Quem que não tem AESA? Os argentinos? Porque os russos já possuem vários e há mais tantos outros no forno.kirk escreveu:Quem não tem "essa" tecnologia resta divulgar o PESA como algo fantástico ... não precisamos dessa porra ... temos o IRBIS que alcança 350-400km ... AESA pra que?
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Estava vendo o video da demonstração do WAD da AEL (Elbit de fato), e as fotos de umas matérias e achei que o HUD ficou pequeno.
Até aonde eu entendo o HUD é o instrumento mais importante que o piloto tem para combater. O WAD parece ser bom para personalizar e mostrar a situação tática. Mas achei que o HUD pelo menos por enquanto vai pagar o preço disso.
Além disso o Gripen não tem sidestick e achei que todas aquelas telas brilhando com o stick no meio pode vir a confundir mais do que ajudar na hora do pega para capar.
Enfim... com aquele cockpit pequeno ainda tem muito ajuste e bug pela frente.
[]s
CB_Lima
Até aonde eu entendo o HUD é o instrumento mais importante que o piloto tem para combater. O WAD parece ser bom para personalizar e mostrar a situação tática. Mas achei que o HUD pelo menos por enquanto vai pagar o preço disso.
Além disso o Gripen não tem sidestick e achei que todas aquelas telas brilhando com o stick no meio pode vir a confundir mais do que ajudar na hora do pega para capar.
Enfim... com aquele cockpit pequeno ainda tem muito ajuste e bug pela frente.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Sim, sim, claro ... O PAK e o SU-35S não utilizam AESA por opção ... preferem o IRBIS !Marechal-do-ar escreveu:Quem que não tem AESA? Os argentinos? Porque os russos já possuem vários e há mais tantos outros no forno.kirk escreveu:Quem não tem "essa" tecnologia resta divulgar o PESA como algo fantástico ... não precisamos dessa porra ... temos o IRBIS que alcança 350-400km ... AESA pra que?
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
-
- Sênior
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O PAK FA usará AESA.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Kirk, por favor, né. O radar do PAK-FA não será o N035 Irbis-E, mas sim o N036 Byelka, que será totalmente AESA e terá algo entre 1500 módulos eletrônicos, sem contar os dois radares laterais N036B-1-01 também AESA que terão uns 400 módulos cada. E segundo notícias recentes, da última feira MAKS, o Byelka está muito próximo de entrar em produção.kirk escreveu:Sim, sim, claro ... O PAK e o SU-35S não utilizam AESA por opção ... preferem o IRBIS !Marechal-do-ar escreveu: Quem que não tem AESA? Os argentinos? Porque os russos já possuem vários e há mais tantos outros no forno.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O problema Bolovo é que TUDO que se refere a capacidades do SU-35 ficam no vício do "gerundismo" será ... está em desenvolvimento ... já está em fase adiantada de testes ... e por aí vai.Bolovo escreveu:Kirk, por favor, né. O radar do PAK-FA não será o N035 Irbis-E, mas sim o N036 Byelka, que será totalmente AESA e terá algo entre 1500 módulos eletrônicos, sem contar os dois radares laterais N036B-1-01 também AESA que terão uns 400 módulos cada. E segundo notícias recentes, da última feira MAKS, o Byelka está muito próximo de entrar em produção.kirk escreveu: Sim, sim, claro ... O PAK e o SU-35S não utilizam AESA por opção ... preferem o IRBIS !
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
-
- Sênior
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Mas não estavam falando do radar do PAK FA?kirk escreveu:O problema Bolovo é que TUDO que se refere a capacidades do SU-35 ficam no vício do "gerundismo" será ... está em desenvolvimento ... já está em fase adiantada de testes ... e por aí vai.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Mas uai. Eu não disse absolutamente nada do Su-35. Eu disse do PAK-FA. O Su-35 é uma coisa e o PAK-FA é outra. Meu deus do céu, kirk! Qual o problema?kirk escreveu:O problema Bolovo é que TUDO que se refere a capacidades do SU-35 ficam no vício do "gerundismo" será ... está em desenvolvimento ... já está em fase adiantada de testes ... e por aí vai.Bolovo escreveu: Kirk, por favor, né. O radar do PAK-FA não será o N035 Irbis-E, mas sim o N036 Byelka, que será totalmente AESA e terá algo entre 1500 módulos eletrônicos, sem contar os dois radares laterais N036B-1-01 também AESA que terão uns 400 módulos cada. E segundo notícias recentes, da última feira MAKS, o Byelka está muito próximo de entrar em produção.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Para ser sincero aos dois, não acompanho esse radar AESA de que mencionam ... não vi nada sobre ele ainda ... há bastante material do Raven AESA ... fotos, relato dos testes embarcados, vídeo sobre o desenvolvimento no laboratório na Escócia ... enfim ...
Tem o mesmo material sobre o futuro AESA do PAK ? ... se tiver posta la no tópico do PAK ...
Tem o mesmo material sobre o futuro AESA do PAK ? ... se tiver posta la no tópico do PAK ...
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Não viu nada?kirk escreveu:Para ser sincero aos dois, não acompanho esse radar AESA de que mencionam ... não vi nada sobre ele ainda ... há bastante material do Raven AESA ... fotos, relato dos testes embarcados, vídeo sobre o desenvolvimento no laboratório na Escócia ... enfim ...
Tem o mesmo material sobre o futuro AESA do PAK ? ... se tiver posta la no tópico do PAK ...
Enfim... postei alguma coisa no tópico do PAK-FA.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Mathias
- Sênior
- Mensagens: 1402
- Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 2 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A afirmação foi uma técnica.
Insinua que não existe nada sobre o radar do PAK e ao mesmo tempo afirma que há farto material sobre o RAVEN.
Isso obrigaria a mostrarem material do AESA russo, ou permaneceria aversão da inexistência deste.
É sutil, mas perceptível.
Insinua que não existe nada sobre o radar do PAK e ao mesmo tempo afirma que há farto material sobre o RAVEN.
Isso obrigaria a mostrarem material do AESA russo, ou permaneceria aversão da inexistência deste.
É sutil, mas perceptível.
“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Mujica.
- Alcantara
- Sênior
- Mensagens: 6586
- Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Mais "Cartago est delenda"...Carlos Lima escreveu:Estava vendo o video da demonstração do WAD da AEL (Elbit de fato), e as fotos de umas matérias e achei que o HUD ficou pequeno.
Até aonde eu entendo o HUD é o instrumento mais importante que o piloto tem para combater. O WAD parece ser bom para personalizar e mostrar a situação tática. Mas achei que o HUD pelo menos por enquanto vai pagar o preço disso.
Além disso o Gripen não tem sidestick e achei que todas aquelas telas brilhando com o stick no meio pode vir a confundir mais do que ajudar na hora do pega para capar.
Enfim... com aquele cockpit pequeno ainda tem muito ajuste e bug pela frente.
[]s
CB_Lima
Esqueceste completamente (ou será outra coisa?) do HMD Targo? Esse sim será o instrumento mais importante que o piloto do Gripen "BR" terá para combater.
For fighter aircraft and trainers, the new Digital Joint Head Mounted Cueing System (D-JHMCS) or Elbit Systems’ Targo helmet display will provide the main SuperVision display and cueing system. The helmets will be used with lightweight and comfortable head mounted display (HMD), which offers an improved HMD Center of Gravity (CG) and balance and thus reduces neck strains. Plug and play, with minimal installation requirements and the ability to operate with the aircraft’s current tracker and Electronic Unit, DJHMCS can replace legacy JHMCS equipment with no A/C modifications required, thus reducing life-cycle costs.
Among the main advantages of DJHMCS is its ability to display full motion video in color in both day and night missions. The system’s proven symbology, combined with color, creates a superior solution that provides intelligent vision in the cockpit, which is an essential capability for SuperVision integration. For example, color cueing provides immediate and intuitive recognition of friendly, threat and unknown targets, or designates threat areas to create a complete view of the air, ground and sea picture.
OBS:
Não sei se a FAB escolheu esse modelo em específico (dentre vários disponíveis no mercado) pensando nisso, mas ocorre que versões mais simples desse sistema podem ser utilizados em aeronaves de treinamento e de transporte. Esse sistema poderá "acompanhar" a vida operacional dos nossos pilotos (da academia, coma versão de treinamento, passando depois para a aviação de caça, ou de transporte) da mesma forma que ocorre com os aviônicos de cabine (Tucano modernizado, F-5EM/FM, A-1AM/BM... todos usam a "mesma" cabine).
Editado pela última vez por Alcantara em Sáb Set 05, 2015 11:48 pm, em um total de 3 vezes.
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Todo esse "debate" sobre RCS e radares.... rsrsrs
Ninguém parou para analisar o post do Thor ??
Porque será que ele disse que tanto faz que fosse um Gripen ou um A-380.... ?????
E essa notícia, hein izpecialistas :
http://www.cavok.com.br/blog/pentagono- ... hines-j-20
Claro que o J-20 veria antes o F-15....... E muito antes.... Mas isso não parece fazer muita diferença.
Outra coisa: porque será que o RFP do MMRCA indiano, as fls. 211, requisitou apenas que o radar do caça selecionado tivesse 130 km de alcance contra alvos de RCS de 5 m2 ????
Pensem.....
Ninguém parou para analisar o post do Thor ??
Porque será que ele disse que tanto faz que fosse um Gripen ou um A-380.... ?????
E essa notícia, hein izpecialistas :
http://www.cavok.com.br/blog/pentagono- ... hines-j-20
Claro que o J-20 veria antes o F-15....... E muito antes.... Mas isso não parece fazer muita diferença.
Outra coisa: porque será que o RFP do MMRCA indiano, as fls. 211, requisitou apenas que o radar do caça selecionado tivesse 130 km de alcance contra alvos de RCS de 5 m2 ????
Pensem.....
"Os primeiros quarenta anos da vida dão o texto, os trinta anos restantes possibilitam o comentário".
Arthur Schopenhauer
Arthur Schopenhauer
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Outra coisa: porque uma FA de referencia como Israel, tida por muitos ainda hoje como a mais bem treinada FA do mundo, mantém os F-15 para bater de frente com os Typhoons sauditas, os quais tem uma RCS uma ordem de magnitude menor ( pelo menos) ???????????
"Os primeiros quarenta anos da vida dão o texto, os trinta anos restantes possibilitam o comentário".
Arthur Schopenhauer
Arthur Schopenhauer
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Eu confesso que as piadinhas em latim e a tentativa de desqualificar a outra pessoa que fez uma crítica baseada naquilo que observou realmente tira todo e qualquer tesão de debater.Alcantara escreveu:Mais "Cartago est delenda"...Carlos Lima escreveu:Estava vendo o video da demonstração do WAD da AEL (Elbit de fato), e as fotos de umas matérias e achei que o HUD ficou pequeno.
Até aonde eu entendo o HUD é o instrumento mais importante que o piloto tem para combater. O WAD parece ser bom para personalizar e mostrar a situação tática. Mas achei que o HUD pelo menos por enquanto vai pagar o preço disso.
Além disso o Gripen não tem sidestick e achei que todas aquelas telas brilhando com o stick no meio pode vir a confundir mais do que ajudar na hora do pega para capar.
Enfim... com aquele cockpit pequeno ainda tem muito ajuste e bug pela frente.
[]s
CB_Lima
Esqueceste completamente (ou será outra coisa?) do HMD Targo? Esse sim será o instrumento mais importante que o piloto do Gripen "BR" terá para combater.
For fighter aircraft and trainers, the new Digital Joint Head Mounted Cueing System (D-JHMCS) or Elbit Systems’ Targo helmet display will provide the main SuperVision display and cueing system. The helmets will be used with lightweight and comfortable head mounted display (HMD), which offers an improved HMD Center of Gravity (CG) and balance and thus reduces neck strains. Plug and play, with minimal installation requirements and the ability to operate with the aircraft’s current tracker and Electronic Unit, DJHMCS can replace legacy JHMCS equipment with no A/C modifications required, thus reducing life-cycle costs.
Among the main advantages of DJHMCS is its ability to display full motion video in color in both day and night missions. The system’s proven symbology, combined with color, creates a superior solution that provides intelligent vision in the cockpit, which is an essential capability for SuperVision integration. For example, color cueing provides immediate and intuitive recognition of friendly, threat and unknown targets, or designates threat areas to create a complete view of the air, ground and sea picture.
OBS:
Não sei se a FAB escolheu esse modelo em específico (dentre vários disponíveis no mercado) pensando nisso, mas ocorre que versões mais simples desse sistema podem ser utilizados em aeronaves de treinamento e de transporte. Esse sistema poderá "acompanhar" a vida operacional dos nossos pilotos (da academia, coma versão de treinamento, passando depois para a aviação de caça, ou de transporte) da mesma forma que ocorre com os aviônicos de cabine (Tucano modernizado, F-5EM/FM, A-1AM/BM... todos usam a "mesma" cabine).
Sim, não sou piloto (de caça), mas troco umas idéias com um pessoal bem mais esperto do que eu e aqui e ali aprendo uma coisa ou outra.
Mas daí eis que as piadinhas serviram com o propósito de sugerir algo que ninguém nem sabe o modelo que a FAB escolheu até agora.
Sim... o que é óbvio desde a época do F-5 é que a FAB vai usar um HMD. Disso não resta dúvidas e eu não disse que a FAB não usaria um HMD.
Mas por que será que forças aéreas que usam HMD, também utilizam HUD? E por que será que eles são grandões? Deve ter um ou mais motivos para isso... deixa prá lá.
No mais, nunca me dirigi a você assim. Posso discordar, mas faço isso com respeito.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima