TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8671
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75631 Mensagem por prp » Qui Jul 30, 2015 6:25 pm

Túlio escreveu:Pouco ligando. Temos caça? Parece que sim. Melhor que o F-5? MUITO!

Não costumo dizeR nome feio mas vou abrir uma exceção (denúncias liberadas):

FODA-SE O RESTO!!!
:?: :?: :?: :?:

Boiei agora? O autocad já se materializou?




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75632 Mensagem por kirk » Qui Jul 30, 2015 6:36 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu: abs.
Verdade FC... em 2024 saberemos se valeu a pena ou não.

E sim, é óbvio que temos que tirar o melhor do que a oportunidade oferece. Nunca questionei isso.

Vai também ser interessante ver o que vai acontecer quando investigarem mais a fundo os US$900mi a mais... isso é bem salgado.

[]s
CB_Lima
Quem levou $$$, se levou, que seja investigado preso e punido ... o que não podemos é sacrificar a defesa do País em razão de indivíduos corruptos e de mazelas seja de quem for ... seja militar ou político ... torço por uma investigação concludente.




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75633 Mensagem por Mathias » Qui Jul 30, 2015 6:37 pm

E parece que virá.




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36795
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75634 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 30, 2015 7:13 pm

Há de se saber diferenciar pessoas e processos. Assim espero. Um coisa é o Estado. Outra, os indivíduos.
Discernimento é bom e faz falta nessas horas, em que parece que tudo e todos são farinha do mesmo saco.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75635 Mensagem por Mathias » Qui Jul 30, 2015 8:55 pm

Mas é isso que se está fazendo, exatamente isso.




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Arataca
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 224
Registrado em: Qua Nov 03, 2010 6:35 pm
Agradeceram: 31 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75636 Mensagem por Arataca » Qui Jul 30, 2015 11:48 pm

Prezados,

É bom lembrar que este financiamento que foi aprovado ainda tem que passar pelo Senado. Então tudo pode acontecer, até o improvável! Mas acho que lá passa também.


1 abraço




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8671
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75637 Mensagem por prp » Qui Jul 30, 2015 11:55 pm

Arataca escreveu:Prezados,

É bom lembrar que este financiamento que foi aprovado ainda tem que passar pelo Senado. Então tudo pode acontecer, até o improvável! Mas acho que lá passa também.


1 abraço
Qual comissão?

Se for a de relações exteriores pode esquecer. Não passa.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75638 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jul 31, 2015 12:06 am

kirk escreveu: Quem levou $$$, se levou, que seja investigado preso e punido ... o que não podemos é sacrificar a defesa do País em razão de indivíduos corruptos e de mazelas seja de quem for ... seja militar ou político ... torço por uma investigação concludente.
Bom... dependendo de quanto problemática seja essa situação o F-X deixaria de existir.

Eu acho que diante de provas e contaminação do processo de seleção, e negociações a coisa teria então que morrer, porque a mazela terá 40 anos de reflexos.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75639 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Jul 31, 2015 12:25 am

Eu não acho que o FX-2 seja cancelado mesmo que alguns sejam condenados no meio, e acho isso porque não acho que a SAAB esteja diretamente envolvida no pagamento de propinas.

Tem coisas estranhas no processo, falta transparência, mas não acho que a SSAB tenha qualquer culpa, e, até onde se sabe, era a proposta mais barata, assim, não se justifica o cancelamento, o que me parece estranho e é onde eu suspeito que possa ter havido desvios e propinas é na seleção das empresas beneficiadas e como seriam esses contratos, para variar, brasileiros roubando brasileiros.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75640 Mensagem por Mathias » Sex Jul 31, 2015 12:39 am

A ver.
De qualquer maneira, cancelamento por uma compra direta os prazos seriam até menores.
Mas eu acho que não cancela não,a menos que a podridão seja muita.
E sobre a SAAB, nem ela nem empresa alguma do setor de Defesa é santa.
Coloque "bribe saab South Africa" no google.
Não seria a primeira nem a última.




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75641 Mensagem por Wardog » Sex Jul 31, 2015 1:06 am

Agora sim, a rapaziada torcendo contra. Tomara que mele mesmo, que aí vamos ver o choro daqui 20 anos quando tivermos uma frota de incríveis 250 Super-Tucanos!

É muita mesquinharia, pows.




Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75642 Mensagem por Justin Case » Sex Jul 31, 2015 1:13 am

Amigos,

Esse assunto de ética nos negócios brasileiros evoluiu muito nas últimas décadas. Antigamente, a propina imperava; agora é extorsão que predomina. Explico:
Antes: o vendedor desonesto corrompia o comprador honesto, oferecendo vantagens indevidas para ganhar a competição = propina ou corrupção ativa.
Hoje: o comprador desonesto exige vantagens não-relacionadas ao produto para que o vendedor honesto tenha alguma chance de ganhar a competição = extorsão.
Triste essa evolução (involução) institucionalizada. :cry:
Abraços,

Justin




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75643 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jul 31, 2015 1:57 am

Justin Case escreveu:Amigos,

Esse assunto de ética nos negócios brasileiros evoluiu muito nas últimas décadas. Antigamente, a propina imperava; agora é extorsão que predomina. Explico:
Antes: o vendedor desonesto corrompia o comprador honesto, oferecendo vantagens indevidas para ganhar a competição = propina ou corrupção ativa.
Hoje: o comprador desonesto exige vantagens não-relacionadas ao produto para que o vendedor honesto tenha alguma chance de ganhar a competição = extorsão.
Triste essa evolução (involução) institucionalizada. :cry:
Abraços,

Justin
Isso é sem dúvida péssimo :(

E é sempre bom deixar claro que no fim das contas a coisa deixa de ser ter o avião ou não.

E sim tal compra ser transparente e esclarecida. Se esse for o caso no projeto do Gripen... ótimo... tudo explicado... sem problemas... e que venha o avião assim.

Infelizmente pelo que andei lendo por aí de gente que parece bem informada ao que parece nesses tais de US$ 900 mi a mais tem 'treta'... isso é o que não pode! Seja lá que projeto for!

Afinal quem não deve não teme.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75644 Mensagem por LeandroGCard » Sex Jul 31, 2015 10:42 am

Wardog escreveu:Agora sim, a rapaziada torcendo contra. Tomara que mele mesmo, que aí vamos ver o choro daqui 20 anos quando tivermos uma frota de incríveis 250 Super-Tucanos!

É muita mesquinharia, pows.
250 ST's ?!?!?

Vai sonhando, nem chegarão a 100 :roll: . E perceba que se tudo der muito certo mesmo a estes se somarão 36 Gripen, e será isso, ponto. Este é o retrato da aviação de combate da FAB daqui a duas décadas.

Leandro G. Card




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36795
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75645 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 31, 2015 11:04 am

Com muita sorte mesmo, diria, Leandro. Porque do jeito que as coisas vão, é capaz de nem isso.

A FAB não tem nem para repor as perdas de ST que teve, imagine-se agora substituir uma frota 99 F-5/A-1 com apenas 36 undes de Gripen E/F?

E não é por nada não, mas eu acredito hoje que tem gente dentro e fora do GF sorrindo à toa com a possibilidade de a FAB realmente se tornar uma TAB da vida, já na proxima década. Esse, infelizmente, ainda é o sonho de consumo de não pouca gente por aqui. E que ainda se dizem brasileiros.

abs.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Responder