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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Abr 29, 2015 2:02 pm
por kirk
Penguin escreveu:Air Platforms
Saab pitches Gripen as Typhoon replacement for Austria

Gareth Jennings, Linköping - IHS Jane's Defence Weekly
27 April 2015

Saab is touting its Gripen combat aircraft to Austria as a possible replacement for that country's early model Eurofighter Typhoons, a senior company official disclosed on 27 April.

Imagem
Saab sees its Gripen as a potential replacement for Austria's Eurofighter Typhoon, with a requirement emerging in the next three to five years. (Czech Ministry of Defence)

Speaking at the Linköping production facility in Sweden, the head of Saab's Aeronautics division, Ulf Nilsson, said that, while there is currently no active competition in Austria, he anticipates a requirement to replace the air force's 15 Tranche 1 Typhoons in the next few years.

"Any Austrian opportunity would not be for another three to five years, but we would see the potential for either a [Gripen] C/D or a [Gripen] E/F sale, depending on timelines," he said, noting that the earliest gap on the E/F production line to accommodate orders beyond Sweden and Brazil will be 2022.
SE ... Gripens substituírem Typhoons nessa possível concorrência o mercado estará apontando para uma direção interessante ... uma polaridade entre Países que pretendem um caça de 4ª geração moderno e eficiente e com PREÇOS de 4ª geração (Gripen E/F) e Países que "podem" ($$) e desejam uma aeronave de 5ª geração com o F-35.

Assim, não haverá espaço e nem mercado para caças de 4ª geração com preços similares aos de 5ª geração.

Acredito que esses serão os concorrentes da próxima década ... serão esses os "sobreviventes" do ocidente.

É NOIS ! 8-] :D

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Abr 29, 2015 2:56 pm
por kirk
Quinta-feira, 2 de abril, 2015
Por que eu ainda acho que o Gripen é o melhor lutador para o Canadá.

Muita coisa aconteceu nos últimos três anos (ele tem sido por muito tempo?) Desde que eu comecei a blogar sobre a minha preferência pela Saab Gripen sobre o F-35 para CF-18 substituição do Canadá. Não menos do que foi um total " redefinir "colocar oficialmente o Gripen na corrida ... Só para Saab para cair fora . Olhando para trás, o abandono pode ter sido um movimento sábio. Enquanto Saab, discretamente, ligado afastado em desenvolvimento do Gripen E, o JSF tem continuado a cumprir uma controvérsia após o outro. Um fogo motor , um no-show, a seu debut internacional , uma arma que não atirar , bombas que não vai caber , continuou preocupações com custos e problemas de confiabilidade . continuar a fazer o F-35 a Kim Kardashian do mundo da aviação Enquanto isso, a Saab tem continuado a trabalhar em seus JAS-39E (aka: Gripen NG).

O Gripen E leva muitos dos legados críticas Gripen de frente. Tanques de combustível redesenhados e asas de aumentar a carga útil e alcance. Um novo mecanismo de poder e adiciona a capacidade de supercruise. Capacidades de detecção são reforçadas com uma nova mancha de rotação AESA radar, sistema IRST , e uma ponta de guerra eletrônica (EW) suite. A adição da MBDA Meteor míssil é apenas a cereja no bolo. Quando Saab caiu fora do mercado de jatos lutador canadense, fizeram-no afirmando que " as condições ainda não estavam maduros para-nos a agir ". Na verdade, o Gripen E ainda era no início de seu desenvolvimento, com apenas o manifestante Gripen NG construído. Sem finalizado projeto , nenhum vendas confirmadas. As coisas mudaram. A Suécia comprometeu a pelo menos 60 novas construções Gripen Es , com uma boa possibilidade de construir mais. Suíça era para ser um cliente, mas um referendo antecipou a compra de qualquer novo caça. Saab conseguiu uma grande vitória no Brasil, no entanto, chegando à frente de ambos o Super Hornet e Rafale. Brasil encomendou 36 caças Gripen E / F só para começar, mas pode pedir bem para as centenas . O Brasil também está olhando para co-desenvolvimento de uma transportadora-ready " Sea Gripen ".

As versões mais recentes do Gripen não perder o foco do original no baixo custo , tanto em aquisições e operações.

Custo aeronave real pode ser um assunto nebuloso, como caças a jato, não basta ter um adesivo RMSP colocado no pára-brisa. As encomendas são negociadas considerando ofertas de offset, taxas de câmbio, treinamento e suporte, e uma série de outros itens. Normalmente, as encomendas mais pequenas tendem a ter custos unitários mais elevados, graças a economias de escala. Portanto, não faz muito sentido comparar os custos unitários elevados para os clientes de volume como a USAF para apenas cerca de ninguém. Para comparar os preços, o melhor que muitas vezes pode fazer é simplesmente compare as ofertas para quantidades de aeronaves semelhantes por diferentes nações.

Coréia do Sul concordou recentemente em comprar 40 F-35As em um negócio no valor de 7000 milhões dólar norte-americano . Isso funciona para 175.000 mil dólares por F-35. Um acordo similar com o Brasil por 36 Gripens custou 5,4 bilhões dólares , ou US $ 150 milhões por Gripen. Não são apenas os Gripens brasileiros muito mais barato (apesar de ser uma ordem menor), mas esse negócio inclui alguns em vez offsets impressionantes .

Estes incluem:

Um pacote de transferência de tecnologia substancial.
Um acordo de 10 anos de cooperação industrial
Entrada pesado no desenvolvimento do Gripen F
A opção para fabricação de peças, bem como fornecer a montagem final para Gripens brasileiros.
Em suma, a Saab tem o compromisso de melhorar a base industrial do Brasil, oferecendo empregos e capacitar empresarial brasileiro. Tudo a um custo mais baixo em comparação com o "acessível" F-35. Não é um mau negócio. Se o Brasil decidir avançar e pedir mais Gripens, o preço de cada provavelmente cair substancialmente, graças às economias de escala.


Prós:
Acessível para adquirir e operar.
Saab oferece muito competitivo compensar pacotes para os compradores.
Capaz de supercruise.
Cortar aviônicos de ponta, incluindo ligação de dados, HMD, a AESA, IRST e ECM avançada.
Perto da pista de decolagem requisitos STOL-like.
Pegada logística minúsculo.

Contras:
O tamanho pequeno limita a sua carga útil.
Projeto monomotor vistos como inseguros por alguns.
Não é um verdadeiro "Quinta Geração" projeto furtivo.
http://bestfighter4canada.blogspot.com.br/

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Abr 29, 2015 4:51 pm
por Carlos Lima
FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu: Com o F-35 na área, seus custos diminuindo, ele começando a entrar em serviço não só nos EUA, e os prováveis clientes listados no seu post com uma visão de Defesa diferente da nossa e $$$ para isso, eu tenho dúvidas com relação a sua análise de Mercado.
Eu não acho que as coisas são simples assim, mas tudo bem... não tenho problema se eu estiver errado :)
[]s
CB_Lima
As coisas nesse mercado nunca são fáceis Lima. Assim como o F-35 não irá atuar sozinho em nenhuma licitação de que participar. Claro, é um produto americano, de 5a G, com tudo de bom e do melhor, pode ser customizado de acordo com o cliente, e a $$ envolvida, enfim...

Considero que as chances do Gripen E/F no mercado internacional são tão boas quanto, ou quiçá as mesmas, do F-35, observadas as devidas proporções/condições. Nem todo mundo, na verdade a maioria, dos países não pode/poderá arcar com as implicações de comprar e manter este caça.

Vamos ver quem sai ganhando. A Europa é um bom filão, e os suecos, e a Embraer, tem lá as suas cartas na manga. Não são definitivamente uma dupla incomum ou insuspeita. É um time de peso.

Vamos torcer para que as coisas andem. Mesmo assim, espero que alguém tenha a brilhante idéia, não porque seja minha, de aproveitar a necessidade de um novo caça naval para a MB, e fazer deste projeto o nosso ponta-pé inicial para o lançamento do afamado caça de 5a G tupiniquim. Acho que seria o melhor caminho. Depois de 2030 é o que mais se vai ver por aí.

abs
Carvalho, é óbvio que as coisas não são fáceis, né? :lol:

Em todo o caso não vamos embolar o que eu disse no meu post com países que não tem $$ e Defesa não é exatamente prioridade.

Fui bem específico com relação aos países que você citou no seu post (Finlândia / Europa Ocidental).

Nesse "nicho" eu vejo as chances do F-35 bem maiores do que qualquer outro concorrente Ocidental (Gripen/Typhoon/Rafale/SHornet), e é essa a minha opinião :) .

A Embraer é uma empresa respeitada na área comercial, e a SAAB é respeitada com relação a diversos sistemas de Defesa além do próprio Gripen que é um bom projeto sem dúvida... mas a concorrência é de um peso (geo)político/industrial/economico/ que de modo algum pode ignorada e na hora do pega para capar a coisa não vai ser definida na base do PowerPoint e sim em termos de maturidade do projeto, a possibilidades de expansão futuras e ao teto da geração a que pertence (considerando a vida útil dessas aeronaves serem de 30/40 anos).

Sob esse ponto de vista o Gripen está chegando próximo ao seu limite, pois o projeto está partindo para o mundo da Franksteinização, pois está engordando para caber mais soluções tecnológicas, aumentar o seu alcance e melhorar a sua motorização e esse é um sinal da idade do projeto (eu sei, eu sei... a aeronave resultante pode ser bem legal, o marketing sem dúvida vai dizer isso, bla bla bla, etc etc etc, mas a realidade é que esse estica e puxa é um sinal da idade ;) ).

Já outras aeronaves tipo Typhoon, Rafale ainda tem muito o que oferecer, mas o seu 'teto' vai ser sempre limitado ao que uma aeronave de 4 geração pode oferecer. Não há como fugir disso sem "Frankesteinização" (tipo F-15 Silent Eagle e outras Bizarrices).

O F-35 é super novo e ainda tem um montão de bugs para resolver, mas tem anos e anos pela frente com o seu teto firme na 5 geração o que o coloca à frente de todos os outros concorrentes atuais.

Então se você é um país que tem uma preocupação relativamente grande com Defesa e tem $$ para gastar, e quer ficar bem na fita geopolítica e ter empresas suas fornecendo para o Mercado de ponta e aprender técnicas de fabricação relacionadas a 5 geração, a decisão não é nem muito díficil (embora o 'drama' seja necessário para barganhar :D ). Veja aqui que praticamente todos os países que tem projetos de 5 geração "Nacionais", tem um 'pezinho' no F-35 (Turquia, Coréia do Sul, Japão) ou no PAK (Índia) - a China é um caso à parte porque espionam todo mundo :mrgreen: e tem $$$$$$$$$$$$$$$$ para gastar com pesquisa e desenvolvimento.

Se você não tem tanto $$ assim, mas tem 'padrinhos ricos' que querem ficar 'bem na fita' (tipo Arábia Saudita), não quer se misturar com Israel ou tem um problemão para resolver para ontém, vai escolher coisas tipo o Rafale, SHornet, Typhoon (que é o que está acontecendo no Oriente Médio/Índia/Austrália - de certo modo).

Existe um Mercado para o Gripen E?

Eu espero que sim, por favor (menos para a Argentina, é claro!!!!! [003] ) Já que estamos envolvidos com o projeto, que faça $$ para o Brasil pelo menos, mas sempre com os dois pés na realidade... sem ilusão de "Made in..." e "independência".

Mas peraí... por que então a SAAB não larga o osso do Gripen C?

Hmmm... ele é mais barato... tem um montão de país no Leste Europeu que não tem interesse em comprar o Gripen "Premium" a preços 'perto' de F-35, e o F-16 já não é tão a menina dos olhos assim, além é claro "upgrades" para os operadores atuais do avião. ;)

Com isso o próprio Gripen E sem nem ao menos ter voado ainda acaba de ganhar um concorrente de peso na forma do Gripen C estocados em cavernas e montanhas que podem sofrer uns upgradres legais... e para países pequenos essa é uma decisão nem muito díficil de ser tomada. ;)

Enfim, eu acho que o ""sucesso"" do Gripen E com a chegada do Gripen C "upgrade", vai depender muito mais ainda da disposição do Brasil em assumir e aceitar que até que provém ao contrário ele será o único investidor "de peso" (cheque) no projeto.

Essa é a realidade, e ela tem um risco e ele não é necessariamente pequeno (gostemos ou não), pois depende acima de tudo do Brasil dar importância à Defesa bem mais do que dedica hoje, e vemos o tempo todo nesses Fóruns, sites, etc que é algo bem complicado já que suamos sangue para coisas relativamente simples como, comprar 3 aviões de reabastecimento e nem isso parece ir para frente da maneira que deveria.

É por essas e outras que eu fico assustado quando sabemos o quanto as coisas são complicadas e ainda assim decidimos ceder à pressão externa e fazer aeronaves diferentes das dos suecos. Quem faz isso é país que tem $$$ e se preocupa com Defesa. :|

Até parece que não aprendemos as lições do Am-X, porque a cada "ítem Br" que nos torna diferentes, maior será o risco de por conta de Governos/Crises/etc e a falta de importância que damos à Defesa acabemos com uma aeronave 'capenga' (capenga = menos capaz do que diz hoje o papel/powerpoint, por conta da nossa própria incompetência e visão de Defesa).

Estamos a 1 dia do fim do mês e a realidade é que ao que parece o financiamento do Gripen não foi votado/aprovado.

Isso é preocupante. :?

Enfim, me alonguei muito nesse post e perdi uma versão dele, então vou parar por aqui.

Por enquanto... :lol: :twisted:

[]s
CB_Lima

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Abr 29, 2015 9:50 pm
por kirk
Pic de Saab comparando atual C / D # radar com nova MS20 (Mk3 2015) que eu twittou sobre, e uma proposta de Mk 4

Imagem

http://saabgroup.com/Media/news-press/n ... gripen-cd/

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Abr 30, 2015 10:39 am
por Alcantara
kirk escreveu:Pic de Saab comparando atual C / D # radar com nova MS20 (Mk3 2015) que eu twittou sobre, e uma proposta de Mk 4

Imagem

http://saabgroup.com/Media/news-press/n ... gripen-cd/
Acho que essas mudanças entraram no Gripen E(BR)/F(BR). [003]

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Abr 30, 2015 10:46 am
por kirk
Alcantara escreveu:
kirk escreveu:Pic de Saab comparando atual C / D # radar com nova MS20 (Mk3 2015) que eu twittou sobre, e uma proposta de Mk 4

Imagem

http://saabgroup.com/Media/news-press/n ... gripen-cd/
Acho que essas mudanças entraram no Gripen E(BR)/F(BR). [003]
Alcantara,

Sem dúvida o amigo tem razão, é muito provável que o desenvolvimento / aprendizado conjunto Saab / Selex do PS05 AESA permitiram esse "up" nos C/Ds.

Importante : Em razão das mudanças no sistema de arrefecimento para o AESA, as melhorias estão sendo aplicadas no Radar antigo ... assim, os "nossos" radares (E/F) terão performance substancialmente melhores por serem AESA.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Abr 30, 2015 10:47 am
por mmatuso
Praticamente um Awac! :o

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Abr 30, 2015 11:08 am
por Alcantara
Confirmado. O "nosso" já vai ter esse radar aprimorado.
Segue o áudio.

Evento: Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional - Audiência Pública
Câmara dos Deputados, Anexo II, Plenário 01, dia 09/12/2014

Brigadeiro do Ar Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate( COPAC)
José Augusto Crepaldi Affonso

:idea: http://imagem.camara.leg.br/internet/au ... digo=51294

Selecionar o aúdio 16:11:25

Ou, se não quiserem testar a autenticidade da minha fonte, tem também o link direto para o audio acima. :wink:
:arrow: http://imagem.camara.leg.br/internet/au ... ento=false

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Abr 30, 2015 11:59 am
por Carlos Lima
Srs...

Esses Sao radares diferentes... Gripen C/D em um quadrado... Gripen E/F em outro ... Um e' o update do radar atual... Outro e' o AESA 'novo'.

:)

[]s
CB

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Abr 30, 2015 12:30 pm
por Alcantara
Carlos Lima escreveu:Srs...

Esses Sao radares diferentes... Gripen C/D em um quadrado... Gripen E/F em outro ... Um e' o update do radar atual... Outro e' o AESA 'novo'.

:)

[]s
CB
Sim, mas o que acontece quando pegamos o "aprimoramento no processamento de sinais" e juntamos com o restante AESA? Note que, na fala do Brigadeiro Crepaldi (você procurou ouvir?), não se diz 150% de aumento na capacidade, e sim, 30%! :wink:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Abr 30, 2015 2:16 pm
por Carlos Lima
Alcantara escreveu:
Carlos Lima escreveu:Srs...

Esses Sao radares diferentes... Gripen C/D em um quadrado... Gripen E/F em outro ... Um e' o update do radar atual... Outro e' o AESA 'novo'.

:)

[]s
CB
Sim, mas o que acontece quando pegamos o "aprimoramento no processamento de sinais" e juntamos com o restante AESA? Note que, na fala do Brigadeiro Crepaldi (você procurou ouvir?), não se diz 150% de aumento na capacidade, e sim, 30%! :wink:
Acho que são coisas diferentes e vocês estão embolando o meio de campo (já que são aviões "teoricamente" diferentes), ;)

Mas se vocês querem que sejam iguais... tudo bem... [100] :lol:

[]s
CB_Lima

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Abr 30, 2015 4:11 pm
por Alcantara
Carlos Lima escreveu:Acho que são coisas diferentes e vocês estão embolando o meio de campo (já que são aviões "teoricamente" diferentes), ;)

Mas se vocês querem que sejam iguais... tudo bem... [100] :lol:

[]s
CB_Lima
Volto a perguntar... você OUVIU o Crepaldi?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Abr 30, 2015 4:32 pm
por Carlos Lima
Alcantara escreveu:
Carlos Lima escreveu:Acho que são coisas diferentes e vocês estão embolando o meio de campo (já que são aviões "teoricamente" diferentes), ;)

Mas se vocês querem que sejam iguais... tudo bem... [100] :lol:

[]s
CB_Lima
Volto a perguntar... você OUVIU o Crepaldi?
Sim, e não me lembro dele mencionar o radar do Gripen C (que é a conversa em questão).

Mas se vocês querem embolar as duas coisas tudo bem [100].

Só fiz uma observação e vou deixá-los em paz. :lol:

[]s
CB_Lima

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Abr 30, 2015 6:07 pm
por bcorreia
Alcantara escreveu:
Carlos Lima escreveu:Srs...

Esses Sao radares diferentes... Gripen C/D em um quadrado... Gripen E/F em outro ... Um e' o update do radar atual... Outro e' o AESA 'novo'.

:)

[]s
CB
Sim, mas o que acontece quando pegamos o "aprimoramento no processamento de sinais" e juntamos com o restante AESA? Note que, na fala do Brigadeiro Crepaldi (você procurou ouvir?), não se diz 150% de aumento na capacidade, e sim, 30%! :wink:
Mas da mesma forma, nada impede que esse ganho nos radares do C/D possam ser de provenientes de tecnologias desenvolvidas pela Selex para o Raven sendo aplicados nesses modelos mais antigos, com mais infos a respeito seria melhor.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Abr 30, 2015 9:28 pm
por Marechal-do-ar
kirk escreveu:Imagem
Olha... Desculpa desanimar vocês mas... Como eles não dizem quanto é "X" a única coisa que a imagem diz é que o MK3 de 2014 é uma droga...