SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61283
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#76 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 12, 2012 10:47 pm

NovaTO escreveu:Decolagem do Super Hornet hoje: :mrgreen:


Ah nós com esses aí... :D :D :D :D




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
binfa
Sênior
Sênior
Mensagens: 3584
Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 98 vezes

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#77 Mensagem por binfa » Sáb Mai 12, 2012 11:01 pm

Concordo índio véio, pena que alegria de pobre dura pouco.

Semana que vem voltamos as interminaveis desculpas para os adiamentos do FX....




att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#78 Mensagem por faterra » Sáb Mai 12, 2012 11:15 pm





Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#79 Mensagem por faterra » Sáb Mai 12, 2012 11:25 pm





Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#80 Mensagem por Justin Case » Sáb Mai 12, 2012 11:34 pm

osolamaalua escreveu:Vejam os videos que tem no youtube, apesar da qualidade baixa, da para ver a nevoa da transição sonica, caracteristica no F18, chegando próximo ao mach 1. Acho que quem viu o F18 voando vai achar que ele deve ser o F-X.
Osolamalua, boa noite.

Você está certo.
Na situação que estamos hoje, se a gente vir qualquer um deles (Super Hornet, Gripen ou Rafale), vai se apaixonar.
Para escolher, tem que avaliar os três.
Abraço,

Justin




Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#81 Mensagem por mmatuso » Dom Mai 13, 2012 12:39 am

belas imagens do SH.




JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#82 Mensagem por JL » Dom Mai 13, 2012 8:19 am

Eu também vi!. Minha experiência é pequena em ver demonstrações deste tipo, antes tinha visto o nosso F 5 que eu achava o máximo, Skyhawk da MB (uma vez), os A 1 que fazem manobras (curvas) a baixo nível muito bem e só. Agora o que estes caras fizeram falta palavras. Principalmente os dois primeiros voos do piloto chefe da Boeing e do primeiro canadense, de manhã. Com um pé d'agua. Meu Deus, cansei de ir em domingo aéreo que o cara ficava falando no som, vamos aguardar o F5, vamos aguarda o F5, ele não vem porque não tem teto. Olhava para as nuvens lá no alto e pensava caramba, que difícil. Aí ontem, uma chuva absurda, caindo água do cara ficar molhado até a cueca, nuvens baixas, vento etc. O cara sobe no F 18 e faz tudo aquilo, que eu nunca vi um caça fabiano fazer com sol. Fiquei muito impressionado, não só com o avião, mas também com os pilotos, principalmente os dois primeiros.
Bem claro que a questão de escolha do FX, que já nem aguento falar, depende de outros fatores muito complexos, como considerações sobre a futura política internacional, apoio técnico e logístico pós venda, parque de manutenção etc.
Agora só deixo uma observação essa história de transferência de tecnologia total e irrestrita é balela, ninguém faz e não temos nem quem absorva tudo isso no Brasil.
Claro que o Brasil, precisa ter um avião em que possa fazer modificações, integrar armas etc.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
binfa
Sênior
Sênior
Mensagens: 3584
Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 98 vezes

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#83 Mensagem por binfa » Dom Mai 13, 2012 9:23 am

Prezados

Lendo os comentários dos foristas que foram na festa dos 60 anos do EDA, vejo que o(s) visitante(s) roubaram a cena no primeiro dia.

Acredito que a Boeing/Governo americano fizeram sua parte "trabalhando corações e mentes" do povão/entusistas/imprensa especializada e pig exibindo seu modelo.

Não vou esconder de ninguém que se algum dia o processo FX-2 terminar, torço para que o F-18 (era a favor do Rafale mais como contribuinte depois de muita reflexão pessoal hoje sou a favor do F-18), veja o vencedor pelo simples fato do custo benefício deste. Pois como nosso amigo JL disse (e todos nós já sabemos) ".... essa história de transferência de tecnologia total e irrestrita é balela, ninguém faz e não temos nem quem absorva tudo isso no Brasil." Vamos pagar um custo muito alto para comprar e manter o Rafale para o mesmo ficar em exposição estática nos hangares.

Isso é meu ponto de vista como contribuinte para um processo de aquisição de caça que se tornou surreal....

PS: quanto a exibição com tempo ruim agora sabemos pq os aviadores da US Navy são considerados os melhores pilotos do mundo.




Editado pela última vez por binfa em Dom Mai 13, 2012 9:31 am, em um total de 1 vez.
att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Avatar do usuário
NovaTO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1251
Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
Agradeceram: 47 vezes

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#84 Mensagem por NovaTO » Dom Mai 13, 2012 9:24 am

JL escreveu:Eu também vi!. Minha experiência é pequena em ver demonstrações deste tipo, antes tinha visto o nosso F 5 que eu achava o máximo, Skyhawk da MB (uma vez), os A 1 que fazem manobras (curvas) a baixo nível muito bem e só. Agora o que estes caras fizeram falta palavras. Principalmente os dois primeiros voos do piloto chefe da Boeing e do primeiro canadense, de manhã. Com um pé d'agua. Meu Deus, cansei de ir em domingo aéreo que o cara ficava falando no som, vamos aguardar o F5, vamos aguarda o F5, ele não vem porque não tem teto. Olhava para as nuvens lá no alto e pensava caramba, que difícil. Aí ontem, uma chuva absurda, caindo água do cara ficar molhado até a cueca, nuvens baixas, vento etc. O cara sobe no F 18 e faz tudo aquilo, que eu nunca vi um caça fabiano fazer com sol. Fiquei muito impressionado, não só com o avião, mas também com os pilotos, principalmente os dois primeiros.
Bem claro que a questão de escolha do FX, que já nem aguento falar, depende de outros fatores muito complexos, como considerações sobre a futura política internacional, apoio técnico e logístico pós venda, parque de manutenção etc.
Agora só deixo uma observação essa história de transferência de tecnologia total e irrestrita é balela, ninguém faz e não temos nem quem absorva tudo isso no Brasil.
Claro que o Brasil, precisa ter um avião em que possa fazer modificações, integrar armas etc.

Seu comentários bate com o de outros que viram: esse similie talvez seja o melhor: :shock: :shock: :shock: :!:

Todos ficaram impressionados com as demonstrações do Hornet e SuperHornet, e ao mesmo tempo tristes com o que a FAB apresentou que foi a exposição estática dos caças. Aliás o M-2000 foi?

[]'s




binfa
Sênior
Sênior
Mensagens: 3584
Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 98 vezes

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#85 Mensagem por binfa » Dom Mai 13, 2012 9:53 am





att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Avatar do usuário
osolamaalua
Avançado
Avançado
Mensagens: 514
Registrado em: Sáb Jan 31, 2009 2:23 pm
Agradeceram: 44 vezes

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#86 Mensagem por osolamaalua » Dom Mai 13, 2012 10:04 am

Pessoal, na minha opinião gostaria muito de voar no F-18, mas por enquanto não creio que dará ele. Agora, algum colega do fórum disse que as passagens dos caças da FAB não o chamam mais atenção. Infelizmente, porém em prol da segurança hoje as apresentações tem altura minima de 100 pés, separação do público de 300metros, passagem em rota de desfile, etc.. Os bons tempos ficaram para trás. Eu já vi apresentação do F-5 onde ele realizava 6 touneaux em sequencia. Ja vi apresentação de dogfigth, F-5 arrancando telha do Musal. Porém eram outros tempos. Também não podemos comparar os aviões, se colocar o F-5 com o nariz pra cima sem ele estar embalado ele cai. O Mirage 2000 tem essa capacidade de realizar as manobras verticais, porém eles estão no batente e infelizmente não pode-se abusar do desgaste. Espero que chegue a hora de estacionar nos hangaretes do Brasil aeronaves top de linha.




Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#87 Mensagem por faterra » Dom Mai 13, 2012 10:50 am

Acho que devemos relembrar apenas o seguinte:
A FAB, quando do pedido de propostas, havia exigido o cumprimento de 10 itens para transferência de tecnologia, entre eles o direito de fazer as modificações e integrações de seu interesse autonomamente. Isto foi exaustivamente explicado e discutido no tópico de FX-2. A tal de transferência irrestrita era somente sobre os itens solicitados e acordados. Nunca houve esta tal de transferência irrestrita sobre a aeronave como um todo. Isto foi aceito e, segundo consta colocado nas propostas pela Suécia (que não tinha o que transferir, pois as tecnologias envolvidas são estadudinenses) e pela França que aceitou as condições (onde surgiu este termo irrestrito, através do Sarkosi, e que ninguém sabe com segurança ao que abrange, ficando a dedução restrita mais ao significado do termo). Isto também foi exaustiva e calorosamente discutido no referido tópico e em quase todos os outros.
Contrariando os interesses de quem torcia pelo F-18 os EUA sempre disseram que não transfeririam o que foi pedido por motivos conhecidos por todos, até que nesta reta final houve a pseuda garantia de que o Congresso estadudinense aprovaria a transferência. Ainda existe a dúvida do que eles transferem: se o solicitado pela FAB na solicitação de propostas, ou o que os EUA achavam "necessário", conforme sempre afirmou/afirma a secretária de estado dos EUA.
Sobre a excelência do F-18 e do Rafale no atendimento operacional das necessidades da FAB, por mim, não há o que discutir. Tanto um quanto o outro o atende com larga margem vantagens. O NG, é uma incógnita, ele não existe.
A Boeing possivelmente ganhou uma enormidade de pontos em trazer o F-18 ao Brasil neste momento. Pelos comentários acima deu show. Parabéns.
A Dassault marcou "tôca", não sei os motivos.
Acredito também que não serão as piruetas realizadas pelos pilotos estadudinenses e canadenses que decidirão a favor dos F-18. Os franceses também têm excelentes pilotos que as fazem, o que também é de conhecimento de todos por aqui.
Enfim... sempre fui e continuo sendo Su-35BM / PakFa desde pequenininho. Lamentável a ausência deles nesta fase do processo. Perdeu a FAB.
Apenas minha opinião.
Boa sorte aos torcedores. Para mim, desde que o Brasil não se ferre, seja o que a Dilma quiser.




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#88 Mensagem por Andre Correa » Dom Mai 13, 2012 10:58 am

Que comecem a acelerar com o F-5M lá em São Carlos, mas que empolgue os que lá estão, pois ver aeronaves estrangeiras a dar show, e as nacionais estáticas, com medo de que vá desgastar ou estragar, é demais para processar... Se não tem verba (conta outra que essa não cola) para dar manutenção depois, não leva a aeronave pra lá então. Faz um banner em tamanho real e põe lá... dá na mesma, e sai mais barato. 8-]

[009]




Audaces Fortuna Iuvat
brisa

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#89 Mensagem por brisa » Dom Mai 13, 2012 11:02 am

Muito bem colocado faterra :wink:




Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#90 Mensagem por Thor » Dom Mai 13, 2012 11:31 am

NovaTO escreveu:
JL escreveu:Eu também vi!. Minha experiência é pequena em ver demonstrações deste tipo, antes tinha visto o nosso F 5 que eu achava o máximo, Skyhawk da MB (uma vez), os A 1 que fazem manobras (curvas) a baixo nível muito bem e só. Agora o que estes caras fizeram falta palavras. Principalmente os dois primeiros voos do piloto chefe da Boeing e do primeiro canadense, de manhã. Com um pé d'agua. Meu Deus, cansei de ir em domingo aéreo que o cara ficava falando no som, vamos aguardar o F5, vamos aguarda o F5, ele não vem porque não tem teto. Olhava para as nuvens lá no alto e pensava caramba, que difícil. Aí ontem, uma chuva absurda, caindo água do cara ficar molhado até a cueca, nuvens baixas, vento etc. O cara sobe no F 18 e faz tudo aquilo, que eu nunca vi um caça fabiano fazer com sol. Fiquei muito impressionado, não só com o avião, mas também com os pilotos, principalmente os dois primeiros.
Bem claro que a questão de escolha do FX, que já nem aguento falar, depende de outros fatores muito complexos, como considerações sobre a futura política internacional, apoio técnico e logístico pós venda, parque de manutenção etc.
Agora só deixo uma observação essa história de transferência de tecnologia total e irrestrita é balela, ninguém faz e não temos nem quem absorva tudo isso no Brasil.
Claro que o Brasil, precisa ter um avião em que possa fazer modificações, integrar armas etc.

Seu comentários bate com o de outros que viram: esse similie talvez seja o melhor: :shock: :shock: :shock: :!:

Todos ficaram impressionados com as demonstrações do Hornet e SuperHornet, e ao mesmo tempo tristes com o que a FAB apresentou que foi a exposição estática dos caças. Aliás o M-2000 foi?

[]'s
Todos sabemos que só quem faz demonstração aérea na FAB são os T-27, e futuramente os A-29, do EDA. Não podemos nos dar ao luxo, em minha opinião, de ter "um outro EDA" com caças a jato nesse penúria que enfrentamos, e também acho injustificável gastar horas de treinamento com uma atividade que não esteja na lista de missões da Unidade Aérea, e muito menos seria admissível fazer manobra arriscada e que pode ocasionar um acidente com perdas incalculáveis, seja pela perda de uma aeronave operacional, pela vida de um piloto extremamente especializado, pela imagem da FAB pós-acidente em uma atividade que não é o fim de um avião operacional de caça. Se alguns países podem se dar a esse luxo, e ter em seus times de demonstração aeronaves a jato e pilotos que só fazem isso, parabéns e só me resta invejá-los.
Quanto aos Mirage 2000, que eu saiba o encontro deles com esses F-18 se dará em algo mais proveitoso, nos treinamentos de combate dissimilar que estão sendo realizados...
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
Responder