cb_lima escreveu:Olha pessoal...
O F-16 nasceu como interceptador de baixo custo, mas logo no seu ínicio a oportunidade vista pela LM de vendê-lo para 4 Forças Aéreas amigas logo de ínicio em quantidades absurdas (200 e poucos), mudaram imediatamente essa história.
Essas Forças Aéreas, Dinamarca, Holanda, Noruega e Bélgica queriam multifunção, pois queriam somente uma plataforma.
Já os EUA queriam aeronaves para a Guarda Nacional (sendo assim Multifunção não era exatamente um requisito 'grande'). O F-16 só se tornou pau para toda a obra nos EUA quando eles viram o que o pessoal no resto do mundo estava fazendo com ele
Sendo assim, 'já no berço' o F-16 se tornou multifunção.
Já o M2k, nasceu como Interceptador, pois seu país de origem assim o queria, e como ninguém reclamou e continuou recebendo encomendas nessa configuração, assim ele seguiu a sua carreira...
Então, quando a história de multi-função começou, por conta das exigências dos operadores europeus, o F-16 já estava na frente e de uma hora para outra (com o objetivo de diminuir os custos) todo mundo queria multifunção.
O F-16 "naquela época" era melhor interceptador "puro" do que o M2k? Neeeemmm por milagre... As razões eram muitas, desde razão de subida até armamento.
O F-16 conseguia cumprir um maior número de missões "diferentes"? Pode apostar nisso! Pode apostar porque para pelo menos 4 Forças Aéreas essa era a exigência, e assim que deveria ser.
Para a França, a versão "D" do M2k mais do que deixava os franceses felizes. E a versão 'C' era o "Interceptador padrão" para várias Forças Aéreas...
Sendo assim, talvez na cabeça dos franceses o mundo era assim dividido:
Caso uma Força Aérea tivesse o desejo de operar um caça interceptador puro... inclusive complementando o F-16... a melhor escolha era o M2k... e todo mundo sabia disso e a vida era bela.
Caso uma Força Aérea desejasse uma só aeronave, iam de F-16 e tava tudo certo também (para tanto que na maioria das vezes o F-16 disputava concorrência com o "Mirage F-1" e não com M2k!!)
Será que era arrogância? Falta de visão? Bom para quem quer desacreditrar a aeronave esses nomes podem ser utilizados e sob um certo ponto de vista não estão errados.
Honestamente, eu acho que até a "moda" de transformar o M2k em Multifunção, eu acho que o M2k é um interceptador 'Nato' e de certa forma aconteceu com ele o que quase acontece com o EF-2000 (que é bem mais interceptador) e o que é já é bem diferente no Rafale (que é bem mais "multifunção) - óbvio que mesma essa declaração pode ser disputada, mas que com um certo olhar com relação aos projetos dessas aeronaves e certas 'gafes' como a história do canhão do EF, mostram o que estava por trás na maneira de pensar dos projetistas
.
Falei isso tudo para dizer que eu acho que as aeronaves que hoje se apresentam (M2k e F-16 último Block expandível), foram talhadas pelos operadores e por requisitos operacionais das forças aéreas que as operam...
Ao que parece no caso do Brasil estamos optando o que vai trazer mais conveniência ao Brasil o que honestamente não é um mal critério principalmente se acompanhado de um bom pensamento por trás da compra acompanhado de um bom planejamento futuro.
Se visão e planejamento estiverem acompanhando seja qual for o escolhido... para mim honestamente é o que importa
... porque senão é questão de abrir o bom e velho 'super-trunfo' que menciono tantas vezes aqui!
[]s
CB_Lima