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Re: Um substituto para os Esquilo da MB

Enviado: Seg Ago 08, 2011 3:01 pm
por Loki
Jonas Rafael escreveu:
Bolovo escreveu:Nossa. Desenterrou essa daí.

Agora os Dauphin do USCG eu não tinha lembrado. Talvez faça sentido.
Segudno diz um colega forista, existem restrições ao rotor Fenestron em operações embarcadas também. Nada que limite, como no caso dos esquis, mas é um fator a mais. Apesar de tudo, aposto que o vencedor sai da Helibrás, a não ser que a MB consiga fazer a especificação a contento...
Nao sou especialista, Jonas, acho que a limitação do fenestron eh quanto a tamanho, corrijam-me se estiver errado, mas para operações embarcadas da MB o fenestron eh especial (igual ao da guarda costeira americana e da marinha francesa), bem maior que o fenestron dos panteras do EB.

Li em algum lugar que existem 3 tipos, para usos destintos.

Abraço

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

Enviado: Qui Set 15, 2011 8:42 pm
por FCarvalho
Bem, atualizando alguma informação sobre o tópico. A atual realidade é que nada até agora foi decidido pela MB em termos de Helo leve. Nem RFI, vazamentos ou coxixos. Simplemente nada.

Mas, estava eu revendo a organização atual dos esquadrões HU da marinha, e pode-se perceber claramente a enorme equidistâcia entre os mesmos, a má distribuição e irrisória quantidade de esquadrões disponíveis.

Me concentro, a pricípio na qtde de esquadrões. No PEAMB existe a indicação de que serão criados pelo menos dois novos esquadrões. Um em Belém, que receberá 4 novos UH-15, e outro em Rio Grande, com mais 4 UH-15. Este último, deverá contar, pelo menos, com uma infra-estrutura miínima do HU-5, lá instalado. O de Belém, terá de começar do zero. O HU-3 em Manaus deve receber os antigos UH-14, ou mais provavelmente, será criada uma nova unidade para operá-los: HU-7(?)

Ainda no PEAMB, sabemos que haverá uma segunda esquadra no N/NE, com proeminência para esta última região. Fato posto, também é a criação de mais 3 Btls de FuzNavais, sendo um em Belém, outro em Tabatinga e um terceiro em Ladário, no MS. Destes 3 btls, apenas o de Ladário já possui um HU a seu dispor para operações com helos. Belém teria o HU-6(?), e para Tabatinga, na triplice fronteira, não existe nenhuma disposição para helos.

O caso do NE, a 2a Esq. necessita de um HU para si, a fim de aprestar-lhe o apoio necessário às suas operações navais e missões complementares. Resta ainda no NE os GrpOps FuzNavais de Natal e Salvador, que não tem na prática nenhuma assistência aérea própria, dependendo da boa vontade da FAB e/ou EB para suas fainas diárias.

Então, nas minhas contas, temos espaço para a criação de pelo menos mais 5 HU, que poderiam operar os novos helos leves da MB, quer sejam, os de Tabatinga, Belém, "São Luis", Natal e Salvador.

Notar que o futuro "HU-6" de Belém não entra na conta por ser a unidade operadora dos UH-15, e aqui, trata-se da necessidade de esquadrões leves, para apoio ao DN's, NaPaCo/NaPaOc e Om's da Marinha/CFN espalhados pelo território nacional.

Em números objetivos, isto pode significar ao menos 60 aeronaves a mais, além daquele já previsto no PEAMB. Lembrar que por se tratarem de aeronaves leves/média, estas serão o "cavalo de batalha" da MB em todos os lugares onde a MB se fizer presente, principalmente nas regiões de fronteira.

Se estes numeros poderem se tornar reais, teremos mais motivo ainda para pautarmos este processo por um off set bem poupudo no que diga respeito ao setor industrial.

A Kamov agradece... :mrgreen:

abs.

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

Enviado: Qua Set 28, 2011 8:43 pm
por gogogas
Vou de EC-135
http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/middle/6/5/4/1116456.jpg
Poderia ser produzido na Helibrás :)
Vamos pensar no tema , Esquilos e EC-135 ,acho que é um forte candidato !

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

Enviado: Qua Set 28, 2011 8:47 pm
por gogogas
E um substituto para os bell jet ranger :mrgreen:
Imagem
Bell 427

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

Enviado: Qui Set 29, 2011 12:33 am
por Gerson Victorio
gogogas escreveu:Vou de EC-135
http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/middle/6/5/4/1116456.jpg
Poderia ser produzido na Helibrás :)
Vamos pensar no tema , Esquilos e EC-135 ,acho que é um forte candidato !
Vamos lá....sei que não seria a melhor solução...mas....não daria pra fazer uma versão com rodas do bicho acima(a la lynx)? aproveitava e fazia com dobras da cauda e do rotor principal... :mrgreen:

****Haja gambiarra... :lol: !!

Gerson

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

Enviado: Qui Set 29, 2011 12:10 pm
por FCarvalho
gogogas escreveu:Vou de EC-135
http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/middle/6/5/4/1116456.jpg
Poderia ser produzido na Helibrás :)
Vamos pensar no tema , Esquilos e EC-135 ,acho que é um forte candidato !
Bom, a idéia por trás de novos helos medio/leve para emprego geral na MB é de evolução.
Em que sentido? Em relação a três fatores básicos: primeiro - operacional; segundo - segurança e terceiro - logistico.

Operacional - melhorar e aumentar as qualidades de vôo e operação do vetor, possiblitando novas aplicações e a superação das limitações do Esquilo enquanto plataforma de emprego geral;

Segurança: operar um helo com tantas e distintas missões, e nos mais variados ambientes e embarcações, requer a definição de requesitos de conjunto de operação e qualidade de vôo muito mais abrangentes e rigorosos, em função da não restrição à capacidade de emprego determinados nos quesitos do futuro RFI. A nova aeronave deve apresentar consistente capacidade de operar com segurança para além dos limites impostos pela celula dos Esquilo.

logistico: o novo vetor de emprego geral deve suportar o aumento das demandas não só no seu próprio emprego como meio de apoio logístico, como também, ser ele próprio, um facilitador de sua operacionalidade, no que diz respeito a manutenção e horas/homem necessários a sua plena operação em capacidade full time o maior tempo possível.

Neste sentido, ainda creio que para esta nova escolha, o significado de evolução é condizente não só em relação ao aumento físico da platarforma e si, como também, respaldar esta mesma evolução, em termos de capacidade operacional. Assim, entendo que não haveria evolução efetiva se eventualmente a MB vier a compor novamente seus HU's com um vetor no mesmo patamar dos Esquilo. Há clara necessidade, em virtude das inúmeras variantes de emprego, tanto civil quanto militar, que conclama a MB à adquirir um nova plataforma que realmente traga aumento real de capacidades para os seus esquadrões HU's. E isto só será conseguido, na minha opinião, com maior qualidade e eficiência, na medida em que o novo vetor adotado seja um helo na categoria médio, na faixa das 4 a 6 toneladas, como o Ka-60, aqui defendido por mim.

Menos do que isso, seria apena mera solução de continuidade.

abs.

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

Enviado: Dom Out 16, 2011 2:16 pm
por Lord Nauta
FCarvalho escreveu:
gogogas escreveu:Vou de EC-135
http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/middle/6/5/4/1116456.jpg
Poderia ser produzido na Helibrás :)
Vamos pensar no tema , Esquilos e EC-135 ,acho que é um forte candidato !
Bom, a idéia por trás de novos helos medio/leve para emprego geral na MB é de evolução.
Em que sentido? Em relação a três fatores básicos: primeiro - operacional; segundo - segurança e terceiro - logistico.

Operacional - melhorar e aumentar as qualidades de vôo e operação do vetor, possiblitando novas aplicações e a superação das limitações do Esquilo enquanto plataforma de emprego geral;

Segurança: operar um helo com tantas e distintas missões, e nos mais variados ambientes e embarcações, requer a definição de requesitos de conjunto de operação e qualidade de vôo muito mais abrangentes e rigorosos, em função da não restrição à capacidade de emprego determinados nos quesitos do futuro RFI. A nova aeronave deve apresentar consistente capacidade de operar com segurança para além dos limites impostos pela celula dos Esquilo.

logistico: o novo vetor de emprego geral deve suportar o aumento das demandas não só no seu próprio emprego como meio de apoio logístico, como também, ser ele próprio, um facilitador de sua operacionalidade, no que diz respeito a manutenção e horas/homem necessários a sua plena operação em capacidade full time o maior tempo possível.

Neste sentido, ainda creio que para esta nova escolha, o significado de evolução é condizente não só em relação ao aumento físico da platarforma e si, como também, respaldar esta mesma evolução, em termos de capacidade operacional. Assim, entendo que não haveria evolução efetiva se eventualmente a MB vier a compor novamente seus HU's com um vetor no mesmo patamar dos Esquilo. Há clara necessidade, em virtude das inúmeras variantes de emprego, tanto civil quanto militar, que conclama a MB à adquirir um nova plataforma que realmente traga aumento real de capacidades para os seus esquadrões HU's. E isto só será conseguido, na minha opinião, com maior qualidade e eficiência, na medida em que o novo vetor adotado seja um helo na categoria médio, na faixa das 4 a 6 toneladas, como o Ka-60, aqui defendido por mim.

Menos do que isso, seria apena mera solução de continuidade.

abs.


Prezado Amigo,

Em minha opinião apesar do KANOV ser um vetor adequado, a solução quanto aos helis de porte leve/médio da MB devera sair das linhas de produção da Helibras ou da Agusta. A Agusta esta planejando montar um centro de manutenção no país o que poderá implementar o apoio logístico integrado das novas aeronaves no caso de seus modelos forem os escolhidos. Por outro lado já existe um grupo de trabalho da Helibras que esta realizando estudos em conjunto com a Aviação Naval sobre este questão.

Sds

Lord Nauta

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

Enviado: Dom Out 16, 2011 2:53 pm
por papagaio
Dizem que os Bell Jet Ranger III utilizados no HI-1 estão ficando cansados.
Talvez a troca da aeronave de instrução ocorra antes da dos Esquilo.
Abs,

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

Enviado: Seg Out 17, 2011 10:34 pm
por FCarvalho
Lord Nauta escreveu:Prezado Amigo,

Em minha opinião apesar do KANOV ser um vetor adequado, a solução quanto aos helis de porte leve/médio da MB devera sair das linhas de produção da Helibras ou da Agusta. A Agusta esta planejando montar um centro de manutenção no país o que poderá implementar o apoio logístico integrado das novas aeronaves no caso de seus modelos forem os escolhidos. Por outro lado já existe um grupo de trabalho da Helibras que esta realizando estudos em conjunto com a Aviação Naval sobre este questão.

Sds

Lord Nauta

Caro Nauta, vejo que as possibilidades comerciais e industriais relativas ao Kamov possam ser iguais ou quiça melhores que Agusta/Helibrás se o fator off set, neste caso se houver, for bem negociado.

Se os russos tiverem efetivamente apreendido algo com suas tentativas de vendas de meio militares aqui no Brasil, creio que ao menos desta vez, os argumentos deles devam ser/estar bem aquém da mera defesa da qualidade de seus produtos.

O que italianos e franceses sabem a despeito da meneira de convencer nossos politicos, creio os russo agora também o sabem. Até porque, eles tem percebido, que cá como lá, os politicos não são tão diferentes assim.

Resta-nos na verdade saber na verdade, qual será a "ancora" deste processo de aquisição dos substituos do esquilo. E qual peso terá.

Abs.

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

Enviado: Seg Dez 26, 2011 1:55 pm
por FCarvalho
Boa tarde.

Nestes últimos dias que antecedem o ano de 2012, como de praxe, vemos o GF liberar as verbas retidas das FA's. E como de costume, também, vemos nossas FFAA's gastarem o que ainda podem em atividades e materiais de rotina e de uso comum as suas atividade-fim.

Na MB o anúncio do comte sobre o PRONAE lança novas luzes sobre mais esta questão do PEAMB. Se de fato quanto a este programa veremos algo como a novela SUBNuc se susceder, só o tempo dirá. Ainda em tempo, boas noticias em relação ao CFN também vieram, com os Astros-CFN, e enfim uma possivel aquisição de novos obuseiros de campanha 155mm. O PROSUPER continua em banho maria e os NaPaOc estão saindo a conta gotas, mas estão.

No entanto, nada vemos a respeiro desta questão que se refere ao novo helo de emprego geral. Nem na fala do Cmte e nem mesmo quaisquer sinais de que esta substituição, que já mais que passou da hora, terá engendrada seu inicio. Infelizmente não temos nenhuma perspectiva concreta, e nem abstrata, sobre o assunto.

Fica estranho, apesar de ser lugar comum, no que diz respeito as FFAA's, essa demora ou indefinição sobre assunto de tal importância para a MB, já que se trata do próximo "cavalho de batalha" aéro naval da instituição.

Ao longo deste tópico venho defendendo a adoção do modelo Ka-60, da Kamov, como sendo o helo ideal para o trabalho e emprego que se espera empregar na MB. No entanto, nem os russos, nem a Helibrás e nem ninguém soltou já há tempos quaisquer sinais sobre a substituição dos "Esquilos". Fator este pelos numeros elvolvuidos de aeronaves, que ao menos deveria chamar a atenção daqueles e de outros fabricantes. Mas vê-se o contrário. Aparentemente, a MB deixou esta questão de lado, ou tenta resolvê-la temporariamente com a manutenção/refit de suas aeronaves. Por quanto tempo esse tipo de solução paliativa irá resolver o problema, não se sabe.

Temos a saber e que importar retormar a discussão de um substituto para os UH-12 Esquilo a a aquisição de 3 NaPaOc ingleses, ainda que em compra de oportunidade, a volta do Nae S. Paulo, mais patrulheiros de 500t que precisarão ser apoioados, dentre outros navios que saem de seu ciclo de manutenção.

A MB e suas obrigações de resguardar os interesses do Brasil no mar, crescem a olhos vistos. Assim como suas necessidades e demandas de ampliação e reorganização de sua infraestrutura ao longo do litoral e interior. Mas não se vê a consernente e consequente ampliação de seus recursos, dentre estes, um helo leve/médio capaz de operar embarcado/terra no apoio a seus meios navais, de fuzileiros e as Capitânias.

Resta-nos tentar entender, e/ou esperar para saber, como a MB vai diante de tantas necessidades e premissas, angariar os fundos necessários e prementes para a devida aquisição de tão importante meio de apoio. E como alocará sua importância dentre os não poucos projetos de reequipamento que deve manter.

abs.

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

Enviado: Sáb Mar 10, 2012 4:08 pm
por FCarvalho
Marinha do Brasil vai lançar concorrência para helicópteros utilitários
6 de março de 2012, em Noticiário Internacional, por Galante

O site Flightglobal informou que a Marinha do Brasil está elaborando as especificações para a aeronave que deverá substituir os helicópteros Eurocopter AS350 e AS355 em uso pela Força até o final da década.

Um pedido de informação ligado ao programa do helicóptero utilitário deverá abranger um pedido para o fornecimento de 20 a 24 helicópteros bimotores com capacidade embarcada e pode ser emitido no final deste ano ou no início de 2013.

Fontes sugerem que a aquisição pode ser feita através da compra de aeronaves em lotes anuais. Enquanto a Marinha não revelou potenciais candidatos, o AW109 AgustaWestland e EC645 da Eurocopter deverão ser os concorrentes principais.



Read more: http://www.naval.com.br/blog/#ixzz1ok59Zr23

Com esta notícia falta-nos agora saber quais serão as características definitivas que a MB deverá impor ao novo vetor . A partir disso poderemos então saber se a força efetivamente pensa em evolução da capacidades dos seus HU, ou apenas na manutenção do estatus quo.

as apostas estão em aberto. aposto minhas minhas fichas no Kamov, se o RFI requere helos bi-turbina, com Linx e Pantera correndo por fora. Se a escolha for pelos mono, quase com certeza o A-109 será o vencedor, até porque a Helibrás não tem nada compatível para oferecer.

abs.

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

Enviado: Dom Mar 11, 2012 6:34 pm
por WalterGaudério
FCarvalho escreveu:Marinha do Brasil vai lançar concorrência para helicópteros utilitários
6 de março de 2012, em Noticiário Internacional, por Galante

O site Flightglobal informou que a Marinha do Brasil está elaborando as especificações para a aeronave que deverá substituir os helicópteros Eurocopter AS350 e AS355 em uso pela Força até o final da década.

Um pedido de informação ligado ao programa do helicóptero utilitário deverá abranger um pedido para o fornecimento de 20 a 24 helicópteros bimotores com capacidade embarcada e pode ser emitido no final deste ano ou no início de 2013.

Fontes sugerem que a aquisição pode ser feita através da compra de aeronaves em lotes anuais. Enquanto a Marinha não revelou potenciais candidatos, o AW109 AgustaWestland e EC645 da Eurocopter deverão ser os concorrentes principais.



Read more: http://www.naval.com.br/blog/#ixzz1ok59Zr23

Com esta notícia falta-nos agora saber quais serão as características definitivas que a MB deverá impor ao novo vetor . A partir disso poderemos então saber se a força efetivamente pensa em evolução da capacidades dos seus HU, ou apenas na manutenção do estatus quo.

as apostas estão em aberto. aposto minhas minhas fichas no Kamov, se o RFI requere helos bi-turbina, com Linx e Pantera correndo por fora. Se a escolha for pelos mono, quase com certeza o A-109 será o vencedor, até porque a Helibrás não tem nada compatível para oferecer.

abs.

Não há clima para fazer negócios com a Itália.

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

Enviado: Dom Mar 11, 2012 10:38 pm
por FCarvalho
WalterGaudério escreveu:
FCarvalho escreveu:Marinha do Brasil vai lançar concorrência para helicópteros utilitários
6 de março de 2012, em Noticiário Internacional, por Galante

O site Flightglobal informou que a Marinha do Brasil está elaborando as especificações para a aeronave que deverá substituir os helicópteros Eurocopter AS350 e AS355 em uso pela Força até o final da década.

Um pedido de informação ligado ao programa do helicóptero utilitário deverá abranger um pedido para o fornecimento de 20 a 24 helicópteros bimotores com capacidade embarcada e pode ser emitido no final deste ano ou no início de 2013.

Fontes sugerem que a aquisição pode ser feita através da compra de aeronaves em lotes anuais. Enquanto a Marinha não revelou potenciais candidatos, o AW109 AgustaWestland e EC645 da Eurocopter deverão ser os concorrentes principais.



Read more: http://www.naval.com.br/blog/#ixzz1ok59Zr23

Com esta notícia falta-nos agora saber quais serão as características definitivas que a MB deverá impor ao novo vetor . A partir disso poderemos então saber se a força efetivamente pensa em evolução da capacidades dos seus HU, ou apenas na manutenção do estatus quo.

as apostas estão em aberto. aposto minhas minhas fichas no Kamov, se o RFI requere helos bi-turbina, com Linx e Pantera correndo por fora. Se a escolha for pelos mono, quase com certeza o A-109 será o vencedor, até porque a Helibrás não tem nada compatível para oferecer.

abs.

Não há clima para fazer negócios com a Itália.
Walter, no frigir dos ovos, negócios são negócios. Em se tratando de Brasil, tudo depende de quem e quanto se vai ganhar com isso.

Mas acho eu que a Itália não apresentará de todo modo o A-109LUH, caso a informação acima apresentada sobre o RFI seja realmente para um biturbina. Talvez seja o caso do A139 que hora está entrando em operação com a AMI e a aviação da Marine Militare.

De qualquer modo, mantenho minha defesa quanto ao Ka-60, se este RFI vingar com as informações a princípios reveladas.

abs.

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

Enviado: Dom Mar 11, 2012 11:16 pm
por saullo
Bem:
Com o Reino Unido, ficamos apoiando a Argentina na questão das Malvinas.
Com a Alemanha, teve problema de custo abusivo nos submarinos.
Com a Itália, demos abrigo ao terrorista assassino e agora parece que não pagamos o que devemos.
Com os EUA, tem esse caso dos Super Tucano.
Com a Rússia, tem os problemas recorrentes de carnes.

Então fica a dúvida, eles todos ou nós estamos complicando ?

Ou cada caso é um caso, mas assim ficamos sem ter com quem negociar.

Abraços

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

Enviado: Dom Mar 11, 2012 11:25 pm
por gogogas
Imagem
O helicóptero mais bonito que ja vi fabricado na RÚSSIA ...
Li algumas fichas técnicas ,alguns depoimentos e percebi que o bicho é bom ...
Especificações
- General: Grupo: 2; Passageiros: até 16 tropas da infantaria ou esticador 6

- Dimensões: Comprimento total, giro dos rotores: 15.60 m; Comprimento da fuselagem: 13.46 m; Altura: 4.20 m; Rodas principais do excesso da largura: 2.50 m; Diâmetro do rotor: 13.50 m; Área de disco do rotor: 143.1 m2; Diâmetro do rotor da cauda: 1.2 m; Comprimento da cabine: 3.4 m excluding a plataforma de vôo; Largura da cabine: 1.78 m; Altura da cabine: 1.30 m; Volume da cabine: 9.8 m3.

- Pesos: Payload: 2000 quilogramas (interno); Carga do gancho: 2750 quilogramas; Combustível: 1450 litros; Máximo. peso sem carga externa: 6500 quilogramas; Máximo. peso bruto: 6750 quilogramas;

Motores: 2 turbinas Rybinsk RD-600V;com 956 quilowatts (shp 1282) cada um.

- Desempenho: Máximo. velocidade nivelada: 300 km/h; Velocidade do cruzeiro: 270 km/h; Máximo. taxa da escalada: 10.4 m/s no mar - em nível; Teto do serviço: 5150 m; Teto do pairo: no efeito à terra: 2900 m; fora do efeito à terra: 2100 m; Escala: 615 quilômetros, nenhumas reservas. Provisão para os tanques de combustível externos e pods para mísseis anti-tanque,ar-ar,metralhadoras,canhões e foguetes não-guiados.

Mercado militar local estimado de 200 unidades (unidades da aviação do exército, tropas da beira e Ministry de casos internos). Pretendido como a recolocação Mi-8, o Ka-60 deve ser usado para o reconhecimento, para transportar forças do ar-assalto, atolar rádio-eletrônico, para missões das especial-operações e para vário luz-transporta missões. As variações para a venda extrangeira esperam-se. A manufatura é ocorrer em Ulan-Ude.
essa ficha técnica é bom em debater ....
Era muito bom adquirir a quantidade planejada pela marinha sobre os futuros helos médios ...e quem sabe não poderia vir mais 8 Mil-mi 35 para FAB e uns 10 para o EB...