LokiLoki escreveu:Tudo depende de ponto de vista, nem 100 milhões foram gastos e gastos em 5 anos, não acho altíssimo o custo, acho até bem em conta. na verdade de graça, menos de 20 milhões por ano? Nada!
Não tenho literatura para afirmar que NAE CATOBAR e com propulsão convencionai são caros de manter.
Caro mesmo é operar aeronaves de pouso e decolagens verticais, isso sim é caro, bem mais que os 20 milhões por ano da reforma do A12.
Projeção de poder a partir de base terrestres, nisso eu duvido.
Sendo sincero, Nunca vi o Brasil assim, tantos e ainda por cima todos os programas indo de velas cheias, exceto o FX, se não vejamos, guarani, saber, sentir, novo fuzil, KC390, EC 725, PMG nos Panteras e esquilos, Sea hawk, black hawk, P3, Prosub, Prosuper, Sabre, reestruturação das bases, vigilância de fronteiras, Astros2020, VANTs e isso lembrando de cabeça. Deve até ter mais que não lembro ou não sei.
Falta muito? claro que falta, principalmente nos soldos, que estão ridículos comparados com o setor privado.
Muita gente quer resolver de imediato um problema causado em mais de 40 anos, vai levar muito mais tempo que isso para resolver. É bom? Não, claro que não!
Possivelmente muita gente na ativa não vai estar mais nela para ver, até porque a solução, consequentemente e entre outras coisas, obriga a troca das cabeças pensantes e atuantes de hoje.
Vão haver problemas? Claro, inclusive atrasos, mas acredito piamente que continuando a política de estado implantada nos últimos 10 anos, em pouco tempo (uns 30 anos) as coisas serão bem diferentes em defesa e em tantos outros setores que estão tão ruim ou pior que a defesa hoje.
Provavelmente eu não veja, já estarei com a parte que me cabe deste latifúndio.
Claro que tudo isso é minha opinião apenas.
abraço
Loki
Infelizmente não consigo vislumbrar uma melhora tão grande.
Para não encompridar o assunto, vou falar somente do PA e da Aviação Naval.
Os caças da MB estão parados. Estão voando no máximo 2 (um biplace e um monoplace) e isto não é de hoje, mas é a mesma coisa há pelo menos 5 anos atrás. Demoraram mais de dez anos para fazer o canhão deles operar. O upgrade programado será apenas um paliativo esperando a compra (tão demorada dos caças do FX)
Os pilotos de A4 da MB, que operaram no Minas Gerais e no inicio do SP, não voam mais. Não temos nenhum piloto da MB qualificado para operar em PA. NENHUM piloto de caça do MB sequer conseguiu operar no PA em decolagem e pouso noturno.
O principal motivo desta demora toda está no custo. Um dia de operação plena do SP tem um custo altissimo.
Mesmo na época do Minas, me lembro que ele só saia para exercicios militares 2 vezes por ano, os demais dias ,esporadicamente saía da Baia da Guanabara para o almirantado almoçar e logo no fim da tarde voltava. O resto do ano descansava no pier do 1ºDistrito Naval
Os Sea Hawk nada mais foi do que uma necessidade para substituir os combalidos Sea King, que praticamente estavam no final da vida deles, e mesmo assim ainda não foi possivel adquirir em numero suficiente. Os EC725 vc bem sabe não era prioridade para a MB, foi imposto pelo governo.
Falta muito ainda Loki, a velocidade que está sendo feitas as modernizações está ainda muito aquém do necessário. O grande problema é o cobertor curto, e o desgastante dia-a-dia para convencer as autoridades da necessidade de uma modernização maior bem como, para conseguir receber as eternas verbas contingenciadas.
O maior desafio das FA na minha opinião é convencer o congresso da importancia do papel deles na nação.
Abraços
Hélio