TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74956 Mensagem por knigh7 » Ter Mai 19, 2015 12:42 am

Penguin escreveu:COBERTURA ESPECIAL - GRIPEN NG BRAZIL - AVIAÇÃO

18 de Maio, 2015 - 15:45 ( Brasília )
Entrevista com o Brigadeiro Jose Crepaldi – FAB se prepara para receber o Gripen
"A ideia é ter esquadrões padronizaços", diz Brigadeiro
http://www.defesanet.com.br/gripenbrazi ... -o-Gripen/

English version

Texto do Defense Industry Bulletin, April 2015
Tradução, adaptação e edição: Nicholle Murmel


Com um efetivo total de 700 aeronaves de asa fixa e helicópteros, a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Aviação Naval (AvN) operam o maio contingente aéreo da América do Sul e América Latina, e perde no continente apenas para a Força Aérea Americana (USAF). Como parte da atual Estratégia Nacional de Defesa (END) do país, um dos objetivos cruciais é garantir “a independência nacional através de uma capacidade tecnológica superior e autônoma, e do fortalecimento da base industrial de defesa”, segundo o documento.

(...)

CREPALDI: Esse contrato foi com o Comando da Aeronáutica (COMAER) e é um suplemento do documento principal. Ele prevê apoio logístico por parte do fornecedor (contractor logistic support – CLS) para os futuros aviões. Esse acordo cobre servições futuros de manutenção e suporte para os Gripen NG e equipamentos associados, mas só passará a valer quando a entrega dos aviões for completa (entre 2021 e 2026)

(..)

CREPALDI: [sorrindo] Nosso lema! Muito obrigado pelo interesse!

Foi o que eu havia estimado com base nas declarações dele na matéria do Valor:
knigh7 escreveu:

Se você quer se dar ao luxo de dar uma resposta com zombaria, pelo menos poderia contrabalançar a falta de educação com alguma informação correta nela e não distorcer.

A média não dá de fato 36 caças, mas dá próximo, 28,8 caças (grandíssima diferença :roll: :roll: ) como vou ter de mostrar:

O contrato de CLS, divulgada no DOU e na matéria que eu postei, cobre de 2.021 (e não desde o início das entregas, 2.019) a 2.026. Como o primeiro esquadrão vai ser formado no 2º ano de entrega (Revista Forças de Defesa, 2014, num. 10 pág. 27), o início do CLS é previsto para quando a FAB já tiver 1 esquadrão operando.


Mas como não sei o cronograma detalhado das entregas após o segundo ano, mas vamos dividir os 24 restantes da entrega pela média dando 8 aeronaves/ano.

2021-FAB terá pelo menos 12 unidades
2022- 20
2023- 28
2024- 36


1º ano CLS média entre 12 e 20 unidades: 16
2º ano CLS média entre 20 e 28 unidades: 24
3º ano CLS média entre 28 e 36 unidades: 32
4º ano CLS 36 unidades
5º ano CLS 36 unidades
----------
dão 28,8 caças cobertos em média nos 5 anos de CLS


Usando os mesmos parâmetros que eu utilizei no post anterior, agora para 28,8 caças, o custo da hora voo do CLS sobe para US$2,953.00*

E havia mencionado "CLS", e não custo total de operação.



Agora como vc tentou tripudiar em mim vou te dar o troco, relembrando o que o almirante Edouard Guillaud, assessor do Sarkosy, no qual disse que o custo da hora voo do rafale estava em contrato, 9,800 Euros. É óbvio que não inclui combustível e salários. Ele estava se referindo ao CLS.

Mais de 3 vezes o valor do CLS assinado agora com a SAAB. CLSs não são iguais. Mas vale ressaltar que na esteira das denúncias do relatório vazado para a Folha de São Paulo, a Eliane Cantanhêde, a jornalista manteve nos outros itens que compõem o custo de operação essa diferença aprox. de 3x, pois escreveu que o custo de operação do Rafale era 3x mais caro que o GripenNG (o francês utiliza mais combustível e mão de obra).
http://www.defesabrasil.com/forum/posti ... &p=5407616

*com cada Gripen voando 150h/ano.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74957 Mensagem por Penguin » Ter Mai 19, 2015 7:08 am

Bolovo escreveu:
Bourne escreveu:Tinha que ser o gripinho bombado e não o gripão BR huehue. Seria uma forma de cortar custos e riscos.
Com certeza. O Gripen NG foi um grande erro (não pra SAAB, eles conseguiram o otário perfeito). Eu pensei que as escolhas ruins da FAB tinham ficado no passado, mas aí me aparecem com um combo de Gloster Meteor e AMX ao mesmo tempo...

A decisão de desenvolver o Gripen NG e sua configuração não foi da Saab. Foi da Força Aérea e do Governo Sueco.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74958 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Mai 19, 2015 8:36 am

knigh7 escreveu:
Carlos Lima escreveu:

Não foi bem assim... foi deixado claro na época que tudo estava condicionado ao acordo de salvaguardas.

Da mesma forma que a FAB esperou a Hilary Clinton dar o "Ok" para anunciar a short-list, algo semelhante poderia ter sido feito com os russos.

Não foi feito... o resto é história.

[]s
CB_Lima
Tá bom, com representantes da Rosoboronexport dizendo à FlightGlobal que as exigências de off-set do FX2 eram irrealistas... :roll: :roll: :roll:
Talvez colocar aqui a declaração da MB sobre a negativa dos russos em transferir tecnologia, no caso dos subs, ajudaria eles a aceitarem melhor.


Abraço,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74959 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Mai 19, 2015 8:47 am

Carlos Lima escreveu:
knigh7 escreveu: Tá bom, com representantes da Rosoboronexport dizendo à FlightGlobal que as exigências de off-set do FX2 eram irrealistas... :roll: :roll: :roll:
:lol: :lol:

Pois é... sem as salvaguardas... sem dúvidas as exigências do F-X2 eram irrealistas... e honestamente existiam uma meia dúzia de ítens (que eram pura viagem na maionese sim... ;) ).

[]s
CB_Lima
CB_Lima,

Se você analisar com mais calma a ordem cronológica dos eventos, irá notar como é absurda essa versão que os russos não propuseram transferir tecnologia por falta de um acordo de salvaguardas. Nota-se claramente nas suas palavras que você tem certa apatia com relação à FAB. Deve ter os seus motivos e não vou julgá-los aqui. Porém, afirmações similares partiram do ex-ministro Jobim e de oficiais da MB. E agora? Eles também estão mentindo?


Abraços,

Wesley




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74960 Mensagem por Justin Case » Ter Mai 19, 2015 9:41 am

Amigos,

Essa história de CLS não fecha. Quem fará a manutenção nos três primeiros anos? A FAB? Irá se capacitar e depois repassar tudo para a Saab? Os aviões voarão sem ter pane e sem precisar de revisão? Serão recebidos e ficarão no hangar sem voar? A manutenção será paga pelo contrato de compra?
Quanto ao custo da hora de voo, agora entendi. O combustível não faz parte do custo, mas a hora de voo do Rafale é mais cara porque ele consome mais combustível!
Acho que o conceito de lógica anda meio esquecido. Ou estaria faltando "critical thinking"?
Abraços,

Justin




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74961 Mensagem por Luís Henrique » Ter Mai 19, 2015 10:36 am

Bolovo escreveu:
Alcantara escreveu:Só assistindo... um bando de fãs (de esquerda, de direita, pró Rússia, pró ocidente, etc) se achando mais conhecedor do que alguém que vivenciou toda a sua vida na área e sabe das vivicitudes do orçamento, entusiastas que sabem mais que caçadores com 5000 horas de voo, pitaqueiros com mais conhecimento do que oficiais com Escola Superior de Guerra... em fim... fazer o que, né? Melhor ler isso do que ser cego.

Difamar e depreciar aquele que não tem o mesmo ponto de vista é a praxe por aqui. Vou me embora antes que as pedras cheguem. :roll:
Absolutamente normal. Isso acontece nos países verdadeiramente democráticos. Nos EUA todos estão questionando os envolvidos com o F-35. O General James Post, com 5000 horas de voo em F-4 e F-16, com missões em combate real, foi dispensado por acusar de traição os defensores do A-10, que são contra a sua substituição pelo F-35. Qual o problema de se fazer parecido por aqui? Tem mais que se questionar mesmo, ainda mais de uma força como a FAB.
Eu não estou triste com a escolha do Gripen NG. Muito pelo contrário, estou muito feliz, principalmente pelo que foi divulgado sobre tots, participação de nossas indústrias, geração de empregos e claro, as capacidades prometidas para o caça.

Agora, como o Bolovo disse, temos todo o direito de reclamar e de duvidar de informações. Não importa se quem deu estas informações foi o ex-ministro da defesa.

Na época da shortlist 10 em cada 10 especialistas da área apostavam que o Su-35 estaria no shortlist.
Inclusive 10 em 10 especialistas diziam que os favoritos para vencer eram o Su-35 e o Rafale.
E foi noticiado que a FAB divulgou o shortlist antes. Aliás, esperaram uma eternidade para conseguir o apoio necessário para emplacar o Super Hornet, mas não podiam esperar mais uma semana para assinar o memorando com os russos.
Realmente MUITO estranho.

Sobre pilotos com 5.000 horas de vôo, conheço dois. Um é meu primo o outro é irmão de uma grande amiga. Um é coronel o outro brigadeiro.
Os dois já fizeram cursos nos Estados Unidos, os dois já viajaram para os EUA mais de uma vez a trabalho, os dois já viajaram para os EUA a lazer mais de uma vez também e os dois possuem miniaturas de aeronaves americanas em casa. Nunca pisaram na Rússia, nunca fizeram nenhum curso na Rússia e não possuem miniaturas de aeronaves russas em casa.
São excelentes profissionais, mas não tem como negar a forte influência que os EUA exercem aqui no Brasil e eu acredito que isto complica muito uma análise totalmente isenta, pois você inicia a análise muito mais pré-disposto para um lado e cheio de preconceitos em relação ao outro.

Mesmo assim, meu primo, coronel, me confidenciou que a maioria dos seus amigos DA CAÇA preferiam o Su-35. Isto antes de sair o shortlist.

Mas foi declarado fora do processo por um ex-ministro que queria o Rafale de todo jeito.
Vai saber os reais motivos desta eliminação....Eu questiono sim e duvido que foi porque não transferiam tecnologias no mesmo nível dos americanos....ah ta bom. Conta outra.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74962 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 19, 2015 11:19 am

Da entrevista do Brig Crepaldi: 108 caças: até 6 esquadrões com 18 caças. Em três lotes diferentes. Não existe nenhuma garantia de se chegar a esse número.

Temos, na teoria, 8 esquadrões hoje: 1o e 2o Esq / 1o GAvC; 1o e 3o Esq./10o GAv; 1o Esq/16o Gav; 1o Esq./4o Gav e o 1o Esq./14o Gav. O GDA apesar de ter nome de grupo, nunca o foi, tendo aeronaves somente em quantidade para formar um único esquadrão operacional. E como se vê, o número apresentado não corresponde a tal padronização que o Crepaldi apresenta, a não ser que esta se refira tão somente a tipologia dos caças usados pela FAB, o que penso, dado nosso histórico, deve ser o conceito com o qual se trabalha.

A ver se, e como, este programa vai conseguir alcançar tais números. Um segundo lote provavelmente só deve ser encomendado a partir de 2024/2025, se quiserem manter as linhas de produção funcionando, depois que as entregas do primeiro lote terminarem. Nem a versão F tem garantidas sua aquisição para depois das 8 undes iniciais.

Da forma como as coisas vão por estes tempos, tenho dúvidas de que o Gripen E/F chegue, sequer as 36 undes do contrato principal do F-X2. Com certeza não irá faltar no GF quem queira, ou deseje, que este contrato possa ser diminuído ou mesmo cancelado em nome da economia e do social.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74963 Mensagem por Alcantara » Ter Mai 19, 2015 11:30 am

Luís Henrique, continua achando... achismo. No exemplo que o Bolovo quis usar (substituição do A-10 pelo F-35 na função do primeiro), por outro lado, as opiniões (contra e a favor) possuem argumentação técnica, operacional, tática, em fim, fática. Coisa que falta aqui.
Mas tudo bem. Deixa pra lá. Todo mundo quer que a sua OPINIÃO seja aceita.

Abraços.




Editado pela última vez por Alcantara em Ter Mai 19, 2015 11:34 am, em um total de 2 vezes.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74964 Mensagem por LeandroGCard » Ter Mai 19, 2015 11:33 am

Bolovo escreveu:Não mais de 15? Esses irresponsáveis compraram 36! Pra que FX2 afinal? Me explica, com desenhos.
Não foi irresponsabilidade.

Foi mais uma incrível demonstração da fantástica capacidade de previsão e planejamento do alto comando da FAB: Eles compraram estas unidades a mais para ter DE ONDE CANIBALIZAR PEÇAS para manter os 15 voando :roll: .


Leandro G. Card




Editado pela última vez por LeandroGCard em Ter Mai 19, 2015 12:27 pm, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74965 Mensagem por Carlos Lima » Ter Mai 19, 2015 11:39 am

Justin Case escreveu:Amigos,

Essa história de CLS não fecha. Quem fará a manutenção nos três primeiros anos? A FAB? Irá se capacitar e depois repassar tudo para a Saab? Os aviões voarão sem ter pane e sem precisar de revisão? Serão recebidos e ficarão no hangar sem voar? A manutenção será paga pelo contrato de compra?
Quanto ao custo da hora de voo, agora entendi. O combustível não faz parte do custo, mas a hora de voo do Rafale é mais cara porque ele consome mais combustível!
Acho que o conceito de lógica anda meio esquecido. Ou estaria faltando "critical thinking"?
Abraços,

Justin
Pois e'

Sao por essas e outras que a conta nao fecha...

E enquanto nao fechar me desculpem mas continuarei sendo chato.

Mas nao se preocupem de nada adianta a opiniao de gente chata tipo eu! ;)

[]s
CB




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74966 Mensagem por Carlos Lima » Ter Mai 19, 2015 11:47 am

knigh7 escreveu:
Carlos Lima escreveu:
O Gripen NG tem a obrigação de ser um projeto avançado até porque só entra em serviço em 2020++ (se ainda assim não fosse avançado... vou te contar!! :lol: )

Agora achar que o resto do mundo não está aprendendo as suas lições com conflitos e vida operacional e irá ficar parado enquanto o Gripen "é o mais avançado" é querer tapar muito o sol da peneira.

Afinal toda a 'listinha' de """"avanços"""" do Gripen é na área eletrônica e o que impede que os demais projetos também se atualizem? Bom... e quanto ao Meteor... todo mundo vai usar o mesmo míssil... ou seja... nada de novo.

Mas a máxima continua... esticou e puxou daqui e ali... mostra que os limites da célula estão sendo explorados e não há como fugir disso.

Uma hora é para levar mais cabides, e ter mais refrigeração para o radar (já que o bico antigo não dava conta), e depois é um pedaço aqui e outro ali e outro acolá.

Em resumo... tem a obrigação de ser no mínimo um avião bom, mas daí a achar que o resto do mundo vai ficar assitindo e batendo palmas... só no Brasil mesmo. :(

[]s
CB_Lima
Bom, pelo menos chegamos a um acordo que o GripenNG vai ser bastante moderno.

Do Typhoon eu não conheço o MLU, mas do Rafale, por estar na concorrência eu havia pesquisado bem sobre o tema.

A matéria mais completa que eu conheço sobre o MLU dele é do Roberta Wall, da Aviation Week:

http://aviationweek.com/awin/plans-furt ... des-emerge

Mas vc vai ver que o MLU, por ser ainda bem distante, (não será antes de 2.025) ainda tem muito "se"...o que acaba prejudicando a comparação.

O projeto do GripenNG é mais fácil saber obviamente, pois está em execução. Tem bastante dados na mídia especializada, mas não é só dela que se pega informação...
Mas que embolada no meio de campo ... Sim... O Gripen "tem" que ser moderno e claro, mas dai a achar que o resto vai ficar parado e que nao vai sofrer atualizacoes constantes...
Vou te contar!! :lol:

So no Brasil mesmo... Infelizmente a propaganda vai continuar afirmando algo que não condiz com a realidade do desenvolvimento de aeronaves de combate de 4 geração. :(

Exemplo fresquinho... a mais ou menos 1 mês o Typhoon estava sendo testado com várias modificações aerodinâmicas para melhorar o seu desempenho... isso estava escrito em algum lugar? Estava em algum roadmap? Não. São lições e atualizações que aos poucos vão sendo introduzidas com a aeronave estando em serviço, sendo testada operacionalmente e evoluindo. Até 2020 e poucos alguém acha que esses projetos não sofrerão mais e mais atualizações? Só pode ser brincadeira.

O Gripen está destinado a entrar em serviço lá por 2020 e tem que obviamente tentar prometer em "2014/5" todo o tipo de tecnologia possível porque senão realisticamente, qual é o atrativo? Agora... até lá... será que os outros que estão sendo usados operacionalmente e aprendendo longe das pranchetas, CADs e Powerpoints, vão ficar parados?

É isso que anos e anos de debates sobre militaria nos leva a crer?

Cada um com as suas conclusões.

[]s
CB_Lima




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74967 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 19, 2015 5:38 pm

Penguin escreveu:COBERTURA ESPECIAL - GRIPEN NG BRAZIL - AVIAÇÃO

18 de Maio, 2015 - 15:45 ( Brasília )
Entrevista com o Brigadeiro Jose Crepaldi – FAB se prepara para receber o Gripen
"A ideia é ter esquadrões padronizaços", diz Brigadeiro

Com um efetivo total de 700 aeronaves de asa fixa e helicópteros, a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Aviação Naval (AvN) operam o maio contingente aéreo da América do Sul e América Latina, e perde no continente apenas para a Força Aérea Americana (USAF).

E a pergunta que fica é... de mais de meio milhar de aeronaves, quantas são de combate mesmo? :roll:

DIB: Já sabemos que o Gripen brasileiro terá armas de fabricação nacional como o míssil anti-radiação MAR-1, fabricado pela Odebrecht D&T, e o míssil míssil IR/WVR A-Darter, da sul-africana ARMSCOR. Mas e quanto ao BVR?
CREPALDI: Ainda não decidimos… Por enquanto. Na verdade estamos tentando estabelecer negociações com o governo da África do Sul para desenvolver em conjunto um míssil BVR, independente do R-Darter já existente. Somos ambas nações “não alinhadas” no Atlântico-Sul e mantemos uma boa relação há tempos. A África do Sul é muito parecida com o Brasil em termos sociais, mas também de realidade orçamentária, então, logicamente, essa cooperação pode servir aos interesses de ambas as partes no setor de defesa.

Ainda bem que na FAB, tem quem consiga pensar as coisas para além da ponta do próprio nariz. Ou dos interesses pessoais. :D
Mais interessante ainda é que esta frase me parece passou desapercebida de muitos aqui. Ou da maioria. Ou será sou eu que tenho mania de ficar dando atenção para o que fala nas entrelinhas?
http://www.ainonline.com/sites/default/files/uploads/webmissiles.jpg

E tem uma família inteira ainda esperando por uma chance de decolar, e prover, inclusive, soluções para a nossa capenga defesa AAe.
Mas como o povo aqui parece que só gosta de coisa difícil.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74968 Mensagem por Carlos Lima » Ter Mai 19, 2015 6:02 pm

FCarvalho escreveu:
Penguin escreveu:COBERTURA ESPECIAL - GRIPEN NG BRAZIL - AVIAÇÃO

18 de Maio, 2015 - 15:45 ( Brasília )
Entrevista com o Brigadeiro Jose Crepaldi – FAB se prepara para receber o Gripen
"A ideia é ter esquadrões padronizaços", diz Brigadeiro

Com um efetivo total de 700 aeronaves de asa fixa e helicópteros, a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Aviação Naval (AvN) operam o maio contingente aéreo da América do Sul e América Latina, e perde no continente apenas para a Força Aérea Americana (USAF).

E a pergunta que fica é... de mais de meio milhar de aeronaves, quantas são de combate mesmo? :roll:

DIB: Já sabemos que o Gripen brasileiro terá armas de fabricação nacional como o míssil anti-radiação MAR-1, fabricado pela Odebrecht D&T, e o míssil míssil IR/WVR A-Darter, da sul-africana ARMSCOR. Mas e quanto ao BVR?
CREPALDI: Ainda não decidimos… Por enquanto. Na verdade estamos tentando estabelecer negociações com o governo da África do Sul para desenvolver em conjunto um míssil BVR, independente do R-Darter já existente. Somos ambas nações “não alinhadas” no Atlântico-Sul e mantemos uma boa relação há tempos. A África do Sul é muito parecida com o Brasil em termos sociais, mas também de realidade orçamentária, então, logicamente, essa cooperação pode servir aos interesses de ambas as partes no setor de defesa.

Ainda bem que na FAB, tem quem consiga pensar as coisas para além da ponta do próprio nariz. Ou dos interesses pessoais. :D
Mais interessante ainda é que esta frase me parece passou desapercebida de muitos aqui. Ou da maioria. Ou será sou eu que tenho mania de ficar dando atenção para o que fala nas entrelinhas?
http://www.ainonline.com/sites/default/files/uploads/webmissiles.jpg

E tem uma família inteira ainda esperando por uma chance de decolar, e prover, inclusive, soluções para a nossa capenga defesa AAe.
Mas como o povo aqui parece que só gosta de coisa difícil.

abs.
Olha... com todos os problemas da Denel... se conseguirmos de fato transferir """toda""" a produção do A-Darter para o Brasil (evitando as evasões de expertize e coisas afins) já estaremos no lucro.

Essa coisa de R-Darter enquanto ao que parece estamos comprando Meteor parece aquela historinha dos "6... ... ..." :| .

Com pouco $ que pelo visto nem saiu 1 centavo para o F-X (ver matéria do PA), é bom racionalizar tudo e acabar com essa mania de querer atirar para todos os lados. :?

[]s
CB_Lima




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74969 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 19, 2015 6:35 pm

Lima, a FAB trabalha sob duas perspectivas: a operacional e a tecnológica.

Sempre que possível, ela utiliza suas demandas para apoiar uma e outra. Mas, sabendo em que país ela existe, sempre haverá a necessidade de, havendo a oportunidade, juntar o útil ao agradável, e manter as duas andando juntas.

Quando não, que é o que ocorre a maior parte do tempo, soluções de continuidade e de prateleira tem que ser utilizadas para manter uma capacidade operacional mínima, ao menos para o nosso TO imediato. E quando as condições permitirem, fazer andar projetos tecnológicos que busquem angariar capacidades desejáveis para o aporte da nossa industria, que mal ou bem, precisa ser suportada pelas demandas do Estado, via ffaa's, naquilo que precisamos.

O contrário disso, é simplesmente optar por abrir mão de autonomia na defesa. E veja, autonomia nem sempre significa ou rima com independência. Mas antes, liberdade para agir dentro de um quadro de possibilidades e limitações planejadas, mas exequíveis e com certa prevenção de fatos e hipóteses de emprego passíveis de ocorrerem em nosso TO imediato. Acho que disso não podemos abrir mão.

E só podemos conseguir isso buscando onde, quando e como possível for, o desenvolvimento e manutenção dos recursos e capacidades mínimos autóctones para prover-se tal objetivo. Repito, abrir mão disso significa abrir mão também da autonomia de decisão e ação que qualquer país sério busca permanentemente em relação aos seus interesses.

Acho que nem o mais medíocre dos nossos políticos, ou o mais alienado dos cidadãos consegue entender isso.

Agora, se conseguirmos passar tal premissa teórica para a realidade fática, já é bem outra coisa.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74970 Mensagem por knigh7 » Ter Mai 19, 2015 6:48 pm

Carlos Lima escreveu:
knigh7 escreveu:
Bom, pelo menos chegamos a um acordo que o GripenNG vai ser bastante moderno.

Do Typhoon eu não conheço o MLU, mas do Rafale, por estar na concorrência eu havia pesquisado bem sobre o tema.

A matéria mais completa que eu conheço sobre o MLU dele é do Roberta Wall, da Aviation Week:

http://aviationweek.com/awin/plans-furt ... des-emerge

Mas vc vai ver que o MLU, por ser ainda bem distante, (não será antes de 2.025) ainda tem muito "se"...o que acaba prejudicando a comparação.

O projeto do GripenNG é mais fácil saber obviamente, pois está em execução. Tem bastante dados na mídia especializada, mas não é só dela que se pega informação...
Mas que embolada no meio de campo ... Sim... O Gripen "tem" que ser moderno e claro, mas dai a achar que o resto vai ficar parado e que nao vai sofrer atualizacoes constantes...
Vou te contar!! :lol:

So no Brasil mesmo... Infelizmente a propaganda vai continuar afirmando algo que não condiz com a realidade do desenvolvimento de aeronaves de combate de 4 geração. :(
Além da furtividade pelo uso do material e da turbinas com dispersores de gases (aliás as AL-41F1 do Pak Fa não tem) qual é outra restrição de tecnologia disponível a um caça de 5ª geração que não possa ser empregado num caça de 4,5ª?
Carlos Lima escreveu: Exemplo fresquinho... a mais ou menos 1 mês o Typhoon estava sendo testado com várias modificações aerodinâmicas para melhorar o seu desempenho... isso estava escrito em algum lugar? Estava em algum roadmap? Não.

Vc sabe que há 1 funcionário da Dassault (não há apenas de empresas de aeronaves que vc não gosta) em fóruns brasileiros e a mínima melhoria que há no Rafale é divulgada.

Aliás é puta cara de pau de alguns pegarem o Energys e no terceiro dia que ele apareceu no DB chamá-lo de lobista da SAAB e ver gente como o Pepê que presta consultoria há anos para a Rosoboronexport fingirem que não sabem de nada. Ah, e também melhorias nos produtos da Rosoboronexport cuja vendas visam o Brasil também são divulgadas...
Carlos Lima escreveu: São lições e atualizações que aos poucos vão sendo introduzidas com a aeronave estando em serviço, sendo testada operacionalmente e evoluindo. Até 2020 e poucos alguém acha que esses projetos não sofrerão mais e mais atualizações? Só pode ser brincadeira.

O Gripen está destinado a entrar em serviço lá por 2020 e tem que obviamente tentar prometer em "2014/5" todo o tipo de tecnologia possível porque senão realisticamente, qual é o atrativo? Agora... até lá... será que os outros que estão sendo usados operacionalmente e aprendendo longe das pranchetas, CADs e Powerpoints, vão ficar parados?
Eu coloquei um link que prevê atualizaçôes no Rafale, não apenas no road map, e vc comenta indignado como se dissessem que o caça não seria atualizado...
Carlos Lima escreveu:
Cada um com as suas conclusões.

Sim, mas não distorça o que os outros escrevem.

Porque partindo do que vc escreve:

1) Dizem que o Rafale não vai ter atualização
2) Dizem que o GripenNG é um caça de 5ª geração
3) Dizem que o desenvolvimento do GripenNG não tem riscos
E assim vai...

Aliás, essas inverdades infelizmente não partem apenas de vc.




Editado pela última vez por knigh7 em Ter Mai 19, 2015 8:07 pm, em um total de 1 vez.
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