Um treinador básico para a FAB
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Re: Um treinador básico para a FAB
20/02/2014
Novaer inicia instalação dos sistemas no protótipo do T-Xc
Após o ensaio estático da asa do T-Xc executado com sucesso no ultimo dia 30 de Janeiro, a Novaer prosseguiu com a montagem do trem de pouso principal na asa. O trem de pouso, projetado e desenvolvido pela Novaer especialmente para este avião, também já está em processo de montagem final, sendo que as duas pernas do trem principal já estão integradas na asa.
A junção das asas com a fuselagem foi completada no dia 17 de Fevereiro e agora a Novaer iniciou a instalação dos sistemas de comando de voo na fuselagem e do sistema hidráulico de atuação do trem de pouso no prototipo.
A instalação do motor está sendo maquetada no mock-up de engenharia do avião, onde já estão motor, berço, mangueiras e escapamento, todos na sua configuração final, e que serão transferidos para o prototipo na proxima semana. As superficies de comando do leme, estabilizador, profundor e ailerons já foram pintadas e estão sendo instaladas, após determinação dos seus pesos de balanceamento.
http://www.novaercraft.com.br/news.html
24 de março de 2014
"Roll Out" do Novaer T-Xc
Na próxima segunda-feira, 31/3, às 14h, a empresa aeroespacial brasileira Novaer apresentará em São José dos Campos, principal polo aeronáutico do Brasil, o primeiro protótipo do T-Xc. O T-Xc é um avião monomotor, asa baixa com trem de pouso tipo triciclo e retrátil que será produzido em duas versões:
• Versão Treinador – acrobática de 2 lugares. Esta versão visa atender às necessidades de forças aéreas para o treinamento elementar, primário ou básico de seus pilotos.
• Versão Utilitária – não acrobática de 4 lugares: Esta versão visa atender ao transporte de passageiros e pequenas cargas (também designada “U-Xc”). O U-Xc destina-se a pilotos, empresas ou pessoas físicas interessadas no transporte de médias distâncias e recreação. Também serão clientes dessa versão aeroclubes, empresas de táxi-aéreo e de transporte de pequenas cargas.
A Novaer transferiu suas atividades no mês de agosto do ano passado para o Condomínio Empresarial Avibrás, em um local com o espaço para a engenharia e administração, associado a um hangar que permitiu a fabricação e a montagem do protótipo.
No entanto, a empresa deve permanecer neste local somente até que se complete o processo de transferência das atividades para a cidade de Lages, em Santa Catarina, o que ocorrerá somente após a conclusão do processo de certificação do avião.
http://www.aereo.jor.br/2014/03/24/roll ... vaer-t-xc/
abçs
arcanjo
Novaer inicia instalação dos sistemas no protótipo do T-Xc
Após o ensaio estático da asa do T-Xc executado com sucesso no ultimo dia 30 de Janeiro, a Novaer prosseguiu com a montagem do trem de pouso principal na asa. O trem de pouso, projetado e desenvolvido pela Novaer especialmente para este avião, também já está em processo de montagem final, sendo que as duas pernas do trem principal já estão integradas na asa.
A junção das asas com a fuselagem foi completada no dia 17 de Fevereiro e agora a Novaer iniciou a instalação dos sistemas de comando de voo na fuselagem e do sistema hidráulico de atuação do trem de pouso no prototipo.
A instalação do motor está sendo maquetada no mock-up de engenharia do avião, onde já estão motor, berço, mangueiras e escapamento, todos na sua configuração final, e que serão transferidos para o prototipo na proxima semana. As superficies de comando do leme, estabilizador, profundor e ailerons já foram pintadas e estão sendo instaladas, após determinação dos seus pesos de balanceamento.
http://www.novaercraft.com.br/news.html
24 de março de 2014
"Roll Out" do Novaer T-Xc
Na próxima segunda-feira, 31/3, às 14h, a empresa aeroespacial brasileira Novaer apresentará em São José dos Campos, principal polo aeronáutico do Brasil, o primeiro protótipo do T-Xc. O T-Xc é um avião monomotor, asa baixa com trem de pouso tipo triciclo e retrátil que será produzido em duas versões:
• Versão Treinador – acrobática de 2 lugares. Esta versão visa atender às necessidades de forças aéreas para o treinamento elementar, primário ou básico de seus pilotos.
• Versão Utilitária – não acrobática de 4 lugares: Esta versão visa atender ao transporte de passageiros e pequenas cargas (também designada “U-Xc”). O U-Xc destina-se a pilotos, empresas ou pessoas físicas interessadas no transporte de médias distâncias e recreação. Também serão clientes dessa versão aeroclubes, empresas de táxi-aéreo e de transporte de pequenas cargas.
A Novaer transferiu suas atividades no mês de agosto do ano passado para o Condomínio Empresarial Avibrás, em um local com o espaço para a engenharia e administração, associado a um hangar que permitiu a fabricação e a montagem do protótipo.
No entanto, a empresa deve permanecer neste local somente até que se complete o processo de transferência das atividades para a cidade de Lages, em Santa Catarina, o que ocorrerá somente após a conclusão do processo de certificação do avião.
http://www.aereo.jor.br/2014/03/24/roll ... vaer-t-xc/
abçs
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Re: Um treinador básico para a FAB
Acho que o nó da questão está justamente aí. Como fazer um avião que basicamente deve ser um bom treinador, para aviões que basicamente são o suprassumo da tecnologia embarcada e aerodinâmica aeronáutica? Em que medida tais condições irão influenciar um e outro a fim de que se consiga um equilíbrio adequado entre "o bom, o bonito e o barato" nesta categoria de lift's?Carlos Lima escreveu:Na minha opinião, LIFT tem que ser simples e barato.
Com a SAAB e a Boeing procurando algo para treinar pilotos de 5 e 6 geração (esse é o requisito mínimo, pois a aeronave terá um tempo de serviço +30 anos) creio que existam coisas mais simples e baratas por aí.
Obviamente se eles criarem algo com esse potencial e barato... ... aí tudo bem
[]s
CB_Lima
O conceito de bom, bonito e barato dos americanos em geral costuma ser bem diferente de nós. Aliás, bem diferente de todo mundo.
abs.
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- FCarvalho
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Re: Um treinador básico para a FAB
Quando a hora chegar, a gente por aqui vai ter que ser muito mané, para não dizer outra coisa, para trocar este projeto por uma idéia estapafúrdia de integração de viés ideológico da AS.arcanjo escreveu:20/02/2014
Novaer inicia instalação dos sistemas no protótipo do T-Xc
http://www.aereo.jor.br/2014/03/24/roll ... vaer-t-xc/
bate na madeira três vezes...
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Re: Um treinador básico para a FAB
YepFCarvalho escreveu:Acho que o nó da questão está justamente aí. Como fazer um avião que basicamente deve ser um bom treinador, para aviões que basicamente são o suprassumo da tecnologia embarcada e aerodinâmica aeronáutica? Em que medida tais condições irão influenciar um e outro a fim de que se consiga um equilíbrio adequado entre "o bom, o bonito e o barato" nesta categoria de lift's?Carlos Lima escreveu:Na minha opinião, LIFT tem que ser simples e barato.
Com a SAAB e a Boeing procurando algo para treinar pilotos de 5 e 6 geração (esse é o requisito mínimo, pois a aeronave terá um tempo de serviço +30 anos) creio que existam coisas mais simples e baratas por aí.
Obviamente se eles criarem algo com esse potencial e barato... ... aí tudo bem
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CB_Lima
O conceito de bom, bonito e barato dos americanos em geral costuma ser bem diferente de nós. Aliás, bem diferente de todo mundo.
abs.
Por isso que eu acho que nao serve para nos.
[]s
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Re: Um treinador básico para a FAB
Nesse caso não pode ser o próprio Gripem versão "1.0", ou seja, um Gripem "pelado" sem radar, sensores, contra medidas e sem pós combustão????Carlos Lima escreveu:Na minha opinião, LIFT tem que ser simples e barato.
Com a SAAB e a Boeing procurando algo para treinar pilotos de 5 e 6 geração (esse é o requisito mínimo, pois a aeronave terá um tempo de serviço +30 anos) creio que existam coisas mais simples e baratas por aí.
Obviamente se eles criarem algo com esse potencial e barato... ... aí tudo bem
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Ou seja, uma aeronave básica mas que voe exatamente como o Gripem NG com 100% de comunalidade e assim ganhamos em escala de produção e principalmente ganharemos no aprendizado, pois a aeronave "escola" é exatamente a aeronave de primeira linha em termos aerodinâmicos, podendo utilizar o mesmo cockpit se valendo de simulação para os sensores ausentes.
- Carlos Lima
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Re: Um treinador básico para a FAB
Uma aeronave com a 'casca' do Gripen e sem pós-combustão, etc não irá voar como um Gripen.denilson escreveu:Nesse caso não pode ser o próprio Gripem versão "1.0", ou seja, um Gripem "pelado" sem radar, sensores, contra medidas e sem pós combustão????Carlos Lima escreveu:Na minha opinião, LIFT tem que ser simples e barato.
Com a SAAB e a Boeing procurando algo para treinar pilotos de 5 e 6 geração (esse é o requisito mínimo, pois a aeronave terá um tempo de serviço +30 anos) creio que existam coisas mais simples e baratas por aí.
Obviamente se eles criarem algo com esse potencial e barato... ... aí tudo bem
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Ou seja, uma aeronave básica mas que voe exatamente como o Gripem NG com 100% de comunalidade e assim ganhamos em escala de produção e principalmente ganharemos no aprendizado, pois a aeronave "escola" é exatamente a aeronave de primeira linha em termos aerodinâmicos, podendo utilizar o mesmo cockpit se valendo de simulação para os sensores ausentes.
Essas aeronaves LIFT disponíveis por aí não deixam a desejar em termos de aerodinâmica e simulação para qualquer maquiagem da aeronave original em uma versão downgraded.
Além disso arrancando coisas da aeronave original altera CG e desempenho da aeronave podendo sair $$$ e o resultado final não proporcionar todo o treinamento que o LIFT traria.
Para operar a aeronave de verdade temos o Biposto nos esquadrões e simuladores.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
Re: Um treinador básico para a FAB
Quanto ao pós combustor é só manter e o GC, é peso basta manter o peso dos materiais retirados, e isso é fácil, difícil é retirar peso.Carlos Lima escreveu:Uma aeronave com a 'casca' do Gripen e sem pós-combustão, etc não irá voar como um Gripen.denilson escreveu: Nesse caso não pode ser o próprio Gripem versão "1.0", ou seja, um Gripem "pelado" sem radar, sensores, contra medidas e sem pós combustão????
Ou seja, uma aeronave básica mas que voe exatamente como o Gripem NG com 100% de comunalidade e assim ganhamos em escala de produção e principalmente ganharemos no aprendizado, pois a aeronave "escola" é exatamente a aeronave de primeira linha em termos aerodinâmicos, podendo utilizar o mesmo cockpit se valendo de simulação para os sensores ausentes.
Essas aeronaves LIFT disponíveis por aí não deixam a desejar em termos de aerodinâmica e simulação para qualquer maquiagem da aeronave original em uma versão downgraded.
Além disso arrancando coisas da aeronave original altera CG e desempenho da aeronave podendo sair $$$ e o resultado final não proporcionar todo o treinamento que o LIFT traria.
Para operar a aeronave de verdade temos o Biposto nos esquadrões e simuladores.
[]s
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Quanto a última colocação, ela serve de defesa para a utilização do ST como aeronave intermediária.
Minha colocação foi a respeito de que o Gripem "pelado" poderia, em tese, ficar no mesmo patamar de preço de um LIFT mantendo as mesmas características de vôo do Gripem NG e com produção local. Mas é uma suposição, assim como todas as outras expostas aqui.
- Carlos Lima
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Re: Um treinador básico para a FAB
A minha suposição é que é muito díficil você fazer um Gripen (ou qualquer outra aeronave de combate desse tipo), "pelado" e achar que vai custar mais barato do que uma aeronave LIFT.
Se fosse o caso já teriam feito isso com o F-16 a muitos anos.
É o que eu acho.
[]s
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Se fosse o caso já teriam feito isso com o F-16 a muitos anos.
É o que eu acho.
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CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
Re: Um treinador básico para a FAB
TX-C nascendo ! até agora não não nenhuma noticia do desenvolvimento do Unasul I ,seria possível ver ele na FAB ???
Gogogas !
Re: Um treinador básico para a FAB
Virão para substituir os Neiva Universal?
Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
- FCarvalho
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Re: Um treinador básico para a FAB
Sim, os T-25 na instrução primária, e possivelmente, se tudo der certo, também os T-27 na instrução básica.
Potencial ele tem para suprir ambas funções. Falta o principal agora. Voar.
ps: aliás, até hoje não sei porque a Embraer não desenvolveu uma versão do T-29 para substituir os T-27 na instrução básica na AFA. Esta função, com uma versão de 1.100shp do PT-68C foi aventada desde o inicio do programa, mas infelizmente até hoje a FAB, e nem a Embraer, demonstraram qualquer interesse no desenvolvimento da mesma
Vai saber. Um baita nixo de mercado hoje deixado para a concorrência.
abs.
Potencial ele tem para suprir ambas funções. Falta o principal agora. Voar.
ps: aliás, até hoje não sei porque a Embraer não desenvolveu uma versão do T-29 para substituir os T-27 na instrução básica na AFA. Esta função, com uma versão de 1.100shp do PT-68C foi aventada desde o inicio do programa, mas infelizmente até hoje a FAB, e nem a Embraer, demonstraram qualquer interesse no desenvolvimento da mesma
Vai saber. Um baita nixo de mercado hoje deixado para a concorrência.
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Re: Um treinador básico para a FAB
Eu tenho visto a quantidade de modelos de treinadores dessa categoria pipocando no mercado e me pergunto: Será que a EMB não largou mão desse nicho pq seria dor de cabeça demais para ela pelejar contra esses novos modelos? Qual seria a quantidade de unidades que o mercado aceitará nos próximos anos? Será que realmente vale a pena?FCarvalho escreveu:Sim, os T-25 na instrução primária, e possivelmente, se tudo der certo, também os T-27 na instrução básica.
Potencial ele tem para suprir ambas funções. Falta o principal agora. Voar.
ps: aliás, até hoje não sei porque a Embraer não desenvolveu uma versão do T-29 para substituir os T-27 na instrução básica na AFA. Esta função, com uma versão de 1.100shp do PT-68C foi aventada desde o inicio do programa, mas infelizmente até hoje a FAB, e nem a Embraer, demonstraram qualquer interesse no desenvolvimento da mesma
Vai saber. Um baita nixo de mercado hoje deixado para a concorrência.
abs.
Talvez fosse melhor repassar o projeto do Tucaninho modernizado pra FAdeA (um com painel digital, materiais compostos e motor mais moderno) e deixar ela produzir a troco de royalties... Se oferecer, os hermanos vão achar bom demais. É um nicho intermediário, entre o Pilgrim e o AT-29, prejuízo pra Embraer e Novaer não vai dar. Sei lá, se colar, colou, se não colar, a perda é mínima.
MAlmeida
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Re: Um treinador básico para a FAB
Os Super Tucanos não podem suprir esse nicho?
Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
- Carlos Lima
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Re: Um treinador básico para a FAB
Eles sao muito potentes.irlan escreveu:Os Super Tucanos não podem suprir esse nicho?
Para esse tipo de instrucao ha a necessidade de uma aeronave mais modesta.
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Re: Um treinador básico para a FAB
Até pode, mas seria "forçar uma barra". Acredito que além da questão peso/potência tem também a questão custo que no meu ver é a variável mais importante dessa equação.irlan escreveu:Os Super Tucanos não podem suprir esse nicho?
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