Ótimo.
Gostaria de saber sua opinião sobre o FX2? Devemos comprar o quê e de quem??
E só para constar o conorrente também não é americano e tanto um como o outro seriam produzidos lá.[/quote]
Sou totalmente a favor do desenvolvimento e produção nacional, com parcerias devido às nossas precariedades. Sou a favor de nossa independência tecnológica. Pena que nossos governantes, políticos, "elites" e a maioria da população não dão valor a isso e nem dão a mínima por nossa defesa e soberania.
Minha preferência sempre foi e continua sendo a Rússia (Su-35BM e PakFa). Tem a história contada pelo Jobim de que a Rússia não quis fazer parceria. Bom, lembro-me que quando o Jobim visitou a Rússia a história contada pelo Mangabeira Unger, que era quem estava em conversações com o governo russo, que topariam, mas, o Jobim, em conversações com a indústria russa é que saiu com este papo de que eles negaram. Sendo ou não verdade isto está morto.
Hoje, tenho inclinação pelo Rafale, pois, considero sua proposta mais factível. A França tem suas coleiras, sua política de preços altos, mas é muito mais maleável e precisa vender seu produto desesperadamente. É um ótimo produto e transfere tecnologia mais facilmente que os EUA (que tem cacife para fazer e garantir suas exigências).
O F-18 tem o sério problema dos embargos estadunidenses para com o Brasil e qualquer contrato que fizerem têm que ter o aval do seu congresso, que já aprovou as ToT`s para o Brasil. Mas, será que realmente transferem toda a tecnologia solicitada pela FAB? Já deram sinais de que não. De que transferem somente a "tecnologia necessária". Enfim... gato escaldado tem medo de água fria.
O Gripen NG existe somente no papel e não o considero um caça para o Brasil, por ser um projeto monoturbina.[/quote]
Concordo 1000%