MÍSSEIS ANTI NAVIO O SEU PASSADO-PRESENTE-FUTURO E DEFESAS ANTI MÍSSIL.

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: MÍSSEIS ANTI NAVIO O SEU PASSADO-PRESENTE-FUTURO E DEFESAS ANTI MÍSSIL.

#76 Mensagem por MasterCaiafa » Seg Mar 13, 2017 12:36 am

Sobre o MANSUP ser operado pelo AF-1 modernizado, não vai acontecer.

Segundo entrevista que fiz com o ComForAer, e ele foi bem claro nessas palavras, o avião vai continuar a operar com o mesmo arsenal que já dispõe, porém com a capacidade de empregá-lo com maior letalidade e precisão, observando os MANUAIS da aeronave.

No máximo, retrofit dos AIM-9L/P Sidewinder ainda disponíveis, e talvez, a integração de um míssil ar-ar mais moderno.

Não vai carregar nem disparar o MANSUP, nem Exocet.

Vai usar bombas da série MK e seus respectivos Kits inteligentes disponíveis, bombas BFAG, foguetes leves, submunições em cacho, napaln, e vai possuir maior efetividade nos tiros de 20mm.

Por essas declarações, ao menos inicialmente, podemos deduzir que a versão aerolançável do MANSUP vai ser a última a ser comissionada pela MArinha do Brasil.

Faz sentido. O custo de armar as Corvetas CV-03, isso após homologar e certificar a campanha de ensaios, já vai ser considerável. me pergunto se haverá uma versão lançada de submarino do MANSUP.....




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Re: MÍSSEIS ANTI NAVIO O SEU PASSADO-PRESENTE-FUTURO E DEFESAS ANTI MÍSSIL.

#77 Mensagem por LeandroGCard » Seg Mar 13, 2017 10:01 am

pmicchi escreveu:Esses misseis que vc citou são capazes de afundar um navio capital (como um NAe de grande porte). Eu pensei em alvos 10x menores!

Além disso, uma velocidade de March 2,5 mais que dobra o dano em relação ao um MAN subsonico como o Exocet. Um missel tão rápido facilmente trespassa qualquer navio de escolta. E varios misseis subsonicos causaram danos enormes nos seus alvos mesmo quando a ogiva nao detonou (pela perfuração e incendiamento do navio). Por fim, acredito que não é necessário partir uma escolta no meio e matar metade da tripulação instaneamente - objetivo é danificar o alvo e mandá-lo para casa.

Fora tudo isso, um missel menor é um alvo mais dificil de ser detectado e derrubado.
Para afundar NAe's a coisa é ainda pior, os russos usam mísseis como o Granit e seus sucessores mais modernos, que tem velocidade supersônica e ogiva de 750 a 1000 Kg :shock: !

Estes mísseis com ogivas maiores do que 200 Kg foram desenvolvidos na verdade baseados na experiência do Exocet, que atingiu diversos navios em operações reais e só conseguiu realmente afundar 2, o Sheffield e o Atlantic Conveyor, e mesmo assim não imediatamente. Os outros navios atingidos pelo Exocet, a Stark e o Glamorgan, sobreviveram, sendo que este último nem sequer saiu de operação pois era um navio já de porte maior (6.000 ton). Como hoje escoltas acima deste deslocamento são comuns, mísseis menores já não interessam a ninguém como armamento anti-navio principal, no máximo como armas auxiliares contra alvos menores (como lanchas de patrulha, OPV's e outras embarcações auxiliares), geralmente disparadas por helicópteros.

Por isso não acho que valeria à pena desenvolver um míssil com tamanho e/o ogiva menores do que já se vê no MAN-1. Para uso aéreo ele está de bom tamanho, e para lançamento por navios o que se usa hoje em dia são mísseis consideravelmente maiores.


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Re: MÍSSEIS ANTI NAVIO O SEU PASSADO-PRESENTE-FUTURO E DEFESAS ANTI MÍSSIL.

#78 Mensagem por LeandroGCard » Seg Mar 13, 2017 10:04 am

MasterCaiafa escreveu:Sobre o MANSUP ser operado pelo AF-1 modernizado, não vai acontecer.

Segundo entrevista que fiz com o ComForAer, e ele foi bem claro nessas palavras, o avião vai continuar a operar com o mesmo arsenal que já dispõe, porém com a capacidade de empregá-lo com maior letalidade e precisão, observando os MANUAIS da aeronave.

No máximo, retrofit dos AIM-9L/P Sidewinder ainda disponíveis, e talvez, a integração de um míssil ar-ar mais moderno.

Não vai carregar nem disparar o MANSUP, nem Exocet.

Vai usar bombas da série MK e seus respectivos Kits inteligentes disponíveis, bombas BFAG, foguetes leves, submunições em cacho, napaln, e vai possuir maior efetividade nos tiros de 20mm.

Por essas declarações, ao menos inicialmente, podemos deduzir que a versão aerolançável do MANSUP vai ser a última a ser comissionada pela MArinha do Brasil.

Faz sentido. O custo de armar as Corvetas CV-03, isso após homologar e certificar a campanha de ensaios, já vai ser considerável. me pergunto se haverá uma versão lançada de submarino do MANSUP.....
Não esquecer os EC-750, que já estão sendo homologados para lançar o Exocet, e que o MAN-1 será compatível com as mesmas plataformas capazes de lançar este, por requisição do projeto.


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Re: MÍSSEIS ANTI NAVIO O SEU PASSADO-PRESENTE-FUTURO E DEFESAS ANTI MÍSSIL.

#79 Mensagem por Túlio » Seg Mar 13, 2017 12:02 pm

LeandroGCard escreveu:Não esquecer os EC-750, que já estão sendo homologados para lançar o Exocet, e que o MAN-1 será compatível com as mesmas plataformas capazes de lançar este, por requisição do projeto.


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Nem esquecer o P-3 e até talvez AMX e Gripen. Só que não vejo vantagem em ter tanto trabalho e custos para integrar um Msl - que já nasce obsoleto, equivalente que é ao Exocet Mk I - como este em qualquer plataforma aérea.




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Re: MÍSSEIS ANTI NAVIO O SEU PASSADO-PRESENTE-FUTURO E DEFESAS ANTI MÍSSIL.

#80 Mensagem por juarez castro » Seg Mar 13, 2017 1:50 pm

Túlio escreveu:
LeandroGCard escreveu:Não esquecer os EC-750, que já estão sendo homologados para lançar o Exocet, e que o MAN-1 será compatível com as mesmas plataformas capazes de lançar este, por requisição do projeto.


Leandro G. Card
Nem esquecer o P-3 e até talvez AMX e Gripen. Só que não vejo vantagem em ter tanto trabalho e custos para integrar um Msl - que já nasce obsoleto, equivalente que é ao Exocet Mk I - como este em qualquer plataforma aérea.
Exatamente por isto que não, porque como o Caiafa citou uma campanha de homologação além de tempo custa uma fortuna, para homologar um Exocet "Tabajara perna curta" vale a pena???
Eu penso que não. Hahhhh, mas Juarez e se o míssil evoluir e tiver um alcance melhor e precisão melhor, ahh aí é outra história, mas até e se isto acontecer, deixe como está.
Outra cosia, esta questão das Kombis disparem o MAnsup, sei lá quando, mas vejam bem, muito provavelmente boa parte das marinhas medianas vão estar operando mísseis AA com alcance de uns 50 km ,o que coloca a anv dentro do envelope de interceptação e ele seria literalmente um pato gordo, pesado e lento para o míssil,as é só uma opinião

G abraço




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Re: MÍSSEIS ANTI NAVIO O SEU PASSADO-PRESENTE-FUTURO E DEFESAS ANTI MÍSSIL.

#81 Mensagem por LeandroGCard » Seg Mar 13, 2017 2:04 pm

juarez castro escreveu:Exatamente por isto que não, porque como o Caiafa citou uma campanha de homologação além de tempo custa uma fortuna, para homologar um Exocet "Tabajara perna curta" vale a pena???
Eu penso que não. Hahhhh, mas Juarez e se o míssil evoluir e tiver um alcance melhor e precisão melhor, ahh aí é outra história, mas até e se isto acontecer, deixe como está.
Outra cosia, esta questão das Kombis disparem o MAnsup, sei lá quando, mas vejam bem, muito provavelmente boa parte das marinhas medianas vão estar operando mísseis AA com alcance de uns 50 km ,o que coloca a anv dentro do envelope de interceptação e ele seria literalmente um pato gordo, pesado e lento para o míssil,as é só uma opinião

G abraço
Com alcance de 70Km o MAN-1 pode ser disparado abaixo da linha do horizonte radar (40-50 km) dos navios adversários. Basta a aeronave lançadora receber as informações da posição e direção do alvo via datalik ou mesmo por rádio a partir e outra aeronave voando mais alto e mais distante, fora da zona de cobertura da AAe. Se o inimigo não tiver cobertura aérea não haverá muito o que fazer ou seja, para "nosso cenário sul-americano" e outros equivalentes já será um grande diferencial com relação a quem só possa lançar seus mísseis à partir de unidades de superfície.

Não é o supra-sumo dos armamentos ASupW, mas é melhor do que nada. E além de não existir risco de haver algum malware escondido na programação, ele poderia ficar disponível em quantidades ilimitadas no caso de necessidade real, permitindo de fato a realização de ataques em salvas sem esgotar os estoques nos primeiros dias de combates. Nenhum míssil importado teria estas vantagens, que no meu entender compensam com sobra o alcance limitado desta primeira versão.


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Re: MÍSSEIS ANTI NAVIO O SEU PASSADO-PRESENTE-FUTURO E DEFESAS ANTI MÍSSIL.

#82 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mar 13, 2017 2:20 pm

LeandroGCard escreveu:
juarez castro escreveu:Exatamente por isto que não, porque como o Caiafa citou uma campanha de homologação além de tempo custa uma fortuna, para homologar um Exocet "Tabajara perna curta" vale a pena???
Eu penso que não. Hahhhh, mas Juarez e se o míssil evoluir e tiver um alcance melhor e precisão melhor, ahh aí é outra história, mas até e se isto acontecer, deixe como está.
Outra cosia, esta questão das Kombis disparem o MAnsup, sei lá quando, mas vejam bem, muito provavelmente boa parte das marinhas medianas vão estar operando mísseis AA com alcance de uns 50 km ,o que coloca a anv dentro do envelope de interceptação e ele seria literalmente um pato gordo, pesado e lento para o míssil,as é só uma opinião

G abraço
Com alcance de 70Km o MAN-1 pode ser disparado abaixo da linha do horizonte radar (40-50 km) dos navios adversários. Basta a aeronave lançadora receber as informações da posição e direção do alvo via datalik ou mesmo por rádio a partir e outra aeronave voando mais alto e mais distante, fora da zona de cobertura da AAe. Se o inimigo não tiver cobertura aérea não haverá muito o que fazer ou seja, para "nosso cenário sul-americano" e outros equivalentes já será um grande diferencial com relação a quem só possa lançar seus mísseis à partir de unidades de superfície.

Não é o supra-sumo dos armamentos ASupW, mas é melhor do que nada. E além de não existir risco de haver algum malware escondido na programação, ele poderia ficar disponível em quantidades ilimitadas no caso de necessidade real, permitindo de fato a realização de ataques em salvas sem esgotar os estoques nos primeiros dias de combates. Nenhum míssil importado teria estas vantagens, que no meu entender compensam com sobra o alcance limitado desta primeira versão.

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Exato.

E 'e homologando novas versoes e comprando elas que voce garante a sustentabilidade do programa para versoes "melhoradas".

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Re: MÍSSEIS ANTI NAVIO O SEU PASSADO-PRESENTE-FUTURO E DEFESAS ANTI MÍSSIL.

#83 Mensagem por pmicchi » Seg Mar 13, 2017 5:03 pm

MasterCaiafa escreveu:Sobre o MANSUP ser operado pelo AF-1 modernizado, não vai acontecer.

Segundo entrevista que fiz com o ComForAer, e ele foi bem claro nessas palavras, o avião vai continuar a operar com o mesmo arsenal que já dispõe, porém com a capacidade de empregá-lo com maior letalidade e precisão, observando os MANUAIS da aeronave.

No máximo, retrofit dos AIM-9L/P Sidewinder ainda disponíveis, e talvez, a integração de um míssil ar-ar mais moderno.

Não vai carregar nem disparar o MANSUP, nem Exocet.

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Esses AF-1 deviam ser vendidos para Argentina ou trocados por uns Pampas III que nos seriam mais úteis. Os hermanos estão precisando.




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Re: MÍSSEIS ANTI NAVIO O SEU PASSADO-PRESENTE-FUTURO E DEFESAS ANTI MÍSSIL.

#84 Mensagem por Túlio » Seg Mar 13, 2017 5:35 pm

pmicchi escreveu:
Esses AF-1 deviam ser vendidos para Argentina ou trocados por uns Pampas III que nos seriam mais úteis. Os hermanos estão precisando.
De acordo (exceto pelos sub-Alpha Jets). E sempre detestei essa charla de "melhor que nada": um Band-Aid é "melhor que nada" numa hemorragia dos diabos mas, ao fim e ao cabo, adianta? O cara morre igual, POWS!!!




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Re: MÍSSEIS ANTI NAVIO O SEU PASSADO-PRESENTE-FUTURO E DEFESAS ANTI MÍSSIL.

#85 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mar 13, 2017 6:12 pm

Túlio escreveu:
pmicchi escreveu:
Esses AF-1 deviam ser vendidos para Argentina ou trocados por uns Pampas III que nos seriam mais úteis. Os hermanos estão precisando.
De acordo (exceto pelos sub-Alpha Jets). E sempre detestei essa charla de "melhor que nada": um Band-Aid é "melhor que nada" numa hemorragia dos diabos mas, ao fim e ao cabo, adianta? O cara morre igual, POWS!!!
Sim, eu acho que esses A-4 a essa altura do campeonato sao somente dor de cabeca.

A MB deveria ter S Tucanos para treinar, voar bastante (porque sao bemmm mais baratos, moderninhos e mais novos) e criar um bando de doutrinas de suporte aos Navais.

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Re: MÍSSEIS ANTI NAVIO O SEU PASSADO-PRESENTE-FUTURO E DEFESAS ANTI MÍSSIL.

#86 Mensagem por Túlio » Seg Mar 13, 2017 6:37 pm

Tenho como discordar? Acho brabo... :lol: :lol: :lol: :lol:




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Re: MÍSSEIS ANTI NAVIO O SEU PASSADO-PRESENTE-FUTURO E DEFESAS ANTI MÍSSIL.

#87 Mensagem por Bolovo » Seg Mar 13, 2017 11:44 pm

Já que o A-12 já era, não vejo mais sentido no A-4 e em sua modernização. Melhor fritar os neurônios pensando em um novo NAE e uma nova ala aérea (sim, parece sonho, mas planejamento funciona assim). Enquanto isso, concordo com o Lima, poderia ter um esquadrão de Super Tucanos em SPdA para manter a formação de pilotos de caça da Marinha, inclusive ainda enviando alguns pilotos lá pros EUA pra voar T-45 e tal e manter a "parte naval" da coisa. Daí quando tiverem caças navais novos, já estarão prontos para recebe-los.




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#88 Mensagem por MasterCaiafa » Seg Mar 13, 2017 11:53 pm

Bolovo escreveu:Já que o A-12 já era, não vejo mais sentido no A-4 e em sua modernização. Melhor fritar os neurônios pensando em um novo NAE e uma nova ala aérea (sim, parece sonho, mas planejamento funciona assim). Enquanto isso, concordo com o Lima, poderia ter um esquadrão de Super Tucanos em SPdA para manter a formação de pilotos de caça da Marinha, inclusive ainda enviando alguns pilotos lá pros EUA pra voar T-45 e tal e manter a "parte naval" da coisa. Daí quando tiverem caças navais novos, já estarão prontos para recebe-los.
Essa tem sido a parte mais criticada das decisões da Marinha, mandar os pilotos manterem seu pé e mão 600 FT AGL nos EUA com a US Navy ao custo de quase US$ 1,2 milhões ano/piloto. Eu penso que deve ser mantido, não só com os A-4, mas com um lote de Super Tucano para a Marinha desenvolver doutrina COIN com o CFN e Spec Ops.

O porém é, o avião pode ser da Marinha sem possuir qualificação de operação embarcada? Parece surreal, mas se lembrarmos que Marinha e FAB já trocaram tiros no passado, esse surrealismo deve ser levado em conta...... mesmo com a desmobilização do NAe São Paulo!




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Re: MÍSSEIS ANTI NAVIO O SEU PASSADO-PRESENTE-FUTURO E DEFESAS ANTI MÍSSIL.

#89 Mensagem por Bolovo » Seg Mar 13, 2017 11:56 pm

MasterCaiafa escreveu:
Bolovo escreveu:Já que o A-12 já era, não vejo mais sentido no A-4 e em sua modernização. Melhor fritar os neurônios pensando em um novo NAE e uma nova ala aérea (sim, parece sonho, mas planejamento funciona assim). Enquanto isso, concordo com o Lima, poderia ter um esquadrão de Super Tucanos em SPdA para manter a formação de pilotos de caça da Marinha, inclusive ainda enviando alguns pilotos lá pros EUA pra voar T-45 e tal e manter a "parte naval" da coisa. Daí quando tiverem caças navais novos, já estarão prontos para recebe-los.
Essa tem sido a parte mais criticada das decisões da Marinha, mandar os pilotos manterem seu pé e mão 600 FT AGL nos EUA com a US Navy ao custo de quase US$ 1,2 milhões ano/piloto. Eu penso que deve ser mantido, não só com os A-4, mas com um lote de Super Tucano para a Marinha desenvolver doutrina COIN com o CFN e Spec Ops.

O porém é, o avião pode ser da Marinha sem possuir qualificação de operação embarcada? Parece surreal, mas se lembrarmos que Marinha e FAB já trocaram tiros no passado, esse surrealismo deve ser levado em conta...... mesmo com a desmobilização do NAe São Paulo!
Com certeza. Escrevi isso pensando justamente Decreto Presidencial nº2.538, de 8 de abril de 1998, que obviamente tem que mudar.




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Re: MÍSSEIS ANTI NAVIO O SEU PASSADO-PRESENTE-FUTURO E DEFESAS ANTI MÍSSIL.

#90 Mensagem por Carlos Lima » Ter Mar 14, 2017 12:21 am

Bolovo escreveu:
MasterCaiafa escreveu: Essa tem sido a parte mais criticada das decisões da Marinha, mandar os pilotos manterem seu pé e mão 600 FT AGL nos EUA com a US Navy ao custo de quase US$ 1,2 milhões ano/piloto. Eu penso que deve ser mantido, não só com os A-4, mas com um lote de Super Tucano para a Marinha desenvolver doutrina COIN com o CFN e Spec Ops.

O porém é, o avião pode ser da Marinha sem possuir qualificação de operação embarcada? Parece surreal, mas se lembrarmos que Marinha e FAB já trocaram tiros no passado, esse surrealismo deve ser levado em conta...... mesmo com a desmobilização do NAe São Paulo!
Com certeza. Escrevi isso pensando justamente Decreto Presidencial nº2.538, de 8 de abril de 1998, que obviamente tem que mudar.
Como disse anteriormente eu penso da mesma forma.

E essa lei absurda tem que ser abolida e esquecida. Mesmo que a MB não compre aeronaves de asa fixa amanhã ou nunca mais a existência da lei que proíbe a MB de ter aeronaves de asa fixa que não sejam embarcadas é uma vergonha por si só.

[]s
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