Mirage 2000 e Rafales USADOS para India

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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PRick

#76 Mensagem por PRick » Qua Out 11, 2006 12:35 pm

Alitson escreveu:O RDI realmente é um radar voltado para interceptações... mas com modos ar-solos simples... já o RDM é capaz de realizar modos ar-solo(AS-30L, ALARM,...) e ar-superficie(Exocet) perfeitamente, se preparado para isso, assim como foi feito no Mirage Indianos e Gregos...


Não,

O RDI é um radar moderno, com poder de processamento muito superior ao RDM, é certo que os franceses não certificaram muitas das armas ar-solo para ele, mas pode disparar AS-30L e Exocet. Desde que, preparados.

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PRick

#77 Mensagem por PRick » Qua Out 11, 2006 12:56 pm

Degan escreveu:
Os software de lançamento de bombas burras, teve que ser adaptado, o texto fala no modos de lançamentos com auxilio dos computadores, com ponto de lançamento computado ou ponto de impacto computado. Para fazer este procedimento, o tipo de bomba tem que estar prevista no software, é claro que bombas da segunda guerra, não eram do tipo que podia ser lançado pelo sistema. Algo parecido com os MBT´s, aonde vc tem que informar ao sistema qual a munição será utilizada, é lógico que o programa tem uma biblioteca de munição, como o do M-2000, uma biblioteca de bombas suportadas pelo software. Pq conforme o peso e o formato aerodinâmico da bomba, os cálculos são diversos.


Pues la biblioteca de armamento balístico es manejable sin cambio de software, pues siempre es posible emplear munición distinta, como cohetes de vuelo más tenso, o bombas con distinto tipo de retardo.
Pero, nadie puede creer que se usen bombas fabricadas realmente en la WWII, por el simple hecho de vencimiento de sus químicos….
Los valores que se cambian en la biblioteca, en el caso de las bombas, son su coeficiente de arrastre y peso…
Por último, no olvides que los Indios tienen una versión del Mirage 2.000D, con radar Antílope y pod ATLIS 2…

Na verdade, o texto não é claro, mas o que deve ficar assinalado é que a grande maioria de bombas lançadas foi do tipo burra, datadas da segunda guerra.


Insisto, que sean o no de la WWII no hace diferencia en la capacidad aire-tierra de un Mirage 2.000 RDM…

O radar RDI é superior em qualquer modo de operação ao radar RDM, o radar RDI é comparável ao APG-65 dos F-18,


Falso:
1) El radar RDM tiene más y mejores modos aire-tierra que el RDI.
2) El APG-65 es más que el RDI, no solo porque tiene más alcance aire-aire, sino porque también posee mucho mejor desempeño aire-tierra.

Nos M-2000C-RDI, os sistemas são mais flexiveis, em geral alimentados por cartuchos de informações para cada tipo de missão.


En misiones aire-aire si que lo creo, en aire-tierra es inferior al RDM. Recuerda que en forma gruesa, el RDY combina lo mejor de ambos mundos (aire-tierra del RDM y aire-aire del RDI)

Os indianos não são bobos, operar a 10.000 metros de altitude, com munição de alto-arrastro, requer uma plataforma muito estável e capaz no ar rarefeito. Por isto adoram os M-2000, afinal tem que combater na cadeia de montanhas mais alta do mundo.


Amigo, parece que se te olvidan dos cosas:
1) Los aviones jet están en su mundo y en condiciones óptimas a gran altura.
2) Lo anterior es aún más cierto para un delta como el Mirage…

O melhor é que os Indianos são considerados os melhores desenvolvedores de software do mundo, e nós estamos assinando uma série de acordos com eles, inclusive na área de tecnologia, não é ótimo estarmos operando o mesmo avião, com de versões muito próximas. Podemos nos beneficiar muito, com a troca de informações, pq se trata de uma das FA`s mais experientes em combate, e que usa os M-2000 faz tempo.


Por favor PRick, no exageres…
1) Lo Indios son muy eficientes en software comercial, pero en armamento no destacan como proveedores mundiales (aún).
2) Los Indios utilizan Mirage RDM y Antilope, no RDI…
3) Los Indios tienen planes de modernizar todos sus Mirage al estándar Mirage 2.000-5, que como sabes, es tecnología 100% Francesa…

O M-2000 é um excelente caça bombardeiro, usando munição inteligente ou em passadas de altitudes médias/altas. Não deve ser usado como avião de ataque e interdição em baixa altura. Como temos os A-1 e os F-5 para estas tarefas, espero que deixem os M-2000 fora destas missões.


El Mirage 2.000 es un excelente avión, con mucha potencialidad….PERO:
1) El Mirage 2.000C/B está hoy obsoleto
2) El Mirage 2.000 ya no se construye por lo que no es un avión de “futuro”
3) Las modernizaciones están congeladas (por parte del fabricante) al Mirage 2.000-5Mk2 con tecnología del 2000.
4) Las modernizaciones son hoy muy caras.

Eu já falei outras vezes com vc, quando for responder textos, pense um pouco antes de responder. Se estão atacando alvo que estão entre 4.500 e 5.500 metros em terra, somando os 5.000 metros, temos uma altitude de lançamento que é de no mínimo 9.500 metros, com alguma sobra, estamos falando em operar a 10.000 metros carregados de bombas, não como misseís ar-ar. Tente levar o F-16 nesta altitude, principalmente, os F-16A ou MLU. E veja o desempenho deles aí.


Tu estás suponiendo dos cosas:
1) Que la ruta de aproximación es Hi-Lo-Hi, pero lo más posible es que sea siguiendo rutas de acercamiento bajas…
2) Que el avión estaba “cerca del peso máximo”, pero dos bombas de 1.000 lb no hacen eso…

Por último, ¿qué te hace pensar que el Mirage 2.000 tiene mejores performances que los F-16MLU….???.

Isto não é verdade, os radar RDY é muito superior ao APG-66 modificado, já o RDY-2 é o melhor radar da categoria, melhor que o APG-68.


Absolutamente falso:
1) El radar RDY no tiene NADA superior al APG-66(v)2, más aún, el radar americano es mejor en todos sus parámetros aire-aire...
2) El radar RDY-2 tapoco tiene nada mejor que el APG-68(v)9, y también el americano es superior en aire-aire…y mejor resolución SAR...

Como já ficou demonstrado aqui no Fórum, cada F-16 MLU Holandes, comprado pelo Chile, custou no total 17,1 milhões de dólares, sem armamento, e sem a revisão estrutural, na qual, serão submetidos no Chile. Ou seja, vieram por 17,1 milhões, cada aparelho, pelados. E vão gastar outros milhões em trabalhos estruturais. Fora o armamento.


Sigues diciendo falsedades:

1) El F-16MLU es mucho más moderno y eficas en todo sentido al Mirage 2.000C/B
2) El costo del Mirage 2.000C/B a la FAB es con un número una cantidad de armamento mínima, sin ninguna actualización (digamos que downgraded) y con 1.000 horas de vida restante.
3) El costo de los F-16MLU fue de 10 millones de dólares cada uno, los “posibles” 7 millones extras son para lograr el soporte completo local hasta el año 2025, y que es pagado como parte del costo de operación, no del PRECIO…
4) En el costo de los 10 millones pagados a holanda, se incluye el kit Falcon Up, cosa que el Mirage 2.000 ni se sueña.

Assim, prefiro a realidade de cada contrato, nossa modernização não deverá ser a mesma da França. Podemos e devemos fazer o mesmo com preços menores. Como já estamos fazendo com os F-5.


Eso es soñar, las modernizaciones del Mirage 2.000 son las hechas por Francia, nada de ofertas externas, pues Francia no lo permite.
Ni siquiera ELBIT ofrece algo así, pues el que la haga pierde el soporte del fabricante, igual que la amenaza Rusa ante el upgrade del Mig-29 Israelí…

Aí entra um história interessante, as turbinas dos F-16 são construídas com alta taxa de diluição, vale dizer, precisam de muito ar para serem resfriadas, quando mais alto menos ar, menos resfriamento elas terão, quando maior for a temperatura de operação menor potência elas geram. Resultado, a turbina dos F-16 contuma perder até 30% de sua potência máxima nominal na cota de 10.000 metros.


La alta tasa de “dilución” como tu dices, es una alta tasa de Bypas, por lo que la turbina es más eficiente en consumo de combustible y tiene más empuje (cosa que las M-53 de los Mirage nunca han logrado)…no tiene mucho que ver con el enfriamiento.
El techo de servicio del F-16 es de 16.000 metros, te aseguro que puede volar a esa altura sin inconvenientes….

Ao contrário, as turbinas M-53 do M-2000, foram feitas para operarem acima de 5.000 metros, com baixa taxa de diluição, e pouca necessidade de ar para resfriamento interno. Elas quase não perdem potência a 10.000 metros, é com se estivessem um pouco acima do nível do mar.


Qué estás hablando???, el Mirage y sus M-53 se diseñaron como interceptores de gran altura… :roll:

Daí os Indianos sabiam o que estavam fazendo quando compraram os M-2000. Se vc que voar alto, sem perda de desempenho, compre um tb.


No te estás contradiciendo…??.

A fonte como vc deve perceber é o DOD dos EUA, e este contrato é a complementação do contrato inicial da compra dos F-16 MLU Holandeses, sem o qual, os EUA não dariam o seu aval para a venda dos mesmos, trata-se de algo conhecido como venda casada. Como os russos fizeram com os Peruanos, só forneciam sobressalentes e insumos paras os M-29 comprados de terceiros, com um contrato adicional.


Otra ves errado….la venta completa de los F-16MLU de Holanda se logra una ves que USA autoriza a Holanda a hacerlo….
El contrato que indicas es un contrato de acesoria y capacitación para el soporte completo local durante TODA la vida útil de estos aviones, que es de 20 años. Aquí hablamos de GASTOS, no de COSTOS…o la FAB incluyó los gastos de soporte de la vida útil esperada de los Mirage 2.000 en los costos de compra a Francia???.

Pelas contas do pessoal, no Tópico em questão, daria uns 17 milhões de dólares sem armas e sem revisão do vendedor,por cada aparelho. Vc pode ir no Tópico em questão e ver toda a troca de msg´s. Primeros F-16MLU de la FACH, el 8 de Septiembre


Claro…y ahí queda bastante claro qué:
1) Los F-16MLU fueron entregados con una revisión por parte de los holandeses…
2) El Kit Falcon Up está incluido en el costo de compra.
3) El contrato de soporte de largo plazo con los fabricantes del avión y turbina es GASTO de operación…

Quanto ao resto o CB_Lima já respondeu. Os F5-Br são caças válidos depois do retrofit. E temos total controle da tecnologia. Nosso programa e parece ser superior a qualquer outro F-5 já feito, mas pode sofrer críticas sim, sempre existem outras opções.


No se de qué control hablas:
1) El radar es Italiano, no Brasileño.
2) Todos los demás componentes son extranjeros…
3) Las conversiones de los F-5TIII fueron hechas en Chile, igual que el F-5M es hecho en Brasil…
4) No encuentro nada superior en el proyecto F-5M…

Contra seis ao mesmo tempo, nunca... o RDY, do M2000-5 só pode contra 4 ao mesmo tempo, assim como seus equivalentes, o APG-68(v9), PS-05A...


Error, tanto el APG-66(V)9 como todos los APG-68, pueden atacar simultáneamente 6 blancos en BVR…

O APG-66v2, versão modernizado do velho e bomAPG-66 dos primeiros F-16 e tambémdo Tiger 4, pode no máximo atingir a meta do Grifo BR que pode lança contra dois alvos ao mesmo tempo...


Error, además el radar Americano tiene alrededor de 100% más de alcance…

PS.: o 1o radar multi alvo funcional foi o RDY com o MICA+M2000-5 em 1991...


Por favor hombre, el APG-68 con capacidad aira-aire (BVR con AMRRAM) y aire-tierra es del año 1984....

Dizer que se moderniza-los para padrão -5 e mesmo assim ficariam inferiores em desempenho aos F-16MLU não é correto, senão para gregos e o pessoal dos emirados árabes teria sido mais interessante ter adquirido MLUs, a qual haveria uma padronização com a frota de F-16s que possuem, que partido para modernização de sua frota de Mirages 2000 para padrão -5.


Grecia tenía Mirage 2.000 más antiguos, por lo que para ellos es mantener estándares…pero igual prefirieron el nuevo modelo F-16 Block 52 Plus en ves de más Mirage 2.000-5Mk2…
Los EAU solo tienen F-16 al momento de comprar los Block 60 con radar AESA…

Cada F-16 AM vai sair para o Chile por 17,1 milhões de dólares, SEM ARMAMENTO.



:


Degan,

Como vc fala besteiras!!! Os EUA empregaram bombas da Segunda Guerra no Vietnã, vc pode usar munição, mísseis vencidos, é claro não existe garantia que irão explodir, mas hoje em dia ainda são encontradas pela Europa, bombas lançadas durante a Segunda Guerra com seus explosivos ativos!!!

Além disso, parece que vc não consegue ler o português direito, o que influência os cálculos são o peso e o formato aerodinâmico das bombas, as da SG não estão entre a biblioteca existente dos M-2000, por motivos óbvios. A matéria é clara, se refere ao M-2000 C e bombas da Segunda Guerra. E o programa que faz os cálculos, não tem nada haver com o radar empregado, ele existe em todos os M-2000 em uso.

Como falei, vc acredita que os APG-66 são bons radares, para mim são porcarias da década de 1970. :lol: Vc acredite nos dados que vc quiser, mas não adianta empurrar proganda dos EUA para mim.

Outra coisa, vc faz afirmações que não responde ao que afirmei, ou fala o que já havia falado, parece não entender o que está escrito. E diz que estou me contradizendo!!! Tenha a santa paciência./

Outra coisa, não misture respostas e dizeres de pessoas diferentes, de forma alternada na mesma msg, fica uma salada, que não pode ser respondida.

Quanto ao preço do F-16 MLU, vão sair no final por uns 20 milhões de dólares, com os reparos estruturais no Chile, é o barato que sai caro. Não adianta vc querer justificar a realidade, o preço final será este. Nem acho que seja caro, mas o F-16 não mais barato de comprar, nem mais barato de operar que os M-2000. :wink:

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#78 Mensagem por Alitson » Qua Out 11, 2006 12:56 pm

PRick escreveu:
Alitson escreveu:O RDI realmente é um radar voltado para interceptações... mas com modos ar-solos simples... já o RDM é capaz de realizar modos ar-solo(AS-30L, ALARM,...) e ar-superficie(Exocet) perfeitamente, se preparado para isso, assim como foi feito no Mirage Indianos e Gregos...


Não,

O RDI é um radar moderno, com poder de processamento muito superior ao RDM, é certo que os franceses não certificaram muitas das armas ar-solo para ele, mas pode disparar AS-30L e Exocet. Desde que, preparados.

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Vc está se referindo as preparações feitas nos RDM dos Mirage 2000 gregos e indianos... estes serviços nunca foram feitos nos RDI... já que os unicos usuarios destes radares somos nós e os franceses..




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#79 Mensagem por soultrain » Qua Out 11, 2006 1:28 pm

:wink: O.k Alitson,

Para ataque ao solo nas versões N e D o mirage tem o Antilope V.

A versão do RDI para o Brasil é a J-2.? alguem sabe a diferença entre 2.x e 2.y?

Li em algum lado que a IAF tinha integrado armamento soviético ar-ar nos mirage, será verdade?

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#80 Mensagem por Carlos Lima » Qua Out 11, 2006 2:36 pm

Citação:
Cada F-16 AM vai sair para o Chile por 17,1 milhões de dólares, SEM ARMAMENTO.

Pueden inventar los costos que quieran pero:
Suponiendo un costo de 6 millones por cada Mirage 2.000, más 15 millones para modernizarlos (cifra supuesta que no agrega mejoras estructurales), se obtiene un costo de 21 millones de dólares por avión SIN ARMAMENTO y con 1.000 horas de vida…


:? Degan,

Os nossos M2k já vem com armamento (incluído nos 6 milhões). 15 Milhões sem melhorias estruturais? De onde você "concluiu" isso? Você leu algum contrato dizendo que não? Alguém sabe se isso não estaria incluído?

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
PRick

#81 Mensagem por PRick » Qua Out 11, 2006 2:39 pm

Alitson escreveu:
PRick escreveu:
Alitson escreveu:O RDI realmente é um radar voltado para interceptações... mas com modos ar-solos simples... já o RDM é capaz de realizar modos ar-solo(AS-30L, ALARM,...) e ar-superficie(Exocet) perfeitamente, se preparado para isso, assim como foi feito no Mirage Indianos e Gregos...


Não,

O RDI é um radar moderno, com poder de processamento muito superior ao RDM, é certo que os franceses não certificaram muitas das armas ar-solo para ele, mas pode disparar AS-30L e Exocet. Desde que, preparados.

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Vc está se referindo as preparações feitas nos RDM dos Mirage 2000 gregos e indianos... estes serviços nunca foram feitos nos RDI... já que os unicos usuarios destes radares somos nós e os franceses..


Alitson,

Os Mirages-2000C fornecidos para nós possuem o mesmo barramento, protocolo de comunicações que os fornecidos para Grécia e Índia.

O que temos de diferente são os radares. O radar RDM é derivado direto do CYRANO IV dos Mirages F1, usa o mesmo tipo de tecnologia dos APG´s 66. Estamos falando de eletrônica do final da década de 1970.

Nenhum RDI foi exportado, pq na época, ele passou por sérios problemas de desenvolvimento, assim a Dassault, exportou os M-2000 com a última versão dos RDM´s, pq ele tb teve problemas de desenvolvimento e muitas sub-versões.

Os radares RDI são de uma nova linha, com tecnologia eletrônica da década de 1980, na versão fornecida para nós deve ter sido implantada em 1990.

O poder de processamento, memória global não pode ter comparação. Ainda mais, os sistemas da década de 1970 possuem menos flexiblidade, em regra, para mudar algo vc tinha que trocar chips, eprom.

No sistemas mais modernos, vc refaz o software, os sistemas são mais modulares, já projetados para serem modificados em partes.

É preciso tomarmos cuidado com os dados e as notícias postadas na internet ou qualquer outra fonte. Inicialmente, se espalhou que os RDI seriam radares voltados para combates aéreos, e os RDM radares multi modo, mas isto se deveu sobretudo as dificuldades no desencolvimento do radar RDI. Tanto assim, que não existe mais na França M-2000C equipados com radares RDM´s, todos usam as últimas duas versões do radar RDI. Este texto esclarece bem o que occoreu. Dizer que um radar é otimizado no modo ar-ar, não quer dizer que tem menos capacidade que outro, mais que é melhor que ele para interceptação aérea, e conservando as mesmas capacidade nos modos ar-solo e ar-mar.

The early 2000C had the RDM radar installed. The AdlA originally specified the Air Intercept optimised RDI but delays in it´s development led to the RDM being installed as a stopgap measure. This was most unfortunate. Not only was the RDM not the radar that the AdlA wanted, it was also underperforming by a considerable margin. The first 37 aircraft delivered to the AdlA were fitted with RDM. Later planes did then receive the definitive RDI radar.


Os radares RDI, em suas primeiras versões tinham limitações em modos ar-solo. Ela passou pelas seguintes sub-versões, J1-1, J1-2, J2-4, J2-5 e J3-13.

Todos os M-2000C franceses estão equipados hoje com radares RDI J2-5 ou J3-13. E todos foram passados para a versão S4-2A, com hotas. Os M-2000C com RDM´s sofreram upgrades para esta versão ou superior.

Ao que tudo indica, os nossos M-2000C são S4-2A com o RDI J2-5 ou J3-13. Infelizmente, não existe quase nada de informação sobre as diferenças entre as diversas versões do RDI, entre as duas últimas deixam transparecer melhor capacidade de ECCM dos J3-13. Como demonstra este texto.

From the 38th machine the Mirage 2000RDI standard was adopted with the more capable RDI pulse-Doppler radar and M53-P2 engine that were then retrofitted to the earlier aircraft. The first 11 aircraft of this series (38 through 48) (Mirage 2000C-S4) which were delivered from 1987, had the RDI Series J1-1 radar and carried the improved Super 530D AAM. These aircraft also could carry the improved R550 Magic 2 IR guided air-air missile that could be slaved to the RDI radar on board the Mirage. These were also the first production aircraft to be powered by the M53-P2 engine. The next series of 15 aircraft, the Mirage 2000C-S4-1 was equipped with the RDI Series J1-2 radar, but had few other differences. All C-S4 series aircraft were brought up to this standard. The 11 aircraft of the C-S4-2 series introduced the RDI Series J2-4 radar and all surviving C-S4 were brought up to this standard. The designation Mirage 2000C-S4-2A is applied to S4, S4-1 and S4-2 aircraft that were upgraded with Thomson-CSF RDI Series J2-5 radars and HOTAS controls. Of the 35 surviving S4 series aircraft, 34 aircraft were upgraded to this standard, with the now surplus older RDI radars being used to upgrade five of the S3 series aircraft which in turn were designated as the Mirage 2000-5F. The Mirage 200C-S5 designation was applied to 50 aircraft (airframes 75 through 124) which were equipped with the RDI Series J3-13 radar. Two of these aircraft had the Matra Spirale decoy dispensers. From 1995, the C-S5 series aircraft were upgraded with improved ECCM capabilities and were redesignated as Mirage 200C-S5-2C.


Pelo que entendi deste texto, só existem duas versões de M-2000C(S4-2A e S5-2C) em uso e duas versões dos RDI´s em uso(J2-5 ou J3-13).

O RDY deriva diretamente do RDI, é uma versão multi-alvo dele(capaz de atacar até 04 alvos de modo simultâneo). É claro tb deve possuir poder de processamento global muito melhor, e mais modos de operação.

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#82 Mensagem por Alitson » Qua Out 11, 2006 2:43 pm

soultrain escreveu::wink: O.k Alitson,

Para ataque ao solo nas versões N e D o mirage tem o Antilope V.

A versão do RDI para o Brasil é a J-2.? alguem sabe a diferença entre 2.x e 2.y?

Li em algum lado que a IAF tinha integrado armamento soviético ar-ar nos mirage, será verdade?

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na verdade o N utiliza uma versão modificada, já do Antilope...

o melhor site sobre os indianos...

http://www.bharat-rakshak.com/IAF/

Mirage 2000... nada consta...

http://www.bharat-rakshak.com/IAF/Aircr ... index.html

Jaguar... nada consta...

http://www.bharat-rakshak.com/IAF/Aircr ... index.html


naum seria o R-73 integrado aos M2000 e Jaguar??? isso é facil...




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#83 Mensagem por Alitson » Qua Out 11, 2006 2:51 pm

PRick escreveu:
Alitson escreveu:
PRick escreveu:
Alitson escreveu:O RDI realmente é um radar voltado para interceptações... mas com modos ar-solos simples... já o RDM é capaz de realizar modos ar-solo(AS-30L, ALARM,...) e ar-superficie(Exocet) perfeitamente, se preparado para isso, assim como foi feito no Mirage Indianos e Gregos...


Não,

O RDI é um radar moderno, com poder de processamento muito superior ao RDM, é certo que os franceses não certificaram muitas das armas ar-solo para ele, mas pode disparar AS-30L e Exocet. Desde que, preparados.

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Vc está se referindo as preparações feitas nos RDM dos Mirage 2000 gregos e indianos... estes serviços nunca foram feitos nos RDI... já que os unicos usuarios destes radares somos nós e os franceses..


Alitson,

Os Mirages-2000C fornecidos para nós possuem o mesmo barramento, protocolo de comunicações que os fornecidos para Grécia e Índia.

O que temos de diferente são os radares. O radar RDM é derivado direto do CYRANO IV dos Mirages F1, usa o mesmo tipo de tecnologia dos APG´s 66. Estamos falando de eletrônica do final da década de 1970.

Nenhum RDI foi exportado, pq na época, ele passou por sérios problemas de desenvolvimento, assim a Dassault, exportou os M-2000 com a última versão dos RDM´s, pq ele tb teve problemas de desenvolvimento e muitas sub-versões.

Os radares RDI são de uma nova linha, com tecnologia eletrônica da década de 1980, na versão fornecida para nós deve ter sido implantada em 1990.



desde os livros que tenhgo desde a década de 80, colocam o RDI como um radar mais proprio para interceptação, inclusive comparando este com o APG-63V1...
agora é questão de simples raciocinio, se o RDI é tão bom assim em modos ar-solo, por que os Ns e Ds estão equipados com Antilopes???????????




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Carlos Mathias

#84 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Out 11, 2006 3:27 pm

Um R-73 é muito melhor que um Magic da vida, ainda mais se colocar um HMS. Se não me engano, também colocaram o R-77 nos M-2000.




PRick

#85 Mensagem por PRick » Qua Out 11, 2006 4:59 pm

Alitson escreveu:desde os livros que tenhgo desde a década de 80, colocam o RDI como um radar mais proprio para interceptação, inclusive comparando este com o APG-63V1...
agora é questão de simples raciocinio, se o RDI é tão bom assim em modos ar-solo, por que os Ns e Ds estão equipados com Antilopes???????????


N verdade, depende qual a sub-versão estamos falando, segue abaixo um reportagem interessante.

Bonjour Monsieur Mirage
(Impressões de Vôo de um M-2000C/B, pelo
Major Wander Major Wander da FAB, publicada na RFA número 04 em 1996. Pgs. 73 até 76.)

“Em seguida partimos para uma avaliação do radar, e novamente o que chamou a atenção foi à simplicidade do sistema, muito parecido com o radar utilizado a bordo do Lockheed-Martin F-16 Fighting Falcon. Na aeronave que voamos o radar estava preparado no modo ar-ar. O Mirage 2000 pode ser utilizado no modo ar-solo mas requer que o software seja trocado no solo antes da missão. Ainda assim, é um aparelho excelente que de acordo com o Achile, era capaz de traquear alvos a 80 milhas 144 km) de distância. As informações são filtradas pelo computador da aeronave que só traz para o piloto os alvos plotados em forma de ícones na tela colorida. É muito diferente do radar que utilizávamos no Mirage III e no F-5 e no qual o piloto recebia o vídeo bruto, o que trazia uma imagem meio "leitosa" do eco radar na repetidora.

No radar do Mirage 2000 a imagem dos alvos é projetada numa pequena televisão de excelente imagem. Os alvos aparecem como pequenas "gaivotas". O radar era do tipo Pulse-Doppler ar-ar e bastava que o piloto utilizasse um pequeno manche sobre a manete para levar um "boogie" na forma de dois riscos verticais até o alvo para que o sistema de armas acoplasse automaticamente. A partir desse momento, o radar passa a utilizar os dados do radar e do inercial passando para o piloto informações sobre a proa, a velocidade e a altitude do alvo. Para desacoplar daquele alvo - uma vez que o radar apesar de track-while-scan (capaz de traquear alvos enquanto busca outros) só podia traquear um alvo de cada vez - basta o piloto apertar o botão no manche. O radar desacopla mas fica pronto para voltar a "capturar" o alvo novamente. Enquanto se busca outro contato no céu, aquele alvo fica em vermelho na tela e se o piloto quiser voltar a acoplá-lo o radar o faz imediatamente. Se existe uma deficiência no radar é o fato dele não conseguir acoplar diversos alvos ao mesmo tempo. Radares mais modernos como o de um McDonnell-Douglas F-15 Eagle que voei nos Estados Unidos já conseguem traquear diversos alvos de uma vez.”


Veja, pelo ano deste Mirage 2000C, deve ser uma versão S-4, com o radar RDI anterior as duas últimas versões. Mesmo ele aceita os modos ar-ar e ar-solo. Porém, as duas últimas versões do radar RDI, podem acompanhar 04 alvos(traqueamento) enquanto está acoplada em 01 alvo. Não parece ser o caso deste RDI, ou o Major Wander se atrapalhou nos termos. Pelo que li nossos radares são J2-5 ou J3-13.

Na RFA número 40, fala que o radar fornecido é o J3-13, mas ele não é o padrão da variante S4-2A dos M-2000C, mas como os nossos sofreram modificações ele pode ter sido colocado neste padrão de radar.

Sobre os M-2000 feitos para ataque nuclear ou penetração, eles são muito diferentes dos M-2000C, e ainda bi-place, possuem radares voltados para mapeamento de terreno, e outras características voltadas para este tipo de missão de ataque. Os RDI inciais não podiam fazer este tipo de missão, hoje, com o avanço da eletrônica, vc já pode reunir coisas que no passado eram impossíveis.

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Luís Henrique
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#86 Mensagem por Luís Henrique » Qua Out 11, 2006 6:29 pm

Jovem, o M-2000-5MK2 utiliza RDY!!! EH ISSO Q EU ESTOU FALANDO!!!


Quase certo. RDY-2 :wink:

-------------

Todo totalmente errado…(pues se refiere al Mirage 2.000C/B de la FAB).

Respecto a los datos que entregas del RDY2, pues solo comentar que mientras el RDY2 hace TWS con 8 blancos y ataca simultáneamente 4 en BVR, el APG-68(v)9 hace TWS con 10 y ataca a 6…
Respecto al dato que entregas de la “capacidad” de lanzar 6 MICA simultáneamente….lee bien esta parte de tu link:

can also fire the 6 Mica missiles in the fire-and-forget mode, dispensing with the data link.


Es decir, es un disparo SIN corrección de rumbo…así pueden disparar 100…pero que sirva de algo…!!!.


Degan, não tem nada falso. Estamos falando em modernizar os M2000C para -5Mk2. E ai teriamos as capacidades que eu listei e punto.

Sobre atacar 4 alvos isso é a sua fonte FALSA ou seu pouco conhecimento da língua inglesa ou sua dificuldade em interpretação de textos ou apenas o seu DESEJO. :lol:
brincadeiras a parte amigo....mas leia abaixo.

Leia novamente e verás que ALSO em inglês significa TAMBÉM.

It can fire 6 missiles simultaneously. An aircraft/missile data link feeds in-flight target designation data updates to the launched missile. If circumstances demand, a Mirage 2000-5 Mk2 pilot can also fire the 6 Mica missiles in the fire-and-forget mode, dispensing with the data link.


Para o datalink ajudar o missil, o radar do avião tem que iluminar o alvo para passar as atualizações. Então como o texto claramente diz, ele pode disparar 6 MICA com atualizações de datalink e se circunstâncias exigirem ele TAMBÉM pode disparar em modo dispare e esqueça sem utilizar o datalink. Isto quer demonstrar a capacidade do Mica de seguir os alvos autonomamente, apenas isso.

Ou seja, no caso de necessitar fugir, ele dispara e vai embora sem ficar para enviar atualizações.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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#87 Mensagem por Carlos Lima » Qua Out 11, 2006 6:39 pm

Sem querer ser chato, mas já sendo :p

O "Custo" dos F-16 Chilenos seria na verdade bem maior do que 17 Milhões levando-se em conta que o Chile teria ainda que adquirir uma aeronave de REVO capaz de reabastecer esses caças (isso é claro se o Chile quiser essa capacidade). Digo (aeronave + Logistica + Treinamento, etc). É claro que esse custo teria que ser dividido por toda a frota de F-16 (MLU e Block50).

Com o M2k isso é menos uma preocupação que nós temos (os nossos M2k já vieram da França reabastecendo em Vôo com os nossos KC).

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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#88 Mensagem por Degan » Qua Out 11, 2006 7:29 pm

O RDI é um radar moderno, com poder de processamento muito superior ao RDM, é certo que os franceses não certificaram muitas das armas ar-solo para ele, mas pode disparar AS-30L e Exocet. Desde que, preparados.


Amigo:
1) Que el RDI tenga poder de procesamiento mejor que el RDM no viene al caso (además, no me consta que sea así), lo que importa es que el RDM tiene más y mejores modos Aire-Tierra que el RDI…eso es un hecho…
2) El AS-30L es un misil de guía Láser, por lo que el radar no tiene nada que ver… :roll:
3) No existe Mirage RDI que pueda lanzar Exocets… :roll:

Como vc fala besteiras!!! Os EUA empregaram bombas da Segunda Guerra no Vietnã, vc pode usar munição, mísseis vencidos, é claro não existe garantia que irão explodir, mas hoje em dia ainda são encontradas pela Europa, bombas lançadas durante a Segunda Guerra com seus explosivos ativos!!!


Evita los comentarios excesivos como “besteria”…
1) Vietnam comenzó hace 44 años y terminó hace 31….
2) Los químicos se pueden cambiar siempre que eso valga la pena, por falta de inventarios o por exceso de existencias antiguas.
3) Los “encuentros” de los Mirage 2.000 en Cachemira son solo encontrones de bajo perfil, no una guerra total…

Além disso, parece que vc não consegue ler o português direito, o que influência os cálculos são o peso e o formato aerodinâmico das bombas, as da SG não estão entre a biblioteca existente dos M-2000, por motivos óbvios. A matéria é clara, se refere ao M-2000 C e bombas da Segunda Guerra. E o programa que faz os cálculos, não tem nada haver com o radar empregado, ele existe em todos os M-2000 em uso.


Te lo explico en detalle:
Las bibliotecas de armas no son 100% cerradas, pues siempre existen nuevas armas, o me vas a decir que cada ves que se inventa una nueva bomba no guiada como las Cluster, frenadas, combustible aire, NAPALM, anti pista, etc…hay que modificar la biblioteca…??.
Me imagino que cada ves que en Brasil se diseña un arma nueva de esta naturaleza, la biblioteca de los F-5, Mirage III, etc es/era cambiada…

Como falei, vc acredita que os APG-66 são bons radares, para mim são porcarias da década de 1970. Vc acredite nos dados que vc quiser, mas não adianta empurrar proganda dos EUA para mim.


Tu opinión personal no es un argumento, puedes pensar las “besterias” que quieras…pero los antecedentes públicos y conocidos son claros, el RDI es un radar obsoleto, de corto alcance e incapaz de guiar armamento activo, en cambio el APG-66(v)2 es actual y capaz de hacer eso y más…te guste o no… :wink:

Outra coisa, vc faz afirmações que não responde ao que afirmei, ou fala o que já havia falado, parece não entender o que está escrito. E diz que estou me contradizendo!!! Tenha a santa paciência./


Puede que yo no lo entienda o tú lo expliques mal…

Outra coisa, não misture respostas e dizeres de pessoas diferentes, de forma alternada na mesma msg, fica uma salada, que não pode ser respondida.


Basta que respondas por ti y tus afirmaciones…

Quanto ao preço do F-16 MLU, vão sair no final por uns 20 milhões de dólares, com os reparos estruturais no Chile, é o barato que sai caro. Não adianta vc querer justificar a realidade, o preço final será este. Nem acho que seja caro, mas o F-16 não mais barato de comprar, nem mais barato de operar que os M-2000.


Insisto, con los antecedentes entregados, puedes creer o pensar lo que quieras, pero lo mínimo es no confundir PRECIO de compra, con COSTO de operación.
Por último, como SdA, el F-16MLU es bastante más que el M2kC...por lo que siempre fue más caro...

Li em algum lado que a IAF tinha integrado armamento soviético ar-ar nos mirage, será verdade?


Si, pero al parecer sin poder aprovechar todo su potencial, es algo similar a lo que le ocurre a Venezuela con los Python 4…

Os nossos M2k já vem com armamento (incluído nos 6 milhões). 15 Milhões sem melhorias estruturais? De onde você "concluiu" isso? Você leu algum contrato dizendo que não? Alguém sabe se isso não estaria incluído?


1) La cantidad de armamento comprado es mínima y ni siquiera alcanza para una carga completa…
2) Los 15 millones son una dato del upgrade Griego, que no incluyo alargue de vida…, pues eran aviones relativamente nuevos…

Os Mirages-2000C fornecidos para nós possuem o mesmo barramento, protocolo de comunicações que os fornecidos para Grécia e Índia.


Y….???, tienen otro radar PUNTO.

O que temos de diferente são os radares. O radar RDM é derivado direto do CYRANO IV dos Mirages F1, usa o mesmo tipo de tecnologia dos APG´s 66. Estamos falando de eletrônica do final da década de 1970.


Por favor hombre, la tecnología francesa es reconocidamente más atrasada que la americana.
El radar APG-66 siempre ha sido Doppler, en cambio el Cyrano IV no…, el primer radar Doppler farncés es el RDM...

Nenhum RDI foi exportado, pq na época, ele passou por sérios problemas de desenvolvimento, assim a Dassault, exportou os M-2000 com a última versão dos RDM´s, pq ele tb teve problemas de desenvolvimento e muitas sub-versões.


Sucede que el RDI solo entró en servicio en 1987…es decir estaba básicamente obsoleto para esa época, pues “otros” ya en el 84 guiaban AMRAAM activos… :wink:

Os radares RDI são de uma nova linha, com tecnologia eletrônica da década de 1980, na versão fornecida para nós deve ter sido implantada em 1990.


Digamos que el proyecto RDI es una muestra de lo atrasada de la tecnología francesa, pues en los ´80 ya estaba el APG-68 bastante más sofisticado y en los ´90, USA ya tenía desarrollada la tecnología AESA…

O poder de processamento, memória global não pode ter comparação. Ainda mais, os sistemas da década de 1970 possuem menos flexiblidade, em regra, para mudar algo vc tinha que trocar chips, eprom.


Sucede que el APG-66 es un diseño modular que permite cambiar eso (solo basta que leas qué es la modificación a (v)2)….en cambio, el RDI es rígido y obsoleto…por algo se CAMBIA por el RDY...si Francia solo lo hizo para pocos Mirage 2.000 es porque estaba (y está) concentrado en el Rafale y ahora sustituye su obsoleto radar RB2...

No sistemas mais modernos, vc refaz o software, os sistemas são mais modulares, já projetados para serem modificados em partes.


Disculpa amigo, pero la tecnología digital (con software) es de los ´70…menos en Francia claro, que solo lo logró en los ´80…

Dizer que um radar é otimizado no modo ar-ar, não quer dizer que tem menos capacidade que outro, mais que é melhor que ele para interceptação aérea, e conservando as mesmas capacidade nos modos ar-solo e ar-mar.


Lindo silogismo, pero:
1) El Mirage 2.000 RDI no tiene modos Aire-Tierra para armamento inteligente…PUNTO.
2) Para afirmar algo así, entiendo que tienes la data para comparar los modos de uso de cada radar (RDI v/s RDM).
3) Por el momento te recuerdo que RDI significa “radar Doppler a Impulsos” y RDM significa “Radar Doppler Multimodo”

Os radares RDI, em suas primeiras versões tinham limitações em modos ar-solo. Ela passou pelas seguintes sub-versões, J1-1, J1-2, J2-4, J2-5 e J3-13.


Interesante, entonces comparte con nosotros qué mejoras aire-tierra se han hecho en cada etapa….!!!. :wink:

Ao que tudo indica, os nossos M-2000C são S4-2A com o RDI J2-5 ou J3-13. Infelizmente, não existe quase nada de informação sobre as diferenças entre as diversas versões do RDI, entre as duas últimas deixam transparecer melhor capacidade de ECCM dos J3-13. Como demonstra este texto.


Entonces….cómo puedes afirmar que esas “actualizaciones” han significado mejoras en Aire-tierra…???. :roll:

O RDY deriva diretamente do RDI, é uma versão multi-alvo dele(capaz de atacar até 04 alvos de modo simultâneo). É claro tb deve possuir poder de processamento global muito melhor, e mais modos de operação.


Es bastante más que eso,
Puede guiar en forma efectiva 4 blancos distintos en BVR activo, tiene mucho mejor resolución y alcance…. y posee modos aire-tierra modernos y útiles, pero no modo SAR, ya que eso solo está en RDY2…

naum seria o R-73 integrado aos M2000 e Jaguar??? isso é facil...


No….es MUY difícil, excepto que pagues la conversión al fabricante y el país de origen esté de acuerdo…

agora é questão de simples raciocinio, se o RDI é tão bom assim em modos ar-solo, por que os Ns e Ds estão equipados com Antilopes???????????


Claro….y para que se crea el RDY…???.

Um R-73 é muito melhor que um Magic da vida, ainda mais se colocar um HMS. Se não me engano, também colocaram o R-77 nos M-2000.


No….solo R-73, y nada de HMS, igual que los Python de los F-16 venezolanos…

Veja, pelo ano deste Mirage 2000C, deve ser uma versão S-4, com o radar RDI anterior as duas últimas versões. Mesmo ele aceita os modos ar-ar e ar-solo. Porém, as duas últimas versões do radar RDI, podem acompanhar 04 alvos(traqueamento) enquanto está acoplada em 01 alvo. Não parece ser o caso deste RDI, ou o Major Wander se atrapalhou nos termos. Pelo que li nossos radares são J2-5 ou J3-13.


No confundas la “detección” de blancos, con la capacidad TWS, el RDI no tiene esa capacidad…PUNTO.

Sobre os M-2000 feitos para ataque nuclear ou penetração, eles são muito diferentes dos M-2000C, e ainda bi-place, possuem radares voltados para mapeamento de terreno, e outras características voltadas para este tipo de missão de ataque


Los modos “mapeo” y otros no son necesarios solo para ataque nuclear….son necesarios para cualquier tipo de ataque…

Os RDI inciais não podiam fazer este tipo de missão, hoje, com o avanço da eletrônica, vc já pode reunir coisas que no passado eram impossíveis.


Especulaciones…???.

Degan, não tem nada falso. Estamos falando em modernizar os M2000C para -5Mk2. E ai teriamos as capacidades que eu listei e punto.


Lo sé…y lo que digo es para el Mirage 2.000-5mk2…
No puede lanzar más de 4 misiles en BVR con corrección de rumbo, los otros 2 se disparan “por si acaso” el blanco tiene trayectoria balística, es decir, es un “sucio” truco de marketing de Dassault, que muestra su desesperación por el punto de los 6 blancos simultáneos…

Sobre atacar 4 alvos isso é a sua fonte FALSA ou seu pouco conhecimento da língua inglesa ou sua dificuldade em interpretação de textos ou apenas o seu DESEJO.


Lo siento amigo, los datos son coincidentes….el RDY y RDY2 pueden guiar 4 blancos simultáneos en BVR…y Dessault es claro…6 pero SIN guía de medio curso para 2…

Leia novamente e verás que ALSO em inglês significa TAMBÉM.


Amigo…no me refiero al “ALSO”…me refiero al “DISPENDING” que significa SIN

Para o datalink ajudar o missil, o radar do avião tem que iluminar o alvo para passar as atualizações. Então como o texto claramente diz, ele pode disparar 6 MICA com atualizações de datalink e se circunstâncias exigirem ele TAMBÉM pode disparar em modo dispare e esqueça sem utilizar o datalink. Isto quer demonstrar a capacidade do Mica de seguir os alvos autonomamente, apenas isso.


Pues claramente no es así, el avión puede guiar con su radar (vía data Link) 4 blancos y los otros dos son SIN guía del avión…SIMULTANEAMENTE...
Respecto al Data Link, pues cualquier BVR moderno en corto y mediano alcance puede ser lanzado SIN corrección de rumbo intermedio, pero en BVR de largo alcance (y esa es la gracia 8-] ) es totalmente necesario el data link y el radar capaz…




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#89 Mensagem por Alitson » Qua Out 11, 2006 7:56 pm

Carlos Mathias escreveu:Um R-73 é muito melhor que um Magic da vida, ainda mais se colocar um HMS. Se não me engano, também colocaram o R-77 nos M-2000.




nem tanto... bem menos... nada de R-77 em Mirage 2000H/TH RDM indiano... Magic e Magic II em MiGs sim... Mas R-77, só está em operação nos Su-30MKI...




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#90 Mensagem por Alitson » Qua Out 11, 2006 8:01 pm

PRick escreveu:
Alitson escreveu:desde os livros que tenhgo desde a década de 80, colocam o RDI como um radar mais proprio para interceptação, inclusive comparando este com o APG-63V1...
agora é questão de simples raciocinio, se o RDI é tão bom assim em modos ar-solo, por que os Ns e Ds estão equipados com Antilopes???????????


N verdade, depende qual a sub-versão estamos falando, segue abaixo um reportagem interessante.

Bonjour Monsieur Mirage
(Impressões de Vôo de um M-2000C/B, pelo
Major Wander Major Wander da FAB, publicada na RFA número 04 em 1996. Pgs. 73 até 76.)

“Em seguida partimos para uma avaliação do radar, e novamente o que chamou a atenção foi à simplicidade do sistema, muito parecido com o radar utilizado a bordo do Lockheed-Martin F-16 Fighting Falcon. Na aeronave que voamos o radar estava preparado no modo ar-ar. O Mirage 2000 pode ser utilizado no modo ar-solo mas requer que o software seja trocado no solo antes da missão. Ainda assim, é um aparelho excelente que de acordo com o Achile, era capaz de traquear alvos a 80 milhas 144 km) de distância. As informações são filtradas pelo computador da aeronave que só traz para o piloto os alvos plotados em forma de ícones na tela colorida. É muito diferente do radar que utilizávamos no Mirage III e no F-5 e no qual o piloto recebia o vídeo bruto, o que trazia uma imagem meio "leitosa" do eco radar na repetidora.

No radar do Mirage 2000 a imagem dos alvos é projetada numa pequena televisão de excelente imagem. Os alvos aparecem como pequenas "gaivotas". O radar era do tipo Pulse-Doppler ar-ar e bastava que o piloto utilizasse um pequeno manche sobre a manete para levar um "boogie" na forma de dois riscos verticais até o alvo para que o sistema de armas acoplasse automaticamente. A partir desse momento, o radar passa a utilizar os dados do radar e do inercial passando para o piloto informações sobre a proa, a velocidade e a altitude do alvo. Para desacoplar daquele alvo - uma vez que o radar apesar de track-while-scan (capaz de traquear alvos enquanto busca outros) só podia traquear um alvo de cada vez - basta o piloto apertar o botão no manche. O radar desacopla mas fica pronto para voltar a "capturar" o alvo novamente. Enquanto se busca outro contato no céu, aquele alvo fica em vermelho na tela e se o piloto quiser voltar a acoplá-lo o radar o faz imediatamente. Se existe uma deficiência no radar é o fato dele não conseguir acoplar diversos alvos ao mesmo tempo. Radares mais modernos como o de um McDonnell-Douglas F-15 Eagle que voei nos Estados Unidos já conseguem traquear diversos alvos de uma vez.”


Veja, pelo ano deste Mirage 2000C, deve ser uma versão S-4, com o radar RDI anterior as duas últimas versões. Mesmo ele aceita os modos ar-ar e ar-solo. Porém, as duas últimas versões do radar RDI, podem acompanhar 04 alvos(traqueamento) enquanto está acoplada em 01 alvo. Não parece ser o caso deste RDI, ou o Major Wander se atrapalhou nos termos. Pelo que li nossos radares são J2-5 ou J3-13.

Na RFA número 40, fala que o radar fornecido é o J3-13, mas ele não é o padrão da variante S4-2A dos M-2000C, mas como os nossos sofreram modificações ele pode ter sido colocado neste padrão de radar.

Sobre os M-2000 feitos para ataque nuclear ou penetração, eles são muito diferentes dos M-2000C, e ainda bi-place, possuem radares voltados para mapeamento de terreno, e outras características voltadas para este tipo de missão de ataque. Os RDI inciais não podiam fazer este tipo de missão, hoje, com o avanço da eletrônica, vc já pode reunir coisas que no passado eram impossíveis.

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ótimas informações... porém vale lembrar que... se for pra ficar dando simples upgrade nos RDI/Antilope, por que a França não troca tudo por RDY 2, versão oferecida no Mirage 2000BR... se não me engano era a "nata" desta familia de radares... Melhor até do que o RDY dos M2000-9 dos Emirados... Pois, continha a opção de varredura SAR...

PS; os M2000-5 MK.2 utilizavam ou utilizam o RDY, assim como os M2000-9, só o "BR" foi oferecido com este radar e possivelmente será empregado no "upgrade" dos M2000 indianos...




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