PAK FA - VOOU!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Antunes
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 234
Registrado em: Sex Jul 31, 2009 5:48 pm

Re: PAK FA

#76 Mensagem por Antunes » Sáb Ago 29, 2009 5:57 pm

Bom levando em conta que o F-22 já voava com protótipos (YF-22) em Setembro de 1990 o PAK, 15 a 20 anos depois, tem que ser capaz de dar um pau no F-22. Não duvido nem um pouco da capacidade dos Russos, porém eles tem no momento seus recursos um pouco mais limitados.

Se eles querem ser melhor que o F-35, beleza... mas se querem um caça Stealth, digno de ser chamado de 5ª geração tem que desbancar o F-22. E para serem tão superiores assim vão ter que trabalhar bastante, com pouco e sem tempo. Eles (Russos) já ameaçaram, se não superaram o F-15 com o Su-27 e seus descendentes... Mas quero ver agora... por que a impressão que (eu) tenho é que o F-22 está tão a frente de qualquer aeronave atual que fica difícil imaginar algo muito superior saindo no futuro próximo. Como PRick falou talvez não seja viável tentar imitar, nem mesmo seu conceito parece mais certo. Mas o fato é, só existe até o momento uma aeronave com tais capacidades, o F-22, e enquanto não existir nada que se oponha eficientemente a equação estará desbalanceada. Por que se o PAK não fizer isso não vejo quem fará na próxima década.

Me parece que a Sukhoi tem que tirar um coelho da cartola. Vamos ver, estou torcendo pelo PAK.

Abraços




"Sorte ocorre quando preparação encontra oportunidade."
Carlos Mathias

Re: PAK FA

#77 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Ago 29, 2009 7:23 pm

Meu caro, você leu a parte que fala em radares na banda L ? Sabe o que isso significa para o F-22 e todos os caças furtivos atuais?

Basta um SU-35BM (ou qualquer caça que comporte o equipamento) equipado com umas tiras de radares assim nos bordos das asas e outras superfícies e ele verá qualquer caça atual longe, beeeeeem longe.

É típico desde a guerra fria, os EUA consomem bilhões e desenvolvem uma arma futurística. Os russos desenvolvem algo sobre o que já tem, gastando pouco e anulam a vantagem dessa arma futurística.

Obviamente que existe aí um espaço temporal para essa contramedida entrar em ação. Porém, o F-22 somente agora, recentemente, está entrando em operação real, prá valer.

Eu destaquei algumas partes mas parece que não valeu de nada. :|




Avatar do usuário
Antunes
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 234
Registrado em: Sex Jul 31, 2009 5:48 pm

Re: PAK FA

#78 Mensagem por Antunes » Sáb Ago 29, 2009 7:40 pm

Bom, sabia do risco em comentar sobre aeronaves russas hehe... Realmente não entendo o que significa em termos práticos, ter radares em Banda L e suas implicações. Não quero ser abusado mas poderia me explicar mais sobre isso? Então stealth do F-22 não é mais relevante com essa tecnologia?

Já isso é bem verdade: "É típico desde a guerra fria, os EUA consomem bilhões e desenvolvem uma arma futurística. Os russos desenvolvem algo sobre o que já tem, gastando pouco e anulam a vantagem dessa arma futurística."
Estava ouvindo uma história de um astronauta Americano e um cosmonauta Russo. O americano falava de quantos milhões e como foi difícil desenvolver a tecnologia de uma caneta que funcione bem no espaço. Mas então, logo após falar isso ele ficou curioso e perguntou: -Como vocês Russos escrevem no espaço? - Usamos lápis. [003] :P

Abraço




"Sorte ocorre quando preparação encontra oportunidade."
Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

Re: PAK FA

#79 Mensagem por Sintra » Sáb Ago 29, 2009 8:40 pm

Carlos Mathias escreveu:Meu caro, você leu a parte que fala em radares na banda L ? Sabe o que isso significa para o F-22 e todos os caças furtivos atuais?

Basta um SU-35BM (ou qualquer caça que comporte o equipamento) equipado com umas tiras de radares assim nos bordos das asas e outras superfícies e ele verá qualquer caça atual longe, beeeeeem longe.

É típico desde a guerra fria, os EUA consomem bilhões e desenvolvem uma arma futurística. Os russos desenvolvem algo sobre o que já tem, gastando pouco e anulam a vantagem dessa arma futurística.

Obviamente que existe aí um espaço temporal para essa contramedida entrar em ação. Porém, o F-22 somente agora, recentemente, está entrando em operação real, prá valer.

Eu destaquei algumas partes mas parece que não valeu de nada. :|
Carlos (Sintra com tom e sotaque Brasileiro :mrgreen:) "não exagera, vai"...

Colocar bandas de modulos T\R em locais que não sejam o nariz do avião não é nada de recente, nem é um exclusivo Russo, o conceito de "smart skins" anda a ser discutido à três décadas.
Depois, colocar modulos nos bordos de ataque das asas, sejam lá em que largura de banda trabalhem, não vai permitir ver um avião como o RAPTOR "lá bem longe" pelo simples facto que só existe espaço nesse local para colocar uma quantidade muito limitada de módulos, ou seja, esses "mini radares" têm necessariamente capacidades correspondentemente limitadas.

Abraço :wink:




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: PAK FA

#80 Mensagem por Penguin » Sáb Ago 29, 2009 8:57 pm

Antunes escreveu:Bom, sabia do risco em comentar sobre aeronaves russas hehe... Realmente não entendo o que significa em termos práticos, ter radares em Banda L e suas implicações. Não quero ser abusado mas poderia me explicar mais sobre isso? Então stealth do F-22 não é mais relevante com essa tecnologia?

Já isso é bem verdade: "É típico desde a guerra fria, os EUA consomem bilhões e desenvolvem uma arma futurística. Os russos desenvolvem algo sobre o que já tem, gastando pouco e anulam a vantagem dessa arma futurística."
Estava ouvindo uma história de um astronauta Americano e um cosmonauta Russo. O americano falava de quantos milhões e como foi difícil desenvolver a tecnologia de uma caneta que funcione bem no espaço. Mas então, logo após falar isso ele ficou curioso e perguntou: -Como vocês Russos escrevem no espaço? - Usamos lápis. [003] :P

Abraço
Isso é mito.
Os russo usaram a mesma caneta americana, que foi desenvolvida por uma empresa privada (http://www.spacepen.com/).

OBS.: Lápis no espaço é perigoso. Se um pedacinho de grafite se parte, pode provocar um acidente.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Asteróide
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 338
Registrado em: Dom Nov 30, 2008 8:06 pm
Localização: Niterói - RJ / BRASIL

Re: PAK FA

#81 Mensagem por Asteróide » Sáb Ago 29, 2009 9:30 pm

Antunes escreveu:Bom levando em conta que o F-22 já voava com protótipos (YF-22) em Setembro de 1990 o PAK, 15 a 20 anos depois, tem que ser capaz de dar um pau no F-22. Não duvido nem um pouco da capacidade dos Russos, porém eles tem no momento seus recursos um pouco mais limitados.

Se eles querem ser melhor que o F-35, beleza... mas se querem um caça Stealth, digno de ser chamado de 5ª geração tem que desbancar o F-22. E para serem tão superiores assim vão ter que trabalhar bastante, com pouco e sem tempo. Eles (Russos) já ameaçaram, se não superaram o F-15 com o Su-27 e seus descendentes... Mas quero ver agora... por que a impressão que (eu) tenho é que o F-22 está tão a frente de qualquer aeronave atual que fica difícil imaginar algo muito superior saindo no futuro próximo. Como PRick falou talvez não seja viável tentar imitar, nem mesmo seu conceito parece mais certo. Mas o fato é, só existe até o momento uma aeronave com tais capacidades, o F-22, e enquanto não existir nada que se oponha eficientemente a equação estará desbalanceada. Por que se o PAK não fizer isso não vejo quem fará na próxima década.

Me parece que a Sukhoi tem que tirar um coelho da cartola. Vamos ver, estou torcendo pelo PAK.

Abraços
Caro amigo eu sei que os chineses estão tentando desenvolver um caça de 5ª geração mas até conseguirem o de alguém para copiar os outros estarão batalhando no espaço. Mas o que tirou meu sono foi o que um amigo meu que destesta foruns falou, que o Japão está desenvolvendo um caça de 5ª geração, e que estão fazendo grandes avanços, e que até o fim desta década terão o sua caça de 5ª geração voando você ou algum outro colega de forum sabe algo a respeito. Um abraço a todos.




Viva os paises Lusofonos!

Pátria amada BRASIL!
Avatar do usuário
Antunes
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 234
Registrado em: Sex Jul 31, 2009 5:48 pm

Re: PAK FA

#82 Mensagem por Antunes » Sáb Ago 29, 2009 10:09 pm

Santiago escreveu:
Antunes escreveu:Bom, sabia do risco em comentar sobre aeronaves russas hehe... Realmente não entendo o que significa em termos práticos, ter radares em Banda L e suas implicações. Não quero ser abusado mas poderia me explicar mais sobre isso? Então stealth do F-22 não é mais relevante com essa tecnologia?

Já isso é bem verdade: "É típico desde a guerra fria, os EUA consomem bilhões e desenvolvem uma arma futurística. Os russos desenvolvem algo sobre o que já tem, gastando pouco e anulam a vantagem dessa arma futurística."
Estava ouvindo uma história de um astronauta Americano e um cosmonauta Russo. O americano falava de quantos milhões e como foi difícil desenvolver a tecnologia de uma caneta que funcione bem no espaço. Mas então, logo após falar isso ele ficou curioso e perguntou: -Como vocês Russos escrevem no espaço? - Usamos lápis. [003] :P

Abraço
Isso é mito.
Os russo usaram a mesma caneta americana, que foi desenvolvida por uma empresa privada (http://www.spacepen.com/).

OBS.: Lápis no espaço é perigoso. Se um pedacinho de grafite se parte, pode provocar um acidente.

[]s
:oops:... desculpe Santiago, e todos, não gosto de mal informar os outros mas pareceu obvio para min que era apenas uma piada! Pena não ter transparecido.

[]s




"Sorte ocorre quando preparação encontra oportunidade."
Avatar do usuário
Antunes
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 234
Registrado em: Sex Jul 31, 2009 5:48 pm

Re: PAK FA

#83 Mensagem por Antunes » Sáb Ago 29, 2009 10:28 pm

Leonardo Besteiro escreveu:
Antunes escreveu:Bom levando em conta que o F-22 já voava com protótipos (YF-22) em Setembro de 1990 o PAK, 15 a 20 anos depois, tem que ser capaz de dar um pau no F-22. Não duvido nem um pouco da capacidade dos Russos, porém eles tem no momento seus recursos um pouco mais limitados.

Se eles querem ser melhor que o F-35, beleza... mas se querem um caça Stealth, digno de ser chamado de 5ª geração tem que desbancar o F-22. E para serem tão superiores assim vão ter que trabalhar bastante, com pouco e sem tempo. Eles (Russos) já ameaçaram, se não superaram o F-15 com o Su-27 e seus descendentes... Mas quero ver agora... por que a impressão que (eu) tenho é que o F-22 está tão a frente de qualquer aeronave atual que fica difícil imaginar algo muito superior saindo no futuro próximo. Como PRick falou talvez não seja viável tentar imitar, nem mesmo seu conceito parece mais certo. Mas o fato é, só existe até o momento uma aeronave com tais capacidades, o F-22, e enquanto não existir nada que se oponha eficientemente a equação estará desbalanceada. Por que se o PAK não fizer isso não vejo quem fará na próxima década.

Me parece que a Sukhoi tem que tirar um coelho da cartola. Vamos ver, estou torcendo pelo PAK.

Abraços
Caro amigo eu sei que os chineses estão tentando desenvolver um caça de 5ª geração mas até conseguirem o de alguém para copiar os outros estarão batalhando no espaço. Mas o que tirou meu sono foi o que um amigo meu que destesta foruns falou, que o Japão está desenvolvendo um caça de 5ª geração, e que estão fazendo grandes avanços, e que até o fim desta década terão o sua caça de 5ª geração voando você ou algum outro colega de forum sabe algo a respeito. Um abraço a todos.
Caro Leonardo, não sou muito indicado para falar sobre isso. Até onde eu sei o japão não teria condições de construir um caça stealth sozinho e com tecnologia 100% nacional. Apesar de extremamente avançados tecnologicamente, não conheço nenhum industria japonesa relevante na área da aviação. Quero deixar claro que estou especulando... nunca vi um avião pós 2ª Guerra Mundial feito lá, não conheço qualquer turbinas ou avionicos, nada. Pode existir mas eu não conheço. E desse ponto construir um avançadissimo caça de 5ª Geração, sem parceiros e sem nenhum anuncio do programa... acho muito difícil. Sei que o Japão seria visto como comprador do F-22 se esse tivesse uma versão para exportação, sei que eles estavam interessados. Mas pelo andar das coisas isso também não vai acontecer.

Já a China realmente tem um program de caça Stealth. São extremamente capazes mas em desenvolvimento e dependentes do resto do mundo, por isso não acredito que seja algo como o F-22 ou o que se espera do PAK FA. Deve ser no máximo, forçando muito a barra, algo como F-35 mas baseado no J10, pelo menos inicialmente. Mas só estou chutando com base nas poucas informações que tenho sobre esses assuntos, talvez eles surpreendam. :shock:

Abraço




Editado pela última vez por Antunes em Sáb Ago 29, 2009 10:47 pm, em um total de 1 vez.
"Sorte ocorre quando preparação encontra oportunidade."
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: PAK FA

#84 Mensagem por Penguin » Sáb Ago 29, 2009 10:44 pm

Antunes escreveu:
Santiago escreveu: Isso é mito.
Os russo usaram a mesma caneta americana, que foi desenvolvida por uma empresa privada (http://www.spacepen.com/).

OBS.: Lápis no espaço é perigoso. Se um pedacinho de grafite se parte, pode provocar um acidente.

[]s
:oops:... desculpe Santiago, e todos, não gosto de mal informar os outros mas pareceu obvio para min que era apenas uma piada! Pena não ter transparecido.

[]s
Que é isso prezado Antunes! Não precisa se desculpar.

É que esse suposto episódio era comumente citado como exemplo da genialidade russa.
Que os russos são competentes ninguém dúvida. Mas esse exemplo não corresponde à realidade. Ele é um hoax.

Abraço




Editado pela última vez por Penguin em Sáb Ago 29, 2009 10:52 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: PAK FA

#85 Mensagem por Penguin » Sáb Ago 29, 2009 10:50 pm

Antunes escreveu:
Leonardo Besteiro escreveu: Caro amigo eu sei que os chineses estão tentando desenvolver um caça de 5ª geração mas até conseguirem o de alguém para copiar os outros estarão batalhando no espaço. Mas o que tirou meu sono foi o que um amigo meu que destesta foruns falou, que o Japão está desenvolvendo um caça de 5ª geração, e que estão fazendo grandes avanços, e que até o fim desta década terão o sua caça de 5ª geração voando você ou algum outro colega de forum sabe algo a respeito. Um abraço a todos.
Caro Leonardo, não sou muito indicado para falar sobre isso. Até onde eu sei o japão não teria condições de construir um caça stealth sozinho e com tecnologia 100% nacional. Apesar de extremamente avançados tecnologicamente, não conheço nenhum industria japonesa relevante na área da aviação. Quero deixar claro que estou especulando... nunca vi um avião pós 2ª Guerra Mundial feito lá, não conheço qualquer turbinas ou avionicos, nada. Pode existir mas eu não conheço. E desse ponto construir um avançadissimo caça de 5ª Geração, sem parceiros e sem nenhum anuncio do programa... acho muito difícil. Sei que o Japão seria visto como comprador do F-22 se esse tivesse uma versão do F-22, sei que eles estavam interessados. Mas pelo andar das coisas isso também não vai acontecer.

Já a China realmente tem um program de caça Stealth. São extremamente capazes mas em desenvolvimento e dependentes do resto do mundo, por isso não acredito que seja algo como o F-22 ou o que se espera do PAK FA. Deve ser no máximo, forçando muito a barra, algo como F-35 mas baseado no J10, pelo menos inicialmente. Mas só estou chutando com base nas poucas informações que tenho sobre esses assuntos, talvez eles surpreendam. :shock:

Abraço
Prezado Antunes,

A indústria aeronáutica japonesa é bastante sofisticada.
Dá uma olhada nos links abaixo:

http://www.khi.co.jp/products/aerospace/index_e.html

http://www.mhi.co.jp/en/aero/products/index.html

O maior problema deve ser o projeto e desenvolvimento de um turbofan militar competitivo.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Antunes
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 234
Registrado em: Sex Jul 31, 2009 5:48 pm

Re: PAK FA

#86 Mensagem por Antunes » Sáb Ago 29, 2009 11:26 pm

Santiago escreveu:
Antunes escreveu: Caro Leonardo, não sou muito indicado para falar sobre isso. Até onde eu sei o japão não teria condições de construir um caça stealth sozinho e com tecnologia 100% nacional. Apesar de extremamente avançados tecnologicamente, não conheço nenhum industria japonesa relevante na área da aviação. Quero deixar claro que estou especulando... nunca vi um avião pós 2ª Guerra Mundial feito lá, não conheço qualquer turbinas ou avionicos, nada. Pode existir mas eu não conheço. E desse ponto construir um avançadissimo caça de 5ª Geração, sem parceiros e sem nenhum anuncio do programa... acho muito difícil. Sei que o Japão seria visto como comprador do F-22 se esse tivesse uma versão do F-22, sei que eles estavam interessados. Mas pelo andar das coisas isso também não vai acontecer.

Já a China realmente tem um program de caça Stealth. São extremamente capazes mas em desenvolvimento e dependentes do resto do mundo, por isso não acredito que seja algo como o F-22 ou o que se espera do PAK FA. Deve ser no máximo, forçando muito a barra, algo como F-35 mas baseado no J10, pelo menos inicialmente. Mas só estou chutando com base nas poucas informações que tenho sobre esses assuntos, talvez eles surpreendam. :shock:

Abraço
Prezado Antunes,

A indústria aeronáutica japonesa é bastante sofisticada.
Dá uma olhada nos links abaixo:

http://www.khi.co.jp/products/aerospace/index_e.html

http://www.mhi.co.jp/en/aero/products/index.html

O maior problema deve ser o projeto e desenvolvimento de um turbofan militar competitivo.

[]s
Bem legal saber disso, realmente subestimei o tamanho e qualidade dessa industria. Mas acredito que o ponto que ressaltei com relção aos japoneses ainda é valido. Muito do que eles fizeram é em parceria com outros paises. Por isso, seriam eles capazes de fazer algo desse tamanho, sozinhos e em sigilo? Mais do que a questão da capacidade, que acredito que seriam, eles teriam necessidade? Só não acho muito provavel.

[]s




"Sorte ocorre quando preparação encontra oportunidade."
Avatar do usuário
Antunes
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 234
Registrado em: Sex Jul 31, 2009 5:48 pm

Re: PAK FA

#87 Mensagem por Antunes » Sáb Ago 29, 2009 11:49 pm

Bom parece que queimei a lingua! :P

June 05, 2007
Mitsubishi Stealth

Rcsmodel The Mitsubishi 3000GT sports car was sold in the US as the Dodge Stealth, but now the company has moved up to the real thing.

Japan's Technical Research & Development Institute (TRDI) recently unveiled images of the Mitsubishi ATD-X stealth fighter in the form of a full-scale radar cross-section (RCS) model. One picture was released a few months ago by TRDI, but has now disappeared from their site. Other images can be found here. They include a presentation slide confirming that France has been supporting the Japanese stealth program: between September and November 2005, the model was tested in the French government's radar cross-section (RCS) range. Other features of the twin-engine jet include thrust vectoring with external paddles, an F-22-like external shape, fly-by-light controls and the testing of a smart-skin sensor.

In some ways the ATD-X project is comparable to BAE Systems' Replica stealth demonstration in the mid-1990s. It's not likely that the Japanese government will fund the development of an operational stealth fighter, but the domestic capability may be used to ease US concerns about exporting its own stealth aircraft to Japan. Further down the road, too, the same technology could be used in other systems such as cruise missiles or unmanned air vehicles.

Solange0650 Using the French range is logical. At Bruz, near Rennes, France's DGA defense agency's CELAR (center for military electronics) laboratory constructed the Solange indoor RCS range. A photo found here shows that Solange may be the biggest indoor RCS range in the world, capable of measuring a real fighter rather than a subscale mock-up. The same site also confirms that Solange was built with the help of a US company, absorber specialist Emerson & Cuming.

--Bill Sweetman

http://aviationweek.typepad.com/ares/20 ... _stea.html

Mais nos sites:
http://inventorspot.com/articles/new_ja ... et_be_6254
http://en.wikipedia.org/wiki/Mitsubishi_ATD-X

Fotos do mock-up em escala real feita em fibra de carbono para medir o RCS
Imagem
Imagem

Bom vamos ver o que vai sair, e quando!! :shock:

Abraços




"Sorte ocorre quando preparação encontra oportunidade."
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: PAK FA

#88 Mensagem por Luís Henrique » Dom Ago 30, 2009 11:01 pm

Antunes escreveu:Bom parece que queimei a lingua! :P

June 05, 2007
Mitsubishi Stealth

Rcsmodel The Mitsubishi 3000GT sports car was sold in the US as the Dodge Stealth, but now the company has moved up to the real thing.

Japan's Technical Research & Development Institute (TRDI) recently unveiled images of the Mitsubishi ATD-X stealth fighter in the form of a full-scale radar cross-section (RCS) model. One picture was released a few months ago by TRDI, but has now disappeared from their site. Other images can be found here. They include a presentation slide confirming that France has been supporting the Japanese stealth program: between September and November 2005, the model was tested in the French government's radar cross-section (RCS) range. Other features of the twin-engine jet include thrust vectoring with external paddles, an F-22-like external shape, fly-by-light controls and the testing of a smart-skin sensor.

In some ways the ATD-X project is comparable to BAE Systems' Replica stealth demonstration in the mid-1990s. It's not likely that the Japanese government will fund the development of an operational stealth fighter, but the domestic capability may be used to ease US concerns about exporting its own stealth aircraft to Japan. Further down the road, too, the same technology could be used in other systems such as cruise missiles or unmanned air vehicles.

Solange0650 Using the French range is logical. At Bruz, near Rennes, France's DGA defense agency's CELAR (center for military electronics) laboratory constructed the Solange indoor RCS range. A photo found here shows that Solange may be the biggest indoor RCS range in the world, capable of measuring a real fighter rather than a subscale mock-up. The same site also confirms that Solange was built with the help of a US company, absorber specialist Emerson & Cuming.

--Bill Sweetman

http://aviationweek.typepad.com/ares/20 ... _stea.html

Mais nos sites:
http://inventorspot.com/articles/new_ja ... et_be_6254
http://en.wikipedia.org/wiki/Mitsubishi_ATD-X

Fotos do mock-up em escala real feita em fibra de carbono para medir o RCS
Imagem
Imagem

Bom vamos ver o que vai sair, e quando!! :shock:

Abraços
Na minha opinião não vai sair nada.
Vão comprar um F-35 modificado.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: PAK FA

#89 Mensagem por Luís Henrique » Dom Ago 30, 2009 11:05 pm

Carlos Mathias escreveu:Meu caro, você leu a parte que fala em radares na banda L ? Sabe o que isso significa para o F-22 e todos os caças furtivos atuais?

Basta um SU-35BM (ou qualquer caça que comporte o equipamento) equipado com umas tiras de radares assim nos bordos das asas e outras superfícies e ele verá qualquer caça atual longe, beeeeeem longe.

É típico desde a guerra fria, os EUA consomem bilhões e desenvolvem uma arma futurística. Os russos desenvolvem algo sobre o que já tem, gastando pouco e anulam a vantagem dessa arma futurística.

Obviamente que existe aí um espaço temporal para essa contramedida entrar em ação. Porém, o F-22 somente agora, recentemente, está entrando em operação real, prá valer.

Eu destaquei algumas partes mas parece que não valeu de nada. :|
Carlo, pensei que esses radares em banda L so existam em terra firme.
Uma vez que precisam ser bem grandes para conseguirem detectar os furtivos a grande distância.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: PAK FA

#90 Mensagem por Enlil » Dom Ago 30, 2009 11:12 pm

Talvez seja um mega viajada de um blog argelino (segundo eles a fonte é a Rosoboronexport) ou se sabe muito menos do q se imagina no ocidente sobre propostas a clientes potenciais do programa PAK-FA:

Imagem

http://info-anp.skyrock.com/




Responder