Beronha escreveu:Caro Orestes.
Mas já começou uma mudançazinha , nao começou?
Meu UNICO medo é o fortalecimento do Chaves e a injeção de dinheiro DELE na nossa proxima corrida presidencial... posso tar viajando, mas ele não é nada bobo...
O lula esta bem , tou ate gostando dele... mas se me permite especular:
E se um canditado Nao simpatizante do chaves ganhar para presidente?
Seria uma guerra fria a exemplo da Colombia/venezuela?
Desculpem pelo Off-Topic cavalheiros.
Olá Beronha,
de fato alguma coisa está mudando mesmo, o problema é que só sentiremos mais adiante. O que vemos hoje é apenas um reflexo de alguma ação tomada tempos atrás.
A sua análise sobre o Chaves e um possível canditado não simpatizante ao mesmo está correta.
Por outro lado, fica muito complicado prever alguma coisa, o Brasil não pode se prender as estas coisas, independente de qual e como será um novo governo. O Brasil tem que ser maior do que isso.
Além disso, não sabemos exatamente o que passa na cabeça do Chaves hoje. Isto é, seu amigo de hoje poder ser seu inimigo amanhã. E isto vale até mesmo para o atual governo.
Qualquer apoio venezuelano ao líder boliviano no que diz respeito ao movimento separatista que se encontra por aquelas bandas, terá sérios reflexos por aqui. Esta é uma preocupação relevante, visto que tal conflito aconteceria na fronteira entre Brasil e Bolívia.
Isto sem falar na possibilidade real da interrupção do fornecimento de gás ao Brasil.
Ações políticas e diplomáticas já devem estar acontecendo, mas só isto não basta. Se não estivermos preparados, poderemos ter uma situação caótica bem aos nossos pés.
Sempre lembro que as palavras e gestos usados na política e na diplomacia se esvaziam rapidamente se não houver outros meios para demonstrar força e poder nas negociações.
Abraços,
Orestes