Petróleo: megacampos na Bacia de Santos

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

#76 Mensagem por Tigershark » Seg Nov 12, 2007 1:54 pm

Além deste acréscimo em tecnologia de prospecção em águas profundas(que já temos a algum tempo) o que evidentemente não está sendo(e nem vai ser)divulgado é o REAL tamanho desta descoberta.Se o discurso quase eleitoral da Ministra Dilma foi ufanista também pode trazer em seu bojo segredos aos quais não temos acesso.Achei um dado interessante a divulgação que esta camada de sal de 2 kilometros de espessura se estende de Santos ao Litoral de Santa Catarina,tão extensa que não seria difícil de esconder mais jazidas .




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39194
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2786 vezes

#77 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Nov 13, 2007 8:59 am

Galp ataca novos poços de petróleo no Brasil e Angola

Depois da descoberta em Tupi, a petrolífera vai concorrer a mais 268 blocos este ano.

Ana Maria Gonçalves


O apetite da Galp está insaciável. Sobretudo depois da sua primeira grande vitória na área da pesquisa e exploração de petróleo, com as revelações sobre o potencial do poço em águas ultra-profundas de Tupi-Sul, na Bacia de Santos, Brasil, com reservas calculadas entre cinco e oito mil milhões de barris. Trata-se da “maior descoberta dos últimos oito anos”, afirmou o presidente da Galp, Ferreira de Oliveira, em declarações ao Diário Económico. Um maná que representará, para a petrolífera portuguesa (que detém 10% do bloco), cerca de 600 milhões de barris. Qualquer coisa como a satisfação de um terço das necessidades portuguesas de crude durante década e meia, tendo em conta que o consumo diário actual é de 300 mil barris.

Apesar de já estar presente em mais de 70 blocos petrolíferos espalhados por Angola, Brasil, Timor, Moçambique e Portugal – a que poderá vir a juntar-se a Venezuela, como resultado da recente parceria com a petrolífera controlada por Hugo Chávez –, a Galp promete não baixar os braços. E o seu novo alvo já está definido: o leilão de 268 blocos, que terá lugar a 27 e 28 deste mês, no Brasil. A Petrobras está referenciada como parceiro de excelência da Galp, mas não estão descartados outros actores, afirmou o gestor da Galp. Uma das hipóteses em aberto é a Sonangol, um dos seus accionistas de referência, que Ferreira de Oliveira não quis confirmar mas cujo interesse foi recentemente manifestado ao Diário Económico pelo presidente da petrolífera angolana, Manuel Vicente.

Ferreira de Oliveira justifica a constituição de alianças com uma fórmula simples: reduzir riscos, mas também cortar nos custos, que se revelam particularmente elevados em águas profundas. Isso mesmo confirma o gestor, que não quis revelar a parte do esforço financeiro que caberá à Galp, em Tupi. “O operador do consórcio [Petrobras] preferiu não revelar o valor, porque estamos numa fase inicial”, afirma Ferreira de Oliveira, realçando, ainda assim, que “não estamos a falar de petróleo barato”. No entanto, “o nível de investimentos e custos operacionais, com o preço do petróleo acima dos 40 dólares, é rentável”.

E nem o facto de o Executivo de Lula da Silva ter mandado retirar 41 blocos petrolíferos situados em águas profundas e ultra-profundas – devido à sua proximidade com a recente mega-reserva da bacia de Santos – do pacote inicial de 312 blocos faz esmorecer o entusiasmo de Ferreira de Oliveira. “Esta decisão não tira interesse à nova rodada de licitação. O Governo brasileiro fez o que qualquer Governo sensato faria. Está a procurar valorizar os activos do país”, disse o CEO da Galp.

Ultrapassada esta etapa, as baterias da Galp voltar--se-ão para Angola. “Vamos participar num leilão em Luanda, em Março do próximo ano. Em jogo estarão três blocos ‘on shore’ – Cabinda Centro e os Blocos 11 e 12 –, mais sete ‘off shore’, incluindo águas pouco, muito e ultra-profundas”, destaca Ferreira de Oliveira. Também aqui a proximidade com a Sonangol será decisiva. É, aliás, em Angola que se situa o único activo petrolífero da Galp que se encontra em fase de produção: o bloco 14.

Em 2008, a Galp espera produzir diariamente 18 mil barris de petróleo. Meta que se eleva para 34 mil, em 2012. O objectivo da empresa é alcançar os 150 mil barris por dia, a longo prazo. Meta que, graças às novas descobertas no Brasil, poderá vir a ser antecipada e para cujo cumprimento não é de excluir uma eventual contribuição das opções sobre áreas petrolíferas na Venezuela.
O trabalho como paixão
Para Ferreira de Oliveira, a energia é mais do que uma ocupação, é uma paixão. Em entrevista ao Diário Económico, em Agosto, o presidente da Galp confessou que não lhe custa passar, no mínimo, 12 horas por dia, no escritório que ocupa nas Torres de Lisboa, concentrado entre planos de investimento e crescimento, sínteses e relatórios que lhe compete avaliar.

Irão mais próximo

A Galp e o Irão, segundo maior produtor de petróleo do mundo, iniciaram conversações para estabelecer uma relação mais próxima em termos de comércio de petróleo e produtos refinados. Mohammad Mehdi Mokhtari, representante da república islâmica em Portugal, confirmou ao DE que “houve uma primeira conversa que esperemos dê frutos”. Para além do Irão, a Galp tem vindo a contactar outros países para diversificar o seu grupo de parceiros estratégicos. É o caso do Brasil, Venezuela, Rússia e Guiné Equatorial. Em Março de 2008, o Irão inicia a privatização do sector petrolífero com a venda faseada (a nacionais e estrangeiros) de 105 das suas 144 petrolíferas. Um negócio que, no mínimo, valerá mais de 50 mil milhões de euros, pela estimativa do Governo de Teerão.

Brasil

A confirmar-se o potencial das reservas do Tupi, o Brasil entrará para o ‘top ten’ dos maiores produtores mundiais de petróleo – hoje ocupa o 24.º lugar na lista.


Reservas

Com a contribuição dos novos blocos, as reservas provadas da Petrobras – em cujo consórcio de exploração a Galp detém uma posição de 10% – passam de 14,4 mil milhões de barris de petróleo para 70 a 100 mil milhões.

Os maiores
Pelos critérios da SPE, as maiores reservas estão nas mãos dos russos, representando 379 mil milhões de barris de petróleo.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

#78 Mensagem por Tigershark » Ter Nov 13, 2007 12:40 pm

Tigershark escreveu:Além deste acréscimo em tecnologia de prospecção em águas profundas(que já temos a algum tempo) o que evidentemente não está sendo(e nem vai ser)divulgado é o REAL tamanho desta descoberta.Se o discurso quase eleitoral da Ministra Dilma foi ufanista também pode trazer em seu bojo segredos aos quais não temos acesso.Achei um dado interessante a divulgação que esta camada de sal de 2 kilometros de espessura se estende de Santos ao Litoral de Santa Catarina,tão extensa que não seria difícil de esconder mais jazidas .


_____________________________________________________________
Agencia Estado - 13/11/2007 08:48
Petrobras pode encontrar mais reservas perto de Tupi
O presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, afirmou hoje, em Roma, que a petrolífera poderá encontrar mais reservas de hidrocarbonetos em uma área de até 800 quilômetros em torno do campo de Tupi, na Bacia de Santos.


Em conversa com a imprensa durante o Congresso Mundial de Energia, que acontece na Itália, Gabrielli disse que o grupo agora projeta uma produção diária de 4,5 milhões de barris de óleo equivalente (BOE) em 2015, comparada a atual média diária de 2,3 milhões de BOE.


Na semana passada, a Petrobras informou que o volume recuperável de reservas de petróleo e gás no campo ultraprofundo na bacia de Santos é de 5 a 8 bilhões de BOE. Isto faz do Tupi uma das maiores descobertas de petróleo em um país que não faz parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) - em tamanho, as reservas são comparáveis às do campo Kasaghan, no Casaquistão. As informações são da Dow Jones




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

#79 Mensagem por jauro » Ter Nov 13, 2007 1:34 pm

Tigershark escreveu:Além deste acréscimo em tecnologia de prospecção em águas profundas(que já temos a algum tempo) o que evidentemente não está sendo(e nem vai ser)divulgado é o REAL tamanho desta descoberta.Se o discurso quase eleitoral da Ministra Dilma foi ufanista também pode trazer em seu bojo segredos aos quais não temos acesso.Achei um dado interessante a divulgação que esta camada de sal de 2 kilometros de espessura se estende de Santos ao Litoral de Santa Catarina,tão extensa que não seria difícil de esconder mais jazidas .


Coube, não ao ministro de Minas, mas à ministra chefa da Casa Civil, o anúncio e ela, entusiástica, não deixou por menos: “Modificamos o paradigma geológico do Brasil. De país médio, auto-suficiente, para um país de proporções exportadoras, como os árabes e a Venezuela”. A ministra já se enganou, no passado da insurreição armada, com a correlação de forças que se combatiam. Corre o risco de enganar-se de novo, ao comparar-nos, agora, com os árabes e a Venezuela, oitava exportadora do mundo.JP/CB




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

#80 Mensagem por WalterGaudério » Ter Nov 13, 2007 2:35 pm

Bolovo escreveu:Ah, uma coisa, essas novas reservas vão ter algum retorno para a sociedade brasileira? Sei lá, abaixar o preço da gasolina, qualquer coisa nesse sentido? Eu não estou nem aí se isso vai fazer a Petrobrás ficar mais rica ou não se isso não me beneficiar em nada... gostaria de saber.


Compre ações da PETROBRAS. Só digo isso.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#81 Mensagem por Bolovo » Ter Nov 13, 2007 2:40 pm

cicloneprojekt escreveu:
Bolovo escreveu:Ah, uma coisa, essas novas reservas vão ter algum retorno para a sociedade brasileira? Sei lá, abaixar o preço da gasolina, qualquer coisa nesse sentido? Eu não estou nem aí se isso vai fazer a Petrobrás ficar mais rica ou não se isso não me beneficiar em nada... gostaria de saber.


Compre ações da PETROBRAS. Só digo isso.

Tenho grana pra isso não, tio. :mrgreen:

Mas já pensei no assunto e falei pro meu pai e tal... mas... :roll: :lol: :lol:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

#82 Mensagem por WalterGaudério » Ter Nov 13, 2007 2:47 pm

Bolovo escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
Bolovo escreveu:Ah, uma coisa, essas novas reservas vão ter algum retorno para a sociedade brasileira? Sei lá, abaixar o preço da gasolina, qualquer coisa nesse sentido? Eu não estou nem aí se isso vai fazer a Petrobrás ficar mais rica ou não se isso não me beneficiar em nada... gostaria de saber.


Compre ações da PETROBRAS. Só digo isso.

Tenho grana pra isso não, tio. :mrgreen:

Mas já pensei no assunto e falei pro meu pai e tal... mas... :roll: :lol: :lol:


Fala pra ele então. Minha filha estava com umas histórias de querer viagem de "18" anos para a EUROPA ou para os EUA. Isso foi a uns dois anos. Dei uma "dialogada" à moda gaudéria(do tipo "eu falo e tu só escuta") e apliquei o din-din da viagem na PETROBRAS e na VALE( :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: )

Agora sim, ela pode ir viajar para onde quizer, sem pedir meu dinheirinho. [009] [009] [009]




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

#83 Mensagem por Tigershark » Ter Nov 13, 2007 3:33 pm

cicloneprojekt escreveu:
Bolovo escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
Bolovo escreveu:Ah, uma coisa, essas novas reservas vão ter algum retorno para a sociedade brasileira? Sei lá, abaixar o preço da gasolina, qualquer coisa nesse sentido? Eu não estou nem aí se isso vai fazer a Petrobrás ficar mais rica ou não se isso não me beneficiar em nada... gostaria de saber.


Compre ações da PETROBRAS. Só digo isso.

Tenho grana pra isso não, tio. :mrgreen:

Mas já pensei no assunto e falei pro meu pai e tal... mas... :roll: :lol: :lol:


Fala pra ele então. Minha filha estava com umas histórias de querer viagem de "18" anos para a EUROPA ou para os EUA. Isso foi a uns dois anos. Dei uma "dialogada" à moda gaudéria(do tipo "eu falo e tu só escuta") e apliquei o din-din da viagem na PETROBRAS e na VALE( :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: )

Agora sim, ela pode ir viajar para onde quizer, sem pedir meu dinheirinho. [009] [009] [009]



[009] [009]




Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

#84 Mensagem por Guilherme » Ter Nov 13, 2007 3:39 pm

Imagem

Interessante, as reservas chegam até o leste da Ilha de Santa Catarina. Moro a uns 3 km da costa leste, mais ou menos no meio da ilha.




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#85 Mensagem por Moccelin » Qua Nov 14, 2007 12:05 am

E quem tiver grana aproveita agora... Ontem o preço da ação da Petrobrás desabou... Arrastou a Bovespa pra baixo e com força... Achei estranho isso.




The cake is a lie...
RenaN
Sênior
Sênior
Mensagens: 1384
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 12:32 pm
Localização: Minas Gerais

#86 Mensagem por RenaN » Qua Nov 14, 2007 12:38 am

Por mim essa não é a maior nem muito menos a única.

O problema é que se divulgam pelo mundo todo que ainda existem muitas reservas e que temos petróleo pra muito tempo ainda, como conseguirão vender o barril a US$100??

Vejam como o anúncio de uma reserva que sabe-se lá como será explorada, se trará mesmo o retorno esperado, fez com o mercado nacional...

Sds.




[<o>]
Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

#87 Mensagem por Tigershark » Sex Nov 16, 2007 11:34 am

Petróleo mostra que 'Deus pode mesmo ser brasileiro', diz 'Economist'
16/11 - 06:32 - BBC Brasil

Reportagem publicada na edição desta semana na revista britânica The Economist comenta a descoberta do campo de petróleo de Tupi, num país já farto em recursos naturais, afirmando, com ironia, que “Deus pode mesmo ser brasileiro, afinal”.

“As florestas do Brasil são maiores do que as de qualquer outro. Seu solo é tão fértil que algumas árvores chegam à plena maturidade mais rápido do que as pessoas. Debaixo de seu solo há enormes depósitos minerais que são a matéria prima para o crescimento chinês de dois dígitos. O Brasil já está no caminho para se tornar uma superpotência da energia alternativa”, lista a revista.

“E como se provasse o dito popular de que ‘Deus é brasileiro’, agora parece que há bilhões de barris de petróleo a mais do que se pensava antes sob as águas profundas da costa brasileira”, diz a reportagem.




Avatar do usuário
Edu Lopes
Sênior
Sênior
Mensagens: 4549
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ

#88 Mensagem por Edu Lopes » Sex Nov 16, 2007 12:05 pm

Brasil 'prova roupa de potência global', diz jornal argentino

A descoberta do campo de petróleo de Tupi, anunciada na semana passada, “é a confirmação de que se cumpriu o velho desejo, marcado a fogo nos dirigentes brasileiros, de (o Brasil) ser um ator de peso a nível planetário”, afirma reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal econômico argentino El Cronista Comercial.

O texto, intitulado “O Brasil começa a provar sua nova roupa de potência global”, diz que entre as aspirações do governo brasileiro estão “um ingresso próximo à Opep (o grupo dos maiores exportadores de petróleo) e a intenção de integrar o seleto grupo dos países mais industrializados do mundo”.

A reportagem comenta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a passagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pelo Brasil nesta semana para pleitear novamente a inclusão do país no Conselho de Segurança, sustentado, segundo o jornal, “fazendo pesar as novas riquezas descobertas, que está em risco a legitimidade do organismo”.

O jornal comenta também que o pedido do país para ingressar no grupo das nações mais industrializadas do mundo “é respaldado pelas finanças globais”.

Bancos de renome internacional argumentam que as crises financeiras são mais globais do que nunca e que se requer o Brasil na mesa de diálogo para melhorar as possibilidades de êxito dos esforços multilaterais”, diz a reportagem.

Biocombustíveis

O jornal observa ainda que a descoberta do campo de Tupi não fará o Brasil abandonar a defesa dos biocombustíveis e sua “aliança do etanol” com os Estados Unidos, permitindo ao Brasil “incrementar o papel de jogador global ao se transformar em um provedor alternativo de combustíveis para os Estados Unidos e aliviar sua dependência do petróleo de Estados ‘hostis’”.

A reportagem comenta também que “Lula sabe que além de ter uma indústria pujante, uma demografia continental e recursos naturais, também é necessário para ser uma potência mundial ter poder militar”.
Por isso, para 2008 haverá um notável aumento dos gastos destinados a adquirir armamento. O Brasil planeja aumentar em 50% seus gastos militares ao embarcar em projetos de renovação de submarinos, fabricar mísseis e comprar aviões”, afirma o jornal.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporte ... ilrw.shtml




ImagemImagem
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#89 Mensagem por Plinio Jr » Sex Nov 16, 2007 12:36 pm

Tigershark escreveu:Petróleo mostra que 'Deus pode mesmo ser brasileiro', diz 'Economist'
16/11 - 06:32 - BBC Brasil

Reportagem publicada na edição desta semana na revista britânica The Economist comenta a descoberta do campo de petróleo de Tupi, num país já farto em recursos naturais, afirmando, com ironia, que “Deus pode mesmo ser brasileiro, afinal”.

“As florestas do Brasil são maiores do que as de qualquer outro. Seu solo é tão fértil que algumas árvores chegam à plena maturidade mais rápido do que as pessoas. Debaixo de seu solo há enormes depósitos minerais que são a matéria prima para o crescimento chinês de dois dígitos. O Brasil já está no caminho para se tornar uma superpotência da energia alternativa”, lista a revista.

“E como se provasse o dito popular de que ‘Deus é brasileiro’, agora parece que há bilhões de barris de petróleo a mais do que se pensava antes sob as águas profundas da costa brasileira”, diz a reportagem.


É bom este país começar a ficar esperto..... :!: :!: :!:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

#90 Mensagem por Tigershark » Sex Nov 16, 2007 2:24 pm

Especialistas concordam com Jobim quanto à defesa do petróleo
Participantes de conferência afirmam que Brasil deve proteger seus recursos energéticos.
Cientista americano diz que Estados Unidos prestarão atenção em planos de Hugo Chávez
Daniel Haidar

Do G1, no Rio

Especialistas e autoridades concordam com a preocupação expressa pelo ministro da Defesa Nelson Jobim quanto à segurança do território nacional, em razão da descoberta recente da reserva petrolífera do campo de Tupi, na Bacia de Santos, que pode elevar o Brasil ao patamar de potência exportadora de petróleo. Eles disseram ser do interesse brasileiro ter uma política de defesa estratégica para seus recursos energéticos.




O ministro Jobim disse na quinta-feira (15), na abertura da IV Conferência do Forte de Copacabana, no Rio, que o Brasil deve reforçar sua capacidade de proteção territorial. Participantes do evento, que reúne especialistas e autoridades em segurança internacional de diversos países, apoiaram a declaração de Jobim nesta sexta-feira (16), ao serem questionados pelo G1.


Um submarino não seria suficiente
O cientista político Clóvis Brigarão, diretor do Centro de Estudos das Américas, disse que a descoberta do megacampo de petróleo vai exigir “maior atenção” para defender uma grande riqueza. Mas, ao comentar a sugestão do ministro que se invista em submarinos nucleares, Brigarão disse ser ingênuo achar que apenas um submarino bastaria para defender toda a costa brasileira.

A opinião é compartilhada pelo cientista político americano Craig Deare, especialista em assuntos militares e América Latina, da National Defense University.


“No mundo de hoje, baseado em petróleo, todo país sul-americano tem que se preocupar em proteger suas fontes energéticas”, declarou Deare.


De olhos nos planos da Venezuela
No entanto, ao comentar o surgimento de um programa nuclear na Venezuela, o cientista político americano disse que a preocupação é saber se o governo venezuelano tem outras ambições que não sejam só produzir energia.


“Acho que os Estados Unidos vão prestar atenção no que ele faz”, disse, ao se referir ao presidente Hugo Chávez.
Também presente à conferência, o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Roberto Jaguaribe, disse que o domínio do enriquecimento do urânio já é um projeto antigo brasileiro, e que o país precisa ter uma política estratégica compatível com seus interesses internacionais.



“Não saberia dizer se a melhor maneira é com submarino ou outra coisa, pelas minhas limitações sobre o assunto. O Brasil, evidentemente, é um país que não tem interesse de proliferação nuclear, mas isso não quer dizer que tenha que se abdicar de ter tecnologia nuclear”, disse o diplomata.




Responder