HISTORY CHANNEL SOBRE A BATAHA AÉREA DAS MALVINAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: HISTORY CHANNEL SOBRE A BATAHA AÉREA DAS MALVINAS

#76 Mensagem por orestespf » Qui Jun 18, 2009 10:25 pm

Agora, com "équio"!!! :lol: :lol:

Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#77 Mensagem por Paisano » Sex Jun 19, 2009 2:02 am

TR-1700 escreveu:
Paisano escreveu:Este post pode estar meio off topic, mas quero lembrar a todos que uma das opções estudadas, a época, pela "junta de governo Argentina", era um ataque e, por consequência, a ocupação da região sul do Brasil.
Amigo Paisano:
He leído tu post, y te aseguro que en 42 años de vida que llevo, jamás leí o pude oir una cosa más disparatada.
Ni siquiera un gobierno militar podría pergeniar semejante fantochada.
Es casi ciencia ficción.-

Saludos.-
z.garcia escreveu:Concordo com TR-1700. De onde saiu esta idéia?
Prezados TR-1700 e z.garcia,

Tenho 48 anos e acompanhei desde o início os acontecimentos nas Malvinas e as minha afirmações estão baseadas no que eu li em jornais e revistas a época.

Na realidade o que aconteceu foi o seguinte:

Eram três as opções da "junta de governo Argentina": Canal de Beagle (Chile), Região das Missões (sul do Brasil) e Malvinas.

Regiões essas que a Argentina sempre considerou como sendo solo pátrio.

Imagem
Fonte: http://www.defesanet.com.br/

E por que a escolha recaiu sobre as Malvinas?

1º - Porque "junta de governo Argentina" achou que, devido a distância, não haveria qualquer tipo de reação por parte da Inglaterra;

2º - E em caso contrário, a "junta" acreditava, então, que os EUA (devido a "ajuda" da Argentina na América Central) impediriam a Inglaterra de agir.

Quanto as fontes dessas minhas afirmações, eu devo dizer que tenho arquivado vários recortes de jornais da época e pretendo (assim que eu encontrar o local onde a minha mãe os "guardou". :shock: :mrgreen: ) scanear os ditos cujos, para postá-los aqui no DB.

Um abraço.

Paisano
Sênior
Sênior
Contato:

#78 Mensagem por Paisano » Sex Jun 19, 2009 2:27 am

Complementando o meu post anterior:
(...)

A PREPARAÇÃO PARA A GUERRA

Até 1978, a ditadura militar encabeçada pelo General Jorge Rafael Videla tinha como objetivo combater as denúncias de violação dos direitos humanos que se registravam na Argentina. A realização da Copa do Mundo de Futebol e a vitória da Seleção Argentina serviram como impulso no fortalecimento do sentimento nacionalista já acentuado dos argentinos. O governo militar, usando uma técnica comum de ditaduras enfraquecidas, buscou um inimigo externo como fator de união nacional.

A rivalidade histórica com os brasileiros foi posta em discussão através do Plano Rosário, que tinha como objetivo realizar uma guerra pela anexação do Sul do Brasil.

Havia ainda a velha discussão sobre a posse das Ilhas Malvinas. Mas naquele momento, o subestimado militarmente Chile era o principal alvo, principalmente pela Argentina poder contar com a força de aliados no Norte.

(...)

Fonte: http://democraciapolitica.blogspot.com/ ... ina-x.html

Cougar_PH
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 34 vezes
Contato:

#79 Mensagem por Cougar_PH » Sex Jun 19, 2009 2:12 pm

bom dia
alguém pode me informar qual o horário da reprise, se não estou enganado vai ser sabado, porém o horário não peguei... se será as 21 ou 22 hs???

EDITADO POR PAISANO!!!
crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#80 Mensagem por crubens » Sex Jun 19, 2009 3:40 pm

Vai passar hoje as 21 hs.

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
GustavoB
Sênior
Sênior
Agradeceram: 68 vezes

#81 Mensagem por GustavoB » Sex Jun 19, 2009 5:40 pm

Eram três as opções da "junta de governo Argentina": Canal de Beagle (Chile), Região das Missões (sul do Brasil) e Malvinas.

Regiões essas que a Argentina sempre considerou como sendo solo pátrio.

Moro perto da dita Região das Missões (norte do RS). Aqui nunca ouvimos falar nada disso e sim de uma Nação Jesuítica abrangendo o sul do Paraguai e as províncias argentinas de Misiones e Corrientes. Século XVII. As invasões dos castelhanos sempre se deram num vai-e-vem do Uruguai, na fronteira sudoeste.

GustavoB
Sênior
Sênior
Agradeceram: 68 vezes

#82 Mensagem por GustavoB » Sáb Jun 20, 2009 10:57 am

Está passando no History Channel um programa sobre o "Projeto Huemul", que retrata, entre outras coisas, como a Argentina recebeu cientistas nazistas para impulsionar sua indústria militar durante o regime peronista. Chamou a atenção que eles já queriam o submarino nuclear e a bomba em 1950, e que haveria sim inteção de expandir as fronteiras, incorporando não áreas brasileiras, mas todo o Paraguai e a Bolívia. Vale a penar conferir.

malmeida
Avançado
Avançado
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 12 vezes

#83 Mensagem por malmeida » Qui Jul 16, 2009 10:33 am

GustavoB escreveu:Está passando no History Channel um programa sobre o "Projeto Huemul", que retrata, entre outras coisas, como a Argentina recebeu cientistas nazistas para impulsionar sua indústria militar durante o regime peronista. Chamou a atenção que eles já queriam o submarino nuclear e a bomba em 1950, e que haveria sim inteção de expandir as fronteiras, incorporando não áreas brasileiras, mas todo o Paraguai e a Bolívia. Vale a penar conferir.
Não sabia disso não, e digo mais: "concordo com os que discordam" dessa teoria :D :D :D :D . Pode até ser que a idéia tenha existido, mas já que existe maluco em tudo que é canto do mundo, a Argentina não é exceção.
Nos anos 80 as coisas não andavam nada bem pra junta militar, que anos antes quase saiu no tapa com o Chile por Beagle e Galtieri, ainda sob efeito do Johnny Walker, achou que podia falar grosso com a Inglaterra, aí deu no que deu.
Mas só pra deixar registrado: Pra mim as Malvinas são argentinas.

MAlmeida
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#84 Mensagem por rodrigo » Qui Jul 16, 2009 12:09 pm

Qual seria o impacto desse hipotético ataque argentino ao Brasil na transição brasileira do regime militar para o governo civil? Acredito que os militares teriam um bom motivo para ficar mais tempo, principalmente porque poderiam realizar um toque de recolher e proibição de reuniões sob necessidade da guerra, mas servindo para diminuir a oposição interna.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#85 Mensagem por joao fernando » Qui Jul 16, 2009 12:54 pm

Seria um puta negocio pro Brasil, alias, pro governo da epoca.

Tambem não sei, se não seriamos alguma potencia por essas bandas. Teriamos motivo para investir em tecnologia militar, e nessa epoca, a Engesa e outros fabricantes bombavam mundo afora.

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
HIGGINS

#86 Mensagem por HIGGINS » Qui Jul 16, 2009 3:42 pm

rodrigo escreveu:Qual seria o impacto desse hipotético ataque argentino ao Brasil na transição brasileira do regime militar para o governo civil? Acredito que os militares teriam um bom motivo para ficar mais tempo, principalmente porque poderiam realizar um toque de recolher e proibição de reuniões sob necessidade da guerra, mas servindo para diminuir a oposição interna.
Como também, devido a um resultado ruim, terem de sair com o rabo entre as penas...
Acredito, que saíriamos vencedores, e mesmo assim, seriam os militares questionados fortemente pela sociedade civil.
Resultado: retorno rápido para o regime democrático civil.

Tenho a impressão, que a junta militar argentina nunca considerou com seriedade, uma invasão contra o sul do Brasil. O 3º Exército era um osso duro de roer, o bastante.
Achavam que a Inglaterra não iria navegar meio mundo por causa dumas ilhas esquecidas...
Deu no que deu, :twisted: .

Paisano
Sênior
Sênior
Contato:

#87 Mensagem por Paisano » Sex Jul 17, 2009 12:24 am

Uma teoria da época dizia que os hermanos num primeiro momento, devido a surpresa e a outros fatores, chegariam até a divisa de Santa Catarina com o Paraná.

Contudo, num segundo momento, superada a surpresa inicial e levando em consideração o tamanho da população e do parque industrial brasileiro, os hermanos, então, começariam a ser empurrados de volta até Buenos Aires.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#88 Mensagem por Bolovo » Sex Jul 17, 2009 1:13 am

Paisano escreveu:Uma teoria da época dizia que os hermanos num primeiro momento, devido a surpresa e a outros fatores, chegariam até a divisa de Santa Catarina com o Paraná.

Contudo, num segundo momento, superada a surpresa inicial e levando em consideração o tamanho da população e do parque industrial brasileiro, os hermanos, então, começariam a ser empurrados de volta até Buenos Aires.
Patagônia.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
gaitero
Sênior
Sênior

#89 Mensagem por gaitero » Sex Jul 17, 2009 10:42 am

Bolovo escreveu:
Paisano escreveu:Uma teoria da época dizia que os hermanos num primeiro momento, devido a surpresa e a outros fatores, chegariam até a divisa de Santa Catarina com o Paraná.

Patagônia.
Bem lá em baixo, perto da Antártida.

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#90 Mensagem por rodrigo » Sex Jul 17, 2009 2:29 pm

Bem lá em baixo, perto da Antártida.
Tierra del Fuego.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,