TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60833
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6425 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75616 Mensagem por Túlio » Qua Jul 29, 2015 8:19 pm

Pouco ligando. Temos caça? Parece que sim. Melhor que o F-5? MUITO!

Não costumo dizeR nome feio mas vou abrir uma exceção (denúncias liberadas):

FODA-SE O RESTO!!!




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75617 Mensagem por Wardog » Qua Jul 29, 2015 8:33 pm

E que a paz volte a reinar!

Vamos virar essa página e discutir e cobrar o andamento do projeto. Agora tem que contribuir para tirarmos o melhor disso.

FINALMENTE HABEMUS CAÇAM!

Imagem




Editado pela última vez por Wardog em Qua Jul 29, 2015 8:35 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
avc1
Avançado
Avançado
Mensagens: 630
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 12:15 am
Agradeceram: 123 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75618 Mensagem por avc1 » Qua Jul 29, 2015 8:35 pm

Ansioso para saber dos armamentos!
Enfim a novela chegou ao fim, quanta enrolação que foi!




Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75619 Mensagem por ABULDOG74 » Qua Jul 29, 2015 8:42 pm

Olá camaradas, acabou de passar no Jornal Nacional e ressaltando a economia com a redução dos juros.

ADSUMUS




Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75620 Mensagem por Mathias » Qua Jul 29, 2015 9:09 pm

Aí não tem postura. Tem manipulação de toda e qualquer circunstância para favorecer uma posição político/ideológica...
Da parte de quem existe manipulação?
Quem está manipulando?
Quem não tem postura?




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75621 Mensagem por Mathias » Qua Jul 29, 2015 9:11 pm

Pronto!
Qual o problema do nosso governo querer economizar? Conseguimos!




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
NovaTO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1251
Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
Agradeceram: 47 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75622 Mensagem por NovaTO » Qua Jul 29, 2015 10:28 pm

Confirmado mesmo? Impressionante. Essa questão da taxa de juros pareceu aquela cena em que o vilão morto pelo herói se ergue para tentar um último golpe. Agora é cobrar a execução do contrato no $$$$ e tempo acordados. No mais, ainda não acredito. Oo

[]'s




Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75623 Mensagem por Wardog » Qua Jul 29, 2015 10:48 pm

Mathias escreveu:
Aí não tem postura. Tem manipulação de toda e qualquer circunstância para favorecer uma posição político/ideológica...
Da parte de quem existe manipulação?
Quem está manipulando?
Quem não tem postura?
O seu Zé.




Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75624 Mensagem por Mathias » Qui Jul 30, 2015 12:41 pm

Ah tá, foi o Zé...
Ha Ha Ha Ha!
Wardog escreveu:Aí não tem postura. Tem manipulação de toda e qualquer circunstância para favorecer uma posição político/ideológica...




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75625 Mensagem por Wardog » Qui Jul 30, 2015 12:47 pm

Zé e sua trupe. Zé comanda a carroça.




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75626 Mensagem por kirk » Qui Jul 30, 2015 1:18 pm

Wardog escreveu:Zé e sua trupe. Zé comanda a carroça.
Comanda não ele "puxa" ... e come capim ! :mrgreen:




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60833
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6425 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75627 Mensagem por Túlio » Qui Jul 30, 2015 1:20 pm

Senhores, o que essa charlaiada de zé e carroça e capim tem a ver com o tópico?




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36819
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75628 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 30, 2015 1:36 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu:O tempo passa, as tecnologias também. E o aprendizado e suas possibilidades vão se esvaindo entre os dedos.
Quero ver se daqui a vinte e tantos anos, alguém lá fora, vendo tudo isso, por causa de um simples contrato de compra de apenas 36 aviões, que nem sequer risca o tesouro nacional em termos de erário público
Mas peraí... você acha que de fato esse acordo vai trazer algum enriquecimento de conhecimento nacional ao fazermos alguns pedaços de avião de 4 geração inicialmente projetado na década de 80 e 'remasterizado' para 2020 com um montão de gente colocando em serviço aeronaves de 5 geração e gente pensando em 6 geração lá pela época em que o Gripen entrar de fato em serviço?
Carlos, sinceramente, eu creio que sim. Algum conhecimento será trazido neste programa. Em que medida e com qual qualidade, só o tempo dirá. Suponho que a FAB entenda bem mais de engenharia que eu, e que as pessoas que estão participando - e são responsáveis pelo andamento deste processo, e que devem ser qualificadas profissionalmente para isso, devem saber exatamente o que estão fazendo, e o que dele esperam, e querem tirar.
Veja, não estou dizendo que acredito piamente que o projeto irá nos fazer dar um salto de 50 anos. Muito pelo contrário. Se muito, em termos industriais e tecnológicos irá nos ajudar, e muito, a nos atualizar quanto ao que de mais moderno existe por aí em termos de projeto/produção e manutenção de caças. E acredite, isso já é muita coisa mesmo. Agora, o problema maior que vejo é: vamos saber aproveitar o pouco, ou o muito, que este projeto nos trará? Eu não sei. Mas sendo as coisas como são no Brasil hoje, como ontem, e provavelmente o serão amanhã, tenho lá minhas ressalvas. O jeito é aguardar.
Insisto e repito novamente meu amigo. Para um país como o Brasil, penso que nenhum caça a jato seria necessário. Só A-29 e A-390 já estaria bom demais para as pretenções nacionais. Ou a falta delas.

Não se deixe levar pelo marketing de "produto nacional"... nesse aspecto o KC-390 é de fato um produto nacional, projeto nacional, iniciativa nacional.
O Gripen não é, nem nunca foi, para tanto que se amanhã esse acordo furar ainda existirão Gripens no mundo e se essas matérias tiverem um pingo de veracidade ao que parece os suecos vieram dizer que se for o caso eles pulam fora. Isso mostra o quanto de fato esse projeto tem algo de "Brasil" nele.
Sem dúvida temos $$... disso eu não dúvido. Mas será que os únicos motivos dessa enrolação toda são somente a falta de grana? Ou será que alguém começou a notar que a coisa pode não ser tão bom investimento a longo prazo e por isso já estão atacando até o custo dessa Aventura? Eu não sei, mas justficar falta de $$$ normalmente é sinal de que tem boi nessa linha.
Olha, como vimos o contrato vai sair, e temos um acordo. Por mais que nos pareça que o que está sendo posto nele é caro demais, porque estamos pedidindo isso e aquilo outro, made in Brasil, eu ainda assim acho que devemos nos haver com o que está sendo acordado. Temos quem sabe uma chance de dispor de uma ajuda, vamos dizer assim, para que tenhamos um defesa aérea que ao menos pareça algo realmente crível. Porque simplesmente do jeito que está aí é que não dá mais para ficar. Eu sinceramente torço pelo sucesso deste projeto. Vamos fazer o "F" com os suecos. Talvez isso também traga-nos um plus a mais para a industria, quem sabe. Como não temos e não reconhecemos ameaças a nossa sôfrega 'paz', tempo é o que mais temos para saber se tudo isso aí será um bom negócio ou não. Sabemos como as coisas funcionam em defesa no Brasil. Os militares também. Em 2024 saberemos realmente de fato de valeu a pena. E se valer, eu já dei até a dica lá no navais do tipo de Nae que precisamos, na verdade, poderemos suportar aqui, a operação de um suposto Gripen naval, se um dia ele venha a existir mesmo. Enfim, temos um caça. Vamos tentar tirar o melhor proveito disso. E depois a gente vê se foi bom ou não para todo mundo.
Enfim... é só a minha opinião... vamos ver os próximos capítulos dessa novela e tentar entender o que de fato está acontecendo.
[]s
CB_Lima

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36819
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75629 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 30, 2015 1:50 pm

saullo escreveu:FCarvalho, um grande problema hoje, é que o governo do Brasil perdeu a confiabilidade, por ser tolerante e em muitos casos, conivente com a corrupção.
Tem alguns (7% e caindo a cada dia) que ainda se negam a enxergar a falência do estado.
Resta aguardar o tempo e o desenrolar dos acontecimentos.
Que nossos governos vivam tempos interessantes, e paguem por praticamente destruir o futuro nosso e de nossos filhos e filhas.
Abraços
Tudo que um dia sobe, uma hora tem que descer. A vida é feita de espirais. E governos, partirdos e políticos não estão dispensados das leis da física. Pelo menos não vi nada publicado até hoje sobre isso.

E que seja sempre assim.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75630 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jul 30, 2015 2:12 pm

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu: Mas peraí... você acha que de fato esse acordo vai trazer algum enriquecimento de conhecimento nacional ao fazermos alguns pedaços de avião de 4 geração inicialmente projetado na década de 80 e 'remasterizado' para 2020 com um montão de gente colocando em serviço aeronaves de 5 geração e gente pensando em 6 geração lá pela época em que o Gripen entrar de fato em serviço?
Carlos, sinceramente, eu creio que sim. Algum conhecimento será trazido neste programa. Em que medida e com qual qualidade, só o tempo dirá. Suponho que a FAB entenda bem mais de engenharia que eu, e que as pessoas que estão participando - e são responsáveis pelo andamento deste processo, e que devem ser qualificadas profissionalmente para isso, devem saber exatamente o que estão fazendo, e o que dele esperam, e querem tirar.
Veja, não estou dizendo que acredito piamente que o projeto irá nos fazer dar um salto de 50 anos. Muito pelo contrário. Se muito, em termos industriais e tecnológicos irá nos ajudar, e muito, a nos atualizar quanto ao que de mais moderno existe por aí em termos de projeto/produção e manutenção de caças. E acredite, isso já é muita coisa mesmo. Agora, o problema maior que vejo é: vamos saber aproveitar o pouco, ou o muito, que este projeto nos trará? Eu não sei. Mas sendo as coisas como são no Brasil hoje, como ontem, e provavelmente o serão amanhã, tenho lá minhas ressalvas. O jeito é aguardar.
Insisto e repito novamente meu amigo. Para um país como o Brasil, penso que nenhum caça a jato seria necessário. Só A-29 e A-390 já estaria bom demais para as pretenções nacionais. Ou a falta delas.

Não se deixe levar pelo marketing de "produto nacional"... nesse aspecto o KC-390 é de fato um produto nacional, projeto nacional, iniciativa nacional.
O Gripen não é, nem nunca foi, para tanto que se amanhã esse acordo furar ainda existirão Gripens no mundo e se essas matérias tiverem um pingo de veracidade ao que parece os suecos vieram dizer que se for o caso eles pulam fora. Isso mostra o quanto de fato esse projeto tem algo de "Brasil" nele.
Sem dúvida temos $$... disso eu não dúvido. Mas será que os únicos motivos dessa enrolação toda são somente a falta de grana? Ou será que alguém começou a notar que a coisa pode não ser tão bom investimento a longo prazo e por isso já estão atacando até o custo dessa Aventura? Eu não sei, mas justficar falta de $$$ normalmente é sinal de que tem boi nessa linha.
Olha, como vimos o contrato vai sair, e temos um acordo. Por mais que nos pareça que o que está sendo posto nele é caro demais, porque estamos pedidindo isso e aquilo outro, made in Brasil, eu ainda assim acho que devemos nos haver com o que está sendo acordado. Temos quem sabe uma chance de dispor de uma ajuda, vamos dizer assim, para que tenhamos um defesa aérea que ao menos pareça algo realmente crível. Porque simplesmente do jeito que está aí é que não dá mais para ficar. Eu sinceramente torço pelo sucesso deste projeto. Vamos fazer o "F" com os suecos. Talvez isso também traga-nos um plus a mais para a industria, quem sabe. Como não temos e não reconhecemos ameaças a nossa sôfrega 'paz', tempo é o que mais temos para saber se tudo isso aí será um bom negócio ou não. Sabemos como as coisas funcionam em defesa no Brasil. Os militares também. Em 2024 saberemos realmente de fato de valeu a pena. E se valer, eu já dei até a dica lá no navais do tipo de Nae que precisamos, na verdade, poderemos suportar aqui, a operação de um suposto Gripen naval, se um dia ele venha a existir mesmo. Enfim, temos um caça. Vamos tentar tirar o melhor proveito disso. E depois a gente vê se foi bom ou não para todo mundo.
Enfim... é só a minha opinião... vamos ver os próximos capítulos dessa novela e tentar entender o que de fato está acontecendo.
[]s
CB_Lima
abs.
Verdade FC... em 2024 saberemos se valeu a pena ou não.

E sim, é óbvio que temos que tirar o melhor do que a oportunidade oferece. Nunca questionei isso.

Vai também ser interessante ver o que vai acontecer quando investigarem mais a fundo os US$900mi a mais... isso é bem salgado.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder