Mensagem
por Vinicius Pimenta » Ter Jan 24, 2006 1:24 am
Paisano, parabéns pela vitória. Tenho que admitir que o Botafogo teve mais raça na maior parte do jogo, aproveitou pelo menos 3 erros absurdos do Vasco e mereceu a vitória.
Vou falar sobre o novo velho Maracanã. Bem, eu infelizmente e felizmente lá estive (infelizmente pela derrota já que todos sabem que sou vascaíno e felizmente pela oportunidade de ver um belo espetáculo das duas torcidas e em campo, já que foi um belo jogo como há muito tempo não se via) e vou contar algumas coisas que vi.
1- Os problemas começam na entrada. O Maracanã ainda não está pronto, e o público do jogo foi de cerca de 50 mil pessoas (o número total de ingressos vendidos para o jogo, pois só o anel superior está livre, e ainda assim faltam muitos camarotes, cadeiras especiais (azuis perto da tribuna de honra) e as próprias cabines de rádio e TV! Parecia favela bairro! Os vidros estavam improvisados com plásticos transparentes).
Enfim, voltando à entrada, supondo que tenham sido 50 mil pessoas e estava mais ou menos 50% de botafoguenses e 50% de vascaínos, tínhamos 25 mil pessoas para cada entrada do Maracanã. São duas, uma para cada torcida (essa é outras crítica quando eu estiver falando da saída). Um funil se forma, pois não são nem 30 roletas eletrônicas. Péssimo, um empurra-empurra danado. Isso com mulheres, crianças, tudo junto. Se quiserem um pouco mais de tranqüilidade, cheguem cedo.
2- Os bares, banheiros e acessos às arquibancadas foram reformulados. Ficaram bonitos. Mas no intervalo faltava água, o refrigerante estava quente e a cerveja também. Não cheguei a ir ao banheiro, mas me disseram que conseguiram piorar, pois são bem pequenos para a quantidade de gente, apesar que eu acho que aumentaram o número de banheiros.
3- O gramado é simplesmente espetacular. Perfeito. O Romário disse que é um dos melhores que ele já jogou em toda sua carreira. E olha que não foram poucos no Brasil e no exterior.
4- Sujeira. As cadeiras cheias de poeira das obras. Aliás, as cadeiras dos setores verde, amarelo e branco são horríveis e desconfortáveis. As especiais azuis são razoáveis.
5- Placares eletrônicos antigos. Os novos só ficam prontos no final da obra, programada pro final de 2006.
6- Sistema de som inexistente. Só para o final da obra também.
7- Saída. Aí que vai minha maior crítica! Não existem saídas suficientes. Só duas para um público de 50 mil pessoas do anel superior! Se houver algum acidente, morre todo mundo! Ao final do jogo, fiquei um bom tempo esperando as pessoas saírem para ver se facilitava. Mesmo assim, demorei cerca de 20 minutos para percorrer uma distância que é percorrida em 2, tamanha a quantidade de gente para uma única saída.
Resumindo. É um bom estádio. Bonito, grande, maquiado. Mas, ao meu fraco entender, não é um estádio capaz de receber grandes eventos. Se o Brasil pretende sediar a Copa de 2014, é bom pensarmos na demolição e construção de um novo estádio. O estádio é como um avião. Pode-se fazer modernizações, mas há limites. Por mais obras que se façam no Maracanã, o projeto dele é de 1950 e sente o peso da idade. Para o Pan-amerincano de 2007 vai estar um bom estádio (apesar do problema das saídas). Mas para 2014 acho que é melhor um novo Maracanã.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.