TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74776 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 04, 2015 10:48 pm

Os caças de 5ª geração tem um fator importante que é a discrição estrutural. Mas os outros fatores pode-se ter com os de 4,5ªtambém (fusão de sensores, velocidade de processamento, sistemas EW, aviônica, etc...).




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74777 Mensagem por Penguin » Seg Mai 04, 2015 10:52 pm

knigh7 escreveu:Os caças de 5ª geração tem um fator importante que é a discrição estrutural. Mas os outros fatores pode-se ter com os de 4,5ªtambém (fusão de sensores, velocidade de processamento, sistemas EW, aviônica, etc...).
Por essa razão sou cético com relação ao PAK. Os russos não fizeram nenhum mega investimentos em sistemas. Nada perto do que foi feito para o F-22 e para o F-35.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74778 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 04, 2015 10:53 pm

Carlos Lima escreveu:Por falar em contrato... Alguem sabe se o contrato se a votacao que tinha que ter ocorrido are o Dia 30/04, ocorreu?

[]s
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Procurei por isso neste final de semana e não achei.

O Congresso é enrolado pacas... :roll:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74779 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 04, 2015 10:59 pm

knigh7 escreveu:Os caças de 5ª geração tem um fator importante que é a discrição estrutural. Mas os outros fatores pode-se ter com os de 4,5ªtambém (fusão de sensores, velocidade de processamento, sistemas EW, aviônica, etc...).
A arquitetura dos diversos sistemas de voo e como eles Se integram com as vantagens estruturais da aeronave e' algo bem diferente em aeronaves de 5 geracao.

Alem e' claro de serem aeronaves de projeto novo e abertas a uma vida bem longa de evolucao.

Sob muitos aspectos e' um mundo bem diferente embora existam sistemas eletronicos que vao existir em aeronaves de 4 geracao, mas esbarrando nos limites dessa geracao e idade dos projetos originais.

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74780 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 04, 2015 11:00 pm

knigh7 escreveu:
Carlos Lima escreveu:Por falar em contrato... Alguem sabe se o contrato se a votacao que tinha que ter ocorrido are o Dia 30/04, ocorreu?

[]s
CB

Procurei por isso neste final de semana e não achei.

O Congresso é enrolado pacas... :roll:
Supondo que nao tenha sido votado.

O que acontece?

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74781 Mensagem por kirk » Seg Mai 04, 2015 11:03 pm

Essa apresentação é muito show de bola [100]




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74782 Mensagem por kirk » Seg Mai 04, 2015 11:25 pm

Carlos Lima escreveu:
knigh7 escreveu:Os caças de 5ª geração tem um fator importante que é a discrição estrutural. Mas os outros fatores pode-se ter com os de 4,5ªtambém (fusão de sensores, velocidade de processamento, sistemas EW, aviônica, etc...).
A arquitetura dos diversos sistemas de voo e como eles Se integram com as vantagens estruturais da aeronave e' algo bem diferente em aeronaves de 5 geracao.

Alem e' claro de serem aeronaves de projeto novo e abertas a uma vida bem longa de evolucao.

Sob muitos aspectos e' um mundo bem diferente embora existam sistemas eletronicos que vao existir em aeronaves de 4 geracao, mas esbarrando nos limites dessa geracao e idade dos projetos originais.

[]s
CB
Acredito que o que muda não são os sistemas mas a doutrina de operação.

Eu insisto que a principal diferença do Gripen NG e JSF é basicamente a questão de menor RCS do JSF ... no mais os sistemas de contra-medidas, fusão de sensores e os próprios sensores serão similares ... claro que com os tufo$$$ investidos no projeto a velocidade e capacidade de processamento dos JSF serão superiores ... com inúmeras novidades como aquele capacete multivisão ...

Ressaltando que o que é novidade no JSF como NCW e capacidade de fusão de sensores no Gripen é apenas uma evolução já que essa "característica" de operação já vem sendo desenvolvida e praticada pela Saab nas versões anteriores.




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74783 Mensagem por juarez castro » Seg Mai 04, 2015 11:29 pm

Carlos Lima escreveu:
knigh7 escreveu:
Procurei por isso neste final de semana e não achei.

O Congresso é enrolado pacas... :roll:
Supondo que nao tenha sido votado.

O que acontece?

[]s
CB
Tem que renegociar tudo novamente.

Grande abraço




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74784 Mensagem por Paisano » Seg Mai 04, 2015 11:53 pm





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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74785 Mensagem por kirk » Ter Mai 05, 2015 12:03 am

Caraio ... tinha que ser "666" ?

Grande notícia Paisano ! [100]




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74786 Mensagem por Carlos Lima » Ter Mai 05, 2015 12:22 am

kirk escreveu:
Carlos Lima escreveu: A arquitetura dos diversos sistemas de voo e como eles Se integram com as vantagens estruturais da aeronave e' algo bem diferente em aeronaves de 5 geracao.

Alem e' claro de serem aeronaves de projeto novo e abertas a uma vida bem longa de evolucao.

Sob muitos aspectos e' um mundo bem diferente embora existam sistemas eletronicos que vao existir em aeronaves de 4 geracao, mas esbarrando nos limites dessa geracao e idade dos projetos originais.

[]s
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Acredito que o que muda não são os sistemas mas a doutrina de operação.

Eu insisto que a principal diferença do Gripen NG e JSF é basicamente a questão de menor RCS do JSF ... no mais os sistemas de contra-medidas, fusão de sensores e os próprios sensores serão similares ... claro que com os tufo$$$ investidos no projeto a velocidade e capacidade de processamento dos JSF serão superiores ... com inúmeras novidades como aquele capacete multivisão ...

Ressaltando que o que é novidade no JSF como NCW e capacidade de fusão de sensores no Gripen é apenas uma evolução já que essa "característica" de operação já vem sendo desenvolvida e praticada pela Saab nas versões anteriores.
Em termos simples a diferenca e' de uma geracao e o que se aplica a mesma... Alem e' claro da capacidade de expansao da geracao seguinte.

A 5 geracao abre um mundo de possibilidades futuras que a 4 geracao vai estar sempre aquem, alem e claro que projetos mais novos e zero Km de 4 geracao tem vantagens sobre projetos mais antigos/refeitos.

Existem diversos estudos serios sobre limites de desenvolvimento de plataformas por ai acompanhados de todo o tipo de equacoes, etc.

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74787 Mensagem por Carlos Lima » Ter Mai 05, 2015 12:25 am

Paisano

Mas o contrato de financiamento nao tinha que ter sido aprovado ate o fim de Abril?

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74788 Mensagem por knigh7 » Ter Mai 05, 2015 12:31 am

É assim que funciona a MP, LIma:
Medida Provisória


A Medida Provisória (MP) é uma norma legislativa adotada pelo presidente da República que, pela sua definição, deve ser editada somente em casos de relevância e urgência. A MP começa a vigorar imediatamente após sua edição, mas, para virar lei, precisa ser aprovada pelo Congresso.

Em abril de 2002, o Congresso aprovou a Resolução 1/02, que instituiu novas regras sobre a apreciação das MPs pelo Legislativo. Por essas regras, as MPs têm duração de 60 dias, e não mais de 30 – como ocorria anteriormente –, podendo sua vigência ser prorrogada por igual período, caso não sejam aprovadas no prazo inicial. A MP que não obtiver aprovação na Câmara e no Senado até o prazo final perde a validade desde a edição, ficando o presidente da República impedido de reeditá-la na mesma sessão legislativa.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74789 Mensagem por knigh7 » Ter Mai 05, 2015 12:39 am

Ainda dá tempo. Parece-me que a contagem no Congresso começou mais tarde.

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb ... cao=865933
31/12/2014 Poder Executivo ( EXEC )
Publicação da Medida Provisória no Diário Oficial da União.
29/04/2015 Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização ( CMO )
Designado Relator o Deputado Hugo Leal, e Relator Revisor o Senador Walter Pinheiro.
Árvore de apensados e outros documentos da matéria
Documentos Anexos e Referenciados


....
Pareceres Aprovados ou Pendentes de Aprovação
Comissão Parecer
Comissão Mista da MPV 666/2014 ( MPV66614 ) -
.....


Mesa Diretora da Câmara dos Deputados ( MESA )

Recebido o Ofício 25-CN, de 10 de fevereiro de 2015, que comunica encaminhamento da MPV 666/2014 à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, e estabelece calendário para sua tramitação.

24/03/2015

Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização ( CMO )

Anexado à folha de nº 256, Ato do Presidente da Mesa do Congresso Nacional nº 11 de 2015 (publicado no DOU de 25.03.2015), que prorroga o prazo da vigência desta Medida Provisória em sessenta dias.

25/03/2015

Mesa Diretora da Câmara dos Deputados ( MESA )

Ato Declaratório nº 11, do Presidente da Mesa do Congresso Nacional, de 24 de março de 2014, comunicando que a Medida Provisória nº 666, de 30 de dezembro de 2014, teve sua vigência prorrogada pelo período de sessenta dias. Diário Oficial da União - Seção 1 - 25/3/2015, Página 3.

29/04/2015

Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização ( CMO )

Designado Relator o Deputado Hugo Leal, e Relator Revisor o Senador Walter Pinheiro.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74790 Mensagem por Penguin » Ter Mai 05, 2015 7:20 am

Carlos Lima escreveu:
knigh7 escreveu:Os caças de 5ª geração tem um fator importante que é a discrição estrutural. Mas os outros fatores pode-se ter com os de 4,5ªtambém (fusão de sensores, velocidade de processamento, sistemas EW, aviônica, etc...).
A arquitetura dos diversos sistemas de voo e como eles Se integram com as vantagens estruturais da aeronave e' algo bem diferente em aeronaves de 5 geracao.

Alem e' claro de serem aeronaves de projeto novo e abertas a uma vida bem longa de evolucao.

Sob muitos aspectos e' um mundo bem diferente embora existam sistemas eletronicos que vao existir em aeronaves de 4 geracao, mas esbarrando nos limites dessa geracao e idade dos projetos originais.

[]s
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O fato de se chamar uma aeronave de 5a geração apenas pela sua aparência externa não significa toda a história.
Os sistemas e como se obtém o controle das demais emissões são tão importantes quanto.
A casca externa pode parecer de 5a geração ou stealth, mas se o miolo for simples e comum, essa aeronave terá problemas. Isso até o Irã faz. Tenho certa desconfiança com os 5a geração da China. Eles produzem caças de 5a geração em série, mas têm muita dificuldade em produzir um turbofan da classe do que se fazia da década de 1980 (F100, AL-31 etc). Alguma coisa não encaixa.
As maiores dificuldades do projeto F-35 são justamente os sistemas, já que há muitas inovações em diversos deles, desde novos sensores passivos, passando por sistemas de comunicação discretos, turbina, até sistemas de redução da assinatura IR.
A fusão de dados por exemplo é um dos itens que mais tem consumido linhas de programação e tempo para ficar pronto. Logo conclui-se que existem níveis distintos de fusão de dados. Não é tudo a mesma coisa. Assim com os datalinks e o que eles transmitem, a velocidade e capacidade de transmissão, a discrição, o alcance, a resistência a interferências e como isso é processado entre diversas aeronaves tb não é a tudo a mesma coisa.

Como o Knight mencionou, boa parte desses sistemas podem estar incorporados em células que não possuem um desenho estrutural clássico de aeronaves stealth. Mas é condição necessária que tenha sido projetado para incorporar boa parte desses sistemas mais avançados. Projetos mais novos possuem maior possibilidade de incorporação desses sistemas e outros mais antigos não conseguem, nem mesmo com upgrades, por impossibilidade da arquitetura interna (mecânica/estrutural e eletro/eletrônica) e/ou por custos proibitivos para certas modificações.




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