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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Abr 22, 2015 10:52 pm
por Marechal-do-ar
knigh7 escreveu:O projeto do WAD da AEL/ELBIT são 2 monitores unidos com alimentação e processamento separados, mas um coladinho no outro, com uma borda ultrafina. E em caso de falha de uma das telas, o monitor sem problema automaticamente assume também as imagens, alternado ou dividindo a do outro. O piloto faz o que bem entende com as funções da tela que sobrou, as telas são idênticas, sejam em hardware, software e alimentação.
Me pergunto se isso realmente adiciona mais segurança, se as funções passam de uma tela para outra existe um sistema que liga as duas e esse sistema é centralizado e se tornou mais complexo para poder fazer esse joguinho de ping pong, e se esse sistema falhar? As duas telas redundantes apagam?

O MTBF de um monitor deve ser de, no mínimo, umas 100.000 horas, boa sorte com algum software assim, e a complexidade só piora as coisas.
juarez castro escreveu: Evidentemente que tal tela vai necessitar de mais arrefecimento, portanto o sistema de refrigeração da aeronave deverá ser reprojetado e o lay out e talvez algumas dimensões da cabine também.
Um monitor deve consumir uns 20W, não vai nem fazer cócegas no sistema de refrigeração.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Abr 22, 2015 11:01 pm
por kirk
juarez castro escreveu:Evidentemente que tal tela vai necessitar de mais arrefecimento, portanto o sistema de refrigeração da aeronave deverá ser reprojetado e o lay out e talvez algumas dimensões da cabine também.

Grande abraço
Essa questão do arrefecimento, três telas não geram tanto calor quanto uma WAD ? ... talvez até mais ?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Abr 22, 2015 11:09 pm
por knigh7
Marechal-do-ar escreveu:
knigh7 escreveu:O projeto do WAD da AEL/ELBIT são 2 monitores unidos com alimentação e processamento separados, mas um coladinho no outro, com uma borda ultrafina. E em caso de falha de uma das telas, o monitor sem problema automaticamente assume também as imagens, alternado ou dividindo a do outro. O piloto faz o que bem entende com as funções da tela que sobrou, as telas são idênticas, sejam em hardware, software e alimentação.
Me pergunto se isso realmente adiciona mais segurança, se as funções passam de uma tela para outra existe um sistema que liga as duas e esse sistema é centralizado e se tornou mais complexo para poder fazer esse joguinho de ping pong, e se esse sistema falhar? As duas telas redundantes apagam?

O MTBF de um monitor deve ser de, no mínimo, umas 100.000 horas, boa sorte com algum software assim, e a complexidade só piora as coisas.
Como eles estão dividindo por segurança, com 2 telas de 9,5x8 polegadas, eles dever ter sopesado esses fatores.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Abr 22, 2015 11:25 pm
por Carlos Lima
knigh7 escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Me pergunto se isso realmente adiciona mais segurança, se as funções passam de uma tela para outra existe um sistema que liga as duas e esse sistema é centralizado e se tornou mais complexo para poder fazer esse joguinho de ping pong, e se esse sistema falhar? As duas telas redundantes apagam?

O MTBF de um monitor deve ser de, no mínimo, umas 100.000 horas, boa sorte com algum software assim, e a complexidade só piora as coisas.
Como eles estão dividindo por segurança, com 2 telas de 9,5x8 polegadas, eles dever ter sopesado esses fatores.
Então pelo visto eles mudaram a especificação original já que essa era um único monitor de 19'.

http://www.advfn.com/news_Saab-Selects- ... 21600.html
...
The WAD for Brazil’s Gripen NG aircraft is a single intelligent and full-redundant multi-purpose display system, full-colour, large-screen (19 x 8 in) with continuous image presentation and the state-of-the-art touch-screen controls capability. It is the primary source of all flight and mission information in the cockpit...
[]s
CB_Lima

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Abr 22, 2015 11:31 pm
por Marechal-do-ar
...
The WAD for Brazil’s Gripen NG aircraft is a single intelligent and full-redundant multi-purpose display system, full-colour, large-screen (19 x 8 in) with continuous image presentation and the state-of-the-art touch-screen controls capability. It is the primary source of all flight and mission information in the cockpit...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Abr 22, 2015 11:34 pm
por Carlos Lima
Marechal-do-ar escreveu:
...
The WAD for Brazil’s Gripen NG aircraft is a single intelligent and full-redundant multi-purpose display system, full-colour, large-screen (19 x 8 in) with continuous image presentation and the state-of-the-art touch-screen controls capability. It is the primary source of all flight and mission information in the cockpit...
Pois é,

[]s
CB_Lima

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Abr 23, 2015 12:47 am
por kirk
Carlos Lima escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:
Pois é,

[]s
CB_Lima
Eu entendo diferente, pessoal !

O apelo dessa frase é comercial, assim como lemos sobre a tela do F-35 ...

Já o knigh, fez uma observação TÉCNICA, sim é uma tela única com XY benefícios, mas se a tela terá duas fontes se será ou não composta por dois módulos, não interessa COMERCIALMENTE falando ... somente quando se aborda questões de segurança no funcionamento.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Abr 23, 2015 2:39 am
por Carlos Lima
Honestamente o que ele falou foi bem técnico e não muito diferente do que o knight7 falou.

Resta saber quem está com razão...

[]s
CB_Lima

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Abr 23, 2015 6:51 am
por Penguin
II SEMINÁRIO DE OFFSET
INSTITUTO DE FOMENTO E COORDENAÇÃO INDUSTRIAL


“O OFFSET NOS PROJETOS ESTRATÉGICOS DA FAB”
Brig Ar José Augusto Crepaldi Affonso
Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate
14 de dezembro de 2014
São José dos Campos- SP

http://www.workshop3.ifi.cta.br/apresen ... epaldi.pdf

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Abr 23, 2015 7:49 am
por Justin Case
Penguin escreveu:II SEMINÁRIO DE OFFSET
INSTITUTO DE FOMENTO E COORDENAÇÃO INDUSTRIAL


“O OFFSET NOS PROJETOS ESTRATÉGICOS DA FAB”
Brig Ar José Augusto Crepaldi Affonso
Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate
14 de dezembro de 2014
São José dos Campos- SP

http://www.workshop3.ifi.cta.br/apresen ... epaldi.pdf
Muito interessante, Penguin.
Valeu!

Justin

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Abr 23, 2015 8:14 am
por juarez castro
Marechal-do-ar escreveu:
knigh7 escreveu:O projeto do WAD da AEL/ELBIT são 2 monitores unidos com alimentação e processamento separados, mas um coladinho no outro, com uma borda ultrafina. E em caso de falha de uma das telas, o monitor sem problema automaticamente assume também as imagens, alternado ou dividindo a do outro. O piloto faz o que bem entende com as funções da tela que sobrou, as telas são idênticas, sejam em hardware, software e alimentação.
Me pergunto se isso realmente adiciona mais segurança, se as funções passam de uma tela para outra existe um sistema que liga as duas e esse sistema é centralizado e se tornou mais complexo para poder fazer esse joguinho de ping pong, e se esse sistema falhar? As duas telas redundantes apagam?

O MTBF de um monitor deve ser de, no mínimo, umas 100.000 horas, boa sorte com algum software assim, e a complexidade só piora as coisas.
juarez castro escreveu: Evidentemente que tal tela vai necessitar de mais arrefecimento, portanto o sistema de refrigeração da aeronave deverá ser reprojetado e o lay out e talvez algumas dimensões da cabine também.
Um monitor deve consumir uns 20W, não vai nem fazer cócegas no sistema de refrigeração.
Calor, ele gera muito calor, eu já ouvi que o sistema de refrigeração do painel precisa ser revisto.

Grande abraço

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Abr 23, 2015 9:19 am
por Marechal-do-ar
O consumo de energia é quanto calor ele gera.

E caso não tenha ficado claro, só destaquei aquela frase porque é incomum ver "single" e "full-redundant" na mesma frase, pra mim, isso é marketing e pode não estar 100% correto do ponto de vista técnico.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Abr 23, 2015 10:00 am
por Penguin
Marechal-do-ar escreveu:O consumo de energia é quanto calor ele gera.

E caso não tenha ficado claro, só destaquei aquela frase porque é incomum ver "single" e "full-redundant" na mesma frase, pra mim, isso é marketing e pode não estar 100% correto do ponto de vista técnico.
No site da Elbit é mencionado o termo DUAL REDUNDANT.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Abr 23, 2015 11:18 am
por kirk
Penguin escreveu:II SEMINÁRIO DE OFFSET
INSTITUTO DE FOMENTO E COORDENAÇÃO INDUSTRIAL


“O OFFSET NOS PROJETOS ESTRATÉGICOS DA FAB”
Brig Ar José Augusto Crepaldi Affonso
Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate
14 de dezembro de 2014
São José dos Campos- SP

http://www.workshop3.ifi.cta.br/apresen ... epaldi.pdf
Show de Bola esse PDF heim Penguin ??? [100]

Vlw por postar !

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Abr 23, 2015 12:39 pm
por BrasilPotência
O prazo para assinar o financiamento é dia 30/04 certo? Há algum movimento em andamento para assinar? É preocupante.