Frota atual de F-5EM/FM.

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#76 Mensagem por Paisano » Qui Dez 03, 2009 7:20 pm

Paisano escreveu:Prezados,

Vamos nos ater ao objeto do tópico, qual seja, "Frota atual de F-5EM/FM".

Um abraço
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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#77 Mensagem por Paisano » Qui Dez 03, 2009 7:49 pm

Paisano escreveu:Prezados,

Vamos nos ater ao objeto do tópico, qual seja, "Frota atual de F-5EM/FM".

Um abraço
Tópico DESBLOQUEADO pela Moderação!!!




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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#78 Mensagem por Skyway » Qui Dez 03, 2009 11:12 pm

U-27 escreveu:
Bolovo escreveu: As vezes eu temo o A-4. Parece um imã de sucata. Primeiro veio ele, depois o Foch, agora são os S-2, depois são os F-4, depois são os F-8, daí acaba voltando o SH-3 e no fim a gente declara guerra ao Vietnã do Norte.

eu ri :mrgreen:
Já temos a cena:
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAABnKbM-F8ahNOKv_yxJIfqJVn_Wi4_0UV1GismJNpN_Mf9mo_ViNIUt4PwVeJXEzF0JL4ilockSHAf4Z93KrQiAAm1T1UJaR20Kar8-2WHGqhTB5EWf2AWUr.jpg
Foto: Rafael/Webkits




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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#79 Mensagem por Bolovo » Sex Dez 04, 2009 1:36 am

Alguém sabe em que passo está a integração de sistemas no Mike? Dash, Python e etc? Alitson!?!




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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#80 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sex Dez 04, 2009 2:26 am

G-LOC escreveu:
Ilya Ehrenburg escreveu:Só mesmo o ufanismo patriótico, para justificar uma trilha de opiniões fantasiosas.
F-5M como vetor de combate superior aos Su's venezuelanos? Senhores, este é um fórum de assuntos de Defesa, não de piadas para comediantes!
Só poderemos fazer suposições concernentes, quando do recebimento das aeronaves da seleção FX-2.
Até lá, ficaremos quietos, sem demonstrar arrogância alguma.
Nossa, quem é esse %¨&* que citou isso tudo ai que vc está denunciando. Não consegui ver ninguem citando isso que vc está citando. Podia ter dado um quote na mensagem do sujeito.

G-LOC
Na página 3, não se falava de outra coisa. Só o espírito pátrio, para fazer pensar situações de uso do F-5M, com alguma chance de vitória, para com os melhores vetores da América Latina.
Só mesmo, o amor pátrio, para cegar-nos.

Aliás, uma pergunta que não quer calar: Por que toda vez, que se quer supor uma hipótese de conflito, escolhe-se a Venezuela como contendor, se é a Colômbia que exibe um conflito armado interno, incentivado e sustentado pelos EUA, com sua crescente demanda interna de consumo de drogas?




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#81 Mensagem por Skyway » Sex Dez 04, 2009 10:13 am

Ilya Ehrenburg escreveu:
G-LOC escreveu: Nossa, quem é esse %¨&* que citou isso tudo ai que vc está denunciando. Não consegui ver ninguem citando isso que vc está citando. Podia ter dado um quote na mensagem do sujeito.

G-LOC
Na página 3, não se falava de outra coisa. Só o espírito pátrio, para fazer pensar situações de uso do F-5M, com alguma chance de vitória, para com os melhores vetores da América Latina.
Só mesmo, o amor pátrio, para cegar-nos.

Aliás, uma pergunta que não quer calar: Por que toda vez, que se quer supor uma hipótese de conflito, escolhe-se a Venezuela como contendor, se é a Colômbia que exibe um conflito armado interno, incentivado e sustentado pelos EUA, com sua crescente demanda interna de consumo de drogas?
C.A Ferreira, isso não é de todo verdade.

Um combate aéreo não é feito apenas pelos caças, existe uma rede trançada por fios bem próximos por tras de um combate aéreo. E nessa rede temos o vetor em si, logística, inteligência, estratégia, tática, suporte em tempo real, noção situacional, treinamento, know-how, manutenção e principalmente oportunidade.

Para quem conhece, é quase óbvio que somos mais avançados que a Venezuela na maior parte desses pontos, o que deixa óbvio que eles são mais avançados em alguns outros poucos pontos.

O vetor deles é mais capaz que um F-5M, com certeza e isso não se discute, mas o vetor deles não é melhor que toda essa rede se ela for bem feita, bem afinada e bem integrada. O que é uma revoada de Su-30MKV, com o radar limitado que tem e sistemas básicos que a Venezuela pôde pagar, entrando em um território completamente coberto e perfeitamente dominado pelo inimigo? As chances de um Su-30, ou qualquer outra aeronave não Stealth ou sem sistemas de furtividade eletrônica são baixas.

A FAB não está no estado da arte desta rede, mas também não está tão longe. A FAB hoje tem capacidade de fazer um F-5M enfiar um Derby na traseira de uma aeronave inimiga sem sequer que o radar do F-5M seja ligado, basta o F-5M ser colocado no lugar exato na hora exata(fizemos isso na última CRUZEX e deixamos os Franceses putos...rs). Com uma noção situacional completa, a FAB pode colocar aeronaves REVO orbitando sem correr riscos desnecessários, e garantir assim uma maior persistência de combate dos caças. Com 2 ou 3 E-99 nós podemos detectar e antecipar nossas reações, neutralizando ameaças assim que estiverem no alcance das armas.

A Venezuela por enquanto não possui essa rede, possui um embrião dela, mas bem mais simples. Fica claro então a vantagem do Brasil, fica claro então que não é nenhum absurdo falar que um F-5M poderia dar conta de um Su-30MKV, lógico que teria chance contra! É um vetor antigo, modernizado, com perna curta e poucas armas, mas não é só ele largado a sorte...não é só do avião que o sucesso de um combate depende hoje em dia.

Um abraço!




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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#82 Mensagem por gaitero » Sex Dez 04, 2009 3:18 pm

De modo bem grosseiro... Em um combate real, o F-5 BR seria apenas uma plataforma de lançamento para os mísseis BRV...

Com relação a um dogfight. Bem, neste caso o F-5 não teria nem coragem de encarar o Su....




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#83 Mensagem por Skyway » Sex Dez 04, 2009 5:13 pm

gaitero escreveu:De modo bem grosseiro... Em um combate real, o F-5 BR seria apenas uma plataforma de lançamento para os mísseis BRV...

Com relação a um dogfight. Bem, neste caso o F-5 não teria nem coragem de encarar o Su....
Um combate dogfight entre F-5M e Su-30MKV não é desejável, com certeza, mas não teríamos motivos para fugir de um.

O F-5E é bem manobrável, tanto que é usado ainda como agressor contra várias aeronaves, e nossos F-5 já operam com Dash e P-5.

Um abraço!




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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#84 Mensagem por Marino » Sex Dez 04, 2009 5:14 pm

e nossos F-5 já operam com Dash e P-5.
Confirmado?
Principalmente o P-5?




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#85 Mensagem por Skyway » Sex Dez 04, 2009 5:19 pm

Marino escreveu:
e nossos F-5 já operam com Dash e P-5.
Confirmado?
Principalmente o P-5?
Dash sim, o P-5 é que eu não lembro nunca se é 5 ou 4... :lol:
Eu já ia até editar a mensagem..rs

E eu digo operar no sentido de a FAB já saber como fazer funcionar e operar no F-5M, não sei a quantas anda a difusão desse equipamento nos esquadrões.




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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#86 Mensagem por czarccc » Sex Dez 04, 2009 5:29 pm

Skyway escreveu:
gaitero escreveu:De modo bem grosseiro... Em um combate real, o F-5 BR seria apenas uma plataforma de lançamento para os mísseis BRV...

Com relação a um dogfight. Bem, neste caso o F-5 não teria nem coragem de encarar o Su....
Um combate dogfight entre F-5M e Su-30MKV não é desejável, com certeza, mas não teríamos motivos para fugir de um.

O F-5E é bem manobrável, tanto que é usado ainda como agressor contra várias aeronaves, e nossos F-5 já operam com Dash e P-5.

Um abraço!
Nesse aspecto do dogfight, já li que o F-5 é muito manobrável, mas que, devido a ele ser submotorizado em comparação a caças modernos, ele perderia energia cinética (velocidade) masi rápido e demoraria mais para recuperá-la, além da menor persistência em combate. Assim, em combates que envolvessem longas séries de rodopios, ele se tornaria um "moscão" antes de seus adversárioa mais modernos, ou seja, o combate deveria ser resolvido rapidamente para que o F-5 tivesse boas chances. É claro que que com as tecnologias de HMD do Dash e High off-boresight, além da capacidade de Lock-on after launch dos Python 4/5 todo o cenário se modifica em favor de quem possua essas tecnologias, no caso, o F-5M. 8-] 8-] 8-]

Saudações




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Carlos Mathias

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#87 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Dez 04, 2009 5:31 pm

Sky, irretocável seu post.
Mas... But...
um F-5M poderia dar conta de um Su-30MKV
Essa frase destacada do contexto, você acha que é verdadeira?
Dentro da rede, dentro de todo o contexto, sim, mas num combate 1 X 1, que é o que sempre vem à mente dos debatedores menos avisados quando se fala em F-5M X qualquer-um, você crê nisso?

Sem sacanagem e perguntando sério, pô! :wink: :D




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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#88 Mensagem por Skyway » Sex Dez 04, 2009 5:39 pm

Carlos Mathias escreveu:Sky, irretocável seu post.
Mas... But...
um F-5M poderia dar conta de um Su-30MKV
Essa frase destacada do contexto, você acha que é verdadeira?
Dentro da rede, dentro de todo o contexto, sim, mas num combate 1 X 1, que é o que sempre vem à mente dos debatedores menos avisados quando se fala em F-5M X qualquer-um, você crê nisso?

Sem sacanagem e perguntando sério, pô! :wink: :D

Hehehehe, ok.
F-5EM versus Su-30MKV sem apoio algum?

Muito complicado pro F-5EM esse cenário. Um Su-30 é mais avião que um F-5E em praticamente todos os sentidos. Acho que o F-5EM teria mais chances num combate dogfight, mas em um combate BVR sem rede em nenhum dos lados o negócio fica bem difícil. O problema é chegar à distância de dogfight... :lol:




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Carlos Mathias

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#89 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Dez 04, 2009 5:42 pm

É claro que que com as tecnologias de HMD do Dash e High off-boresight, além da capacidade de Lock-on after launch dos Python 4/5 todo o cenário se modifica em favor de quem possua essas tecnologias, no caso, o F-5M. 8-] 8-] 8-]
O Su-30MKV também tem isso, com a diferença de que os R-73E/74 tem mais energia e podem ser disparados antes, ou mesmo um R-27ET, que faz tiro IR BVR.
O off-bore-sight do P-IV é de 90º contra 75º do R-73E (talvez mais nas versões atuais), mas o Su-30 pode virar o nariz mais rápido.
Mira no capacete ambos tem, a menos que o Chavez tenha mandado tirar as dos caças dele.
A chance do F-5M é a rede.

Olha, nem de perto o F-5M é melhor. :|

A verdade verdadeira é que estamos mal pra cacete de caça de defesa aérea. :(




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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#90 Mensagem por czarccc » Sex Dez 04, 2009 5:44 pm

Skyway escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Sky, irretocável seu post.
Mas... But...
Essa frase destacada do contexto, você acha que é verdadeira?
Dentro da rede, dentro de todo o contexto, sim, mas num combate 1 X 1, que é o que sempre vem à mente dos debatedores menos avisados quando se fala em F-5M X qualquer-um, você crê nisso?

Sem sacanagem e perguntando sério, pô! :wink: :D

Hehehehe, ok.
F-5EM versus Su-30MKV sem apoio algum?

Muito complicado pro F-5EM esse cenário. Um Su-30 é mais avião que um F-5E em praticamente todos os sentidos. Acho que o F-5EM teria mais chances num combate dogfight, mas em um combate BVR sem rede em nenhum dos lados o negócio fica bem difícil. O problema é chegar à distância de dogfight... :lol:
No cenário BVR, sem suporte, acredito que o F-5M não tem chances... :roll:
As vantagens de um Su-30 seriam imensas, provavelmente detectaria antes, se posicionaria melhor, lançaria antes, se usar a tática de salvos BVR, era uma vez um F-5M...




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