Enviado: Sex Mai 19, 2006 9:40 am
Bom dia! Meu amigo, volto a te afirmar, não é possível manter uma estrutura destas, como a gente diz aqui no Sul "nem que que a vaca tuça"
tche vai lá , vamos filosofar um pouco mais:
Com relação as comparações, são realidades bem diferentes, responsabilidades e prioridades militares também diferentes, principalmente PIBs e prioridades de investimento diferentes. Meu amigo o Brasil é um país que tem imensos problemas na area social, saúde, educação e etc... para investir pesadamente. O Investimento militar (muito necessário) não terá esta parcela para manutenir uma força destas.
A Koslowa fez alguns comentários a um tempo atráz aqui no forum sobre o tamanho do FAB e achei ,modestamente ,a visão dela uma coisa bem dentro da realidade oeracional.Ela falou algo em torno de 60 caças distribuidos em 4 esquadrões(aviões de 1ª linha) distribuídos ao longo do território nacional .
Isto, ao meu modesto conhecimento, é que se conseguiria se manter com boa operoacionalidade. Tchê, não adianta ter 168 aviões e só 40 voando, o resto ensacado e os pilotos perdendo qualificação.
Com relação ao que tu citastes do M2000, eles não vão estar operacionais antes de final de 2007 ou inicio de 2008, porque?
Porque um esquadrão não funciona com 4 aviões.
2006 e 2007 serão anos de voos e mais voos para o GDA se familializar com a aeronave.
Grande abraço
Parabéns, admiro teu idealismo.
Obrigado, é sempre bom discutir de maneira respeitosa.
Sobre 60 aviões de primeira linha. Não seriam estes aviões complementados por caças leves como o F-50 por exemplo?
Estou perguntando, porque se a FAB já conta com 55 F-5M + 53 A-1M, ou seja, 108 caças, por quê compraria mais 12 M2000C???
Se a necessidade fosse de apenas 60 caças, então poderiam modernizar uma quantidade menor de F-5 e uma quantidade menor de A-1, vender os excedentes e não comprar m2000C e enviar 12 F-5 para lá.
Como comprou é porque tem necessidade de mais de 108 caças.
Apenas com o que tem ai, totalmente confirmado para 2008. Teremos 120 caças. Os A-1 ainda não estarão modernizados, mas a frota já será de 120 caças.
Se os supostos 25 F-5 adicionais se confirmarem ja vamos para 145 caças.
Se os supostos 36 a 42 FX2 vierem para 2011, ja vamos para 181 ou 187 caças. E o comandante falou que quer recebê-los a partir de 2011, e sabemos que os F-5 e A-1 estarão operacionais até 2020 e os M2000C poderão ficar até 2025.
Então por quê o comandante fala em adquirir 36 a 42 caças se ja temos 120 até 2020 no mínimo?
Então teríamos uma FAB com 181 ou 187 caças até 2020 pelo menos.
Sobre 60 caças, acredito que seja um caça de superioridade aérea, novo e bimotor, mais caro de adquirir e operar complementado por um caça leve.
Acho difícil de acreditar uma FAB com apenas 60 caças. Não podemos fazer isto com a FAB meu amigo.
O Chile tem 28 F-16 + 16? F-5 + ? Mirage 5. Quantos aviões de caça no total????? 56??? 50??? 60???
Os Mirage 50 parece que foram substituídos pelos F-16MLU e os Mirage 5 também o serão assim como os F-5TIII.
O Chile cogita adquirir um caça europeu para substituir os seus F-5. Mesmo que o avião escolhido seja o F-16.
O Chile poderia adquirir 16 F-16 para substituir seus F-5 e outros 10 - 16 F-16 para substituir todos os Mirage remanescentes.
Então teríamos o Chile com 54 a 60 aviões de caça modernos.
A Venezuela cogita adquirir 50 MiG-29. Agora parece pender para o flanker.
E o Brasil teria apenas 60 caças. Realmente não da. O mínimo seriam 60 caças médio/pesado e outros 60 – 80 caças leves do tipo do F-50 ou o MFT-LF.
A FAB quer 2 GDA na amazônia, continuará com 1 GDA em Anápolis, continuará com no mínimo um esquadrão no Rio, continuará com no mínimo um esquadrão em Santa Cruz e por ai vai. 60 caças não são suficientes para isto.
Não podemos deixar o Sul desprotegido nem o nordeste. Para mim o mínimo aceitável seria 8-9 bases. 2 no sudeste, 2 no sul, 1 ou 2 no nordeste, 2 no norte e 1 no centro-oeste.
Este seria o mínimo. A FAB poderia ter 4 GDA de excelência com os 60 ou 56 Rafale, 1 em anápolis, 2 no sudeste e 1 no sul. Agora, ainda assim, necessitaríamos de + 2 esquadrões no norte + 2 do nordeste e + 1 no sul.
Ou seja, 56 Rafale + 70 F-50 seria uma opção complementado por mais 24 T-50 como lift.
É ai que entra minha sugestão de utilizarmos um avião super moderno, porém bem mais barato de adquirir e manter que um avião pesado como o Rafale e que acabaria com a necessidade de um segundo caça leve.
Neste quadro o M2000-5mk2 se encaixaria como uma luva. Talvez eu tenha exagerado um pouco com 168 aeronaves, mas 60 é muito pouco, talvez um mínimo de 108 aeronaves distribuídas em 9 bases.
Se para manter isto o Brasil não tem dinheiro, então compremos 5 baterias de S-300PMU2 + 30 baterias spyder e fechemos a FAB.