Vinicius Pimenta escreveu:Posso citar um exemplo: alguém já ouviu falar na BAPI (Bomba Anti-Pista)? Provavelmente sabem por alto do que se trate. Alguém sabe o que essa bomba fez nos testes de lançamento
sem a cabeça de guerra? O Slip viu...
Aliás, posso até inclusive mostrar (mas não muito bem, infelizmente). Bom, ai tá a foto da BAPI e o que falei e o que Vinicius comentou é o que está colocado nos quadros que estão localizados na imagem abaixo à direita (a esquerda, é mostrada a sequência de lançamento da mesma).
Na oportunidade em que tirei essa foto, estava acompanho por um tenente da FAB (tenho quase certeza que o nome dele era Ten. Papa) que falou que estava nesse teste e que foi realizado no Campo de Provas Brigadeiro Veloso. Foi ele quem falou isso de que a bomba, no teste, estava com a cabeça-de-guerra inerte e mesmo assim fez uma puta duma cratera no lugar. Chega a ser até engraçado notar que o alvo que eles usaram era algo parecido com uma daquelas caçambas de entulho e a mesma simplesmente desapareceu por completo depois do impacto da BAPI!
Além disso, algo que é pouco comentado e que também deve ser motivo de orgulho para os brasileiros é que o Brasil é um dos poucos países (em 2003, seriam apenas 5 países no mundo todo) capazes de produzir um novo tipo de explosivo denominado RDX e é que equipa as BAPI.
Abraços