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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Set 03, 2015 12:15 pm
por Luís Henrique
Marechal-do-ar escreveu:
kirk escreveu:Não seriam 300% ???
Não Kirk, pela milionésima vez, o alcance de detecção é proporcional ao RCS elevado a 1/4, ou de forma mais simples, é proporcional a raiz quadrada da raiz quadrada do RCS, uma grande diferença no RCS é apenas uma pequena diferença no alcance.
kirk escreveu:Bom Marechal ... muito bom mesmo ... você tem inteira razão ... e precisa explicar isso aos colegas do tal radar PESA quase AESA de 400km ... porque cansaram de dizer que o IRBIS captura 8 Gripens a 300km ... como?

Para essa distância é uma concentração de energia absurda em um cone muito pequeno ... os sensores do Gripen muito provavelmente identificarão a fonte de tamanha emissão de energia eletromagnética com sensores PASSIVOS ... e por outro lado precisaria de muita SORTE pra tal cone pequeno capturar um Gripen que seja ... tem que estar tudo em alinhamento perfeito ... altitude e convergência frontal por exemplo ... agora vai a pergunta o Gripen que identificou a emissão, já compartilhou com todos ... quem vai ficar dando bobeira nesse cone de emissão ???

Por outro lado os colegas acreditam que basta ligar o fantástico radar que tudo se ilumina em 360 graus ...
E sendo um radar eletrônico, capaz de mover esse cone de um lado para o outro muito rápido, o que impediria ele de alternar entre os alvos?


O interessante nessa discussão sobre radares e RCS é que só alguns aqui tem uma caga noção de como os radares funcionam, mas todos falam com absoluta certeza...

E até o momento, um participante mostrou evidencias que esse alcance absurdo é real, do outro lado até agora nada...
Ótima AULA Marechal. Quem sabe dessa vez o Kirk entenda, pois eu já cansei de repetir... :?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Set 03, 2015 12:18 pm
por Luís Henrique
Marechal-do-ar escreveu:
kirk escreveu:E tal regra serve para todos os radares ? ... poderia discorrer melhor sobre isso ?
Sim, vale para todos os radares, e não, não tenho paciência e nem tempo para falar mais sobre isso agora, esse assunto já apareceu varias vezes nesse fórum.
kirk escreveu:A única evidencia demonstrada aqui é que o FABRICANTE DISSE que o alcance é absurdo ... nada mais ... não há mais nenhuma "evidência" que eu me lembre de ter lido ... há algo que pssou despercebido por mim ?
O dado do fabricante, um texto de fonte ainda desconhecida, um gráfico relacionando a potência emitida com alcance e um vídeo de um radar "trackeando" alguns alvos muito distantes, do outro lado deboche, piadas e um tímido "um cara me falou que não".
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Set 03, 2015 12:24 pm
por Luís Henrique
knigh7 escreveu:
Mathias escreveu:Eu realmente não consigo entender essa dificuldade extrema em acreditar nesses dados.
Qual a potência e o diâmetro da antena de um Captor?
Tudo muito menor e uma antena MSA, mas eu nunca vi ninguém questionar os valores divulgados para o radar inglês.

Uma antena de varredura eletrônica com uma potência sem paralelo no mundo, fora o F-22.
Um diâmetro enorme.

Sinceramente, é complicado.
Carlos eu citei o alcance do Zaslon AM, a ultima versão do radar do Mig31BM, dado pelo livro "Russia Air Forçes - Strategic information and weapon systems" https://books.google.co.in/books?id=Kt2 ... &q&f=false, apontando um alcance de de 400km, mas para um alvo de 20m^2!!!

O Zaslon, assim como o Irbis tem potência de pico de 20kw, é PESA, de Ferrite. Mas tem uma antena 50cm maior!!!
Manuel, é um radar muito mais ANTIGO.

Diria que além de décadas de diferença a maior delas é que opera na Banda S e o IRBIS-E opera na banda X.

Ao mesmo tempo que o IRBIS-E o supera em enxergar alvos de 3m² a 350-400 km de alcance.
E o Zaslon modernizado enxerga alvos de 19-20m² a 400 km, ele supera o IRBIS-E na detecção de mísseis de cruzeiro e alvos furtivos.
O IRBIS-E detecta alvos furtivos de 0,01m² a cerca de 96 km de distância, enquanto o Zaslon modernizado o faz a 189 km de distância.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Set 03, 2015 12:36 pm
por Bolovo
Alcantara escreveu:
Mathias escreveu:Alcântara, isso vale para os dois lados
Sim. E onde eu disse diferente? :?:

E, por falar em RVV-AE.
O alcance "prático" divulgado está alí pela casa dos 100Km também.

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Abraços!
Só um detalhe. O RVV-AE (R-77) nunca foi adotado pela Rússia. Ele é um míssil de exportação. O BVR ativo dos russos será o R-77-1 (RVV-SD para exportação), que é muito superior ao R-77 original, tem motor de queima dupla, terá um radar AESA etc. Li esses dias que já entrou em produção e está na iminência de ser adotado.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Set 03, 2015 1:16 pm
por Luís Henrique
Bolovo escreveu:
Alcantara escreveu: Sim. E onde eu disse diferente? :?:

E, por falar em RVV-AE.
O alcance "prático" divulgado está alí pela casa dos 100Km também.

Imagem

Abraços!
Só um detalhe. O RVV-AE (R-77) nunca foi adotado pela Rússia. Ele é um míssil de exportação. O BVR ativo dos russos será o R-77-1 (RVV-SD para exportação), que é muito superior ao R-77 original, tem motor de queima dupla, terá um radar AESA etc. Li esses dias que já entrou em produção e está na iminência de ser adotado.
Exatamente e possui alcance declarado no site da rosoboronexport de 110 km.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Set 03, 2015 5:37 pm
por Justin Case
Amigos,

Acho que a discussão sobre esse gráfico está em nível muito alto. :roll:
Caças operam quase sempre abaixo de 12km.
Abraços,

Justin

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Set 03, 2015 8:06 pm
por ABULDOG74
Olá camaradas, um pergunta de leigo sobre a matéria abaixo: Abaixo da tela de LCD e em posição central existe uma "tampa de metal parafusada" e nesse local é previsto alguma tela de menor diâmetro? E se sim que tipo de informação ela transmitiria?

COBERTURA ESPECIAL - GRIPEN NG BRAZIL - AVIAÇÃO

03 de Setembro, 2015 - 10:20 ( Brasília )
WAD – AEL Sistemas e SAAB avançam no Desenvolvimento
AEL Sistemas entrega protótipos "Modelo A" do WAD e HUD como parte do programa brasileiro para o Gripen NG

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English version


Nelson Düring
Editor-Chefe DefesaNet


Em cerimônia na sede da empresa em Porto Alegre, RS, a AEL Sistemas (AEL) entregou à SAAB, na quarta-feira (02SET2015), os primeiros protótipos "Modelo A" das unidades WAD e HUD para o Gripen NG brasileiro. A entrega é um marco dentro do programa que tem avançado com sucesso e dentro do cronograma.

Nas especificações finais do Gripen NG a COPAC representando a Força Aérea Brasileira especificou a adoção do WAD. O seu desenvolvimento foi o único que teve início antes mesmo da assinatura definitiva do contrato entre o Brasil e a SAAB formalizando a aquisição de 36 caças Gripen NG (modelos E/F), que ocorreu em 25 agosto.

Em fevereiro de 2015, a SAAB anunciou a seleção da AEL Sistemas como nova fornecedora no Brasil. SAAB e AEL também assinaram um contrato para a transferência de tecnologia. A AEL foi selecionada para fornecer o Wide Area Display – Display de Grande Área (WAD), o Head-Up Display - Visor Frontal (HUD) e o Helmet Mounted Display – Capacete com visor (HMD), que serão integrados ao Gripen NG para o Brasil como parte do contrato F-X2.

O programa de desenvolvimento do WAD e do HUD começou em janeiro de 2015. Já o do HMD teve início em maio deste ano. O novo programa de sistemas aviônicos para a aeronave será executado ao longo de quatro anos e inclui o desenvolvimento, a integração e o trabalho de produção, que serão realizados em Porto Alegre (RS). O trabalho de integração do sistema será feito pela SAAB e pela EMBRAER.

São três as etapas de desenvolvimento:

A – apresentação do rig, dispositivo com todos os elementos do sistema para testes de software e funcionalidades;
B – Equipamento nas dimensões final para testes e avaliações de compatibilidades, térmica, mecânica e eletromagnética, e,
C- Já na versão final com capacidade e ser montado e testado em aeronave.



O WAD para a aeronave brasileira Gripen NG é um sistema único e inteligente de exibição de tela grande formato (19 x 8 in), redundante e multiuso, em cores e de alta resolução, com apresentação contínua de imagem, capaz de receber entradas de teclas multifuncionais, touchscreen ou interfaces externas. É a principal fonte de todas as informações de voo e missão na cabine de piloto.


O WAD não é somente a forma de apresentação dos dados ao piloto de uma forma similar ao dos smatphones, mas sim a “fusão” e “gerenciamento” dos dados . Adotando sensores infravermelhos, para compensar as luvas, o piloto pode acionar a tela do WAD como um “touchscreen”.

Selecionar os dados que lhe interessam para o momento em uma determinada missão. Aumentará de forma significativa a Human Machine Inteface (HMI) de forma exponencial. Haverá sistemas que minimizem alguma ação por toque inadvertido de algo que está no cockpit no painel do WAD.

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O WAD no cockpit do Gripen NG. Em primeiro plano o capacete HMD Targo.
Foto: AEL Sistemas



O HUD e o Capacete HMD Targo

A AEL também vai desenvolver um novo HUD (Visor Frontal) para a aeronave brasileira. O HUD fornece informações essenciais de voo e missão para o piloto ao olhar a frente através da cabine.

Já o Helmet Mounted Display (HMD) Targo é a próxima geração do equipamento, que permite que o piloto veja os dados e imagens de alvos reais e virtuais, adicionando funcionalidades que aumentam a consciência situacional e a capacidade de julgamento e decisão do piloto.

Um dos itens do capacete é que ele tem um sensor do nível de oxigênio no sangue do piloto. Uma das possibilidades discutidas pela AEL Sistemas é de que os dados e o tamanho dos símbolos possam adaptar-se ao stress e fadiga do piloto na missão.

Os parâmetros de interface Homem Máquina são de responsabilidade da SAAB e Força Aérea Brasileira.

O WAD

O conceito do WAD não é ser o somatório de Displays, mas sim gerar a “Fusão”dos dados gerados pelos sensores da aeronave, assim como os dados recebidos de sensores externos como os dos controladores de voo, aviões de alerta antecipada, etc.

Não haverá briga por espaço no display. Os dados só estarão disponíveis quando necessários à missão, definidos de forma autônoma ou por decisão do piloto.

O projeto do WAD prevê a seguinte estrutura:


1 – WAD – Com dois processadores autônomos garante que, em caso de falha de um entre automaticamente o segundo, garantindo a redundância do sistema;
2 – HUD – Visor Frontal
3 – Capacete HMD
4 – Um display menor na parte esquerda abaixo do WAD para emergência.


A mesma arquitetura, com exceção do HUD, também é usada nas aeronaves biplace (Modelo Gripen F).

Os painéis são intercambiáveis e adotam o conceito “Plug and Play” . Seguirão o mesmo procedimento atualmente adotado de apoio logístico “CLS” contratado pela FAB com a AEL Sistemas para as aeronaves F-5EM/FM e Super Tucano.

Ganho Operacional

Atualmente só o caça americano Lockheed Martin F-35 tem um painel de grande formato. Porém, ele é dividido em duas partes. A Boeing estuda um upgrade nos caças F-15 e A/F-18 Super Hornet, com a adoção do WAD. Em especial no Super Hornet que tem uma HMI muito deficiente.

A Força Aérea Sueca deverá tomar uma decisão nas próximas semanas sobre a adoção do WAD. Atualemente está definido os três displays. O único receio pela adoçao do WAD era ter a certeza da maturidade do sistema e que nao afetasse o cronograma de desenvolvimento do Gripen E/F.

A área útil do WAD (19 x 8 polegadas), em desenvolvimento para o Gripen NG pela AEL Sistemas terá uma área 15 vezes maior de visualização.

Em Missões de Defesa Aérea o piloto poderá ver todos os vetores em ação na área de operação. Sobrepondo estas informações a outras não prioritárias à missão.

Em Missões de Ataque ao Solo propiciará a visão de onde estão seus alas, as baterias antiaéreas , que ameaças pode esperar, etc.

Em ambos os casos a palavra mágica é “Consciência Situacional” (Situational Awareness), dar o máximo de informações, de forma gerenciada, para que o piloto tome a decisão de ação mais apropriada.

Certamente a vida dos pilotos será diferente, de que forma? A FAB, SAAB e a AEL Sistemas estão iniciando esta jornada.

O Programa

As entregas dos “Modelos A” de desenvolvimento de engenharia à SAAB são a continuidade do desenvolvimento do WAD.

Os protótipos permitirão à SAAB antecipar as atividades de engenharia de software e sistemas, reduzindo assim o risco de integração na aeronave.

Uma extensa campanha de testes em voo será ainda realizada em estreita cooperação entre a AEL Sistemas e a SAAB, em Linkõping, Suécia.

"Estamos orgulhosos de entregar esses protótipos em tempo, dentro do cronograma, e com qualidade, permitindo que os engenheiros da SAAB possam continuar o trabalho de integração para a aeronave. Acreditamos que este fato destaca e evidencia o compromisso da AEL com a SAAB e a Força Aérea Brasileira (FAB) para fornecer a próxima geração de cockpit para a próxima geração de caças", afirma Sérgio Horta, presidente da AEL.

"Este é um passo muito importante no desenvolvimento do Gripen NG para o Brasil. Demonstra uma cooperação muito eficaz entre a AEL e a SAAB e é um passo de sucesso na cooperação industrial entre a indústria brasileira e a SAAB no programa Gripen NG", diz Mikael Franzén, Diretor do Programa para o Gripen no Brasil.

O processo brasileiro de aquisição para o 36 Gripen NG está em curso e o contrato está previsto para entrar em vigor durante este ano. A transferência de tecnologia do WAD, do HUD e do HMD para a AEL também está em curso. O escopo adicional focará no desenvolvimento da Interface Homem-Máquina (HMI) para os caças avançados, juntamente com oficinas de manutenção de aviônicos. Atividades no âmbito do presente contrato terão início no segundo semestre de 2015, na SAAB, em Linkoping. Isto incluirá cursos teóricos e treinamento no ambiente de trabalho.

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O cockpit do painel do Gripen E / F como apresentado pela SAAB, em Farnborough, no ano de 2014 . Apresentamos para comparação com o WAD. Foto - SAAB

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Set 03, 2015 8:11 pm
por ABULDOG74
Uma imagem mais aberta do projeto e o espaço pra essa possível tela:

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Set 03, 2015 8:13 pm
por Bolovo
Eu ainda não consegui engolir esse cockpit da AEL no Gripen. Uma das melhores coisas do Gripen sempre foi o cockpit, seu hud grande angular... trocaram tudo, que isso.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Set 03, 2015 8:25 pm
por kirk
O primeiro protótipo do WAD do Gripen BR:

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Set 03, 2015 8:32 pm
por Penguin
Bolovo escreveu:Eu ainda não consegui engolir esse cockpit da AEL no Gripen. Uma das melhores coisas do Gripen sempre foi o cockpit, seu hud grande angular... trocaram tudo, que isso.
Se tudo der certo, deverá ser adotado pela Força Aérea Sueca.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Set 03, 2015 8:35 pm
por Penguin
Luís Henrique escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Sim, vale para todos os radares, e não, não tenho paciência e nem tempo para falar mais sobre isso agora, esse assunto já apareceu varias vezes nesse fórum.
O dado do fabricante, um texto de fonte ainda desconhecida, um gráfico relacionando a potência emitida com alcance e um vídeo de um radar "trackeando" alguns alvos muito distantes, do outro lado deboche, piadas e um tímido "um cara me falou que não".
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Trecho de artigo sobre o Su-35S na revista Air International de JUN/2013:

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Trecho sobre o radar IRBIS-E:

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Set 03, 2015 11:27 pm
por kirk
Penguin escreveu:
Luís Henrique escreveu: [082] [082] [082] [082] [082] [082] [082] [082] [082] [082] [082] [082]
Trecho de artigo sobre o Su-35S na revista Air International de JUN/2013:

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Trecho sobre o radar IRBIS-E:

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Desmistifica muita informação truncada ou digamos mal interpretada, para alcances longos fica limitado a 100X100 graus ... se for para "procurar" alvos cai para 200 km ... tudo isso com o céu limpo ... céu de brigadeiro ...

Parece que o radar "deixa de ser klingon" e começa a fazer algum sentido ! 8-]

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Set 03, 2015 11:33 pm
por knigh7
http://www.youtube.com/watch?v=Xo6u066SFFQ

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Set 03, 2015 11:45 pm
por Marechal-do-ar
kirk escreveu:Desmistifica muita informação truncada ou digamos mal interpretada, para alcances longos fica limitado a 100X100 graus ... se for para "procurar" alvos cai para 200 km ... tudo isso com o céu limpo ... céu de brigadeiro ...
100°x100° não é realmente uma limitação...


A propósito que outra aeronave consegue fazer varredura nesses 300°x300° mencionado?


ps: Acredito que a matéria não esteja 100% correta, do jeito que está escrito até parece uma nave klinton...