Marinha de Portugal

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#76 Mensagem por Einsamkeit » Qua Jul 20, 2005 10:57 pm

Sobre a Marinha portuguesa, Nao vejo porque ter 3 Submarinos, Nao seria melhor com esse dinheiro comprar 2 F-100?
Acho que seria melhor utilizada tanto no ambito portugues como da Otan.




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54828
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2319 vezes

#77 Mensagem por P44 » Qui Jul 21, 2005 7:18 am

Einsamkeit escreveu:Sobre a Marinha portuguesa, Nao vejo porque ter 3 Submarinos, Nao seria melhor com esse dinheiro comprar 2 F-100?
Acho que seria melhor utilizada tanto no ambito portugues como da Otan.


Hombre,

No final deste ano teremos apena 1 Sub, o Barracuda, tipo Daphne dos anos 60.

Em 2009/2010, se não houver alterações , teremos 2 U209PN (U 214)...existe a possibilidade de adquirir um 3º.

Quanto ao preço de uma F-100 comparativamente a um U-214, não faço a minima ideia.

A NATO compartilhava da tua opinião, que Portugal devia abdicar da sua componente submarina, mas tal ideia não vingou.

Se tudo correr pelo melhor, talvez no final deste ano, inicio de 2006 chegue a 1ª OHP (não sei em que condições, mas enfim)

Mas como a Comissão Europeia nos deu até 2008 para corrigir-mos o Défice Público, pode ser que dê a maluca ao Governo e compre já 3 ou 4 F-100... :lol: :lol:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#78 Mensagem por Einsamkeit » Qui Jul 21, 2005 1:19 pm

é que nao vejo porque portugal ter submarinos, nunca sera invadida, no que acarretaria a ajuda de toda a europa, a espanha se quizer anexar nem precisa piscar, Portugal precisa de unidades de superficies poderosas como as F-100, agora se seus almirantes que desbravaram meio mundo acham que precisam de submarinos.......




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
alfsapt
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 299
Registrado em: Seg Fev 07, 2005 7:38 am
Localização: Lisboa - Portugal

#79 Mensagem por alfsapt » Sex Jul 22, 2005 6:06 am

O submarino é uma arma de dissuasão incomparável de tal maneira que por vezes a simples presença de um sub pode interditar uma esquadra inteira em vastas áreas.... ?Falklands!

Portugal escolheu ser responsável por uma vasta área do Atlântico Norte. Se não fôr capaz de tal alguém o fará por Portugal.

O submarino acaba por ser o meio mais eficaz e barato para assegurar esse objectivo porque sabendo-se que Portugal os tem e não sendo facilmente detectáveis virtualmelnte assegura-se toda uma vasta área.

Adicionalmente, a arma submarina, é um meio insubstituível de recolha de informação entre outras funções que a torna num dos meios mais requeridos em tempos de Paz.




"Sirvamos hoje a deusa Minerva,
Por melhor servir a Marte."
Avatar do usuário
Charlie Golf
Sênior
Sênior
Mensagens: 1541
Registrado em: Sex Mai 27, 2005 5:55 pm
Localização: Almada, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#80 Mensagem por Charlie Golf » Sex Jul 22, 2005 7:21 am

alfsapt escreveu:O submarino é uma arma de dissuasão incomparável de tal maneira que por vezes a simples presença de um sub pode interditar uma esquadra inteira em vastas áreas.... ?Falklands!

Portugal escolheu ser responsável por uma vasta área do Atlântico Norte. Se não fôr capaz de tal alguém o fará por Portugal.

O submarino acaba por ser o meio mais eficaz e barato para assegurar esse objectivo porque sabendo-se que Portugal os tem e não sendo facilmente detectáveis virtualmelnte assegura-se toda uma vasta área.

Adicionalmente, a arma submarina, é um meio insubstituível de recolha de informação entre outras funções que a torna num dos meios mais requeridos em tempos de Paz.


[009]

E está tudo dito! :mrgreen: [100]




Um abraço,
Carlos Jorge Gomes

"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#81 Mensagem por soultrain » Sex Jul 22, 2005 7:30 am

Einsamkeit escreveu:é que nao vejo porque portugal ter submarinos, nunca sera invadida, no que acarretaria a ajuda de toda a europa, a espanha se quizer anexar nem precisa piscar, Portugal precisa de unidades de superficies poderosas como as F-100, agora se seus almirantes que desbravaram meio mundo acham que precisam de submarinos.......


Será? Os Estados Unidos, se quiserem, muito mais facilmente anexam o Brasil!

Suponho que não tenha gostado desta afirmação. Fere o meu orgulho quando fala assim! Já não é a primeira vez que o faz!

Lembro que Portugal é o País mais antigo da Europa e durante muitos séculos sempre foi independente, nunca foi anexado e soube manter a sua soberania.

É impossível anexar um País com cultura e entidade própria, seja Portugal ou o Brasil.

Um Submarino, como o alfsapt falou, é o melhor meio de combate naval hoje em dia. O sub até pode não estar lá, mas a simples ameaça impede que uma frota inteira se desloque. Os êxitos dos nossos sub's( Portugueses e Brasileiros) em exercícios mostram isso.

Cump.




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54828
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2319 vezes

#82 Mensagem por P44 » Sex Jul 22, 2005 8:08 am

Charlie Golf escreveu:
alfsapt escreveu:O submarino é uma arma de dissuasão incomparável de tal maneira que por vezes a simples presença de um sub pode interditar uma esquadra inteira em vastas áreas.... ?Falklands!

Portugal escolheu ser responsável por uma vasta área do Atlântico Norte. Se não fôr capaz de tal alguém o fará por Portugal.

O submarino acaba por ser o meio mais eficaz e barato para assegurar esse objectivo porque sabendo-se que Portugal os tem e não sendo facilmente detectáveis virtualmelnte assegura-se toda uma vasta área.

Adicionalmente, a arma submarina, é um meio insubstituível de recolha de informação entre outras funções que a torna num dos meios mais requeridos em tempos de Paz.


[009]

E está tudo dito! :mrgreen: [100]


[009] Apoiado! [100]




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54828
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2319 vezes

#83 Mensagem por P44 » Sex Jul 22, 2005 8:28 am

Cada calinada que um gajo descobre!!!!!

:arrow: http://www.emgfa.pt/Pages/VisualizaCont ... L=1&PAGE=1

(Página oficial do EMGFA!!!!!!)

A Lancha de Desembarque Grande, "Bombarda" é um navio construído em Portugal, no Arsenal do Alfeite e entrou ao serviço em 1985.


:!: :!: :!:

Bom aqui ficam as fotos:

LDG 201- NRP BOMBARDA e LDG 202- NRP ALABARDA (já abatidas)
Imagem

LDG-203 - NRP BACAMARTE, esta sim construida em 1985 e a única ainda ao serviço
Imagem




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#84 Mensagem por Einsamkeit » Sex Jul 22, 2005 2:16 pm

soultrain escreveu:
Einsamkeit escreveu:é que nao vejo porque portugal ter submarinos, nunca sera invadida, no que acarretaria a ajuda de toda a europa, a espanha se quizer anexar nem precisa piscar, Portugal precisa de unidades de superficies poderosas como as F-100, agora se seus almirantes que desbravaram meio mundo acham que precisam de submarinos.......


Será? Os Estados Unidos, se quiserem, muito mais facilmente anexam o Brasil!

Suponho que não tenha gostado desta afirmação. Fere o meu orgulho quando fala assim! Já não é a primeira vez que o faz!

Lembro que Portugal é o País mais antigo da Europa e durante muitos séculos sempre foi independente, nunca foi anexado e soube manter a sua soberania.

É impossível anexar um País com cultura e entidade própria, seja Portugal ou o Brasil.

Um Submarino, como o alfsapt falou, é o melhor meio de combate naval hoje em dia. O sub até pode não estar lá, mas a simples ameaça impede que uma frota inteira se desloque. Os êxitos dos nossos sub's( Portugueses e Brasileiros) em exercícios mostram isso.

Cump.


Se eles quiserem anexariam sim, nao facilmente mais anexariam, contra B-2, B-1, F-117, F-22 e 12 Porta avioes nao ha defesa.

Mais portugal vai dissuadir o que? submarinos nucleares de angola? Forças anfibias de Moçambique? Nao vejo como alguem pode ameaçar portugal.




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
alfsapt
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 299
Registrado em: Seg Fev 07, 2005 7:38 am
Localização: Lisboa - Portugal

#85 Mensagem por alfsapt » Sex Jul 22, 2005 2:29 pm

Einsamkeit escreveu:Mais portugal vai dissuadir o que? submarinos nucleares de angola? Forças anfibias de Moçambique? Nao vejo como alguem pode ameaçar portugal.


Angola e Moçambique? Vejo-os mais depressa como aliados...

...mas sinceramento compreendo a dúvida, no entanto a questão era sobre a necessidade de subs versus outros meios de superfície...

Como é fácil de perceber a característica de ver sem ser visto permite aos subs desempenhar papeis únicos até mesmo na fiscalização (tráfico de droga, crimes de poluição, imigração ilegal, etc.) Talvez não se apercebam no Brasil mas estes problemas são graves no Sul da Europa.

Por outro lado estas são intervenções que costumam vir a público e não estou a ver qualquer outro tipo de embarcação poder desempenhar uma missão de outro tipo...

Finalmente dissuasão é isso mesmo: existe para que não seja necessário...




"Sirvamos hoje a deusa Minerva,
Por melhor servir a Marte."
Avatar do usuário
pt
Sênior
Sênior
Mensagens: 3131
Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
Localização: Setubal - Portugal
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#86 Mensagem por pt » Sex Jul 22, 2005 6:15 pm

Eisamkeit, pelo desculpa, mas você algumas vezes faz afirmações que só têm uma justificação:
Você não pensou ainda no problema, e fala antes de pensar.

No entanto, como ninguém nasce ensinado, eu explico qual a razão do factor dissuasão.

É assim:

Portugal, é constituido por Continente, arquipelago dos Açores e arquipelado da Madeira. Mesmo durante o tempo colonial, sempre se considerou que o continente português não era defensável. Embora seja verdade, que muitas vezes foi efectivamente defensável. Vide todas as batalhas de Portugal contra os castelhanos, e mais recentemente contra a França e o seu satélite, a Espanha.

No entanto há uma realidade que continua a existir ainda hoje. Portugal pode ser invadido, mas o país continuará a existir, não só enquanto houver portugueses (a nação são as pessoas) mas também pode continuar a existir por exemplo nos Açores, com o governo legitimo.

Os submarinos são uma forma de Portugal dizer que, pode evacuar o governo para os Açores, e continuar a existir, tendo um governo em território nacional, o que impediria qualquer possibilidade de os espanhóis (quem mais) imporem um governo fantoche em Lisboa. Ao ter uma capacidade militar naval, composta por submarinos como os U-214, Portugal garante que poderia ser extremamente custoso tomar os Açores. Um U-214 disparará torpedos a dezenas de quilómetros e mísseis a mais de 100Km.

A essa capacidade que Portugal tem de dizer, que no triângulo Continente-Açores-Madeira, continuaria a ter meios navais modernos “pra ninguém botar defeito” chama-se capacidade de dissuasão.

Ninguém sabe exactamente a que profundidade pode mergulhar o U-214, os americanos fazem testes, porque temem que um submarino com AIP possa se aproximar de uma Task Force e atacar um porta-aviões a uma distância que torna a defesa inútil. O U-214, é o AIP oceânico mais moderno que existe neste momento.

Um país pequeno só pode contar com duas coisas para se defender, a saber:
- Um povo determinado a ser independente (e nenhum país da Europa demonstrou essa determinação mais que Portugal)
- Umas forças armadas que, não sendo super-poderosas, podem desferir um golpe tão fatal pelo seu custo, que tornam qualquer invasão demasiado cara para se fazer.


Dou o exemplo do Paraguai.
O Brasil podía invadir o Paraguai a qualquer hora. Mas quantos brasileiros íam morrer?
Quantos brasileiros a opinião pública aceitaria que morressem até começar a exigir o impeachment do presidente?

Política e geo-política, são coisas complicadas, e não se podem fazer contas contando o numero de fragatas e de tanques.

A Espanha e anteriormente Castela, sempre foram mais poderosos e melhor armados que Portugal. À vista desarmada e no papel, sempre tiveram capacidade para acabar com Portugal. Mas a verdade dura, nua e crua, é que continuamos cá, e toda a capacidade teórica da Espanha para derrotar Portugal resultou sempre numa coisa: Nada!

Por isso, não salte tão rapidamente para conclusões precipitadas, sem antes estudar os assuntos

Cumprimentos




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#87 Mensagem por soultrain » Sex Jul 22, 2005 6:33 pm

Boas,

Para perceberem melhor:

Com 2 submarinos com AIP todas as bases Navais Espanholas estão ao alcance. (talvez por isso a aposição velada da Espanha à aquisição).

com um submarino à saída do mediterrâneo e outro no norte não há navio que se aventure. O melhor é que nem precisam de lá estar, só a ameaça é dissuasora.



Um exemplo é a má localizaçao da nossa principal Base Naval no Alfeite, com a ameaça de um Sub na saída da barra toda a frota fica imobilizada.

http://maps.google.com/maps?ll=38.66921 ... &t=k&hl=en

http://maps.google.com/maps?ll=38.66921 ... &t=k&hl=en

Se eles quiserem anexariam sim, nao facilmente mais anexariam, contra B-2, B-1, F-117, F-22 e 12 Porta avioes nao ha defesa.


Sim, e a seguir quanto tempo durava a invasao e com que preço de vidas humanas para o invasor? Aposto que cada Brasileiro se tranformava num soldado!

Cump.




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#88 Mensagem por César » Sex Jul 22, 2005 6:42 pm

Bem, acho que Portugal deve ter sim uma força submarina adequada a sua posição política/econômica, assim como o Brasil.

Essa afirmação do Eisamkeit de que não precisam de subs pois "ninguém atacaria Portugal e se a Espanha quiser o faz a vontade" é no mínimo muito estranha. Vivemos criticando esse tipo de pensamento("Quem é que vai atacar o Brasil?") aqui e vamos aplicá-lo a outros países?

Pois os Portugueses fazem bem em discutir a sua defesa. Se são 3 submarinos ou duas Fragatas o mais adequado eu não sei, mas é preciso ter esse tipo de preocupação. :wink:

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#89 Mensagem por Einsamkeit » Sex Jul 22, 2005 8:31 pm

Pessoal nao Precisa me Crucificar tambem, Mais a diferença que portugal ta num continente chamado europa, faz parte da OTAN, e tem visinhos Nucleares dispostos a ajudar, o Brasil nao, qualquer ataque a portugal geraria retaliaçao pela otan, o que significa muita ajuda, Muita mesmo, agora nos? quem ira nos ajudar?




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#90 Mensagem por Paisano » Sex Jul 22, 2005 9:15 pm

Caro Einsamkeit, não fique apoquentado com a reação dos colegas portugueses.

O que aconteceu é que você tocou em um tema tabu, qual seja, uma hipotética (e improvável, diga-se de passagem) invasão de Portugal pela Espanha. Daí a reação extremada e passional por parte de alguns deles.




Responder