TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Thor
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75361 Mensagem por Thor » Qui Jun 25, 2015 8:52 pm

Energys escreveu:
Juliano Lisboa escreveu:Assinatura do contrato dos Gripen passa para 24.10, e juros cai para 1,95% ao ano

http://www.planobrazil.com/assinatura-d ... 95-ao-ano/
A se confirmar, uma vitória e tanto do ministro Levy.

"Quem não chora não mama", já cantava a marchinha de Carnaval.

Att.
Eu já vejo isso como um atraso no processo. Mais uma vez, o processo foi atrasado... e sabe-se lá quando, de fato, será "iniciado". As negociações já haviam sido amplamente discutidas com a participação de vários setores do GF. Tem caroço nesse angu. Em um simples ato, consegue-se uma redução assim, tão simples e clara para o povo, como um grande gol do PT. Eu acreditei...
Após vários meses de negociação, com os equipes trabalhando intensamente nesse contrato e cronograma, com todos os off set e outras compensações, havia chegado a uma excelente negociação para o F-X, com taxa de juros baixíssima, largo prazo de pagamento, e o principal: alto índice de royalties revertido para a FAB para cada aeronave vendida.
Será mesmo que em outubro (eu acreditei, parte 2), com a conta dos jogos olímpicos chegando e o estouro da crise 2014/2015 no ápice, o PT vai assinar um contrato de 5 bilhões, ao invés de injetar em outras áreas mais importantes (bolsa família, fundo de previdência, obras para a Olimpíada que surpreendentemente estarão atrasadas, tais como despoluição da baía e lagoa, BRT, alojamento de atletas, etc).
Isso me faz lembrar um trecho da Aquarela do Brasil: "É o meu Brasil brasileiro, terra de samba e pandeiro"




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75362 Mensagem por prp » Qui Jun 25, 2015 9:52 pm

Thor escreveu:
Energys escreveu:A se confirmar, uma vitória e tanto do ministro Levy.

"Quem não chora não mama", já cantava a marchinha de Carnaval.

Att.
Eu já vejo isso como um atraso no processo. Mais uma vez, o processo foi atrasado... e sabe-se lá quando, de fato, será "iniciado". As negociações já haviam sido amplamente discutidas com a participação de vários setores do GF. Tem caroço nesse angu. Em um simples ato, consegue-se uma redução assim, tão simples e clara para o povo, como um grande gol do PT. Eu acreditei...
Após vários meses de negociação, com os equipes trabalhando intensamente nesse contrato e cronograma, com todos os off set e outras compensações, havia chegado a uma excelente negociação para o F-X, com taxa de juros baixíssima, largo prazo de pagamento, e o principal: alto índice de royalties revertido para a FAB para cada aeronave vendida.
Será mesmo que em outubro (eu acreditei, parte 2), com a conta dos jogos olímpicos chegando e o estouro da crise 2014/2015 no ápice, o PT vai assinar um contrato de 5 bilhões, ao invés de injetar em outras áreas mais importantes (bolsa família, fundo de previdência, obras para a Olimpíada que surpreendentemente estarão atrasadas, tais como despoluição da baía e lagoa, BRT, alojamento de atletas, etc).
Isso me faz lembrar um trecho da Aquarela do Brasil: "É o meu Brasil brasileiro, terra de samba e pandeiro"




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75363 Mensagem por NovaTO » Qui Jun 25, 2015 10:39 pm

[002] Também acredito que se for esse o prazo (24/10), pode ser até com juros negativos que esse contrato já era.

Na minha opinião, é hora da FAB acionar o plano B, ou seja ir ao mercado de usados. Os F-5EM não durarão para sempre.

[]'s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75364 Mensagem por Bourne » Sex Jun 26, 2015 8:00 am

A taxa de juros pode ser baixa para pai de família. Mas para contrato de governo e financiamento de longo está alta. Lembre que a diferença são bilhões que vão ter que sair do orçamento.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75365 Mensagem por Energys » Sex Jun 26, 2015 9:00 am

Isso.

Att.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75366 Mensagem por ABULDOG74 » Sex Jun 26, 2015 10:22 am

Olá camaradas, mas a presidente garantiu a Suécia, no texto, que o Brasil honrará o contrato e sabemos da multa em caso de recuo.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75367 Mensagem por malmeida » Sex Jun 26, 2015 10:37 am

NovaTO escreveu:[002] Também acredito que se for esse o prazo (24/10), pode ser até com juros negativos que esse contrato já era.
Na minha opinião, é hora da FAB acionar o plano B, ou seja ir ao mercado de usados. Os F-5EM não durarão para sempre.
[]'s
Concordo. Compra (aluguel, leasing, não! É comprar mesmo) uns Gripen C e D, pode ser A e B também, que estão estocados na Suécia. Com toda a calma do mundo, passa os F-5 pra frente enquanto há aceitação do modelo no mercado. O pessoal como um todo já vai pegando o feeling de operar uma máquina similar. SE os NG chegarem, a transição vai ser mais tranquila.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75368 Mensagem por joao fernando » Sex Jun 26, 2015 11:43 am

Podendo vir F18 usado de graça?




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75369 Mensagem por Penguin » Sex Jun 26, 2015 12:52 pm

joao fernando escreveu:Podendo vir F18 usado de graça?
De graça...isso non ecxiste




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75370 Mensagem por Penguin » Sex Jun 26, 2015 1:08 pm

Valor, 26/06

País tem prazo de dez dias para acertar acordo de financiamento de caça sueco

Por Virgínia Silveira E Daniel Rittner


O governo brasileiro tem prazo de mais dez dias para entrar em acordo com os suecos a respeito da assinatura do contrato de financiamento dos 36 caças Gripen NG, que foram adquiridos em contrato assinado em outubro de 2014, no valor de US$ 5,4 bilhões. Terminou ontem o prazo oficial. A presidente Dilma Rousseff telefonou nesta semana para o primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven, em busca de uma solução.

No acordo com a Saab, fabricante dos caças, ficou estabelecido que o contrato de financiamento seria aprovado até oito meses após a assinatura do contrato de aquisição, mas as duas partes ainda têm mais
dez dias para discutir se vão estender o prazo para renegociar algumas questões, como redução das taxas de juros.

"Os detalhes sobre o contrato de financiamento, se haverá redução de juros ou não, estão sendo discutidos diretamente pelo Ministério da Fazenda e a Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica (Sefa)", disse o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), brigadeiro Paulo Roberto Chã.

De acordo com fontes ouvidas pelo Valor, a Fazenda pretende renegociar as taxas de juros que foram objeto de acordo no ano passado, alegando que houve recuo desde a assinatura do contrato. O financiamento tem como base a CIRR, taxa de empréstimo praticada por agências oficiais de crédito à exportação dos países integrantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), calculada com base na remuneração dos títulos públicos emitidos no mercado doméstico de cada país.

Nos bastidores, os suecos argumentam que a renegociação da taxa representaria violação do Arranjo de Crédito à Exportação da OCDE e poderia gerar punições no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC). O arranjo, segundo afirmam os fornecedores dos caças, define que a taxa válida é aquela do momento do contrato.

Chã reafirmou que a Força Aérea Brasileira (FAB) tem orçamento aprovado de R$ 1 bilhão para ser gasto com o programa dos caças F-X2 em 2015, mas que ainda não tem autorização para usar os recursos e iniciar o pagamento. "O Ministério da Fazenda pode contingenciar esse valor, ou seja, pagar um pouco agora e o restante até o final do ano, mas o recurso aprovado tem que ser faturado em 2015."

A Saab já concordou, inclusive, em receber menos no período inicial do contrato. O importante, segundo fontes que participam das discussões, é ter algum empenho no orçamento de 2015 - mesmo que seja para deixar esses recursos carimbados como "restos a pagar" para os próximos anos. Já a renegociação das taxas de juros é considerada um assunto de extrema sensibilidade para os suecos, que alegam não haver espaço legal para a abertura de um precedente.

O presidente da Copac alertou sobre a importância de se definir a questão do financiamento do contrato antes de agosto. Caso contrário, haverá impacto no processo de transferência de tecnologia do projeto doscaças para as empresas e instituições de pesquisa brasileiras envolvidas.

"Em agosto os engenheiros da Embraer e de mais cinco empresas começam a se deslocar para as fábricas da Saab na Suécia. Se o financiamento não tiver sido resolvido, haverá atraso no envio dessas pessoas para a Saab", disse.

As demais empresas parceiras da Saab no desenvolvimento do Gripen NG são a Inbra, Ael Sistemas, Akaer, Atech e Mectron. O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial também vai enviar 21 especialistas para serem treinados na Suécia. O F-X2 prevê a mobilização de 357 engenheiros e técnicos da indústria aeronáutica e de defesa brasileira para trabalhar no desenvolvimento dos caças na Suécia. A maior parte deles, 240 profissionais, será enviada pela Embraer, empresa que coordenará as atividades de desenvolvimento, produção e montagem do avião no Brasil.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75371 Mensagem por Wardog » Sex Jun 26, 2015 1:42 pm

Penguin escreveu:Valor, 26/06

País tem prazo de dez dias para acertar acordo de financiamento de caça sueco

Por Virgínia Silveira E Daniel Rittner


O governo brasileiro tem prazo de mais dez dias para entrar em acordo com os suecos a respeito da assinatura do contrato de financiamento dos 36 caças Gripen NG, que foram adquiridos em contrato assinado em outubro de 2014, no valor de US$ 5,4 bilhões. Terminou ontem o prazo oficial. A presidente Dilma Rousseff telefonou nesta semana para o primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven, em busca de uma solução.

No acordo com a Saab, fabricante dos caças, ficou estabelecido que o contrato de financiamento seria aprovado até oito meses após a assinatura do contrato de aquisição, mas as duas partes ainda têm mais
dez dias para discutir se vão estender o prazo para renegociar algumas questões, como redução das taxas de juros.

"Os detalhes sobre o contrato de financiamento, se haverá redução de juros ou não, estão sendo discutidos diretamente pelo Ministério da Fazenda e a Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica (Sefa)", disse o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), brigadeiro Paulo Roberto Chã.

De acordo com fontes ouvidas pelo Valor, a Fazenda pretende renegociar as taxas de juros que foram objeto de acordo no ano passado, alegando que houve recuo desde a assinatura do contrato. O financiamento tem como base a CIRR, taxa de empréstimo praticada por agências oficiais de crédito à exportação dos países integrantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), calculada com base na remuneração dos títulos públicos emitidos no mercado doméstico de cada país.

Nos bastidores, os suecos argumentam que a renegociação da taxa representaria violação do Arranjo de Crédito à Exportação da OCDE e poderia gerar punições no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC). O arranjo, segundo afirmam os fornecedores dos caças, define que a taxa válida é aquela do momento do contrato.

Chã reafirmou que a Força Aérea Brasileira (FAB) tem orçamento aprovado de R$ 1 bilhão para ser gasto com o programa dos caças F-X2 em 2015, mas que ainda não tem autorização para usar os recursos e iniciar o pagamento. "O Ministério da Fazenda pode contingenciar esse valor, ou seja, pagar um pouco agora e o restante até o final do ano, mas o recurso aprovado tem que ser faturado em 2015."

A Saab já concordou, inclusive, em receber menos no período inicial do contrato. O importante, segundo fontes que participam das discussões, é ter algum empenho no orçamento de 2015 - mesmo que seja para deixar esses recursos carimbados como "restos a pagar" para os próximos anos. Já a renegociação das taxas de juros é considerada um assunto de extrema sensibilidade para os suecos, que alegam não haver espaço legal para a abertura de um precedente.

O presidente da Copac alertou sobre a importância de se definir a questão do financiamento do contrato antes de agosto. Caso contrário, haverá impacto no processo de transferência de tecnologia do projeto doscaças para as empresas e instituições de pesquisa brasileiras envolvidas.

"Em agosto os engenheiros da Embraer e de mais cinco empresas começam a se deslocar para as fábricas da Saab na Suécia. Se o financiamento não tiver sido resolvido, haverá atraso no envio dessas pessoas para a Saab", disse.

As demais empresas parceiras da Saab no desenvolvimento do Gripen NG são a Inbra, Ael Sistemas, Akaer, Atech e Mectron. O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial também vai enviar 21 especialistas para serem treinados na Suécia. O F-X2 prevê a mobilização de 357 engenheiros e técnicos da indústria aeronáutica e de defesa brasileira para trabalhar no desenvolvimento dos caças na Suécia. A maior parte deles, 240 profissionais, será enviada pela Embraer, empresa que coordenará as atividades de desenvolvimento, produção e montagem do avião no Brasil.
Pelo que tenho ouvido é isso mesmo. O Levy não ta recuando sobre a redução dos juros, ponto que os Suecos não aceitam mudar de jeito nenhum. No entanto, o cancelamento da compra está fora de cogitação para a Presidente (sim, para essas coisas essa mulher tem coragem), e os Suecos sabem disso.

Meus 2 centavos: será assinado de um jeito ou de outro mais cedo ou mais tarde.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75372 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jun 26, 2015 2:17 pm

Do Defesanet... via Thelmo Rodrigues no DefesaBrasileira...
thelmo rodrigues escreveu:Gripen NG - Suécia não confirma redução de taxas de juros

A ação do governo brasileiro de rediscutir juros e os termos financeiros do Contrato do Gripen NG enfrenta obstáculos

Pedro Paulo Rezende
Especial para DefesaNet

Brasília — Uma fonte sueca negou hoje (26JUN15), qualquer acordo entra o Grupo SAAB e o governo brasileiro para reduzir os juros acertados na assinatura do contrato firmado com o Comando da Aeronáutica, através da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), para a aquisição de 36 caças Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira (FAB).

A razão é simples: não cabe ao fabricante das aeronaves negociar as condições financeiras. Este papel é da Corporação Sueca de Crédito de Exportação (SEK), agência formada por uma associação entre governo e empresas do país nórdico.

Segundo as informações obtidas pelo DefesaNet, há pouco espaço para manobras. A SEK segue parâmetros de concessão de crédito determinados pelo Banco Central Europeu, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

As regras estabelecidas congelam preços e juros acertados no momento da assinatura do contrato. Há um outro problema, 60% do PIB sueco é oriundo de exportações e a abertura de um precedente é malvista pelo Parlamento e as autoridades econômicas do país. Cabe a ambos aprovarem as condições de financiamento pela SEK.

Há outro ponto a ser renegociado. O pré-contrato, firmado em outubro de 2014, dois dias antes da realização do segundo turno das eleições presidenciais, previa a assinatura do financiamento até o dia 24 de junho. Para acertar um novo prazo, segundo matéria publicada pelo jornal Estado de S. Paulo, a presidente da República, Dilma Rousseff, empenhou-se nas negociações com o governo sueco (ver a matéria Gripen – Dilma – Levy tentam adiar "Dia D" Link).

No último dia 23, ela tratou do assunto por telefone com o primeiro ministro da Suécia, Stefan Löfven. Na ocasião, ela também manifestou o desejo brasileiro para renegociar as taxa de juros.

A ideia de renegociar os juros partiu do ministro Joaquim Levy. Ele alega que a alteração da taxa representará uma redução de gasto da ordem de R$ 1 bilhão, em 25 anos. O ministro quer usar ainda este contrato como modelo para renegociar outros acordos internacionais já assinados pelo governo brasileiro.

Uma tensa reunião-almoço onde participaram o Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Nivaldo Rossato, e pelo lado da Suécia o presidente da SAAB, Håkan Buskhe e o Comandante da Força Aérea Suéca (SwAF), Major-General Micael Bydén, foi realizada na Embaixada da Suécia, em Paris (16JUN15), durante a visita do braisleiro ao Salao Aeroespacial de Le Bourget.

O militar sueco já tinha exposto no domingo importantes questões referentes aos assuntos de interesse do Brasil e mostrado-se contrariado pela não presença do Comandante Brasileiro ao evento da SwAF pré Le Bourget.


Notas - Em artigo do jornal Valor (26JUN15), citando como fonte o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Brigadeiro Paulo Roberto Chã, é mencionado que o Brasil teria dez dias para aprovar o acordo.

Em uma frase fica caracterizado o "Lobby de Presão" da COPAC para o andamento do atual acordo:

"O presidente da COPAC alertou sobre a importância de se definir a questão do financiamento do contrato antes de agosto. Caso contrário, haverá impacto no processo de transferência de tecnologia do projeto doscaças para as empresas e instituições de pesquisa brasileiras envolvidas."
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75373 Mensagem por ABULDOG74 » Sex Jun 26, 2015 2:18 pm

Wardog escreveu:
Penguin escreveu:Valor, 26/06

País tem prazo de dez dias para acertar acordo de financiamento de caça sueco

Por Virgínia Silveira E Daniel Rittner


O governo brasileiro tem prazo de mais dez dias para entrar em acordo com os suecos a respeito da assinatura do contrato de financiamento dos 36 caças Gripen NG, que foram adquiridos em contrato assinado em outubro de 2014, no valor de US$ 5,4 bilhões. Terminou ontem o prazo oficial. A presidente Dilma Rousseff telefonou nesta semana para o primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven, em busca de uma solução.

No acordo com a Saab, fabricante dos caças, ficou estabelecido que o contrato de financiamento seria aprovado até oito meses após a assinatura do contrato de aquisição, mas as duas partes ainda têm mais
dez dias para discutir se vão estender o prazo para renegociar algumas questões, como redução das taxas de juros.

"Os detalhes sobre o contrato de financiamento, se haverá redução de juros ou não, estão sendo discutidos diretamente pelo Ministério da Fazenda e a Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica (Sefa)", disse o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), brigadeiro Paulo Roberto Chã.

De acordo com fontes ouvidas pelo Valor, a Fazenda pretende renegociar as taxas de juros que foram objeto de acordo no ano passado, alegando que houve recuo desde a assinatura do contrato. O financiamento tem como base a CIRR, taxa de empréstimo praticada por agências oficiais de crédito à exportação dos países integrantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), calculada com base na remuneração dos títulos públicos emitidos no mercado doméstico de cada país.

Nos bastidores, os suecos argumentam que a renegociação da taxa representaria violação do Arranjo de Crédito à Exportação da OCDE e poderia gerar punições no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC). O arranjo, segundo afirmam os fornecedores dos caças, define que a taxa válida é aquela do momento do contrato.

Chã reafirmou que a Força Aérea Brasileira (FAB) tem orçamento aprovado de R$ 1 bilhão para ser gasto com o programa dos caças F-X2 em 2015, mas que ainda não tem autorização para usar os recursos e iniciar o pagamento. "O Ministério da Fazenda pode contingenciar esse valor, ou seja, pagar um pouco agora e o restante até o final do ano, mas o recurso aprovado tem que ser faturado em 2015."

A Saab já concordou, inclusive, em receber menos no período inicial do contrato. O importante, segundo fontes que participam das discussões, é ter algum empenho no orçamento de 2015 - mesmo que seja para deixar esses recursos carimbados como "restos a pagar" para os próximos anos. Já a renegociação das taxas de juros é considerada um assunto de extrema sensibilidade para os suecos, que alegam não haver espaço legal para a abertura de um precedente.

O presidente da Copac alertou sobre a importância de se definir a questão do financiamento do contrato antes de agosto. Caso contrário, haverá impacto no processo de transferência de tecnologia do projeto doscaças para as empresas e instituições de pesquisa brasileiras envolvidas.

"Em agosto os engenheiros da Embraer e de mais cinco empresas começam a se deslocar para as fábricas da Saab na Suécia. Se o financiamento não tiver sido resolvido, haverá atraso no envio dessas pessoas para a Saab", disse.

As demais empresas parceiras da Saab no desenvolvimento do Gripen NG são a Inbra, Ael Sistemas, Akaer, Atech e Mectron. O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial também vai enviar 21 especialistas para serem treinados na Suécia. O F-X2 prevê a mobilização de 357 engenheiros e técnicos da indústria aeronáutica e de defesa brasileira para trabalhar no desenvolvimento dos caças na Suécia. A maior parte deles, 240 profissionais, será enviada pela Embraer, empresa que coordenará as atividades de desenvolvimento, produção e montagem do avião no Brasil.
Pelo que tenho ouvido é isso mesmo. O Levy não ta recuando sobre a redução dos juros, ponto que os Suecos não aceitam mudar de jeito nenhum. No entanto, o cancelamento da compra está fora de cogitação para a Presidente (sim, para essas coisas essa mulher tem coragem), e os Suecos sabem disso.

Meus 2 centavos: será assinado de um jeito ou de outro mais cedo ou mais tarde.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75374 Mensagem por Túlio » Sex Jun 26, 2015 2:20 pm

Ânimo, Lima véio, enquanto há vida, há RAJADAS de esperança... :lol: :lol: :lol: :lol:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75375 Mensagem por Energys » Sex Jun 26, 2015 2:38 pm

Muita informação desencontrada... Melhor esperar mesmo algo de concreto para depois da visita aos EUA.

Att.




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