Qual o melhor MBT da atualidade ?

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

O melhor MBT é o:

M1A2
16
9%
Leopard 2A6
107
58%
Challenger II
8
4%
T-90
25
14%
Merkava Mk 4
14
8%
Outro, qual ?
14
8%

Total de votos: 184

Mensagem
Autor
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re: Qual o melhor MBT da atualidade ?

#76 Mensagem por Guerra » Qua Out 14, 2009 11:01 am

Pereira escreveu: Se a missão é caçar tanques, quão interessante um bichinho desses é?
Vai ficar atrando de longe. Mesmo problema do helicoptero, do cascavel etc

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1209 vezes
Agradeceram: 3044 vezes

#77 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Out 14, 2009 11:23 am

Guerra escreveu:
Pereira escreveu: Se a missão é caçar tanques, quão interessante um bichinho desses é?
Vai ficar atrando de longe. Mesmo problema do helicoptero, do cascavel etc
E é um sistema muito pouco fiável (estou com problemas com a minha ligação à net, por isso se aparecer coisas sem sentido é mesmo disso).

Editado pela última vez por cabeça de martelo em Qua Out 14, 2009 12:57 pm, em um total de 2 vezes.
"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#78 Mensagem por Matheus » Qua Out 14, 2009 12:24 pm

Em que exatamente um Leclerc ou Ariete é inferior ao Leo 2A6? sistemas, blindagem, armamento?

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1209 vezes
Agradeceram: 3044 vezes

#79 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Out 14, 2009 1:00 pm

O programa mais recente em que estes vários CC tiveram a oportunidade de serem comparados foi no programa de substituição de CC na Grécia. O Leopard II ficou em 1º lugar o Leclerc em 2º.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Guerra
Sênior
Sênior

#80 Mensagem por Guerra » Qua Out 14, 2009 6:35 pm

cabeça de martelo escreveu:
Guerra escreveu: Vai ficar atrando de longe. Mesmo problema do helicoptero, do cascavel etc
E é um sistema muito pouco fiável (estou com problemas com a minha ligação à net, por isso se aparecer coisas sem sentido é mesmo disso).
:wink:

Guerra
Sênior
Sênior

#81 Mensagem por Guerra » Qua Out 14, 2009 6:37 pm

Um relato interessante sobre uma FT que aturou numa das primeiras batalhas na 1ª guerra do Golfo chamada “norfolk”.
A missão da FT 2/34 era destruir o inimigo presente na sua zona de ação (é aquela história que eu sempre digo sobre a importância da mobilidade tática de uma força blindada, onde o cmt recebe uma zona de ação e sai moendo). O inimigo era a guarda republicana.
O dispositivo da FT 2/34 eram 4 equipes. Cada equipe tinha uma constituição variada (todas com CC e VCI).
No escalão de combate haviam 3 equipes. Sendo a equipe Bravo (forte em CC, o que dizer que tinha mais CC que VCI) mais ao sul, equipe charlie (forte em CC) ao centro e a equipe delta (forte em VCI, o que dizer que tinha mais VCI que CC) mais ao norte disposta em escalão esquerda. A equipe alfa (forte em VCI) ficaria como reserva. O comando junto com os morteiros seguiria a equipe charlie e a a engenharia com a equipe bravo.
Pouco antes das 22:30 terminou a preparação da artilharia e teve inicio o ataque. Assim que ultrapassaram a força de segurança começaram as dificuldades, pois duas equipes ( “C” e “D”) se perderam.
O Cmt percebeu o erro das equipes e chamou pelo radio, Apesar de ter estabelecido contato com o inimigo o cmt da “C” voltou para o dispositivo. No meio da confusão a equipe “E” lançou um pirotécnico para ajudar a reorganizar. As euqipes viram o sinal, mas o inimigo também e desencadeou fogos sobre a equipe.
Enquanto isso a equipe “B” se estendia em uma freente de 1 km lutando contra infantes a pé e BMP-2.
O Cmt da FT 2/34 lançou outro pirotécnico, o que atraiu novamente os fogos inimigos, mas conseguiu reunir as 3 equipes.
As duas equipes ao se aproximar pela retaguarda encontraram infantes inimigos que tinham passado pela brecha deixado pelas equipes. O cmt ordenou que suas viaturas atropelassem os infantes sem disparar tiro para não acertar a “B”.. O Cmt da FT 2/34 interviu e ordenou o uso de metralhadoras, pois já havia ordenado para “C” não desembarcar os seus infantes, o que neutralizou por completo a ameaça.

Relato sobre a batalha de um cmt de pelotão

“Nós lutamos um combate aproximado no objetivo. Desta forma manobramos por entre veículos e casamatas que queimavam e perdemos 4 CC por causa do fogo inimigo.... Todos os veículos inimigos na área foram destruídos, mas tropas isoladas permanceram ocultas em trincheiras e casamatas. As companhias “C” e “D” relataram receber fogo de armas leves vindo de sua retaguarda assim que elas iniciaram a varredura para o leste. Afortunadamente, a limpeza física das trincheiras não foi necessária. Os iraquianos se renderam e vieram a frente voluntariamente.... especulações continuam no que concernem aos tiros que acertaram nossos blindados. As 3 mais prováveis repsostas são tiros de T-72, mísseis anticarro, ou mísseis HELLFIRE lançados de APACHES. O fato que os APACHES operavam na nossa retaguarda os ralatos de testemunhas sobre munição de alta trajetória, apóia a teoria do fogo amigo, contudo relatrorios balísticos sugerem munição 125 mm...”

A equipe “B” recebendo fogos pela frente e pela retaguarda (fogo amigo das outras equipes) viram sua situação piorara quando um relâmpago veio do céu e destruiu um BRADLEY. O cmt do pelotão na tentativa de resgate recebeu fogos de metralhadora que o feriu e matou seu atirador. Memso ferido conseguiu evacuar a VCi em chamas e orientou os fogos das CC de apoio.
À 1:00 h, superadas essas dificuldades a Ft seguiu, mas foi enter 1:30 e 4:30 daquela madrugada que o combate se deu numa seqüência alucinada de enganjamentos contínuos de alvos.
Durante a primeira hora desse enganjamento a Ft 2/34 destruiu por volta de 100 blindados e 10 viaturas, eliminou vários infantes e capturo outros 100.

Um aspecto valioso foi o ensinamento colhido pela Ft 2/34 durante esse comabte noturno. Diversos alvos estavam totalmente inertes e não apresentava calor humano. O Cmt da Ft acreditando ser alvos destruídos pela aviação ordenou pelo radio para a FT não atirar, mas qual foi a surpresa ao ultrapassarem esses blindados, iraquianos saíram das casamatas, guarneceram e atacaram a FT. A partir daí a infantaria disparou em todos os alvos.

A partir da 3:00 a concentração inimiga diminuiu. Os CC tinha destruído parte do Btl no centro do dispositivo e parte do que estava ao sul. A infantaria avançou sobre a área de retaguarda inimiga metralhando viaturas e capturando mecânicos e motoristas.

O modo como era realizado o ataque pelo fogo expôs a FT. Um vez localizado o alvo, as equipes faziam alto mantendo a fomação em linha a uma distancia de 1500 e 2000 metros. Feita a destruição Ft avançava e tomava o dispositivo novamente. Essa técnica possibilitou a infantaria cumprir sua missão com um mínimo de baixas.

Ás 4:30 a Ft 2/34 alcançou a L Ct milfort, seu limite de progressão. Após 7 horas de combate cumpriu sua missão destruindo 70 viaturas blindadas, 24 caminhõs, vários mortos e 308 prisioneiros.

Acho que esse texto não deixa duvidas sobre a importância dos blindados.
Desculpe os erros que o tempo para digitar foi pouco.

Guerra
Sênior
Sênior

#82 Mensagem por Guerra » Qua Out 14, 2009 7:59 pm

Voltando a velha discussão das rodas e lagartas andei pesquisando sobre a combat team canadense que utiliza VBTP sobre rodas e CC sobre lagartas.

A Ft canadense (combat team) difere da nossa FT por ter sempre um pel de engenharia, um OA e uma seção anticarro (can 84)
O maximo que ela comporta é seis peças de manobras (6 pelotões), enquanto que a nossa é 5.

A FT deles é comandada por um major. Tem um capitão subcomandante e um capitão de batalha. O subcomandante coordena a parte logistica e o capitão de batalha coordena o adestramento, e é também o responsavel pelo apoio de fogo das armas de tiro tenso, quando desembarcados.

Só lembrando que essa formação vem da experiencia deles no afegansitão. Tanto que eles dão muita importancia ao sniper.

Imagem

Notem os 3 misseis que a vbtp leva

Imagem
Imagem

A versão da engenharia

E aqui o porque da dotação de vbtp de engenharia

Imagem

Imagem

Grifon
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#83 Mensagem por Grifon » Qua Out 14, 2009 8:38 pm

Guerra escreveu:
Grifon escreveu:pergunta de quem entende pouco: enviar um mbt para uma area urbana, como a da foto, em um conflito contra um exército minimamente armado não é uma boa idéia, né? o blindado ficaria muito vulnerável a uma arma anti-tanque, correto?

[]´s
grifon, o CC tem suas restrições em area urbana. Os escombros são obstaculos, campos de tiros, o angulo de elevação dos canhões etc. E numa guerra todo cmt vai poupar seus blindados o maximo que puder. Mas veja bem, depois do exército inimigo ter sido destruido, principalmente seus blindados, porque não usar a proteção blindada do CC?
entendi :D

outra pergunta ao forum, tem relacao com a foto que o Guerra postou, na qual ve-se os infantes atras do CC... como os americanos fazem nesse caso? pois a turbina do Abrahms lanca um jato de ar superaquecido pela traseira.

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#84 Mensagem por Bourne » Qua Out 14, 2009 8:52 pm

Como assim o Abrams tem o rabo quente?

Antunes
Intermediário
Intermediário

#85 Mensagem por Antunes » Qua Out 14, 2009 9:04 pm

[003] Não passa uma! [003]

"Sorte ocorre quando preparação encontra oportunidade."
Pereira
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 1 vez

#86 Mensagem por Pereira » Qua Out 14, 2009 9:22 pm

Isso tudo dentro de uma só VTR?

http://www.murdoconline.net/pics/lavload.jpg

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#87 Mensagem por Bolovo » Qui Out 15, 2009 12:36 am

Grifon escreveu:entendi :D

outra pergunta ao forum, tem relacao com a foto que o Guerra postou, na qual ve-se os infantes atras do CC... como os americanos fazem nesse caso? pois a turbina do Abrahms lanca um jato de ar superaquecido pela traseira.
Cara, eu não sei se isso é realmente muito lá verdade. O T-80 russo também usa turbina a gás. Eu já vi alguns vídeos e fotos de soldados americanos se utilizando da proteção do M1. E eles sabem que a infantaria precisa andar junto com os tanques, tanto que agora todo M1 vai ter um telefone na parte traseira, para a infantaria se comunicar como comandante do carro. Originalmente só os M1 dos Marines tinham isso, agora todos do US Army também terão. Foto do telefone (são essas caixas).

Imagem

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#88 Mensagem por Bolovo » Qui Out 15, 2009 12:40 am

Legal a composição canadense. Olha que GC parrudo, é o isso que falta aqui. Poderíamos até pensar em adotar o Uruveco 8x8 como VCI, não? Mas para mim uma FT blindada tem que ser realmente blindada. Será que um blindado como o Piranha aguenta o tranco?

Imagem

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Grifon
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#89 Mensagem por Grifon » Qui Out 15, 2009 12:46 am

Bolovo escreveu:

Cara, eu não sei se isso é realmente muito lá verdade. O T-80 russo também usa turbina a gás. Eu já vi alguns vídeos e fotos de soldados americanos se utilizando da proteção do M1. E eles sabem que a infantaria precisa andar junto com os tanques, tanto que agora todo M1 vai ter um telefone na parte traseira, para a infantaria se comunicar como comandante do carro. Originalmente só os M1 dos Marines tinham isso, agora todos do US Army também terão. Foto do telefone (são essas caixas).
hmmm... não conhecia esse "telefone".

o t80 movido a turbina não tinha sido abandonado?

[]´s

henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

#90 Mensagem por henriquejr » Qui Out 15, 2009 10:44 am

Bolovo escreveu:

Imagem
Legal esse telefone instalado na traseira do M1. Ele faz ligações DDI para que os infantes possam se despedir de seus familiares?

.
Responder