Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Sobre o KC-390

#7621 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 29, 2024 12:21 pm





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Re: Sobre o KC-390

#7622 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 29, 2024 12:31 pm

A Embraer está tentando melar o negócio da compra de 12 Hércules para a força aérea do Egito.





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Re: Sobre o KC-390

#7623 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 02, 2024 4:40 pm

Embraer demonstra o C-390 para a Força Aérea Mexicana

Em uma visita discreta, a Embraer deslocou uma aeronave KC-390 para a Base Aérea Militar nº 1, em Santa Lúcia, no dia 29 de julho, para realizar uma série de demonstrações sob o comando da Força Aérea Mexicana (FAM).

https://www.cavok.com.br/embraer-demons ... e_vignette

A FAM ainda não definiu os requisitos e quantidades a serem compradas para substituir os Hércules em carga, mas a Embraer tem boas chances, visto que o avião está fazendo sucesso na Europa e isto pode influenciar positivamente, também, a escolha dos militares mexicanos.

Para além do KC-390, a FAM também está em meio a um processo de revisão da aviação de caça, baseada nos antigos F-5E\F, sendo o Gripen E um dos candidatos para suplantar os vetustos jatos norte americanos. Mas a concorrência do F-16 é pesada, embora o atual e futuro governo do país se mantenham à esquerda do espectro político, e portanto, próximos do Brasil.

Ao menos por enquanto.




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Re: Sobre o KC-390

#7624 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 02, 2024 4:56 pm

C-390 ou C-130J: Suécia terá decisão ‘política’, diz chefe da Força Aérea

Major-General Jonas Wikman afirmou que aviões da Embraer e Lockheed Martin preenchem as necessidades para substituir C-130H e que decisão está próxima

https://www.airway.com.br/c-390-ou-c-13 ... rca-aerea/

A SAAB está de mãos dadas com a Embraer neste negócio. E o governo sueco não é nem doido de comprar algo que não é apoiado pela empresa mãe da sua pequena, mas muito sagaz, indústria de defesa.

O problema é como fazer um jogo de win-win com a FAB e governo brasileiro, na atual situação de insolvência financeira-orçamentária pela qual passa o país.

Note-se que os recursos da dívida principal - o financiamento propriamente dito - para o ano que vem e que começa a ser paga não tem os valores na íntegra garantidos pelo governo, o que implicará de alguma forma em novas procrastinações do cronograma de entrega dos caças. Péssima notícia para o programa na FAB e também para os suecos, afinal, o bom andamento do Gripen E\F no Brasil, até agora único cliente externo do caça sueco, é a melhor vitrine que a SAAB tem para mostrar e tentar vender o seu produto em outros lugares.

A ver como serão feitas as amarrações necessárias.

Os mascates da LM devem estar realmente preocupados com esta venda, porque não se trata apenas da Suécia. Vender para eles, no longo prazo significa, também, vender para seus vizinhos nórdicos, já que os Hércules noruegueses e dinamarqueses podem ser substituídos a partir de 2028, prazo final do atual contrato de apoio para os C-130J desses países, e a Finlândia já andou flertando com o KC-390. Ou seja, uma tacada que pode valer não um, mas quatro novos clientes para o avião da Embraer.

É bom o governo aqui dar um jeito de colocar os 15 Gripen E\F adicionais que o CEO da Saab andou falando por aqui no lançamento da linha de produção na Embraer. Este negócio pode nos render, afinal, muito mais que uma dívida a mais para o erário público pagar.




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Re: Sobre o KC-390

#7625 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 23, 2024 3:55 pm



Se entrega esse ano ou ano que vem, só a FAB sabe.




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Re: Sobre o KC-390

#7626 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 05, 2024 12:59 pm

Embraer entrega o primeiro C-390 Millennium à Força Aérea Húngara
Hungria se torna o segundo operador C-390 da OTAN

https://www.cavok.com.br/embraer-entreg ... ea-hungara

Mais um cliente satisfeito, e com espaço para mais. 8-]




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Re: Sobre o KC-390

#7627 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 05, 2024 1:09 pm

Embraer KC-390 Millennium- 5 anos de sucesso!

O KC-390 Millennium completa 5 anos de operação na Força Aérea Brasileira (FAB), marcando uma trajetória de sucesso como uma das principais aeronaves de transporte militar do país.

https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... de-sucesso




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Re: Sobre o KC-390

#7628 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 05, 2024 1:11 pm





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Re: Sobre o KC-390

#7629 Mensagem por P44 » Sáb Set 07, 2024 8:31 am





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Re: Sobre o KC-390

#7630 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 07, 2024 12:49 pm

Se não estou enganado, hoje na Embraer existem prontos ou em estágio final de montagem e\ou testes: 1 ou 2 KC-390 da FAB, o terceiro avião da FAP e o segundo da Hungria. Todos para entregas entre 2024 e 2025.

Nas linhas de produção em diferentes estágios, para 2026 em diante, está o quarto avião da FAP, ao menos 1 avião da FAB, e potencialmente o primeiro da República Checa.

Os aviões da Holanda e Hungria devem começar também seus trabalhos de fabricação ano que vem, mas ainda em estágio muito inicial, para serem entregues a partir de 2027. Se não forem entregues antes. Quem vai receber primeiro ainda não se sabe, porque os respectivos governos não deram publicidade a esta informação. E a Embraer não divulgou nada sobre prazos e formas de entrega até o momento.

As entregas para a Coreia do Sul devem entrar neste meio aí, com os demais aviões europeus, embora não se saiba quando exatamente serão entregues. É o contrato mais cheio de sigilos do KC-390. O porquê disso, vai saber.

Em tempo, se houver o negócio com os suecos, como a Embraer diz que pretende elevar a produção para até 18 aeronaves\ano até 2028, é possível que as entregas para eles possam se dar antes deste prazo. Vai depender do que estiver escrito nas letrinhas miúdas do contrato com a Embraer. E os suecos teriam certa urgência em receber os seus aviões.

Por enquanto a linha da produção em GPX está limitada, salvo melhor juízo, a no máximo 9 aviões\ano. O que já é muita coisa, diga-se de passagem, para entregas a curto e médio prazo. Ter espaço e poder negociar entregas mais rápidas de acordo com as necessidades dos clientes é algo muito positivo. O contrário é que dá prejuízo.

A Grécia ano que vem provavelmente irá decidir se compra o KC-390 ou se vai de Hércules. E os gregos tem certa pressa nesta substituição. Poder entregar rápido os aviões helênicos é uma proposta mais que necessária para a Embraer.

A força aérea mexicana também terá uma decisão até o ano que vem sobre comprar o avião da Embraer ou da concorrência. E o KC-390 deixou excelentes impressões em sua visita à FAM mês passado. As perspectivas, segundo a imprensa mexicana são muito favoráveis ao avião brasileiro. E as relações dos militares com a Embraer é de longa data e muito propícia.

A FAC ainda está longe de uma decisão, visto o imbróglio com os Kfir e sua substituição mais que urgente. Conquanto, agora parece ser apenas questão de tempo até a assinatura de um contrato para a compra dos KC-390 colombianos. O Chile, aparentemente, será um cliente no médio prazo\longo, de acordo com o que se pôde observar na recém lançada parceria entre Embraer e Enaer. O Peru confirmou meio que extra-oficialmente esta semana que irá realizar a compra de diversos vetores a partir de 2025, mas por enquanto a substituição dos Hércules e Antonov da vida está em segundo plano, com o C-27 Spartan e outros vetores de asa fixa e rotativa sendo prioritários, inclusive caças.

Na África, ainda sem novidades sobre novos contratos com África do Sul e Angola, com as negociações com o Egito ainda ocorrendo. A Nigéria também é um alvo da Embraer, mas o avião até o momento ainda não foi demonstrado para aquela força aérea. Marrocos, Argélia e outros também estão na expectativa de novos contratos, mas sem prazos determinados.

A força aérea de Cingapura talvez seja a grande surpresa no médio a longo prazo, uma vez que a Embraer firmou recentemente associações com a indústria local para o fornecimento de serviços de apoio e MRO para os E-2 e, também, para o KC-390. A entrada em operação destes aviões na força aérea sul coreana deve imprimir mais força às vendas naquele lado do mundo para o cargo da Embraer. A Indonésia está no páreo, também.

Por fim, espera-se que Arábia Saudita e Índia tenham seus desdobramentos firmados nos próximos dois anos, se muito. Negócios com os UAE, Qatar, Oman, e talvez até mesmo Iraque e Jordânia podem se seguir ao contrato saudita.

Bom, a Embraer com certeza não está se dando o trabalho de expandir a linha de produção do KC-390 para 18 unidades\ano à toa.




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Re: Sobre o KC-390

#7631 Mensagem por Lucubus » Sáb Set 07, 2024 5:09 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Set 07, 2024 12:49 pm Se não estou enganado, hoje na Embraer existem prontos ou em estágio final de montagem e\ou testes: 1 ou 2 KC-390 da FAB, o terceiro avião da FAP e o segundo da Hungria. Todos para entregas entre 2024 e 2025.
acho que vc esta enganado :wink:




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Re: Sobre o KC-390

#7632 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 08, 2024 1:49 am

Lucubus escreveu: Sáb Set 07, 2024 5:09 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Set 07, 2024 12:49 pm Se não estou enganado, hoje na Embraer existem prontos ou em estágio final de montagem e\ou testes: 1 ou 2 KC-390 da FAB, o terceiro avião da FAP e o segundo da Hungria. Todos para entregas entre 2024 e 2025.
acho que vc esta enganado :wink:
Em que parte?




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Re: Sobre o KC-390

#7633 Mensagem por gogogas » Dom Set 08, 2024 3:17 pm

Egípcios vai de C-130




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Re: Sobre o KC-390

#7634 Mensagem por akivrx78 » Qua Set 11, 2024 12:49 pm





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Re: Sobre o KC-390

#7635 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 11, 2024 2:02 pm

Nada conta o uso do KC-390 como avião bombeiro, mas isso só mostra o quão estamos atrasados, e somos omissos e irresponsáveis a nível de políticas públicas de Estado para tratar um assunto tão recorrente quanto, diria, "normal" todos os anos por aqui. E no entanto, ninguém se presta a comprar aviões bombeiros dedicados para que bombeiros, IBAMA, defesa civil ou sei lá mais quem possam fazer esse trabalho, que não é de competência da FAB, e revela o desleixo e o estilo "quebra galho" do uso das ffaa's para qualquer assunto fora do eixo de interesses da politicalha local.




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