TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Carlos Lima
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75496 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jul 16, 2015 5:11 am

Apesar disso tudo eu ainda preferiria por um montão de motivos o SHornet.

Chega logo (bem antes de 2020+)
Resolve o problema do F-5
A USN sem dúvida abriria mão de aviões produzidos para nos ceder a vez na linha de produção
Sem enrolação
FMS
++ 600 unidades produzidas
excelente AESA com energia de sobra
comprovado em combate
2 motores
Alcance sério
potencial até para WAD
leva mais Meteor
pode levar A-Darter
pode levar Harpoon que já equipará os nossos P-3 e não ficaremos com trocentos mísseis de trocentos fornecedores diferentes
Potencial gigante de parcerias não só para a Embraer na área militar (KC-390/STucano), mas também na área commercial
Sustentabilidade de projetos feitos no Brasil por conta da sua abrangência resultante de uma parceria com a Boeing
Quem sabe ainda não rolaria uns Growlers "downgraded" para substituir os AM-X Rec/Tac...

... e por aí vai.

Mas o JW já disse que não vai rolar. Vamos de Gripen E.

Sonho meu... sonho meu... :lol:

[]s
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Penguin
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75497 Mensagem por Penguin » Qui Jul 16, 2015 6:38 am

Carlos Lima escreveu:Os EUA tem F-18C/D disponíveis com a entrada de serviço dos E/F... não que isso queira dizer algo.

[]s
CB_Lima
No osso. Teria que passar por revitalização e isso não costuma custar barato.
Recentemente a Romenia preferiu F-16 de Portugal do que ex-USAF.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75498 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jul 16, 2015 7:00 am

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu:Os EUA tem F-18C/D disponíveis com a entrada de serviço dos E/F... não que isso queira dizer algo.

[]s
CB_Lima
No osso. Teria que passar por revitalização e isso não costuma custar barato.
Recentemente a Romenia preferiu F-16 de Portugal do que ex-USAF.
Os F-18 que estão dando lugar aos SHornet não.

A Romênia escolheu os F-16 de Portugal a tempos e sim, naquela época não haviam F-18Cs em boas condições.

Além disso, tal improvável situação seria temporária.

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75499 Mensagem por ABULDOG74 » Qui Jul 16, 2015 6:36 pm

knigh7 escreveu:(bom, espero que isso arrefeça as especulações/elucubrações & afins)

Notícia de hoje (ou melhor, ontem, 15/07), veiculada pela assessoria de comunicação do MD:

Jaques Wagner anuncia para breve assinatura de contrato dos Gripen NG


Natal (RN), 15/7/2015 – Após visitar unidades militares da Força Aérea Brasileira (FAB), em Natal (RN), o ministro da Defesa, Jaques Wagner, concedeu entrevista à imprensa onde falou sobre o andamento do Projeto FX-2. “Estamos em via de assinar o contrato dos Gripen. Devemos mandar nossos engenheiros brasileiros para a Suécia em agosto”, disse.
Wagner não deixou de elogiar a “excelência” dos integrantes da FAB e demais Forças pelo trabalho realizado em “tempos de dificuldade”. “É nesses momentos que vemos o entusiasmo dos militares. Saio daqui orgulhoso.”

O ministro alertou que vem atuando para garantir a continuidade de programas estratégicos, mesmo com contingenciamento orçamentário. “Estamos no ministério lutando com a crise econômica, mas existe um processo de evolução. Vamos trabalhar para dar condições pessoais e materiais a vocês”, afirmou.

Para o ministro é importante levar em consideração que sua pasta foi uma das menos afetadas com os cortes no Orçamento. “Sofremos menos que outros ministérios. As Forças estão atuando no sentido de reduzir custeios e não descontinuar nossos projetos”, completou.

Ainda de acordo com Jaques Wagner, a equipe econômica do governo aponta que o país deve decolar no segundo trimestre de 2016. “A crise é mundial. Estamos nos preparando para retomar o crescimento.”

Por Marina Rocha (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071
http://www.defesa.gov.br/noticias/16283 ... -gripen-ng
Olá camarada e amigo, excelente notícia!!

ADSUMUS




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75500 Mensagem por NovaTO » Qui Jul 16, 2015 10:33 pm

Depois de tantos adiamentos e lobbys pró isso ou aquilo. Além de ações do Levy mãos-de-tesoura, resta torcer para que esse Jaques Wagner faça algo de bom e garanta a assinatura do Fx-2 para os próximos dias e importante, fluxo de caixa para o KC-390 e os Subs.

Notícia boa, mas é aguardar... Do jeito que as coisas estão. Só depois de assinado mesmo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75501 Mensagem por Bourne » Qui Jul 16, 2015 11:49 pm

O JW só fala. Não tem poder nenhum frente ao Levy e Barbosa.

A questão é que pelo menos mantenha os programas prioritários e que estão andando como KC390, Subs e o Guarani.




kirk
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75502 Mensagem por kirk » Sex Jul 17, 2015 2:07 am

knigh7 escreveu:Vamos ter GripenNG com o melhor BVR -Meteor-, um míssil antinavio/ar-solo com 250km de alcance -RBS15 ER, A-Dater. O contrato de financiamento do armamento já foi assinado. O melhor IRST que existe, um radar AESA swashplate Selex com 30% a mais de alcance que o da oferta anterior (de 2.009, Thales AESA 1.000E).
E a versão "BR" virá:
-com um RCS menor;
-com uma suíte EW com capacidade de ataque eletrônico;
-com capacidade de operação em altitudes mais elevadas;
-com uma tela WAD projetada e produzida por engenheiros da AEL;
-seremos sole-source para todos componentes dos Gripens E produzidos aqui;
-com off-set no valor de 170% do valor do contrato.
Também:

O equipamento com a melhor condição de integração ao nosso inventário, não somente dos armamentos, como o Python entre outros, como sistema de comunicação R&S e também o sistema de guerra eletrônica e alerta antecipado AEW&C ... além de ser a única opção supercruise e o melhor RCS e melhor NCW na disputa FX2 ...

[009]




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75503 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jul 17, 2015 2:48 am

Bourne escreveu:O JW só fala. Não tem poder nenhum frente ao Levy e Barbosa.

A questão é que pelo menos mantenha os programas prioritários e que estão andando como KC390, Subs e o Guarani.
Pois é... mantendo esses programas verdadeiramente nacionais já é melhor do que nada.

É aguardar...

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75504 Mensagem por juarez castro » Sex Jul 17, 2015 5:53 pm

kirk escreveu:
knigh7 escreveu:Vamos ter GripenNG com o melhor BVR -Meteor-, um míssil antinavio/ar-solo com 250km de alcance -RBS15 ER, A-Dater. O contrato de financiamento do armamento já foi assinado. O melhor IRST que existe, um radar AESA swashplate Selex com 30% a mais de alcance que o da oferta anterior (de 2.009, Thales AESA 1.000E).
E a versão "BR" virá:
-com um RCS menor;
-com uma suíte EW com capacidade de ataque eletrônico;
-com capacidade de operação em altitudes mais elevadas;
-com uma tela WAD projetada e produzida por engenheiros da AEL;
-seremos sole-source para todos componentes dos Gripens E produzidos aqui;
-com off-set no valor de 170% do valor do contrato.
Também:

O equipamento com a melhor condição de integração ao nosso inventário, não somente dos armamentos, como o Python entre outros, como sistema de comunicação R&S e também o sistema de guerra eletrônica e alerta antecipado AEW&C ... além de ser a única opção supercruise e o melhor RCS e melhor NCW na disputa FX2 ...

[009]
Muito bem, agora se tu soubesse a quantidade de aditivos que vem por aí para tornar o BR uma realidade operacional tu cairia de costas.
Sabe quando o NG poderá ser de declarado plenamente operacional?

Não antes de 2023, e o último F 5 sai do inventário em 2024.

Vamos aguardar para ver como ficará a FAB até lá.

Grande abraço




kirk
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75505 Mensagem por kirk » Sáb Jul 18, 2015 3:25 am

juarez castro escreveu:
kirk escreveu: Também:

O equipamento com a melhor condição de integração ao nosso inventário, não somente dos armamentos, como o Python entre outros, como sistema de comunicação R&S e também o sistema de guerra eletrônica e alerta antecipado AEW&C ... além de ser a única opção supercruise e o melhor RCS e melhor NCW na disputa FX2 ...

[009]
Muito bem, agora se tu soubesse a quantidade de aditivos que vem por aí para tornar o BR uma realidade operacional tu cairia de costas.
Sabe quando o NG poderá ser de declarado plenamente operacional?

Não antes de 2023, e o último F 5 sai do inventário em 2024.

Vamos aguardar para ver como ficará a FAB até lá.

Grande abraço
Meu grande amigo, eu concordo contigo, mas tu há de concordar que não podemos escolher nosso vetor baseado na rapidez da entrega ... além disso é exatamente por isso que o tampão tava previsto ...

Eu entendo que todas as propostas têm seus prós e contras ... claro que o Gripen tem seus contras como tu bem mencionaste acima ... por outro lado faremos full autonomia de manutenção e tu melhor que ninguém sabe da importância desse fator para a operacionalidade para a nossa própria capacidade de combate ...

Tu sabes muito bem que já ficamos meses a fio com aeronave no chão aguardando uma porra de uma ruela do exterior ... e depois ainda tínhamos que esperar os mecânicos estrangeiros virem cercar o avião com biombo pra trocar a maldita ruela longe da vista de nossos mecânicos ... :x

Mas tu sabes bem que respeito tua opinião, posso não concordar com todas, mas respeito ...




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75506 Mensagem por Justin Case » Sáb Jul 18, 2015 4:39 am

https://fotomaratona.files.wordpress.com/2012/10/2012_10_16_img_7551.jpg




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75507 Mensagem por Galina » Sáb Jul 18, 2015 6:28 pm

Minha opção era pelo F-18. Não acho (nunca achei), inclusive, o Gripen bonito. E não tem aquele ar de imponente, como tem outros caças. Mas, o que interessa é que, hoje, acredito que seja o melhor para o país. Assim, espero muito, muito mesmo, que a novela seja encerrada, com a assinatura definitiva do financiamento.
Quanto ao tampão... espero que seja fechado negócio com os sul africanos, para umas 8 a 10 unidades. Ou que os suecos nos cedam outros 6 a 8 caças. Melhor ainda se ocorressem as duas hipóteses, o que é pouco provável.




"Os primeiros quarenta anos da vida dão o texto, os trinta anos restantes possibilitam o comentário".
Arthur Schopenhauer
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75508 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Jul 18, 2015 8:03 pm

Galina escreveu:Minha opção era pelo F-18. Não acho (nunca achei), inclusive, o Gripen bonito. E não tem aquele ar de imponente, como tem outros caças. Mas, o que interessa é que, hoje, acredito que seja o melhor para o país. Assim, espero muito, muito mesmo, que a novela seja encerrada, com a assinatura definitiva do financiamento.
Quanto ao tampão... espero que seja fechado negócio com os sul africanos, para umas 8 a 10 unidades. Ou que os suecos nos cedam outros 6 a 8 caças. Melhor ainda se ocorressem as duas hipóteses, o que é pouco provável.

Em minha opinião deveria haver um esforço para o recebimento de pelo menos 12 Gripen C|D, que preencheriam a lacuna deixada pela baixa dos Mirage. Entretanto estas aeronaves deveriam ser mantidas no inventário da FAB a partir da incorporação dos NG. Em médio prazo poderiam ser modernizadas. Acredito que o modelo adotado pela FACH com o mix de F16 novos x F16 usados para modernização de sua aviação de caça poderia ser considerado como uma solução factível para a ampliação do poder combatente da FAB. Considero que até 24 Gripen C|D poderiam complementar os 36 Gripen NG deste primeiro lote. Esta seria talvez uma solução adequada ao nível de investimento que o país dedica a área de Defesa. Entretanto a busca por estes aviões, justificados pela baixa em massa dos F5 e manutenção de um quantitativo minimo de aviões de caça considerando o espaço aéreo nacional, deveria ser prioridade somente após a consolidação dos contratos referentes ao FX-2.


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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75509 Mensagem por juarez castro » Sáb Jul 18, 2015 8:20 pm

Lord Nauta escreveu:
Galina escreveu:Minha opção era pelo F-18. Não acho (nunca achei), inclusive, o Gripen bonito. E não tem aquele ar de imponente, como tem outros caças. Mas, o que interessa é que, hoje, acredito que seja o melhor para o país. Assim, espero muito, muito mesmo, que a novela seja encerrada, com a assinatura definitiva do financiamento.
Quanto ao tampão... espero que seja fechado negócio com os sul africanos, para umas 8 a 10 unidades. Ou que os suecos nos cedam outros 6 a 8 caças. Melhor ainda se ocorressem as duas hipóteses, o que é pouco provável.

Em minha opinião deveria haver um esforço para o recebimento de pelo menos 12 Gripen C|D, que preencheriam a lacuna deixada pela baixa dos Mirage. Entretanto estas aeronaves deveriam ser mantidas no inventário da FAB a partir da incorporação dos NG. Em médio prazo poderiam ser modernizadas. Acredito que o modelo adotado pela FACH com o mix de F16 novos x F16 usados para modernização de sua aviação de caça poderia ser considerado como uma solução factível para a ampliação do poder combatente da FAB. Considero que até 24 Gripen C|D poderiam complementar os 36 Gripen NG deste primeiro lote. Esta seria talvez uma solução adequada ao nível de investimento que o país dedica a área de Defesa. Entretanto a busca por estes aviões, justificados pela baixa em massa dos F5 e manutenção de um quantitativo minimo de aviões de caça considerando o espaço aéreo nacional, deveria ser prioridade somente após a consolidação dos contratos referentes ao FX-2.


Sds

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Nauta, o problema com Gripen C/D é indisponibilidade células usadas no mercado. Os Suecos muito reticentes em liberar, em função do recrudescimento das tensões com os Russos, o Sul Africanos que seriam no meu entender a melhor opção estão também enrolados com problemas de pagamento delas. Mesmo que assinem agora o contrato de financiamento, o NG não será declarado operacional antes de 2023, se tudo correr bem,e até lá provavelemntem 70% da frota de F 5 vai estar espetada em praças.

Grande abraço




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75510 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jul 18, 2015 9:50 pm

juarez castro escreveu:
Lord Nauta escreveu:
Em minha opinião deveria haver um esforço para o recebimento de pelo menos 12 Gripen C|D, que preencheriam a lacuna deixada pela baixa dos Mirage. Entretanto estas aeronaves deveriam ser mantidas no inventário da FAB a partir da incorporação dos NG. Em médio prazo poderiam ser modernizadas. Acredito que o modelo adotado pela FACH com o mix de F16 novos x F16 usados para modernização de sua aviação de caça poderia ser considerado como uma solução factível para a ampliação do poder combatente da FAB. Considero que até 24 Gripen C|D poderiam complementar os 36 Gripen NG deste primeiro lote. Esta seria talvez uma solução adequada ao nível de investimento que o país dedica a área de Defesa. Entretanto a busca por estes aviões, justificados pela baixa em massa dos F5 e manutenção de um quantitativo minimo de aviões de caça considerando o espaço aéreo nacional, deveria ser prioridade somente após a consolidação dos contratos referentes ao FX-2.

Sds

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Nauta, o problema com Gripen C/D é indisponibilidade células usadas no mercado. Os Suecos muito reticentes em liberar, em função do recrudescimento das tensões com os Russos, o Sul Africanos que seriam no meu entender a melhor opção estão também enrolados com problemas de pagamento delas. Mesmo que assinem agora o contrato de financiamento, o NG não será declarado operacional antes de 2023, se tudo correr bem,e até lá provavelemntem 70% da frota de F 5 vai estar espetada em praças.

Grande abraço
Por isso que por mim essa questão do F-X se resolve com aeronaves operacionais hoje (SHornet) e associação com programas tipo FMS que ajudam na hora do pega para capar, sem invenção de moda.

Dependendo de quanto caro essa história do Gripen for ficando (porque vai encarecer mais e mais), corremos o risco de recebermos ou Gripen mais "pelados" ou menos Gripen (ao estilo AM-X).

Programas dessa natureza (de aparente desenvolvimento nacional) não poderiam ser tocados em uma situação economica problemática e com a nossa frota de F-5 obsoleta precisando de substituição para ontém. Risco é uma questão séria.

Por mim compravamos o SHornet que viria com todas as vantagens que citei em um outro post e lá por 2020 ou seja lá o que for chamamos os suecos com calma e vamos papear sobre o FS2020 e programas de fato novos tanto para eles quanto para nós e fazer as coisas com calma enquanto o SHornet vai cumprindo o papel dele na FAB e com tal experiência em um P... avião até nos ajudaria a criar futuros requisitos.

Mas é claro... para que facilitar se podemos complicar?

[]s
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