria em condições que facilitariam sua detecção pelo radar dos Sukhoi.

É uma situação nada confortável para o R-99, o único que não pode se afastar em alta velocidade se ameaçado.

A situação acima está simplificada, na prática nenhum dos mísseis poderá utilizar o alcance máximo (pois os aviões sob ataque se afastarão e o alcance real será muito menor) e haverá outras complicações, como mudanças de altitude. Mas dá para ter uma ideia de como a coisa não é assim tão bem definida a favor da combinação Gripen-NG + R-99

Olha Leandro a partir daqui vira exercício do "eu acho" ... "eu acho" que não vale a pena ... :D mas o Thor fez um texto muito elucidativo sobre o NEZ do Meteor ... e veja só, ACREDITO, que não dá tempo do SU dar meia volta acionar o PC e escapar do Meteor e seu Ramjet ... mas vou deixar quem sabe mais que eu falar sobre o assunto ... se possível vamos ouvir o Thor ...
Sinto falta de gráficos assim sobre os mísseis russos !
Os russos não costumam sair por aí entrando em conflitos mil para gerar estatísticas como esta. E em todos estes casos era a poderosa USAF com todos os AEW, ECM e aeronaves de apoio que sempre usam contra forças aéreas de segunda categoria operando aviões com nível de manutenção mínimo, em alguns casos com os radares inoperantes.

Como os EUA não se metem com cachorro grande ainda é muito difícil conseguir uma estatística entre inimigos de nível similar, então quaisquer conclusões ficam prejudicadas.


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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76398 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 15, 2015 8:41 pm

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu: "Um" ou "dois" Su-35 podem fazer isso... mais de longe... agindo como AEW e as demais aeronaves do mesmo elemento podem estar mais perto e utilizarem as informações recebidas via datalink para mandarem os RVV-SD e R-37 para cima dos adversários.

Os Gripen só saberão o que está acontecendo quando detectarem as salvas dos radares ativos dos RVV-SD e dos R-37 na direção deles. Mas como eles estão em 'modo passivo' antes disso só saberão do Su-35 fazendo papel de mini-aew.

[]s
CB_Lima
Lima,

A que distância os Gripens seriam detectados?
300km? 200km? Em um modo do radar que que não se obtém solução de fogo, está restrito a um setor limitado (100 graus. E os outros 260 graus?) e possui varredura relativamente lenta.
O EW do inimigo captará essa emissões além dessa distância em que ele detectará algo.
O inimigo vai deduzir que pode haver outros Su-35 e se disporá geometricamente para fazer frente a essa possibilidade.
Qd o Su-35 emissor for abatido sem saber o que está acontecendo, algum outro do grupo dos Flanker ligará o radar e poderá ficar vulnerável tb. Se houver um E-99 apoiando as CAPs do inimigo, mais complicada se torna a tarefa dos Flanker.
Resumo da opera: é um jogo de xadrez em que não há certeza previa de quem sairá vencedor.
É claro que é um jogo de xadrez Santiago e não é fácil para ninguém.

É por isso que quando eu vi aquela imagem 'mágica' dos Gripens abatendo todo mundo achei que é mais fantasia e RPG do que realidade, pois o posicionamento tático e o tipo de cobertura que você levar para esse combate são fatores essenciais.

E outra coisa... deduzir... todo mundo deduz, mas com o radar ligado, só o Flanker saberá quantos e aonde estarão os alvos (sem dedução) ;) .

Colocando AEW a coisa equilibra mais porque o AEW oferece um element extra fora da área aonde o combate iria ocorrer. Mas aí... Você coloca o E-99, eu coloco o IL-78... e aí? Complicou de novo para os Gripens novamente.

Se adicionar uns Su-24 equipados para Guerra eletrônica e borrando tudo do lado dos adversários a coisa complica ainda mais...

E assim por diante...

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76399 Mensagem por kirk » Ter Set 15, 2015 8:42 pm

Carlos Lima escreveu:
kirk escreveu: Lima ninguém sai fazendo upgrades seguidos, isso inviabiliza a operação da aeronave e joga o custo de HV para centenas de milhares de dólares ... isso simplesmente não existe ...

O Gripen NG é um upgrade ??? ... como assim ??? não é um caça novo ??? não existe e tal ?

O Gripen NG na minha visão é um projeto novo ... se for reprojetar o Eurofighter inteiro eu vou concordar ... mas isso nunca acontece ...
Tudo bem... você pode ter a sua visão com relação ao Gripen... ficamos assim :) .

Enfim,

O Typhoon está recebendo constante atualizações de software e em breve estará recebendo AESA. Aeronaves de 4 geração são projetadas exatamente para isso... atualizações constantes.

Quando as atualizações são mais dramáticas, temos os MLUs (Trenchs) da vida.

Mas no caso do Typhoon o mesmo inclusive já voou com alterações aerodinâmicas na sua fuselagem para facilitar várias operações.

De um modo geral na 4 geração a filosofia é diferente. Atualizações constantes fazem parte do projeto desde sempre, e da maneira que a eletrônica muda e evoluí, na verdade Barateiam os custos ao invés de encarecê-los, pois o que você coloca no avião hoje em termos de eletrônica, logo logo estará obsoleto e vai custar uma fortuna para manter no futuro.

Ou seja... é o oposto do que você está dizendo.

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Isso que colocou eu CONCORDO, muito diferente de reprojetar o caça ... alterar software é uma coisa ... criar uma nova doutrina, uma nova forma de combater considerando ameaças futuras é outra coisa muito diferente ...

Agora, alterações na fuselagem do Eurofighter, eu desconhecia !




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76400 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 15, 2015 8:47 pm

kirk escreveu:
Carlos Lima escreveu: Tudo bem... você pode ter a sua visão com relação ao Gripen... ficamos assim :) .

Enfim,

O Typhoon está recebendo constante atualizações de software e em breve estará recebendo AESA. Aeronaves de 4 geração são projetadas exatamente para isso... atualizações constantes.

Quando as atualizações são mais dramáticas, temos os MLUs (Trenchs) da vida.

Mas no caso do Typhoon o mesmo inclusive já voou com alterações aerodinâmicas na sua fuselagem para facilitar várias operações.

De um modo geral na 4 geração a filosofia é diferente. Atualizações constantes fazem parte do projeto desde sempre, e da maneira que a eletrônica muda e evoluí, na verdade Barateiam os custos ao invés de encarecê-los, pois o que você coloca no avião hoje em termos de eletrônica, logo logo estará obsoleto e vai custar uma fortuna para manter no futuro.

Ou seja... é o oposto do que você está dizendo.

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CB_Lima
Isso que colocou eu CONCORDO, muito diferente de reprojetar o caça ... alterar software é uma coisa ... criar uma nova doutrina, uma nova forma de combater considerando ameaças futuras é outra coisa muito diferente ...

Agora, alterações na fuselagem do Eurofighter, eu desconhecia !
Pois é.

É só procurar no tópico do Typhoon acho que tem a matéria inclusive, com fotos e tudo.

No mais essa é a questão... essas aeronaves não vão ficar paradas no tempo. Não há a menor possibilidade de afirmar que o Gripen que vai sair da fábrica em 2020 com o seu projeto sendo feito em 2015 vai necessariamente mais avançado e mais capaz do que o Typhoon que está recebendo AESA e modificações e atualizações o tempo todo.

Não dá para afirmar do mesmo modo que o Typhoon será "melhor" também.

A única vantagem é que existe uma diferença grande entre uma aeronave sair do desenvolvimento e entrar no mundo operacional e uma "curva" até alcançar a maturidade e a aeronave que já está operacional e vai sofrer melhorias constantes depois de um certo nível de maturidade.

O Gripen E saindo de fábrica e ficando operacional "Full" em 2024 (sem atrasos) ainda vai levar alguns anos depois disso para amadurecer.

Não é uma crítica. É como as coisas funcionam.

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76401 Mensagem por Bolovo » Ter Set 15, 2015 9:13 pm

kirk escreveu:
Carlos Lima escreveu: Kirk,

O Typhoon não está parado no tempo e não vai ficar parado no tempo, né? O Gripen E é um upgrade de um avião que já está voando aí a bastante tempo também.

E sim, quando o Typhoon ficou operacional o F-35 já existia sim.

[]s
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Lima ninguém sai fazendo upgrades seguidos, isso inviabiliza a operação da aeronave e joga o custo de HV para centenas de milhares de dólares ... isso simplesmente não existe ...

O Gripen NG é um upgrade ??? ... como assim ??? não é um caça novo ??? não existe e tal ?

O Gripen NG na minha visão é um projeto novo ... se for reprojetar o Eurofighter inteiro eu vou concordar ... mas isso nunca acontece ...
Sim, é um projeto novo. Porque é um projeto novo? Porque a capacidade de expansão do Gripen A/B/C/D é muito pequena. Tanto que que quando o Gripen C/D surgiu, já foi um grande upgrade, com REVO e tudo mais, tanto que foi necessária a parceria com a BAE na época. A Força Aérea Sueca não pensava que o caça iria precisar crescer tanto. Por isso foi necessário todo um reprojeto para poder carregar as novas melhorias, como radar AESA, novo motor, mais combustível etc, coisa que o Eurofighter, por exemplo, não precisa. E lembrando que o Eurofighter T3 com AESA ainda nem voou, tal como o Gripen NG. Mesmo assim, com esses supercaças de quarta geração, esses países estão optando pelos caças de quinta geração, também. É outro mundo, kirk. Não adianta. São searas diferentes, quarta geração é quarta geração e quinta geração é quinta geração.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76402 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 15, 2015 9:22 pm

Bolovo escreveu:
kirk escreveu: Lima ninguém sai fazendo upgrades seguidos, isso inviabiliza a operação da aeronave e joga o custo de HV para centenas de milhares de dólares ... isso simplesmente não existe ...

O Gripen NG é um upgrade ??? ... como assim ??? não é um caça novo ??? não existe e tal ?

O Gripen NG na minha visão é um projeto novo ... se for reprojetar o Eurofighter inteiro eu vou concordar ... mas isso nunca acontece ...
Sim, é um projeto novo. Porque é um projeto novo? Porque a capacidade de expansão do Gripen A/B/C/D é muito pequena. Tanto que que quando o Gripen C/D surgiu, já foi um grande upgrade, com REVO e tudo mais, tanto que foi necessária a parceria com a BAE na época. A Força Aérea Sueca não pensava que o caça iria precisar crescer tanto. Por isso foi necessário todo um reprojeto para poder carregar as novas melhorias, como radar AESA, novo motor, mais combustível etc, coisa que o Eurofighter, por exemplo, não precisa. E lembrando que o Eurofighter T3 com AESA ainda nem voou, tal como o Gripen NG. Mesmo assim, com esses supercaças de quarta geração, esses países estão optando pelos caças de quinta geração, também. É outro mundo, kirk. Não adianta. São searas diferentes, quarta geração é quarta geração e quinta geração é quinta geração.
Bem por aí mesmo.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76403 Mensagem por kirk » Ter Set 15, 2015 9:29 pm

Bolovo escreveu:
kirk escreveu: Lima ninguém sai fazendo upgrades seguidos, isso inviabiliza a operação da aeronave e joga o custo de HV para centenas de milhares de dólares ... isso simplesmente não existe ...

O Gripen NG é um upgrade ??? ... como assim ??? não é um caça novo ??? não existe e tal ?

O Gripen NG na minha visão é um projeto novo ... se for reprojetar o Eurofighter inteiro eu vou concordar ... mas isso nunca acontece ...
Sim, é um projeto novo. Porque é um projeto novo? Porque a capacidade de expansão do Gripen A/B/C/D é muito pequena. Tanto que que quando o Gripen C/D surgiu, já foi um grande upgrade, com REVO e tudo mais, tanto que foi necessária a parceria com a BAE na época. A Força Aérea Sueca não pensava que o caça iria precisar crescer tanto. Por isso foi necessário todo um reprojeto para poder carregar as novas melhorias, como radar AESA, novo motor, mais combustível etc, coisa que o Eurofighter, por exemplo, não precisa. E lembrando que o Eurofighter T3 com AESA ainda nem voou, tal como o Gripen NG. Mesmo assim, com esses supercaças de quarta geração, esses países estão optando pelos caças de quinta geração, também. É outro mundo, kirk. Não adianta. São searas diferentes, quarta geração é quarta geração e quinta geração é quinta geração.
Eu penso que o 5ªG ainda tem que provar o quanto custa ... eu pessoalmente, se não houvesse todo o contexto industrial que trás o Gripen NG ... ou seja considerar apenas pelo avião optaria pelo F-35, naquela ocasião de indefinição do FX-2, mas vou ser bem sincero ... esse avião já deveria estar pronto e operacional, considerando os conhecimentos adquiridos com o F-22 ... e não está ... pior ainda está muito longe disso ...

Era pra ser um caça de ataque como o próprio nome diz, depois foram agregando requisitos, da USMC, USNavy, USAF que precisavam agregar capacidades de superioridade aérea em combate ar-ar considerando o encerramento do F-22 ... outros Países participantes também dever ter pedido ou exigido alguns requisitos e virou uma coisa indefinida ...

Para agravar a situação é por demais complexo ... esqueceram os benefícios da simplicidade de um F-16 ... estão tentando adapta-lo para algo que não foi projetado inicialmente ... se e quando ficar pronto (acredito na capacidade americana), ainda restarão muitas dúvidas sobre suas reais capacidades ar-ar ... sinceramente não sei se HOJE optaria pelo F-35.




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76404 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 15, 2015 9:46 pm

kirk escreveu:
Bolovo escreveu:Sim, é um projeto novo. Porque é um projeto novo? Porque a capacidade de expansão do Gripen A/B/C/D é muito pequena. Tanto que que quando o Gripen C/D surgiu, já foi um grande upgrade, com REVO e tudo mais, tanto que foi necessária a parceria com a BAE na época. A Força Aérea Sueca não pensava que o caça iria precisar crescer tanto. Por isso foi necessário todo um reprojeto para poder carregar as novas melhorias, como radar AESA, novo motor, mais combustível etc, coisa que o Eurofighter, por exemplo, não precisa. E lembrando que o Eurofighter T3 com AESA ainda nem voou, tal como o Gripen NG. Mesmo assim, com esses supercaças de quarta geração, esses países estão optando pelos caças de quinta geração, também. É outro mundo, kirk. Não adianta. São searas diferentes, quarta geração é quarta geração e quinta geração é quinta geração.
Eu penso que o 5ªG ainda tem que provar o quanto custa ... eu pessoalmente, se não houvesse todo o contexto industrial que trás o Gripen NG ... ou seja considerar apenas pelo avião optaria pelo F-35, naquela ocasião de indefinição do FX-2, mas vou ser bem sincero ... esse avião já deveria estar pronto e operacional, considerando os conhecimentos adquiridos com o F-22 ... e não está ... pior ainda está muito longe disso ...

Era pra ser um caça de ataque como o próprio nome diz, depois foram agregando requisitos, da USMC, USNavy, USAF que precisavam agregar capacidades de superioridade aérea em combate ar-ar considerando o encerramento do F-22 ... outros Países participantes também dever ter pedido ou exigido alguns requisitos e virou uma coisa indefinida ...

Para agravar a situação é por demais complexo ... esqueceram os benefícios da simplicidade de um F-16 ... estão tentando adapta-lo para algo que não foi projetado inicialmente ... se e quando ficar pronto (acredito na capacidade americana), ainda restarão muitas dúvidas sobre suas reais capacidades ar-ar ... sinceramente não sei se HOJE optaria pelo F-35.
O F-35 segue o seu desenvolvimento, com problemas, erros aqui e acertos ali, o F-16 e outros caças passaram por situações semelhantes nos seu tempo.

A complexidade está justamente em ser uma geração acima do resto aonde furtividade é só um dos aspectos.

Quando você vê Israel fazendo pressão para ser o único operador do F-35 no Oriente Médio, Coréia do Sul, Japão, Austrália, Inglaterra e Itália que mesmo tendo caças da categoria do F-15, SHornet e do Typhoon já estão fazendo fila para comprar F-35 é porque eles devem saber que deve ter bem mais coisa certa do que errada no projeto...

É o futuro.

Mas a mesma coisa aconteceu quando o F-16 chegou... ninguém acreditava naquele tal de FBW... deu no que deu (embora para mim o F-35 ainda está mais para F-4 do que para F-16 e isso não é ruim).

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76405 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 15, 2015 9:48 pm

Kirk,

Você está ligado que eu te avisei que os posts com bobagens serão apagados, né?

Já te avisei.

Na próxima tentativa de distorcer o debate a coisa muda de figura.

Controle-se por favor, você não é criança.



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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76406 Mensagem por knigh7 » Ter Set 15, 2015 9:50 pm

O Kirk apenas demonstrou as suas contradições.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76407 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 15, 2015 10:20 pm

knigh7 escreveu:O Kirk apenas demonstrou as suas contradições.
Vamos deixar algo claro.

Quer falar sobre aviões. Ótimo... bem-vindo. Procure, pesquise, converse, aprenda, compartilhe, ensine, faça isso até gastar o teclado... é para isso que o Fórum existe mesmo.

Quer falar sobre as pessoas e tentar deturpar os tópicos... vai no Facebook.

Já passou da hora de todas as vezes que alguém tenta debater algum assunto interessante, a falta de argumento entra em referências pessoais.

Essa é uma "tática" chata e ultra manjada. :|

Será que é pedir demais?

Uma, duas, três, cinco, dez vezes... todos os dias é a mesma ladainha.

Depois reclamam de "perseguição".

Falem do avião... sejam contra, sejam a favor, argumentem, aprendam, pesquisem, ensinem, deem a sua opinião... Sobre os aviões e seus sistemas, supostas táticas, tecnologia, etc.

E ninguém aqui... lado A, B, C ou D do argumento é dono da verdade. Ninguem aqui está 'mais' certo nesse papo em última análise porque existem trocentas variáveis que não estão nem sendo consideradas para ínicio de conversa.

O que é errado é tirar o tópico dos eixos. E aí nesse caso os posts serão apagados.

Não deve ser muito díficil TODOS colaborarem.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76408 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Set 15, 2015 10:35 pm

kirk escreveu:Pois é caro Marechal ... eu concordo com essa parte que grifei ... mas olha só, o slide que apontou como referência que Rafale sobe mais rápido do que o Gripen, diz também que o Rafale sobe mais rápido que o Typhoon ...
Tem razão, o slide mostra valores errados, é um slide de marketing.

Agora me diz, se esse slide está em um site do governo suíço, o relatório veio do governo suíço, e a decisão final que diz que o Gripen não é o melhor, mas é o mais barato também está em um site suíço, por que um (ou melhor, uma parte de um, a parte que diz que "não é o melhor" vocês ignoram) é válido e os outros documentos não?
kirk escreveu:Pelo que eu saiba, posso estar errado, é a pressurização da cabine (cockpit) que conta, é inclusive exigência brasileira uma melhor pressurização e novo sistema de oxigênio para voos em mais alta altitude no Gripen NG.
que eu saiba o cockpit não é pressurizado, pressurizar o cockpit com uma "janela" daquele tamanho acarretaria em custos e riscos desnecessários, só o traje do piloto é pressurizado.

E sim, a FAB pediu a adição do equipamento necessário para pressurizar o traje, mas é algo que poderia ser instalado em qualquer avião, algumas forças aéreas acham que o custo não vale a pena, a altitude de operação típica dos caças é bem abaixo dos 50 mil pés.
kirk escreveu:Aeronaves que voam supercruise conseguem manter altas velocidades por um período e distancias bem maiores, além da economia de combustível, causa menos assinatura IR.
E voam a velocidades subsônicas por uma distância e tempo muitíssimo maior.

É sério, na velocidade de cruzeiro o combustível interno do Gripen E dura quase 3 horas, no supercruzeiro cerca de 30 minutos e com pós combustor 10 minutos, na prática o que acontece é que todos voam em velocidade subsônica até encontrar uma ameaça ai ligam o pós-combustor, supercruzeiro não é realmente usado.
kirk escreveu:Não colega, você mesmo apontou a taxa de subida, no Rafale está maior que no Eurofighter ... esse relatório foi criado com vencedor pré-escolhido ... valor dele é zero ... mesmo porque os sensores do Rafale não são nada disso ... datalink com via única, uma séria de defasagens do radar, aliás, o radar de mnor diâmetro entre caças de 4ªG ... deficiência de geração de energia eletrica ... enfim ... nem uma porra de um HMD esse avião tem ... como pode ter sensores melhores do que Eurofighter e Gripen ???
que eu me lembre o diâmetro do radar do Rafale é de 70cm contra 60 cm do Gripen.

E na concorrência suíça, quando o primeiro documento foi feito, o Rafale era o único com um radar eletrônico, e nenhum dos três tinha HMD, o que você dizia sobre sensores mesmo?

E a propósito, aparentemente a Boeing deixou a concorrência dizendo "estava escrito que eles queriam o Gripen", se havia um vencedor pré-escolhido, não era o Rafale.
kirk escreveu:""DIZEM né ? "" ... então, dizem coisas do arco da velha ... o relatório suíço é amplamente utilizado contra o Gripen ... mas o que o condena é a falta de noção em relação às analises comparativas contra o Eurofghter ... deu na cara que fizeram merda ... deu na cara que de técnico esse relatório não tem nada ... além do fato de "vazarem" somente informações que "interessam" ...
E isso dito pouco antes de uma longa discussão sobre radares e RCS que ignora completamente o desempenho das aeronaves...

Ei, estão fazendo o mesmo que o relatório suíço fez, alias, estão fazendo muito pior, estão ignorando completamente o desempenho das aeronaves por aqui, e você ainda critica o relatório por dar pouco peso a performance do Eurofighter? suas alegações não fazem o mínimo sentido.
kirk escreveu:Inclusive, leu o que postou o knight ??? Dassault em desespero, oferecu os mesmos 22 Rafales pelo mesmo preço dos Gripens ... E OS SUÍÇOS NÃO QUISERAM !!!

No lugar dos suíços eu também diria não.

Mas o motivo não tem nada a ver com o avião em si, se abriu uma concorrência, cada um fez sua proposta e depois do resultado quer mudar as regras do jogo? A resposta é NÃO, e quem cede a isso se chama PUTA, os suíços fizeram muito bem em manter sua credibilidade e não alterar as regras do jogo.

Alias, os franceses a pouco venderam Rafales a mais de 200 mi cada, por que dariam esse descontão aos suíços? Não seria só uma jogada política de quem tinha a certeza que os suíços não cederiam?

E antes que você fale, sim, eu acho o Sarkozy um grande FDP e também acho o Rafale caro pra burro, mas isso não desqualifica a aeronave em absolutamente nada, foi só o Sarkozy sair e o Rafale desencalhou.

kirk escreveu:Se o cliente pediu É PORQUE NÃO TEM TAIS FUNCIONALIDADES ... então colega, o que eu disse tá valendo ... Rafale não tem :

O Gripen NG também não tem, sabe por que não tem? Porque não existe, mas terá, tudo o que a FAB pedir e pagar.

Bem vindo ao mundo real, onde caças são vendidos e customizados para os clientes, desde que esses paguem.

kirk escreveu:Cara, quem mencionou o Gripen nessa história ? ... o amigo tá bitolado em Gripen !

Deixa eu ver
- Título do tópico: "TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG"
- Origem da discussão: Kirk não concorda que Gripen e Rafale tem qualidades proporcionais ao seus custos

Quem mencionou Gripen? Você! É sobre ela a discussão!

kirk escreveu:Os EAU queriam pelo menos a mesma performance do F-16 BL 60 ... o Rafale não entrega e ponto.

Os EAU queriam o mesmo alcance de radar do APG-80 e que a aeronave fosse a mesma operada pela força aérea francesa, mas não queriam pagar por isso.

Levaram Eurofighter, com um bom radar mecânico.

E não levaram Gripen, cuja droga do radar mecânico nem se compara ao CAPTOR, CAESAR, RBE2, RBE2-AA ou APG-80.

E o Raven AESA? Ainda não existe.

kirk escreveu:E essa conversa "é possível" blá, blá, blá ... coloque as REFERÊNCIAS não me venha com "eu acho" "é possível" "eu penso" ... pare com afirmações sem pé nem cabeça, por favor. Ou fale e prove ou não fale !

Foi o general francês que disse que é possível.

kirk escreveu:Aumento de potência é igual a maior vulnerabilidade ... você tá careca de saber disso !

Sei muito bem disso, sei inclusive que um radar com potência na faixa dos kW será detectado até onde a curvatura da terra permitir, por isso não faz diferença um pouco de potência a mais ou a menos.

Mas você parece não saber disso e, inclusive, não sabe que se um equipamento suporta maior potência ele também pode ser ligado com menos potência, ninguém fica surdo com um alto-falante de 10 mil Watts, é só reduzir o volume.

kirk escreveu:As soluções não estão prontas e nem em projeto ... então o que eu disse está CORRETO !

E o Gripen NG não existe.

kirk escreveu:O Rafale foi a proposta mais cara e onerosa do FX-2 sem nenhuma customização ... assim, tais modificações inviabilizam ainda mais esse projeto, como atestaram os EAU.

No FX-2, o Rafale teria customizações, e teria ToTs, ele nem participaria sem isso.

Até o SH teria customizações.

kirk escreveu:Cara o EWS-39 sozinho já é muito superior ao Spectra, insuficiente numa análise mais acurada como pode observar ... para o Gripen E/F todo o sistema de contra-medidas ainda estará integrado entre TODOS OS CAÇAS através do "Sistema integrado de guerra eletrônica (MFS-EW)" com "360º coverage" ... coisa que o Rafale NEM SONHA ... nem mesmo tem datalink com tais capacidades ...

Será que você seria capaz de apontar quais as capacidades de cada suíte EW?

Deixa eu adivinhar, não, você não consegue, você não tem a menor ideia do que cada um deles é capaz de fazer, então como você afirma que o Rafale nem sonha com alguma coisa? O SPECTRA é considerado uma das melhores suítes de EW do mundo e ainda assim, muito do que ele é capaz ou não de fazer é confidencial, quais suas fontes para afirmar que o EWS-39 é melhor? Quais as provas? Absolutamente nada?

kirk escreveu:Ficou em último lugar na análise técnica !

Cadê o documento? Ou a prova de que ficou em último é que alguém disse que fulano disse que ciclano disse que um oficial do FAB disse que a Eliane Catanhade disse que ficou?

Coloque o link do documento ou essa afirmação não tem valor nenhum.

Lembrando que, ao contrário do documento vazado da FAB, no caso suíço existe uma evidência concreta de que o documento deu o Rafale como vencedor.

kirk escreveu:Como pôde observar ... eu não inventei nem aumentei nada ... tá tudo ai ... obrigado por postas as declarações do Gal Silvy !

Notei que você só copiou o texto do jornalista, mas o jornalista alterou completamente o teor das declarações do General.

E não me agradeça por postar as declarações dele, a fonte é sua! isso só prova que você não leu sua própria fonte.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76409 Mensagem por Penguin » Ter Set 15, 2015 10:58 pm

70 cm? Não. O diametro da antena do radar do Rafale, o Thales RBE2, é de 55cm
https://www.flightglobal.com/news/artic ... ar-214851/

O diametro da antena do radar do Gripen A e C, o Saab PS-05, é de 60cm
http://saab.com/air/sensor-systems/figh ... r/ps-05-a/




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76410 Mensagem por Bolovo » Ter Set 15, 2015 11:36 pm

kirk escreveu:
Bolovo escreveu: Sim, é um projeto novo. Porque é um projeto novo? Porque a capacidade de expansão do Gripen A/B/C/D é muito pequena. Tanto que que quando o Gripen C/D surgiu, já foi um grande upgrade, com REVO e tudo mais, tanto que foi necessária a parceria com a BAE na época. A Força Aérea Sueca não pensava que o caça iria precisar crescer tanto. Por isso foi necessário todo um reprojeto para poder carregar as novas melhorias, como radar AESA, novo motor, mais combustível etc, coisa que o Eurofighter, por exemplo, não precisa. E lembrando que o Eurofighter T3 com AESA ainda nem voou, tal como o Gripen NG. Mesmo assim, com esses supercaças de quarta geração, esses países estão optando pelos caças de quinta geração, também. É outro mundo, kirk. Não adianta. São searas diferentes, quarta geração é quarta geração e quinta geração é quinta geração.
Eu penso que o 5ªG ainda tem que provar o quanto custa ... eu pessoalmente, se não houvesse todo o contexto industrial que trás o Gripen NG ... ou seja considerar apenas pelo avião optaria pelo F-35, naquela ocasião de indefinição do FX-2, mas vou ser bem sincero ... esse avião já deveria estar pronto e operacional, considerando os conhecimentos adquiridos com o F-22 ... e não está ... pior ainda está muito longe disso ...

Era pra ser um caça de ataque como o próprio nome diz, depois foram agregando requisitos, da USMC, USNavy, USAF que precisavam agregar capacidades de superioridade aérea em combate ar-ar considerando o encerramento do F-22 ... outros Países participantes também dever ter pedido ou exigido alguns requisitos e virou uma coisa indefinida ...

Para agravar a situação é por demais complexo ... esqueceram os benefícios da simplicidade de um F-16 ... estão tentando adapta-lo para algo que não foi projetado inicialmente ... se e quando ficar pronto (acredito na capacidade americana), ainda restarão muitas dúvidas sobre suas reais capacidades ar-ar ... sinceramente não sei se HOJE optaria pelo F-35.
Sim, eu também acho que o quinta geração ainda tem que provar para o que veio. Eu mesmo considero o programa do F-35 um desastre, é algo que nunca se pagará (1 trilhão USD), mas ele está saindo, querendo ou não, e entrando em operação. O mesmo para o F-22, caríssimo, mas os EUA tiveram como bancar duas centenas. É justamente não querendo se tornar um elefante branco que programas como o PAK-FA e J-20 estão evitando. Mas o quinta geração vem justamente propondo novos conceitos, por isso mesmo é caro. O formato dos aviões, a baía de armas internas, tudo isso são soluções de compromisso visando justamente isso. Deixo aqui duas telas de uma apresentação do F-35 para o Canadá, mostrando a diferença de uma guerra aérea com caças de quarta geração e a outra de quinta geração. É outro mundo.

Imagem




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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