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Enviado: Qua Mai 24, 2006 1:05 pm
por Rui Elias Maltez
Sim Rui, disse-me que foi estudada essa hipotese, mas que nao há decisao e nunca mais se falou disso. Nao sabe se vem ou nao!

Cump


Nem sei o que pensar...


:? :?

Mas no fundo (e na superfície), isso foi sempre o que eu preconizei:

Se não há dinheiro para tudo e se só podemos ter 2 unidades, então sacrificar a arma submarina a favor de uma razoável força naval oceânica de superfície.

Mas para já são apenas rumores, não são?

Enviado: Qua Mai 24, 2006 1:11 pm
por soultrain
Boas,

Nao há rumores nenhuns. Exite compromisso assinado por Portugal, temos de o cumprir, fez-se uma analise para dar a volta ao mesmo e nunca mais se falou disso.

Cump.

Enviado: Qua Mai 24, 2006 1:26 pm
por Lauro Melo
Os sistemas electrónicos também foram melhorados e um radar de pesquisa combinada SMART-3D, embora se tenha mantido o mesmo radar de pesquisa aérea LW-08 das Kortenaer.


http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/NAV.aspx?nn=35

http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/NAV.aspx?nn=35


Algumas Perguntas aos Amigos Portugueses,

Nestas Fragatas ou em outras do mesmo tipo, existem radares diretores de tiro ( Radares mono pulso ) ?
Ou o radar de pesquisa combinada SMART-3D, funciona como radar diretor de tiro ?
O SMART-3D é um radar mono pulso ?

Um grande abraço,

Enviado: Qua Mai 24, 2006 1:48 pm
por luis F. Silva
Rui Elias escreveu:

Mas no fundo (e na superfície), isso foi sempre o que eu preconizei:

Se não há dinheiro para tudo e se só podemos ter 2 unidades, então sacrificar a arma submarina a favor de uma razoável força naval oceânica de superfície.


Então o Rui queria três submarinos, e não podendo ser os três acaba-se com a unica arma ofensiva de que dispomos?
Oh Rui deixe lá vir os subs, que a malta põe lá uma peça de 100 à proa.

Enviado: Qua Mai 24, 2006 2:37 pm
por Spectral
É improvável que os Lynx venham, por uma questao que nao percebi (creio que eram 4 mas existe alguma incompatibilidade com os nossos, podem investigar as diferenças?).



Sobre os Lynxs holandeses :

The Netherlands obtained six "Lynx Mark 25" machines in 1976 and 1977, mainly for search and rescue and fitted with a rescue hoist, but they were also used for training, utility transport, and for support of the Dutch Marines' BBE antiterrorist unit. They were given an American-style designation of "UH-14A" in Dutch service.

Following acquisition of the UH-14A and SH-14B Lynx variants, in the early 1980s the Netherlands obtained eight "Lynx Mark 81" AKA "SH-14C" machines for antisubmarine warfare, featuring Gem 41 engines and the uprated gearbox. They were fitted with a towed AN/ASQ-81 MAD system. The MAD gear did not prove satisfactory and was removed, with the SH-14Cs then used for training and utility roles.

The entire Dutch Lynx fleet was upgraded to "SH-14D" standards in the early 1990s, with all 22 survivors fitted with Gem 42 engines, given dipping sonar, and equipped with an updated avionics suite. The SH-14Ds were later fitted with BERP rotor blades, a Model 200HP FLIR turret, and a four-bag floatation system.



http://www.vectorsite.net/avlynx.html#m4

Os nossos são "Super Lynx Mark 95", (alguns convertidos de HAS.3, como os Lynxs de 2ª geração holandeses), uma versão mais avançada.



Lauro :

Air and surface search is provided by Thales Nederland's SMART-S 3D radar. This operates in the F-band and range is 100km for a 2m² target. Thales Nederland's LW-08 2D long-range search radar is also fitted, which operates in the D-band and has a range of 230km. Two Thales Nederland STIR tracking and illuminating radars provide fire control for the Seasparrow missile and 76mm gun. STIR operates in I and K bands and has a range of 140km. There is also a Thales (formerly Racal 1226) navigation radar.


http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/NAV.aspx?nn=35

portanto talvez os números do site do PT (foi rápido a pô-las 8-] ) precisem de alguma correcção ?

Enviado: Qua Mai 24, 2006 3:59 pm
por pt
comentários :twisted:

Eu não gosto de ser enigmático, apenas me faço a pergunta, porque a situação já foi colocada à marinha no passado.
= = =

A razão pela qual a ficha das Karel Doorman apareceu no Areamilitar tão rapidamente é muito simples:

Já estava feita.

Não... Eu não sabia de nada, só que há várias fichas de navios de vários países da américa do Sul já feitas, e eu limitei-me a colocar online os dados que já estavam prontos.
Vão aparecer as fragatas britânicas do Chile, as Meko argentinas, as Lupo da Venezuela etc...

Porém, os dados não estão completos. Para criar a ficha de um navio, é primeiro preciso criar a ficha de cada um dos seus componentes, e apenas as fichas dos radares SMART-S e LW-08 estão prontas.
Aliás, nem sei se colocarei online as páginas relativas aos radares, porque corre-se o risco de tornar o site demasiado pesado.

Os Lynx referidos no site, são o único tipo de Lynx que tem ficha no site, e como são parecidos, é o que lá está, embora se refira que os holandeses têm um nome especifico.

É possivel que apareçam alguns dados que não fazem sentido, por causa da forma como as fichas dos navios e dos aviões são feitas.
Um clic errado, e há dados esquisitos :mrgreen:

O Cruzador Couraçada Vasco da Gama, de 1901, saiu na primeira versão online, armado com misseis Seasparrow e a fragata Niterói esteve na lista com motores alimentados por caldeiras a carvão. :mrgreen:

Continuarão sendo adicionados sistemas de lançamento, canhões, radares e sistemas electrónicos e à medida que forem sendo adicionados, vão aparecer nos respectivos lugares.

Quanto aos radares, os dados de alcance mencionados no site, são resultado da média de cinco valores de RCS. Por isso o SMART-S é mencionado com o alcance médio de 70Km, embora o alcance máximo seja superior.

O valor médio, parece ser a forma mais lógica de obter um numero, porque todo o site areamilitar, está a ser re-escrito com um objectivo em mente: Permitir fazer uma comparação entre dois navios, dois tanques ou dois aviões. Para conseguir isso, há coisas que se perdem, porque tem que se obter os mesmos valores para todos os itens registados.

Infelizmente não tenho como resolver esse problema, sem tornar as coisas demasiado complexas.

Até lá, vamos ter que aguardar... :shock:

Cumprimentos

Enviado: Qua Mai 24, 2006 4:27 pm
por Degan
Nestas Fragatas ou em outras do mesmo tipo, existem radares diretores de tiro ( Radares mono pulso ) ?


Disculpa que te conteste yo…. :oops:
En todas las fragatas que tengan misiles semiactivos (ejemplo Seasparrow o SM-1/2/3) o ACLOS (ejemplo Sea Wolf o Barak) se debe tener radar de control de tiro…
En las fragatas Clase M son los radares STIR 180.

Ou o radar de pesquisa combinada SMART-3D, funciona como radar diretor de tiro ?


No…funciona como un AWACS….detecta además los misiles Sea Skimer…

O SMART-3D é um radar mono pulso ?


No…es Doppler avanzado…

El Radar LW-08 se mantiene pues es de GRAN alcance…

Saludos,

Enviado: Qua Mai 24, 2006 4:39 pm
por Lauro Melo
Degan escreveu:
Nestas Fragatas ou em outras do mesmo tipo, existem radares diretores de tiro ( Radares mono pulso ) ?

Disculpa que te conteste yo…. :oops:
En todas las fragatas que tengan misiles semiactivos (ejemplo Seasparrow o SM-1/2/3) o ACLOS (ejemplo Sea Wolf o Barak) se debe tener radar de control de tiro…
En las fragatas Clase M son los radares STIR 180.
Ou o radar de pesquisa combinada SMART-3D, funciona como radar diretor de tiro ?

No…funciona como un AWACS….detecta además los misiles Sea Skimer…
O SMART-3D é um radar mono pulso ?

No…es Doppler avanzado…
El Radar LW-08 se mantiene pues es de GRAN alcance…
Saludos,

MUITO OBRIGADO DEGAN !!!!!!!!!!!

se debe tener radar de control de tiro…
En las fragatas Clase M son los radares STIR 180.

Sabe se o STIR 180 é um radar monopulso ?
Todos os radares de control de tiro, são necessariamente mono pulso ?
Ou não ?
Valeu mesmo, pelas informações !
sds,

Enviado: Qua Mai 24, 2006 8:46 pm
por Degan
Sabe se o STIR 180 é um radar monopulso ?


Si Lauro....

Todos os radares de control de tiro, são necessariamente mono pulso ?


No me atrevo a ser tan taxativo...al menos si todos los que conozco...

Lamentablemente, la WEB de Thales-Naval (fabriocante de los radares) está “caída” :( . Ahí está toda la información sobre los radares SMART-S y STIR.
La información de alcance máximo que entregan es óptima, y corresponde a blancos de 5 m2 de RCS...

Saludos cordiales,

Enviado: Qui Mai 25, 2006 6:16 am
por luis F. Silva

Enviado: Qui Mai 25, 2006 7:22 am
por Rui Elias Maltez
Luís:

Trata-se de um adiamento de um ano, e é previsivel que a data de início de construção e posterior incorporação na Armada do LPD também sofra uma derrapagam de modo a que o navio não seja entregue antes de 2015 ou mais.

Quanto aos submarinos, o Luís é recente neste forum e por isso provavelmente não conhece bem o que eu penso relativamete ao submarinos que o Estado adquiriu.

Não é por tem um apeça de 100 mm na ponte do sub que eu gostaria dele, já que nem sou adepto do Tunning naval, ou de outro, ou de outro modo já teria proposto que nas chaminés das VdG se colocassem umas ponteiras cromadas, as fragtas viessem equipadas com PA's semelhantes às usadas nos concertos dos Rolling Stones, e eventualmente umas luzes azuis para navegação noturna.

E claro, alargar a boca dos navios para dar um ar de suspensão rebaixada :wink:

O que eu disse é que por 700 milhões (número avançado então, mas que agora é referenciado com custando 900 milhões), mais valia que o estado apostase em mais uma unidade, como está no contrato de aquisição, dado que Portugal teria direito de preferência por uma 3ª unidade, pagando naturalmente mais.

Mas a diferença de capacidades militares entre 2 e 3 unidades não é meramente aritmética do estilo, 2 + 1, mas geométrica, ou seja, as capacidade do país sobem imenso se tivermos 3 unidades em vez de duas.

Eu por prinípio não sou contra a arma submarina, reconhecendo que uma Marinha harmoniosa não pode prescindir dessa arma, mas que pelo custo, para apenas 2 unidades, isso seria hipotecar por muitos anos a nacessária renovação da nossa frota oceânica de superfície.

Bem sei que não era por não comprarmos os 2 submarinos que iriamos poder comprar duas fragatas de 5.000 ton de deslocamemto com AEGIS, que custam cada uma cerca de 700 milhões.

Mas poderiamos pensar em aumentar a capacidade de projecção através de 2 LPD's e ainda um AOR, e mais 3 fragatas do tipo das Type-23 britânicas.

Num plano até 2015.

É a minha opinião pessoal, e reconheço que outros não concordem com ela.

Mas é o que eu penso.

Enviado: Qui Mai 25, 2006 8:20 am
por P44
luis F. Silva escreveu:Karel Weiser!...

Dia de ressaca.

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp? ... l=90&p=200


:? ..hummm..pois, estava-se mesmo á espera...

acerca das KD nem uma palavra...

esta é "boa"...

FRAGATAS

As duas fragatas Perry, de fabrico norte-americano, podem não ser adquiridas para já. Ambas viriam substituir três navios da classe ‘João Belo’.


Para já? que raio significa isto?

Esta gente que "manda", cheia de "diplomas , "canudos", "doutoramentos" e o raio que os parta, não é capaz de ter uma linha de pensamento com principio, meio e fim?

Temos sempre de estar no "pantano" das noticias em que hoje é branco, amanhã é preto e depois é azul?


Será que nos outros países também é assim?

Sempre com rodriguinhos, "paneleirices", encanar a perna á rã...

Será que ainda vão pedir aos EUa para manter as OHP mais 2 ou 3 anos em naftalina, para depois dizerem que afinal não as querem , coisa que já parece ter sido decidida...

Ou no auge do delirio, virão 2 OHPs e 2 KD ??? :mrgreen:

Politicos de chacha, aldrabões incoerentes, mudam de opinão como muda o lado de que sopra o vento, ao sabor dos seus interesses mesquinhos... :x

:oops: pronto já desabafei...

Enviado: Qui Mai 25, 2006 9:52 am
por Rui Elias Maltez
Dá a sensação de que cada jornal tem a sua "fonte".

E parece que há muitas "fontes", para todos os gostos.

O melhor seria que a população não estivesse a discutir estas coisas com base em notícias de jornais, mas que o MDN fosse claro e transparente.

Tratam-se de dinheiros públicos, e por isso o secretismo e reserva não é aceitável.

A população merece e tem o direito de saber o que o Governo quer para as FA's, que equipamentos quer, porquê estes e não aqueles, prazos, calendários, etc.

Enviado: Qui Mai 25, 2006 10:21 am
por P44
Exacto. Andam sempre a brincar com os "parvos" :evil:



Imagem

CARACTERISTICAS DAS KD
:arrow: http://www.scheldeshipbuilding.com/products.html#

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Enviado: Qui Mai 25, 2006 8:37 pm
por Degan
Algunos datos interesantes de las Clase M:

Radar SMART-S:

Functional Aspects
• Maximum Instrumented range: 250 km
• Maximum elevation coverage: 70 degrees
• Minimum Range :150 meters
• Tracking 3D capacity (Air+Surface): 500 targets
• Surface Fire Control Windows: 3
• Elevation accuracy: < 10 mrads
• Bearing accuracy: < 5 mrads
• Range accuracy: < 20 meters
• Detection performance: Small missile ~ 50 km
MPA ~ 200 km
http://www.thales-naval.com/naval/pdf/smarts-mk2.pdf

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Radar LW-08:

The JUPITER/LW08 2D early warning radar performs long range (270 km) air surveillance on board medium and heavy-tonnage ships, operating alone or in a fleet (radar picket). JUPITER/LW08 operates in D-band, and is available with a cost-effective fully solid-state transmitter.
http://www.thales-naval.com/naval/activ ... upiter.htm

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Radar STIR:

PERFORMANCE DATA
• Target acquisition and tracking capability up to:
- 1.8 m antenna version 200 km
- 2.4 m antenna version 500 km
http://www.thales-naval.com/pdf/stir%20hp.pdf

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Confirmación de uso de ESSM desde VLS Mk-48 de las Clase M y del más antiguo Mk-29 de las Clase L:

It is currently planned to produce four versions of the ESSM. The RIM-162A is designed for launch in the MK 41 VLS (Vertical Launch System) of AEGIS ships, with four RIM-162A missiles per MK 41 launch cell. The RIM-162B is a version for use with the MK 41 VLS on non-AEGIS ships, and therefore lacks the AEGIS S-band uplink. The RIM-162C and RIM-162D are derivatives of the RIM-162B, for use with the MK 48 VLS and MK 29 box-launcher, respectively.
http://www.astronautix.com/lvs/essm.htm

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Saludos cordiales,