TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75586 Mensagem por kirk » Qua Jul 29, 2015 3:24 am

Boss escreveu:Nah, quem recebe bolsa família não tem condição de militar na internet assim não.

Isso é outra coisa. 8-]
Cara do céu ... vai lá nas gerais, notícias políticas e vai ver o que é militância ... o cara quer defender o indefensável ...

Mas, nas buenas ? ... são os últimos ... ninguém mais acredita nesse bando de canalhas que se apossou do governo ... exceto a militância ... e tá cada vez mais parca ... estão gritando ao vento ... ninguém tem nem mais saco pra argumentar com os aloprados ...

Não é de se admirar ... 80% da população rejeitam esse desgoverno representado pela Sra. Dilma e vem o Lula dizer que o "probrema é daselíte machista" ... quem acredita nessa corja ?




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceram: 198 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75587 Mensagem por wagnerm25 » Qua Jul 29, 2015 8:18 am

Mathias escreveu:Eu sinceramente gostaria de entender porque devemos pagar um bilhão a mais, e não estamos falando de centavos, num país me plena crise econômica e em que todos clamam por edução de despesas.

O Brasil não vai executar criancinhas numa fogueira, vai exercitar um direito seu, legítimo. Avião tem uma porrada pra vender e não é preciso um FX de quinze anos pra escolher.
Nem mesmo licitação é preciso, pode ser por escolha direta.
Se a grana é "só um pouquinho" como estão dizendo, que os suecos abram mão desse pouquinho. Agora, se eles não querem abrir mão, nós é que vamos bancar isso?
Sinto muito, mas a fila tem que andar.

Já li não lembro onde que pelo preço do programa Gripen-NGBr se compraria uns 100 SU-30SM.
O que está em jogo não é o preço, a qualidade do avião ou o fato de existirem dezenas de outras alternativas, mas sim a seriedade desse país. Ou no caso a falta dela.

Se cancelarem esse processo de compra, imagino que futuros vendedores vão chegar aqui querendo receber adiantado em função de todo esse histórico. Vc venderia sua casa para alguém com um background problemático como o Brasil?

E pergunte para os oficiais da FAB envolvidos nesse processo Bizantino o que eles acham do cancelamento. Se realmente acontecer, vão se sentir como palhaços inúteis. Eu me sentiria.




Editado pela última vez por wagnerm25 em Qua Jul 29, 2015 9:20 am, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Mazocam
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 232
Registrado em: Sáb Fev 23, 2008 3:39 pm
Agradeceram: 16 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75588 Mensagem por Mazocam » Qua Jul 29, 2015 8:30 am

OFF TOPIC

É verdade. Ninguém têm mais saco para discutir sobre o PT. Nem mesmo a oposição. Salvo engano, têm o Cunha, grande democrata, que suas convicções nada têm com uma possível chapa presidencial solo em 2018.

Mas pensei que discussões nesse sentido, com o argumento "A culpa é das Estrelas", se restringiria ao facebook.

80% pode "rejeitar", mas na prática, do que isso vale? A corrupção é endêmica, se vale de várias formas e é amplamente usada.

Quem não lembra do Maluf: Rouba, mas faz! - Aqui em São Paulo, o grande centro econômico brasileiro.

Essa discussão de que a culpa é de A, B ou C ... :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: [005]

Notem que não protejo o governo, mas aponto pra falta de nexo desse tipo de argumento e a linguagem chula utilizada para denigrir alguém.

Sou leitor do fórum, sou leigo em defesa, mas prezo pela qualidade dele em alguns pontos.

Peço a moderação para ter atenção a este tipo de ofensa gratuita exposta nos post's anteriores.

Grato.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75589 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jul 29, 2015 11:27 am

Mathias escreveu:Eu sinceramente gostaria de entender porque devemos pagar um bilhão a mais, e não estamos falando de centavos, num país me plena crise econômica e em que todos clamam por edução de despesas.

O Brasil não vai executar criancinhas numa fogueira, vai exercitar um direito seu, legítimo. Avião tem uma porrada pra vender e não é preciso um FX de quinze anos pra escolher.
Nem mesmo licitação é preciso, pode ser por escolha direta.
Se a grana é "só um pouquinho" como estão dizendo, que os suecos abram mão desse pouquinho. Agora, se eles não querem abrir mão, nós é que vamos bancar isso?
Sinto muito, mas a fila tem que andar.

Já li não lembro onde que pelo preço do programa Gripen-NGBr se compraria uns 100 SU-30SM.
Se cancelarem o FX2 e a compra dos Gripen e adquirirem 100 Su-30SM, ou 56 Super Hornet como o Juarez disse ou se adquirirmos pelo mesmo preço o F-35 ou o Pak Fa, será muito bom. Principalmente se vierem com toda a tot que os suecos estão oferecendo.
Agora, e se cancelarem o Gripen e comprarem mais F-5 usados para modernização ou se comprarem 36 F-16 surrados do deserto, SEM TOT nem nada ou se não comprarem NADA e ficar do jeito que ta...??? :? :? :? :?




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
bcorreia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1253
Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
Agradeceram: 41 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75590 Mensagem por bcorreia » Qua Jul 29, 2015 12:29 pm

Luís Henrique escreveu:
Mathias escreveu:Eu sinceramente gostaria de entender porque devemos pagar um bilhão a mais, e não estamos falando de centavos, num país me plena crise econômica e em que todos clamam por edução de despesas.

O Brasil não vai executar criancinhas numa fogueira, vai exercitar um direito seu, legítimo. Avião tem uma porrada pra vender e não é preciso um FX de quinze anos pra escolher.
Nem mesmo licitação é preciso, pode ser por escolha direta.
Se a grana é "só um pouquinho" como estão dizendo, que os suecos abram mão desse pouquinho. Agora, se eles não querem abrir mão, nós é que vamos bancar isso?
Sinto muito, mas a fila tem que andar.

Já li não lembro onde que pelo preço do programa Gripen-NGBr se compraria uns 100 SU-30SM.
Se cancelarem o FX2 e a compra dos Gripen e adquirirem 100 Su-30SM, ou 56 Super Hornet como o Juarez disse ou se adquirirmos pelo mesmo preço o F-35 ou o Pak Fa, será muito bom. Principalmente se vierem com toda a tot que os suecos estão oferecendo.
Agora, e se cancelarem o Gripen e comprarem mais F-5 usados para modernização ou se comprarem 36 F-16 surrados do deserto, SEM TOT nem nada ou se não comprarem NADA e ficar do jeito que ta...??? :? :? :? :?
Sei não, acho que se der mole e cancelarem os Gripens, o que acaba vindo são F16 do deserto :(

Edit: Acho que acabou sendo um "quem não chora, não mama" http://www.aereo.jor.br/2015/07/29/gove ... ng-da-fab/




Tchelo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 321
Registrado em: Qua Out 10, 2007 7:01 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75591 Mensagem por Tchelo » Qua Jul 29, 2015 12:34 pm

Brasil e Suécia chegam a acordo sobre taxa de juros na compra de caças
Gripen, da sueca Saab


IGOR GIELOW
DIRETOR DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
VALDO CRUZ
DE BRASÍLIA

29/07/2015 11h57

Os governos do Brasil e da Suécia chegaram a um acordo sobre a taxa de juros do financiamento da compra dos 36 caças Gripen NG para a FAB (Força Aérea Brasileira). Com isso, o caminho está aberto para o fechamento do negócio.

Os detalhes ainda serão divulgados, mas os suecos aceitaram cobrar juros anuais de 2,19% no financiamento oferecido pela SEK (agência de promoção de exportações do país escandinavo), como o Brasil queria.

O negócio foi acertado em 2014 por US$ 5,4 bilhões (hoje mais de R$ 18 bilhões), mas o valor deve cair porque a moeda utilizada é a coroa sueca, que perdeu valor recentemente. O pagamento do financiamento só começa em oito anos e meio, e deve durar 15 anos.

Estocolmo queria cobrar 2,54% de juros, valor da taxa em outubro de 2014, quando foi assinada a compra –a escolha do Gripen, fabricado pela Saab, ocorreram em dezembro de 2013 após 12 anos de negociações.

Só que a taxa, ditada aos países integrantes da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, flutua. Agora, está em 2,19%.

Segundo a Folha apurou, os suecos abriram mão de cobrar pela diferença entre as taxas, como vinham insistindo desde a segunda-feira (27), quando uma comissão da SEK chegou a Brasília.

Esse detalhamento ainda tem de ser dado pelo Ministério da Defesa, que deverá divulgar nota; uma compensação poderia ser feita em conjunto pelos dois países, mas inicialmente isso não será preciso.

SEM RISCO

A compra dos caças, apesar da crise econômica, não esteve sob risco. Para o Planalto, o desgaste internacional seria enorme, já que as tratativas para a aquisição e transferência de tecnologia para o Brasil já estão adiantadas.

Pilotos brasileiros treinam com o Gripen na Suécia, e a Saab já está trabalhando com Embraer e outras empresas para capacitar a indústria nacional a fornecer peças e, no futuro, montar o caça no Brasil. O último lote de aeronaves deverá sair, em 2024, da fábrica da Embraer.

Os primeiros caças, se o cronograma for mantido, deverão chegar ao Brasil em 2019. Havia a expectativa do aluguel temporário de modelos anteriores do Gripen, para adaptação dos pilotos brasileiros e para melhorar a defesa do espaço do Brasil central, hoje nas mãos de antigos caças F-5 modernizados. Mas a crise econômica praticamente enterrou essa possibilidade, levando o foco para a compra dos aviões em si.




Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75592 Mensagem por Mathias » Qua Jul 29, 2015 1:18 pm

Bem, dizem os filósofos que a arma dos sem argumento é a ofensa.

Eu só espero que vocês tenham conhecimento do regulamento do fórum, isso aqui não é o FACEBOOK e este tipo de atitude TEM consequências.

Dito isso, vamos lá.

Sobre "defender" o PROSUB e o PROGRAMA NUCLEAR e não o Gripen-NGBr que OS SUECOS queriam cancelar, eu achava que o motivo era óbvio, pelo menos num fórum de defesa onde se imagina se conheça um mínimo sobre o assunto.
Mas como a realidade não é essa, vamos aos fatos.

Ambos os programas estratégicos da MB já estão contratados, sendo pagos, em andamento, com obras para além de sua metade, metade dos SSKs está pronta, já estão gerando milhares de empregos, recebemos um monte de tecnologias, e além de tudo são altamente estratégicos na defesa de nosso litoral, rota óbvia de qualquer ataque ao país.

Enquanto isso o Gripen-NGBr nem sequer existe na forma de protótipo, nem contrato tem, e segundo as mesmas fontes que estão decretando o fim do PROSUB num turbilhão de propinas, o contrato do Gripen não ficaria longe nesse aspecto.
Logo, não vejo porque defender o que não existe e perder um bilhão de dólares, e por outro lado defenestrar o que já é fato e perder muito, mas muito mais em termos de grana e especialmente em termos da nossa defesa.

Como já disse, caças existem talvez uma dezena de opções no mercado que nos atendem, mas quantos SSNs existem à venda COM SUAS TECNOLOGIAS?
Nenhum!!!!

A capacidade de enriquecimento de urânio em qualquer nível também me parecia obviamente muito mais estratégica que Gripen ou qualquer caça, mas novamente vejo que não é assim que se vê as coisa toda. Enquanto a MB perseguiu esse objetivo por mais de cinquenta anos, a preocupação maior parece ser as empresas privadas e o "pega mal".

Sobre "defender o PT", outra vez isso é uma bobagem de quem não consegue enxergar um centímetro além do seu fanatismo ideológico, da paranoia anti petista, que vê comunistas dando em árvores.

Eu defendo as FAs, defendo a MB , o EB e a FAB, o resto que se exploda!
NUNCA eu disse que a FAB deveria ficar sem caça, NUNCA, muito ao contrário!
Defendo que a Força Aérea se equipe com o que há de melhor e mais poderoso. Dentro dessa minha visão particular, empresas privadas e empregos de lobistas vêm em último plano.

Sobre as suportas vantagens tecnológicas e industriais da SAAB/Gripen, tirando os EUA, que não fazem ToTs mesmo e todo mundo sabe; os outros concorrentes, qualquer um deles, poderiam oferecer no mínimo o mesmo ou mais possibilidades nesse sentido, por serem donos de todas as tecnologias de seus produtos.

Alem disso tudo, o que existe por enquanto é a suspeita, repito, SUSPEITA de que UMA pessoa envolvida, mas já fora da MB, tenha recebido propinas.
Ninguém foi ainda condenado, e como impera no nosso ordenamento jurídico a presunção da inocência, e isso vale para todos, o VA Othon é inocente até prova em contrário.
Se condenado, cadeia nele!!!!

Mas parece que tudo não passou de um pequeno susto, os suecos cederam, a FAB terá seu caça leve e as coisas vão se resolver.
Pelo menos até a Vaza a Jato chegar ali, segundo dizem os fontados mais respeitados.




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75593 Mensagem por ABULDOG74 » Qua Jul 29, 2015 1:46 pm

Tchelo escreveu:Brasil e Suécia chegam a acordo sobre taxa de juros na compra de caças
Gripen, da sueca Saab


IGOR GIELOW
DIRETOR DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
VALDO CRUZ
DE BRASÍLIA

29/07/2015 11h57

Os governos do Brasil e da Suécia chegaram a um acordo sobre a taxa de juros do financiamento da compra dos 36 caças Gripen NG para a FAB (Força Aérea Brasileira). Com isso, o caminho está aberto para o fechamento do negócio.

Os detalhes ainda serão divulgados, mas os suecos aceitaram cobrar juros anuais de 2,19% no financiamento oferecido pela SEK (agência de promoção de exportações do país escandinavo), como o Brasil queria.

O negócio foi acertado em 2014 por US$ 5,4 bilhões (hoje mais de R$ 18 bilhões), mas o valor deve cair porque a moeda utilizada é a coroa sueca, que perdeu valor recentemente. O pagamento do financiamento só começa em oito anos e meio, e deve durar 15 anos.

Estocolmo queria cobrar 2,54% de juros, valor da taxa em outubro de 2014, quando foi assinada a compra –a escolha do Gripen, fabricado pela Saab, ocorreram em dezembro de 2013 após 12 anos de negociações.

Só que a taxa, ditada aos países integrantes da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, flutua. Agora, está em 2,19%.

Segundo a Folha apurou, os suecos abriram mão de cobrar pela diferença entre as taxas, como vinham insistindo desde a segunda-feira (27), quando uma comissão da SEK chegou a Brasília.

Esse detalhamento ainda tem de ser dado pelo Ministério da Defesa, que deverá divulgar nota; uma compensação poderia ser feita em conjunto pelos dois países, mas inicialmente isso não será preciso.

SEM RISCO

A compra dos caças, apesar da crise econômica, não esteve sob risco. Para o Planalto, o desgaste internacional seria enorme, já que as tratativas para a aquisição e transferência de tecnologia para o Brasil já estão adiantadas.

Pilotos brasileiros treinam com o Gripen na Suécia, e a Saab já está trabalhando com Embraer e outras empresas para capacitar a indústria nacional a fornecer peças e, no futuro, montar o caça no Brasil. O último lote de aeronaves deverá sair, em 2024, da fábrica da Embraer.

Os primeiros caças, se o cronograma for mantido, deverão chegar ao Brasil em 2019. Havia a expectativa do aluguel temporário de modelos anteriores do Gripen, para adaptação dos pilotos brasileiros e para melhorar a defesa do espaço do Brasil central, hoje nas mãos de antigos caças F-5 modernizados. Mas a crise econômica praticamente enterrou essa possibilidade, levando o foco para a compra dos aviões em si.
[009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009]

Olá camaradas, em brindo , porque independente de qual caça fosse teremos caças novos e temos que comemorar isso; pois tinha a certeza :wink: que se não fosse esse não teríamos caça nenhum e viveríamos de SUPER TUCANOS

ADSUMUS




Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75594 Mensagem por denilson » Qua Jul 29, 2015 2:26 pm





Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75595 Mensagem por Bolovo » Qua Jul 29, 2015 2:41 pm

kirk escreveu:
Bolovo escreveu: Se não me engano, o Prosub sofreu auditoria do TCU desde o começo. Tem até relatório público, se procurar no site do TCU vai achar.
Se não me angano, né ??? ... sei, sei ... hã hã [063] [068]
:?:

Por um acaso eu te dei autorização pra me citar? Pensei que isso já estivesse claro.

Entretanto, sou piedoso e ajudo os analfabetos digitais. Está aqui o tal relatório que falei: http://cdn.defesaaereanaval.com.br/wp-c ... 657464.pdf




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8679
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 395 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75596 Mensagem por prp » Qua Jul 29, 2015 3:12 pm

O caça sueco Gripen NG: contrato de US$ 5,4 bilhões garantiria ao Brasil a compra de 36 aviões - Reprodução
BRASÍLIA - Depois de três dias de intensas negociações, o governo do brasileiro e da Suécia conseguiram fechar na manhã desta quarta-feira um acordo sobre nova taxa de juros do financiamento da compra de 36 caças Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa, a nova taxa ficou em 2,19% contra um percentual firmado no contrato original de 2,54%.

A nova taxa foi uma solução intermediária em relação à proposta defendida pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, de 1,54%. Ontem, O GLOBO mostrou que a negociação ficou ameaçada. O ministro da Defesa, Jaques Wagner, que conduziu as negociações com a comissão sueca com representantes da fabricante Saab, que chegou ao país na segunda-feira, tentou baixar o percentual para 1,98%, de acordo com assessoria de imprensa, mas os suecos não aceitaram.

VEJA TAMBÉM
Divergência sobre taxa de juros ameaça compra de caças suecos
Jaques Wagner defende aumento no orçamento do Ministério da Defesa
Fechado no fim do ano passado, o negócio de US$ 5,4 bilhões prevê a entrega do primeiro caça em 2019 e o último em 2024. A aquisição prevê a transferência de tecnologia para a indústria nacional, além de acordo entre os dois países para formação de pilotos e mecânicos.

Nos bastidores, a Aeronáutica temia um retrocesso nas negociações, depois de espera de mais de uma década pela escolha dos caças. A Força aposentou faz tempo o caça Mirage e conta atualmente com uma frota de F-5, que foi revitalizado, mas é considerada uma aeronave obsoleta.

O Ministério da Defesa deverá divulgar ainda hoje um nota com os detalhes do acordo.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/brasil-s ... z3hIzjS9vu
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.




Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75597 Mensagem por Mathias » Qua Jul 29, 2015 3:18 pm

Agora tem que dar um jeito dos suecos mandarem uns 12 -Cs pra cá.




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Arataca
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 224
Registrado em: Qua Nov 03, 2010 6:35 pm
Agradeceram: 31 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75598 Mensagem por Arataca » Qua Jul 29, 2015 3:28 pm

Arataca escreveu:Pessoal,

Esqueçam o Levy. Quem manda agora é o Nelson Barbosa (....se é que alguém manda alguma coisa na casa da mãe Joana!). Agora tudo ficará mais fácil e os suecos voltarão felizes para suas casas. No máximo umas modificações nas especificações e uns brindes.

O Gripen vem aí....., isto é, lá por 2023.

Como disse um forista em outro fórum:"Se olharem para a economia e para a politica atual... o apocalipse já começou. A primeira trombeta já foi tocada."

1 abraço e boa semana
Então.....num falei?




Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75599 Mensagem por ABULDOG74 » Qua Jul 29, 2015 3:34 pm



ADSUMUS




Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75600 Mensagem por ABULDOG74 » Qua Jul 29, 2015 4:14 pm

Olá camaradas, que agora desenvolvam em conjunto com o Brasil a versão naval dele; até para dar prosseguimento nos conhecimentos em desenvolvimento e cadeia produtiva :





ADSUMUS




Responder