TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74641 Mensagem por Paisano » Sex Abr 24, 2015 2:42 pm

kirk escreveu:
Paisano escreveu:Para reflexão dos enaltecedores e detratores do NG: "Nem tanto ao mar, nem tanto à terra."

[003]
Eu de fato concordo que não somos independentes, mas levo muito em consideração em que direção estamos caminhando ... na minha opinião é isso que tem relevância nesse momento.

Acredito que não haja duvida por parte de ninguém de que seria completamente impossível conseguirmos total independência em "uma só tacada", sobretudo adquirindo 36 aeronaves ... entretanto ACREDITO que fizemos a escolha certa nesse sentido ... vamos no mínimo nos familiarizar como se projeta uma caça de alta performance ... teremos acesso a alguns segredos desses equipamentos ... teremos domínio da logística ... aerodinâmica ... materiais compósitos ... ligas metálicas de alta performance ... full manutenção ... fabricação de alguns componentes ... enfim ... "o primeiro de muitos passos necessários em direção à independência".

Penso que é o máximo e além do que poderíamos esperar ... são passos importantes para que um dia no futuro nossos aviões saiam de nossas fabricas, sob requisitos da FAB/MB ... visando nosso crescimento nossa competitividade internacional ...

Somos bons nisso ... as várias vitórias da Embraer atestam isso ... acredito que o caminho esteja pavimentado ... e acredito que não poderíamos dizer o mesmo com quaisquer outra opção que estavam na mesa do FX-2 ... aprender o que em avião pronto ?
Kirk,

Apenas para complementar o meu post acima:

Quando o NG foi escolhido no FX-2, o meu primeiro sentimento foi de decepção.

Entretanto, a partir daquele momento, a realidade deixou bem claro que o vetor a ser usado pela FAB por 30/40 anos atende pelo nome de NG. Seja para o bem ou seja para o mal.

Assim, tal sentimento passou a ser, então, de curiosidade.

E, curiosidade para saber qual será o produto final dessa escolha.

Entretanto, esse clima de FLA x FLU entre enaltecedores e detratores do NG acaba por criar apenas dúvidas e nada mais.

Portanto, acredito que não seria muito pedir a todos que ao debater esse tema utilizem mais da racionalidade e menos da emotividade.

É isso..

Vida longa e próspera.

PS: Este post não é uma tentativa de censura a quem quer que seja, mas sim um pedido de reflexão a todos sobre os rumos do debate.




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74642 Mensagem por Skyway » Sex Abr 24, 2015 3:08 pm

kirk escreveu:
Skyway escreveu:Postei no Prick's e reposto aqui por ser uma dúvida legítima. Realmente não domino o assunto a ponto de saber os processos por trás disso:

" A SAAB não produz armas Ar-Ar. Ela tem apenas uma pequena participação no METEOR e no Iris-T. Como em nome de deus então a FAB assina um contrato com a SAAB para a aquisição de um pacote de armamentos que segundo aquela notícia veiculada no final de março inclui mísseis Ar-Ar de curto e longo alcance?

E mesmo tendo essa pequena participação, se o contrato foi assinado com a SAAB, existe a possibilidade da mesma estar intermediando a aquisição de outro armamento que não esses em que possui participação?

Não entendi bulhufas mesmo. Sendo sincero."

Pra quem puder me responder, eu agradeço enormemente.
Não tenho a pretensão de total esclarecimento de suas dúvidas, mas há alguns fatores a serem ponderados.

A Saab tem sim participação no Meteor e no Iris-T, inclusive o Gripen foi vetor de testes e certificação do Meteor, bem como elaborador das normas de integração é muito provável que a Saab possa adquiri-lo com preços específicos como co-proprietário e tal procedimento é muito provável que esteja já previsto em contrato.

Acredito também que a FAB ainda não tenha divulgado o Meteor em razão da necessidade de licenças de exportação dos países envolvidos no projeto.

Porém, na minha visão, o contrato foi corretamente fechado através da Saab.
Que a SAAB tem participação eu sei po, falei na pergunta. :lol: 10 e 18% respectivamente. O que não faz sentido na minha opinião é a MBDA ser a "dona" do METEOR (é a líder do projeto), vir para a LAAD investindo pesado na propaganda do míssil, e no final a FAB assinar a compra da arma com a....SAAB. Dona de 10% do projeto.

A venda entre as forças armadas brasileiras e a MBDA sempre foi muito positiva, não tem o menor motivo para a SAAB ser a beneficiada direta. Ainda mais com o fato confirmado na LAAD de que o Gripen NG/E já nasce com o METEOR integrado, o que não justifica esse contrato nem mesmo para isso.

Enfim, continuo sem entender. Mas muito obrigado por responder! :D




AD ASTRA PER ASPERA
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74643 Mensagem por kirk » Sex Abr 24, 2015 3:21 pm

Skyway escreveu:
kirk escreveu: Não tenho a pretensão de total esclarecimento de suas dúvidas, mas há alguns fatores a serem ponderados.

A Saab tem sim participação no Meteor e no Iris-T, inclusive o Gripen foi vetor de testes e certificação do Meteor, bem como elaborador das normas de integração é muito provável que a Saab possa adquiri-lo com preços específicos como co-proprietário e tal procedimento é muito provável que esteja já previsto em contrato.

Acredito também que a FAB ainda não tenha divulgado o Meteor em razão da necessidade de licenças de exportação dos países envolvidos no projeto.

Porém, na minha visão, o contrato foi corretamente fechado através da Saab.
Que a SAAB tem participação eu sei po, falei na pergunta. :lol: 10 e 18% respectivamente. O que não faz sentido na minha opinião é a MBDA ser a "dona" do METEOR (é a líder do projeto), vir para a LAAD investindo pesado na propaganda do míssil, e no final a FAB assinar a compra da arma com a....SAAB. Dona de 10% do projeto.

A venda entre as forças armadas brasileiras e a MBDA sempre foi muito positiva, não tem o menor motivo para a SAAB ser a beneficiada direta. Ainda mais com o fato confirmado na LAAD de que o Gripen NG/E já nasce com o METEOR integrado, o que não justifica esse contrato nem mesmo para isso.

Enfim, continuo sem entender. Mas muito obrigado por responder! :D
Por questão de lógica, se um contrato com a MBDA fosse mais vantajoso, a FAB não estaria fechando com a Saab, sobretudo, pelo longo relacionamento com a MBDA ... a Marinha mesmo acaba de adquirir um sistema.

Obrigado também por esclarecer suas dúvidas.




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74644 Mensagem por Skyway » Sex Abr 24, 2015 3:24 pm

kirk escreveu:
Por questão de lógica, se um contrato com a MBDA fosse mais vantajoso, a FAB não estaria fechando com a Saab, sobretudo, pelo longo relacionamento com a MBDA ... a Marinha mesmo acaba de adquirir um sistema.

Obrigado também por esclarecer suas dúvidas.
Tenho seríssimas dúvidas quanto a parte grifada, mas cada um com a sua "lógica". :mrgreen:

Continuo com as dúvidas não esclarecidas, mas acho que ninguém aqui vai ter essas respostas.

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74645 Mensagem por kirk » Sex Abr 24, 2015 3:34 pm

Skyway escreveu:
kirk escreveu:
Por questão de lógica, se um contrato com a MBDA fosse mais vantajoso, a FAB não estaria fechando com a Saab, sobretudo, pelo longo relacionamento com a MBDA ... a Marinha mesmo acaba de adquirir um sistema.

Obrigado também por esclarecer suas dúvidas.
Tenho seríssimas dúvidas quanto a parte grifada, mas cada um com a sua "lógica". :mrgreen:

Continuo com as dúvidas não esclarecidas, mas acho que ninguém aqui vai ter essas respostas.

Um abraço!
O benefício da dúvida é concedido até ao mais improvável "inocente" ... prefiro aguardar a manifestação da FAB sobre os motivos.




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74646 Mensagem por talharim » Sex Abr 24, 2015 3:43 pm

Eu acho que a FAB nao querer ter dor de cabeça com integraçao de armamento por isso contratou a propria fabricante da aeronave ela vai fornecer o armamento ja integrado e pronto para uso .

Se a FAB ta assim toda precavida é porque deve ter tido experiencias ruins com os F-5,AMX e M-2000 .




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74647 Mensagem por Skyway » Sex Abr 24, 2015 4:10 pm

talharim escreveu:Eu acho que a FAB nao querer ter dor de cabeça com integraçao de armamento por isso contratou a propria fabricante da aeronave ela vai fornecer o armamento ja integrado e pronto para uso .

Se a FAB ta assim toda precavida é porque deve ter tido experiencias ruins com os F-5,AMX e M-2000 .
Mas o METEOR já esta integrado no Gripen (C/D/NG/E/F), independente da FAB.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37548
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74648 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 24, 2015 4:17 pm

A resposta do Talharim me parece a de mais bom senso nesta questão dos mísseis. Ele mesmo publicou hoje que o contrato da FAB com a SAAB saiu por pouco mais de US 245 mi, apesar de não identificar que tipo de armas estão sendo compradas.
Mas por este preço, e tendo em vista os custos de material europeu, nesta área, como bem sabem as ffaa's, é provável que possa se tratar apenas da aquisição de misseis ar-ar meteor em boa quantidade. Suficiente para manter os 36 Gripen E/F com o mínimo básico necessário para os próximos 10 anos.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74649 Mensagem por Penguin » Sex Abr 24, 2015 4:26 pm

Ou quantidades modicas de Meteor e RBS-15.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74650 Mensagem por Alcantara » Sex Abr 24, 2015 4:50 pm

E, por falar em meteor... alguns fatos interessantes.

The U.S. Navy may require a Meteor-class missile to replace the capability lost with the retirement of the AIM-54 Phoenix in 2004. A possible solution may be a ram-powered AMRAAM (ERAAM) carried by the F-18E/F Super Hornet. India has made a request for information about integrating Meteor on their Sukhoi Su-30MKI fleet.

Eurofighter and Gripen
With Eurofighter and Gripen, it is a two-way datalink, which will be able to transmit missile information such as functional and kinematic status, information on multiple targets, and notification of target acquisition by the seeker.
Rafale

It is different with Rafale, which is fitted with a one-way link originally designed for use with its MICA missiles.
Mid-course guidance is provided by the fighter until the active seeker acquires the target; the missile then becomes autonomous.
Alternatively, the Meteor can be fired without using mid-course update, allowing the Rafale to immediately turn away (similar to "Fire and forget" AASM, MICA or Exocet missile types). This denies the enemy aircraft any firing possibility.

Swedish industry has collaborated in the development of subsystems for the missile. Subsystems will also be produced in Sweden during the production phase.

The final assembly will take place in the UK.

Eu creio que não seja nenhum absurdo que a venda do Meteor para o Brasil seja feita pela SAAB (e não da "prime contractor" MBDA), como um "pacote" de armas do produto dela (a final, a SAAB também é "dona" do Meteor). Acordos assim existem aos montes.




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74651 Mensagem por Penguin » Sex Abr 24, 2015 5:23 pm

Alcantara escreveu:E, por falar em meteor... alguns fatos interessantes.

The U.S. Navy may require a Meteor-class missile to replace the capability lost with the retirement of the AIM-54 Phoenix in 2004. A possible solution may be a ram-powered AMRAAM (ERAAM) carried by the F-18E/F Super Hornet. India has made a request for information about integrating Meteor on their Sukhoi Su-30MKI fleet.

Eurofighter and Gripen
With Eurofighter and Gripen, it is a two-way datalink, which will be able to transmit missile information such as functional and kinematic status, information on multiple targets, and notification of target acquisition by the seeker.
Rafale

It is different with Rafale, which is fitted with a one-way link originally designed for use with its MICA missiles.
Mid-course guidance is provided by the fighter until the active seeker acquires the target; the missile then becomes autonomous.
Alternatively, the Meteor can be fired without using mid-course update, allowing the Rafale to immediately turn away (similar to "Fire and forget" AASM, MICA or Exocet missile types). This denies the enemy aircraft any firing possibility.

Swedish industry has collaborated in the development of subsystems for the missile. Subsystems will also be produced in Sweden during the production phase.

The final assembly will take place in the UK.

Eu creio que não seja nenhum absurdo que a venda do Meteor para o Brasil seja feita pela SAAB (e não da "prime contractor" MBDA), como um "pacote" de armas do produto dela (a final, a SAAB também é "dona" do Meteor). Acordos assim existem aos montes.
Para que acha que data link é tudo igual...




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37548
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74652 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 24, 2015 6:21 pm

Penguin escreveu:Ou quantidades modicas de Meteor e RBS-15.
Anti-navio nunca foi a praia da FAB... desde o AMX. :roll:

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2523
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 743 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74653 Mensagem por EduClau » Sex Abr 24, 2015 6:49 pm

Skyway escreveu:
kirk escreveu: Não tenho a pretensão de total esclarecimento de suas dúvidas, mas há alguns fatores a serem ponderados.

A Saab tem sim participação no Meteor e no Iris-T, inclusive o Gripen foi vetor de testes e certificação do Meteor, bem como elaborador das normas de integração é muito provável que a Saab possa adquiri-lo com preços específicos como co-proprietário e tal procedimento é muito provável que esteja já previsto em contrato.

Acredito também que a FAB ainda não tenha divulgado o Meteor em razão da necessidade de licenças de exportação dos países envolvidos no projeto.

Porém, na minha visão, o contrato foi corretamente fechado através da Saab.
Que a SAAB tem participação eu sei po, falei na pergunta. :lol: 10 e 18% respectivamente. O que não faz sentido na minha opinião é a MBDA ser a "dona" do METEOR (é a líder do projeto), vir para a LAAD investindo pesado na propaganda do míssil, e no final a FAB assinar a compra da arma com a....SAAB. Dona de 10% do projeto.

A venda entre as forças armadas brasileiras e a MBDA sempre foi muito positiva, não tem o menor motivo para a SAAB ser a beneficiada direta. Ainda mais com o fato confirmado na LAAD de que o Gripen NG/E já nasce com o METEOR integrado, o que não justifica esse contrato nem mesmo para isso.

Enfim, continuo sem entender. Mas muito obrigado por responder! :D
Desculpe o meu pitaco, mas teria que ver o contrato entre os desenvolvedores do armamento, que direito teria cada participante?

Além de um percentual financeiro na venda dos misseis, de repente a participação da SAAB daria algum direito específico de comercialização, poderia ser algo como exclusividade de venda dos misseis quando vinculados à venda de sua aeronave que os utiliza, como seria o Gripen e os referidos misseis.

Por exemplo, mais ou menos como se diz sobre a exclusividade pelo Brasil de comercialização do Gripen para a AL devido à compra/participação no projeto Gripen NG, nesse caso seria um direito de exclusividade geográfica.

Não sei, para saber se é isso seria o caso de ver o que diz o contrato enter os participantes do projeto dos misseis.

sds.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18574
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2397 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74654 Mensagem por knigh7 » Sex Abr 24, 2015 7:20 pm

FCarvalho escreveu:
Penguin escreveu:Ou quantidades modicas de Meteor e RBS-15.
Anti-navio nunca foi a praia da FAB... desde o AMX. :roll:

abs
O Penguin não está errado.




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74655 Mensagem por Skyway » Sex Abr 24, 2015 7:23 pm

EduClau escreveu:
Skyway escreveu: Que a SAAB tem participação eu sei po, falei na pergunta. :lol: 10 e 18% respectivamente. O que não faz sentido na minha opinião é a MBDA ser a "dona" do METEOR (é a líder do projeto), vir para a LAAD investindo pesado na propaganda do míssil, e no final a FAB assinar a compra da arma com a....SAAB. Dona de 10% do projeto.

A venda entre as forças armadas brasileiras e a MBDA sempre foi muito positiva, não tem o menor motivo para a SAAB ser a beneficiada direta. Ainda mais com o fato confirmado na LAAD de que o Gripen NG/E já nasce com o METEOR integrado, o que não justifica esse contrato nem mesmo para isso.

Enfim, continuo sem entender. Mas muito obrigado por responder! :D
Desculpe o meu pitaco, mas teria que ver o contrato entre os desenvolvedores do armamento, que direito teria cada participante?

Além de um percentual financeiro na venda dos misseis, de repente a participação da SAAB daria algum direito específico de comercialização, poderia ser algo como exclusividade de venda dos misseis quando vinculados à venda de sua aeronave que os utiliza, como seria o Gripen e os referidos misseis.

Por exemplo, mais ou menos como se diz sobre a exclusividade pelo Brasil de comercialização do Gripen para a AL devido à compra/participação no projeto Gripen NG, nesse caso seria um direito de exclusividade geográfica.

Não sei, para saber se é isso seria o caso de ver o que diz o contrato enter os participantes do projeto dos misseis.

sds.
Entendo perfeitamente e até considerei isso...até lembrar do esforço feito pela MBDA para promover seu míssil na LAAD. Se existe essa cláusula, porque a MBDA faria toda essa propaganda pra no final a SAAB receber o contrato? Nesse meio não acho que existam amiguinhos assim.

A ideia de juntar na SAAB todo o pacote "faz mais sentido", apesar de eu achar super estranho (comprar agora, em 2015, armas de um caça que ainda não existe?). Seria como juntar tudo numa fonte só, mesmo que essa fonte sirva de intermediária.

Não acho que seja a resposta, mas é uma suposição um pouco mais coerente. (A parte de juntar tudo numa mesma fonte, não a de clausula contratual entre SAAB e MBDA)

Enfim, eu ja entendi que ninguém sabe ainda o porque disso. Minha dúvida é sincera, não é provocativa. É só porque pra mim a coisa não encaixa muito bem ainda.

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Responder