Sobre o TF-X turco

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Sobre o TF-X turco

#76 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Out 10, 2011 11:20 pm

Penguin escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Mas que é que paga essa conta?

[]'s
O mesmo que paga a conta do Subnuc.

[]s
Salve a MB!

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Sobre o TF-X turco

#77 Mensagem por Penguin » Seg Out 10, 2011 11:23 pm

AlbertoRJ escreveu:
Penguin escreveu: O mesmo que paga a conta do Subnuc.

[]s
Salve a MB!

[]'s
:lol:
Me referia no sentido amplo.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Sobre o TF-X turco

#78 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Out 10, 2011 11:28 pm

Penguin escreveu:
AlbertoRJ escreveu: O mesmo que paga a conta do Subnuc.

[]s
Salve a MB!

[]'s
:lol:
Me referia no sentido amplo.

[]s[/quote]

Eu sei.
Quem para a conta são sempre os mesmos.

Mas eu queria fazer uma homenagem, 8-]

[]'s




Alberto -
renam oliveira
Júnior
Júnior
Mensagens: 95
Registrado em: Qui Jun 12, 2008 9:41 am

Re: Sobre o TF-X turco

#79 Mensagem por renam oliveira » Ter Out 11, 2011 12:16 am

KFX




Avatar do usuário
lelobh
Sênior
Sênior
Mensagens: 1294
Registrado em: Qua Set 21, 2005 11:48 am
Localização: Belo Horizonte
Agradeceram: 14 vezes

Re: Sobre o TF-X turco

#80 Mensagem por lelobh » Ter Out 11, 2011 12:57 am

AlbertoRJ escreveu:
sapao escreveu:Mas é isso que estamos falando: vão colocar dinheiro do contribuinte aqui como colocam nos países da OTAN, nos USA, na Russia e na China?

Nem a pau Juvenal!!!

Basta você olhar o tamanho do segmento de Defesa da Boeing, da EADS e da EMBRAER.

Os USA compram cigarro box de pacote, a gente compra sem filtro e picado.
A Europa mantem a propria EADS; vai colocar algo lá dentro que não seja deles no mercado de Defesa para ver como é facil.


E você pode ter certeza de que TODOS esses projetos (Coreano, Turco, Japonês) ainda não foram para a geveta porque o americano está de jogo duro com o F-35/F-22 nos quesito de tecnologia e custo.
Quando eles quiserem (e eventualmente acho que irão querer
), abrem as pernas e todo mundo que opera via FMS vai vir correndo pegar uma rebarba ou como diriam no norte "sale off" ( é isso mesmo CB Lima?) de material de ponte que está no pátio sem comprador.
Então fecha o caixão?
Acho que temos que sair dessa inércia porque o país está bem diferente do passado.

Na minha opinião!

[]'s
Compartilho sua visão amigo. É o momento certo para pensar em algo assim. Veja:

precisamos de um novo caça, mas não temos a urgência do confronto próximo;
temos uma empresa com renome e experiência suficientes para coordenar o projeto (não é assim com o KC390?);
temos recursos humanos qualificados nas empresas, instituições de ensino e centros de pesquisa;
temos uma economia estável, baixo endividamento público, um controle fiscal eficiente e perspectiva de crescimento, traduzindo: dinheiro para "tocar em frente" o projeto;
temos uma crescente relevância no cenário geopolítico, e não apenas na América Latina, o que favorece a possibilidade de parcerias, reduzindo eventuais obstáculos tecnológicos, e ampliando a viabilidade comercial do projeto;
comparando com o passado "recente", temos alguma vontade política relevante (se não houvesse vontade política não haveria tantos projetos em desenvolvimento, e muito menos uma END);

E para completar, acho que ninguém em sã consciência imagina um F-22 logo de partida, mas sim um caça moderno, que supere os atuais meios, possua uma plataforma que permita atualizações (não sei se é o jargão correto), e ajude a desenvolver o parque industrial nosso, e dos nossos parceiros.

Sinceramente, comprar qualquer outro caça "joga por terra" alguns dos pré-condicionantes que mencionei acima. Por questões lógicas creio que a escolha de um caça dentro do FX-2 matará por algumas décadas um caça nacional... mas posso estar errado, afinal as coisas mudam.

Quanto ao AMX não dá para comparar o cenário externo e interno de hoje, com aquele existente na época do projeto, ou nos anos que se seguiram. Pensando assim ainda seríamos colônia de Portugal, a premissa é a mesma.

Quanto a viabilidade do projeto basta ver como influenciamos de forma decisiva nossos vizinhos, para que adotassem o sistema nipo-brasileiro de TV digital. Não vejo como seria diferente no caso de um caça nacional. Na verdade a própria aceitação do KC390 já fornece alguma perspectiva.

Eu pensaria seriamente na possibilidade...

Abraço




Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Sobre o TF-X turco

#81 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Out 11, 2011 9:43 am

Eu concordo que uma parceria com a Turquia não seria a ideal mas também acho que não podemos ter uma filosofia de sempre "pegar carona" com os outros porque um país que deseja mesmo ser independente um dia terá que fazer como a Índia e a China estão fazendo. A Índia, apesar de aproveitar a oportunidade do FGFA, já se prepara para o programa MCA, que aproveitará quase tudo o que foi desenvolvido para o Tejas:

http://www.flightglobal.com/news/articl ... er-316782/
http://www.hindu.com/2009/02/05/stories ... 830400.htm
http://www.bharat-rakshak.com/media/Aer ... 8.jpg.html

Mas vou parar por aqui em respeito à opinião dos demais.

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: Sobre o TF-X turco

#82 Mensagem por Boss » Ter Out 11, 2011 11:54 am

Pois é, a verdadeira independência será obtida quando fizermos o nosso, sozinho, e não na carona. Um dia isso vai ter que acontecer, tenha os capitalistas cagões da Embraer medo ou não.

Ou então que se assuma que referente a meios aéreos, nunca seremos independentes. Poderemos fazer navios, submarinos, radares, VANTs, mísseis, etc, mas ficaremos sempre com a lacuna dos caças.




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Carlos Mathias

Re: Sobre o TF-X turco

#83 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Out 11, 2011 11:59 am

EU particularmente acho que parcerias são boa sim, quando interesse é queimar etapar, poupando dinheiro e tempo.
Porque não?
Índia e China sempre fizeram isso com ótimos resultados na área militar.

Agora, aqui a coisa toda parece que é voltada à ajudar a EMBRAER a fazer avião paisano, aí fica difícil mesmo. :?

A Turquia não serve porque são completamente dependentes da OTAN+EUA, não vão fazer nada sem a autorização deles.
E ainda mais com essa esfrega entre a Turquia e Israel, aí é que eles não vão fazer nada mesmo.




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Sobre o TF-X turco

#84 Mensagem por Penguin » Ter Out 11, 2011 12:04 pm

Boss escreveu:Pois é, a verdadeira independência será obtida quando fizermos o nosso, sozinho, e não na carona. Um dia isso vai ter que acontecer, tenha os capitalistas cagões da Embraer medo ou não.

Ou então que se assuma que referente a meios aéreos, nunca seremos independentes. Poderemos fazer navios, submarinos, radares, VANTs, mísseis, etc, mas ficaremos sempre com a lacuna dos caças.
A iniciativa teria que partir do Governo, MD e FAB, os financiadores de um projeto dessa monta (caça avançado), como é de praxe em qq lugar. Isso não pode ser uma iniciativa privada.
Aliás qd a iniciativa privada resolve entrar nessa seara com recursos próprios, os riscos são altíssimos. Principalmente se o país sede da industria não se compromete com a aquisição de X unidades.
Exemplos que levaram a falência: ENGESA- Osório e a quase-falência: Northrop - F-20.

Sds




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: Sobre o TF-X turco

#85 Mensagem por Boss » Ter Out 11, 2011 12:14 pm

Claro, não falo para a Embraer fazer um caça e depois apresentar ao governo (isso dá errado, nenhum país compraria o caça se nem o Brasil quis - vide Gripen NG), e sim, o GF chegar com a proposta e eles aceitarem, mesmo porque, o governo é minoritário nela, a golden share não é capaz de fazer essas coisas serem aceitas de cara.

Mas claro, teriam que gastar em P&D para conseguir fazer um, visto que hoje, não dá. Mesmo que os gastos fossem cobertos pelo próprio governo ou pelo BNDES.




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
ninjanki
Avançado
Avançado
Mensagens: 612
Registrado em: Sex Dez 19, 2008 6:31 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: Sobre o TF-X turco

#86 Mensagem por ninjanki » Ter Out 11, 2011 1:29 pm

lelobh escreveu:
Compartilho sua visão amigo. É o momento certo para pensar em algo assim. Veja:

precisamos de um novo caça, mas não temos a urgência do confronto próximo;
temos uma empresa com renome e experiência suficientes para coordenar o projeto (não é assim com o KC390?);
temos recursos humanos qualificados nas empresas, instituições de ensino e centros de pesquisa;
temos uma economia estável, baixo endividamento público, um controle fiscal eficiente e perspectiva de crescimento, traduzindo: dinheiro para "tocar em frente" o projeto;
temos uma crescente relevância no cenário geopolítico, e não apenas na América Latina, o que favorece a possibilidade de parcerias, reduzindo eventuais obstáculos tecnológicos, e ampliando a viabilidade comercial do projeto;
comparando com o passado "recente", temos alguma vontade política relevante (se não houvesse vontade política não haveria tantos projetos em desenvolvimento, e muito menos uma END);

E para completar, acho que ninguém em sã consciência imagina um F-22 logo de partida, mas sim um caça moderno, que supere os atuais meios, possua uma plataforma que permita atualizações (não sei se é o jargão correto), e ajude a desenvolver o parque industrial nosso, e dos nossos parceiros.

Sinceramente, comprar qualquer outro caça "joga por terra" alguns dos pré-condicionantes que mencionei acima. Por questões lógicas creio que a escolha de um caça dentro do FX-2 matará por algumas décadas um caça nacional... mas posso estar errado, afinal as coisas mudam.

Quanto ao AMX não dá para comparar o cenário externo e interno de hoje, com aquele existente na época do projeto, ou nos anos que se seguiram. Pensando assim ainda seríamos colônia de Portugal, a premissa é a mesma.

Quanto a viabilidade do projeto basta ver como influenciamos de forma decisiva nossos vizinhos, para que adotassem o sistema nipo-brasileiro de TV digital. Não vejo como seria diferente no caso de um caça nacional. Na verdade a própria aceitação do KC390 já fornece alguma perspectiva.

Eu pensaria seriamente na possibilidade...

Abraço
Baixo endividamento público???? De onde você tirou isso??? Nossa previdência está a caminho da insolvência, nossos juros são estratosféricos e penalizam um enorme montante de dívida pública que só é rolada em ampliada, e o único caminho que o governo vê para aumentar investimentos em qualquer coisa é aumentando os impostos(veja o caso da saúde)

Faltam engenheiros e técnicos de qualidade, e principalmente, nas quantidades necessárias e com experiência no assunto. Saindo da esfera da Embraer, poucas empresas tem tradição em desenvolver tecnologia de ponta, e principalmente, clientes para consumi-la. O cenário não é simples e nem óbvio. Não digo que não temos o potencial para essa empreitada, mas estamos longe de ter as condições ideais(que tal a falta sistemática de continuidade de recursos e objetividade dos sucessivos governos para projetos militares? Isso tem de ser resolvido filosófica e legalmente antes de entrarmos num projeto desse tamanho.)

No mais, porque estamos procurando a Turquia como parceiro? Oque eles trazem para a mesa, além do mesmo desejo de ter um caça próprio? Eles tem soluções para os principais problemas: Materiais, motor, radar e integração de sistemas de combate? Pelo que eu saiba, eles estão ainda menos capacitados tecnológicamente doque nós para essa empreitada. Essa parceria só irá para frente se houver um terceiro sócio menos mulambo que os outros dois.(Japão e Coréia seriam possibilidades, mas ambos tem suas coleiras...)

Allan




ninjanki
Avançado
Avançado
Mensagens: 612
Registrado em: Sex Dez 19, 2008 6:31 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: Sobre o TF-X turco

#87 Mensagem por ninjanki » Ter Out 11, 2011 1:38 pm

Complementando,

O Brasil, apesar da falta de tradição e prática, tem projetos estratégicos e de grande porte em andamento: O Prosub, que visa principalmente construir nosso sub nuclear, o programa espacial brasileiro, que está sem direção no momento, mas que avança pelo menos na área de satélites, outro componente divisor de águas em termos de capacidade militar e estratégica. Temos ainda uma série defasagem educacional(agora que o bolsa familia criou uma rede para segurar a necessidade mais básica, comida...) que é impedimento fundamental para todos nossos projetos futuros e que precisa ser atacada agora(portanto, um projeto de grande porte por si só), e o pré-sal, uma empreitada que irá comprometer quantidades enormes de fundos e recursos humanos e tecnológicos para se tornar uma realidade rentável.(só para o pré-sal, já se projeta um deficit de trabalhadores técnicos e de desenvolvimento da ordem de dezenas de milhares).

Acho que o Brasil não terá condições de desenvolver o caça de 5a. geração no médio prazo, pelo menos não sem um parceiro habilitado e com os recursos humanos e tecnológicos já alinhados para tal tarefa. Só penso que as possibilidades são França, Coréia do Sul, Rússia e Suécia. Talvez a Africa do Súl pudesse viabilizar a parceria, mas entendo que eles não tem tanto expertise assim. Precisaríamos de 4 parceiros, e isso seria como que o consórcio do Eurofighter, só que com gente menos gabaritada cooperando... Não soa promissor...

Allan




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Sobre o TF-X turco

#88 Mensagem por soultrain » Ter Out 11, 2011 1:59 pm

Allan,

Acho que é bem por ai, concordo!

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Sobre o TF-X turco

#89 Mensagem por LeandroGCard » Ter Out 11, 2011 2:17 pm

soultrain escreveu:Allan,

Acho que é bem por ai, concordo!

[[]]'s
X2.

Leandro G. Card




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Sobre o TF-X turco

#90 Mensagem por Carlos Lima » Ter Out 11, 2011 2:36 pm

LeandroGCard escreveu:
soultrain escreveu:Allan,

Acho que é bem por ai, concordo!

[[]]'s
X2.

Leandro G. Card
x3 :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder