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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Abr 17, 2015 6:23 pm
por ABULDOG74
NettoBR escreveu:
ABULDOG74 escreveu:Olá camaradas, como faço para colocar aqui, as fotos que tirei na LAAD?

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Use algum site de hospedagem de imagens como Imagevenue ou Imagebam e depois copie o endereço das fotos e insira elas no seu post usando o botão "Img" no alto da caixa de texto.
Obrigado amigo

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Abr 17, 2015 6:30 pm
por Carlos Lima
Justin Case escreveu:Amigos,

Pelo menos o conhecimento aqui apresentado já mudou o rumo da conversa. No início da página, FAB e Kirk concordavam sobre a não-necessidade de um aval americano. Agora concordamos sobre esse requisito e discutimos as consequências, se a consulta já foi feita e o teor da resposta.
Abraços,

Justin
Valeu Justin.

[100] [009]

[]s
CB_Lima

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Abr 17, 2015 6:33 pm
por Túlio
Não sou um cara chegado em FÉ. Isso posto, renego dizendo: tenho FÉ de que o Lima véio ainda desencana do Gripen... [003] [003] [003] [003]

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Abr 17, 2015 6:56 pm
por Carlos Lima
Túlio escreveu:Não sou um cara chegado em FÉ. Isso posto, renego dizendo: tenho FÉ de que o Lima véio ainda desencana do Gripen... [003] [003] [003] [003]
Quando as notícias amalucadas pararem, eu naturalmente me aposentarei do cargo de Chato ;)

Enquanto isso continuarei no meu papel :D :mrgreen:

[]s
CB_Lima

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Abr 17, 2015 9:03 pm
por FCarvalho
Eu particularmente acredito que mais para frente esse projeto do Gripen E/F ainda vai nos dar muita satisfação.
Desde que comecei a ler sobre ele nos anos 90's na RFA, tudo o que os suecos tem planejado para ele em termos de implementação de capacidade(s) tem seguido seu cronograma, independente de autorizações ou não.
Já disse isso, e torno a repetir, e insistir: não compramos um avião, compramos um projeto de desenvolvimento de um avião.É isso que deve nos interessar na análise da questão. Porque comprar um avião qualquer empresa ou governo faz, mas adquirir o direito de participar do desenvolvimento de um caça, já é bem outra coisa. Mesmo que nós tenhamos entrados pra lá de atrasados.
Se o AMX deixou inúmeras lições para a FAB e a BID aeroespacial, penso que o Gripen não será de outra forma. Temos muito mais a aprender do que a ensinar com certeza. E é nesta troca que temos de apostar as nossas fichas.
O avião que irá voar em 2024 será totalmente diferente do avião que muitos criticam hoje aqui.
Vai demorar, vai ser duro, dispendioso, vai haver trocentos problemas, mas será uma empreitada como nenhuma outra, e penso só menor em envergadura, e consequências, em relação ao nosso falido programa espacial.
Tem jeito não. A melhor forma de fazer, e aprender, as coisas é... fazendo. E o Gripen E/F é a melhor oportunidade de fazermos isso agora, e não amanhã e nem depois. É isso ou nada.
Então vamos aproveitar. Caso contrário, ficaremos aqui lamentando nos próximos 20 anos o porque de ainda não termos um caça de verdade na FAB...
Sorte pra nós.

abs.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Abr 17, 2015 9:15 pm
por Carlos Lima
FCarvalho escreveu:Eu particularmente acredito que mais para frente esse projeto do Gripen E/F ainda vai nos dar muita satisfação.
Desde que comecei a ler sobre ele nos anos 90's na RFA, tudo o que os suecos tem planejado para ele em termos de implementação de capacidade(s) tem seguido seu cronograma, independente de autorizações ou não.
Já disse isso, e torno a repetir, e insistir: não compramos um avião, compramos um projeto de desenvolvimento de um avião.É isso que deve nos interessar na análise da questão. Porque comprar um avião qualquer empresa ou governo faz, mas adquirir o direito de participar do desenvolvimento de um caça, já é bem outra coisa. Mesmo que nós tenhamos entrados pra lá de atrasados.
Se o AMX deixou inúmeras lições para a FAB e a BID aeroespacial, penso que o Gripen não será de outra forma. Temos muito mais a aprender do que a ensinar com certeza. E é nesta troca que temos de apostar as nossas fichas.
O avião que irá voar em 2024 será totalmente diferente do avião que muitos criticam hoje aqui.
Vai demorar, vai ser duro, dispendioso, vai haver trocentos problemas, mas será uma empreitada como nenhuma outra, e penso só menor em envergadura, e consequências, em relação ao nosso falido programa espacial.
Tem jeito não. A melhor forma de fazer, e aprender, as coisas é... fazendo. E o Gripen E/F é a melhor oportunidade de fazermos isso agora, e não amanhã e nem depois. É isso ou nada.
Então vamos aproveitar. Caso contrário, ficaremos aqui lamentando nos próximos 20 anos o porque de ainda não termos um caça de verdade na FAB...
Sorte pra nós.

abs.
Concordo :)

Com informações claras e nada de enganação, eu acho que agora não há mais o que fazer a não ser ter transparência e entender quais são as vantagens reais desse(s) contrato(s) e entender aonde mais tais ensinamentos podem ser empregados (porque sem isso não vale a pena a gastação de $$$$ - e não estou aqui me referindo ao Gripen em si, mas essa deveria ser a regra para qualquer projeto de 'cooperação').

O que não pode é desinformar!!

[]s
CB_Lima

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Abr 17, 2015 10:07 pm
por kirk
ABULDOG74 escreveu:Olá camaradas, como faço para colocar aqui, as fotos que tirei na LAAD?

ADSUMUS
Carlos Lima escreveu:Kirk,

O objetivo é sempre tentar sair dessa nuvem de chaff de desinformação que temos já faz algum tempo. [001]

Sendo assim, para que todos estejamos bem informados, seria possível por favor você nos mostrar a autorização do congresso Americano para que possamos comprar/futucar o motor do GRIPEN que compramos (SHornet é algo totalmente diferente, com autorização, spare parts, contrato logístico, etc completamente diferente).

Só vale a autorização do Congresso Americano.

Até lá... não só o motor como todos os pedaços Made in USA dependem da autorização e bondade deles, e isso até o fim da vida útil da aeronave.

Assim que esse extrato do congresso Americano aparecer, eu faço questão de informar aos usuários do outro Fórum que realmente esse não é um desafio desse projeto. :)

[]s
CB_Lima
Bom Lima, pelo que entendi o amigo não vai postar a resposta lá pro Junker e "irmãos" !

Blz eu já esperava ! :roll:

O MESMO JUNKER fez uma tradução PROPOSITALMENTE ERRADA pra confundir esse MESMO ASSUNTO, lembra ? ... não né ? ... Vou refrescar sua memória :

Ele simplesmente "CORTOU" essa frase do texto original em inglês :

""A prerequisite for the Swedish fighter to have an American engine, however, is that Swedish stakeholders have the opportunity to share confidential information. The government has given the Swedish Defence Material Administration, FMV, this necessary condition. FMV and Saab can not reveal secret information that can be used to develop measures against the Swedish defense system. ""

Onde a Suécia IMPÕE um pré-requisito de compartilhamento de informações confidencias para que aceite utilizar motor americano ... para não comprometer o sistema de defesa SUÉCO.

E o Nosso Prezado JUNKER "INTERPRETOU" da seguinte forma :

"Um pre-requisito para o caca sueco ter um motor Americano, no entanto, e que os parceiros suecos nao compartilhem informacoes confidenciais.

O governo deu a Administracao de Material de Defesa sueca, FMV, essa condicao necessaria. A FMV e a Saab nao poderao reveler informacoes que possam ser usadas para desenvolver medidas contra esse Sistema de Defesa."


Na onde ? ... aqui : viewtopic.php?f=1&t=13152&p=5385322&hil ... o#p5385322

Ou seja a "má vontade" (pra não dizer outra coisa) vem de longa data !

Agora meu amigo Lima, tu é um cara inteligente, portanto ME EXPLICA como é que a GE ofereceu todos esses benefícios ao Brasil sem autorização ???
GRIPEN - SAAB e GE Aviation Fortalecem Laços no Brasil
SAAB e GE Aviation fortalecem laços com a indústria aeroespacial do Brasil


O plano da Saab de transferir tecnologia do Gripen NG, dentro do contexto do programa F-X2, acaba de receber um reforço: a assinatura de um Memorandum of Understanding (MoU) entre a GE Aviation e várias empresas aeroespaciais brasileiras.

Com a assinatura, os fornecedores brasileiros passam a fazer parte da cadeia global de suprimento da GE e a proposta da Saab à Força Aérea Brasileira, referente aos componentes internos do Gripen NG, também foi fortalecida.

Os MoUs assinados com a Grauna Aerospace S/A, a Increase Aviation Service Ltda., a TAP Maintenance and Engineering, a Avio do Brasil e a Akaer, preveem conhecimento especializado local nas diferentes áreas de manutenção, fabricação e engenharia aeronáutica.

"A GE Aviation tem o prazer de se fundamentar em sua excelente relação com o Brasil, onde desenvolvemos tecnologias de ponta com a indústria local e inauguramos nosso mais novo centro de pesquisa tecnológica, no Rio de Janeiro”, disse Tom Champion, diretor da GE Aviation Industrial Cooperation."Por meio de um treinamento prático no próprio trabalho, a GE ajudará a desenvolver capacitações industriais no Brasil, posicionando o país para competir no mercado aeroespacial por muitos anos no futuro", completou.

O potencial de cooperação da GE Aviation diz respeito ao desenvolvimento de programas com empresas aeoespaciais do Brasil, a fim de estabelecer suporte de longo prazo para aeronaves. Os programas devem incluir transferência de tecnologia, treinamento em manutenção e montagem, bem como em inspeção e testes de motores.

“Estou muito satisfeito com o suporte continuado dado pela GE, demonstrando seu compromisso com as nossas atividades conjuntas, no Brasil. A SAAB e a GE mantêm uma longa e bem-sucedida parceria no programa Gripen”, disse Åke Albertsson, gerente-geral da Saab no Brasil.
http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia ... no-Brasil/
O Governo americano Sabe, a FAB sabe, Akaer Sabe ... o mundo inteiro sabe que o Brasil adquiriu 36 caças da Suécia COM TODAS AS AUTORIZAÇÕES NECESSÁRIAS...

Somente não sabe o amigo, o tal Junker e todos os nossos "amigos" do Fórum irmão ... esses não sabem e não querem saber ... querem ficar jogando pedras ... na FAB, no Gripen e tudo que envolve o FX-2, infelizmente.

RESUMINDO :

UM desenformado publica que o contrato não foi assinado por causa de autorização americana ... outro desenformado diz que a FAB é mentirosa ... porém a resposta da FAB foi tão somente ESCLARECER :

"O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica enviou esclarecimento em relação à nota “Compra de caças da Suécia depende de ok dos EUA”, publicada nesta coluna, na última quinta-feira. Afirma a FAB: “É totalmente equivocada a informação de que a aquisição das aeronaves dependa do aval dos EUA. A compra de 36 aeronaves Gripen NG foi firmada em 24 de outubro de 2014 e publicada no Diário Oficial da União em 27 de outubro de 2014."

Não é verdade a matéria está equivocada, errada, inconsistente, "Junquerniana" ... capiche ?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Abr 17, 2015 10:16 pm
por kirk
Justin Case escreveu:Amigos,

Pelo menos o conhecimento aqui apresentado já mudou o rumo da conversa. No início da página, FAB e Kirk concordavam sobre a não-necessidade de um aval americano. Agora concordamos sobre esse requisito e discutimos as consequências, se a consulta já foi feita e o teor da resposta.
Abraços,

Justin
Desculpe Justin, mas há uma diferença enorme nessa interpretação, o que de fato eu disse foi :

"A aquisição não depende de autorização dos EEUUs, mesmo porque o reator que é o mesmo do SH com algumas modificações Já está totalmente negociado, inclusive com full overhaul no Brasil ..."

ou seja Tanto eu como a FAB dissemos a mesmíssima coisa ... enquanto eu disse que já estava negociado a FAB disse literalmente :

"A compra de 36 aeronaves Gripen NG foi firmada em 24 de outubro de 2014 e publicada no Diário Oficial da União em 27 de outubro de 2014"

Nós assim dissemos que as negociações JÁ HAVIAM TERMINADO portanto NÃO DEPENDEM DE AUTORIZAÇÃO DE NINGUÉM.

Sinceramente eu não vejo dificuldade em entender isso !

Ou alguém acha de fato que a FAB esteja tentando ENGAMBELAR aqui ?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Abr 17, 2015 10:43 pm
por Justin Case
Ok, Kirk.

É que entendi errado. Quando você disse que não depende de aval americano, eu captei apenas o sentido amplo.
Não percebi que você queria dizer que não depende MAIS, porque já foi negociado. Idem quanto a mensagem da FAB, que também me levou a concluir de modo diferente (Tico e Teco não foram capazes de perceber a sutileza do esclarecimento).
Desculpentão.
Bom fim de semana,

Justin

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Abr 17, 2015 10:46 pm
por kirk
Justin Case escreveu:Ok, Kirk.

É que entendi errado. Quando você disse que não depende de aval americano, eu captei apenas o sentido amplo.
Não percebi que você queria dizer que não depende MAIS, porque já foi negociado. Idem quanto a mensagem da FAB, que também me levou a concluir de modo diferente (Tico e Teco não foram capazes de perceber a sutileza do esclarecimento).
Desculpentão.
Bom fim de semana,

Justin
Igualmente ! [100]

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Abr 17, 2015 11:39 pm
por kirk
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2015/03/Poder-A%C3%A9reo-Header-GRIPEN.jpg

Finalmente pudemos conhecer o cockpit do Gripen NG na LAAD 2015!

Mais uma vez participamos da LAAD como expositores o que significa que não sobra muito tempo para curtir a feira e as novidades, pois ficamos quase todo o tempo fazendo contatos com as empresas, participando de coletivas e conversando com leitores etc.

Mas ontem de manhã bem cedo, finalmente, pudemos dar um pulo no estande da Saab para ver o mock-up do Gripen NG e entrar no cockpit.

O modelo em tamanho real do Gripen NG está equipado com um visor de tela única WAD – Wide Display Area, de 21 polegadas, semelhante ao que equipa o caça F-35.

Levando-se em conta que é um mock-up, gostamos da cabine, pareceu confortável e o mostrador WAD realmente deve fazer diferença quando se tem um grande número de informações e é preciso selecionar as mais importantes em curto espaço de tempo e decidir o que fazer.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2015/04/Gripen-NG-na-LAAD-2015-3-960x640.jpg

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2015/04/Display-WAD-do-Gripen-NG-LAAD-2015-960x577.jpg

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2015/04/Display-WAD-do-Gripen-NG-LAAD-2015-2-960x1707.jpg

http://www.aereo.jor.br/2015/04/17/fina ... laad-2015/

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Abr 18, 2015 12:16 am
por FCarvalho
Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu:Eu particularmente acredito que mais para frente esse projeto do Gripen E/F ainda vai nos dar muita satisfação...
Concordo :)
Com informações claras e nada de enganação, eu acho que agora não há mais o que fazer a não ser ter transparência e entender quais são as vantagens reais desse(s) contrato(s) e entender aonde mais tais ensinamentos podem ser empregados (porque sem isso não vale a pena a gastação de $$$$ - e não estou aqui me referindo ao Gripen em si, mas essa deveria ser a regra para qualquer projeto de 'cooperação').
O que não pode é desinformar!!
[]s
CB_Lima
Sabemos que esse negócio de imprensa gera muitas confusões desnecessárias.
Acredito eu que a FAB tenha pleno domínio da informação que dispõe ao público externo. E não caberia, ao menos assim entendo, nenhum sentido de querer desinformar.
Mas enfim, eu estou mais interessado nos avanços do programa do que nesse disse-me-disse de jornal.
Temos muito para debater aqui. Sigamos então.

abs

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Abr 18, 2015 1:36 am
por Wardog
Carlos Lima escreveu:
Túlio escreveu:Não sou um cara chegado em FÉ. Isso posto, renego dizendo: tenho FÉ de que o Lima véio ainda desencana do Gripen... [003] [003] [003] [003]
Quando as notícias amalucadas pararem, eu naturalmente me aposentarei do cargo de Chato ;)

Enquanto isso continuarei no meu papel :D :mrgreen:

[]s
CB_Lima
Entendi.

Porque você e mais meia dúzia de "rabugentos" (não achei expressão que melhor os caracterizasse) são os guardiões da informação. Porque o conhecimento que possui é suficiente para descreditar QUALQUER fonte, QUALQUER matéria de QUALQUER instituição/veículo midiático (aqui incluo Governos de Estado) e praticar a boa informação pela internet.

Porque a Força Aérea Brasileira é, como sugerido pelo Sr., incompetente ou talvez corrupta, visto que aplica uma lógica nas suas decisões que não é igual a de vocês. As mais de 30 mil páginas com estudos e explicações sobre os prós/contras de cada proposta finalista pouco importam, porque antes mesmo de lançarem o projeto vocês já tinham certeza do que seria melhor para o Brasil, não é mesmo?

Acho que sua opinião é apenas isso, sua opinião. Seria bom se você mesmo a tratasse dessa forma. Essa postura de guardião da verdade não cola, tem muita gente por aí lendo as entrelinhas...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Abr 18, 2015 2:05 am
por Justin Case
Wardog escreveu:
Carlos Lima escreveu: Quando as notícias amalucadas pararem, eu naturalmente me aposentarei do cargo de Chato ;)

Enquanto isso continuarei no meu papel :D :mrgreen:

[]s
CB_Lima
Entendi.

Porque você e mais meia dúzia de "rabugentos" (não achei expressão que melhor os caracterizasse) são os guardiões da informação. Porque o conhecimento que possui é suficiente para descreditar QUALQUER fonte, QUALQUER matéria de QUALQUER instituição/veículo midiático (aqui incluo Governos de Estado) e praticar a boa informação pela internet.

Porque a Força Aérea Brasileira é, como sugerido pelo Sr., incompetente ou talvez corrupta, visto que aplica uma lógica nas suas decisões que não é igual a de vocês. As mais de 30 mil páginas com estudos e explicações sobre os prós/contras de cada proposta finalista pouco importam, porque antes mesmo de lançarem o projeto vocês já tinham certeza do que seria melhor para o Brasil, não é mesmo?

Acho que sua opinião é apenas isso, sua opinião. Seria bom se você mesmo a tratasse dessa forma. Essa postura de guardião da verdade não cola, tem muita gente por aí lendo as entrelinhas...
Wardog, bom dia.

Não creio que seja questão de alguém ser "guardião da verdade". Independentemente da origem da informação, temos que analisá-la com espírito crítico (critical thinking). Não importa se a fonte é o Papa ou o morador de rua. Todos temos uma base de conhecimento e devemos avaliar antes de agregar algo a ela. Um processo muito bem conduzido pode levar a resultados inadequados se considerou requisitos desatualizados, objetivos mal definidos ou critérios de escolha com pesos incorretos. Um mesmo fato pode-se revelar favorável ou desfavorável, dependendo do objetivo que desejamos priorizar.
Por exemplo, se considerássemos urgente a necessidade do F-X em 2015, o risco do Gripen seria, para mim, inaceitável. Se for suportável esperar até 2019 para começar a ter resultados operacionais , o risco "tempo" passa a ser de menor importância. No Gripen há ainda risco técnico, risco de custos inesperados, mas também há uma inegável chance de participar ativamente do projeto e aprender muito, se formos comparar com uma solução "de prateleira" como a do Egito.
Concordo, no entanto, com o outro aspecto que você levantou. Tudo o que escrevi é apenas minha opinião. Quem achar interessante, pode usar. Quem discordar, pode expressar seus argumentos ou, simplesmente, descartar.
Abraço,

Justin

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Abr 18, 2015 2:24 am
por Carlos Lima
Wardog escreveu:
Carlos Lima escreveu: Quando as notícias amalucadas pararem, eu naturalmente me aposentarei do cargo de Chato ;)

Enquanto isso continuarei no meu papel :D :mrgreen:

[]s
CB_Lima
Entendi.

Porque você e mais meia dúzia de "rabugentos" (não achei expressão que melhor os caracterizasse) são os guardiões da informação. Porque o conhecimento que possui é suficiente para descreditar QUALQUER fonte, QUALQUER matéria de QUALQUER instituição/veículo midiático (aqui incluo Governos de Estado) e praticar a boa informação pela internet.

Porque a Força Aérea Brasileira é, como sugerido pelo Sr., incompetente ou talvez corrupta, visto que aplica uma lógica nas suas decisões que não é igual a de vocês. As mais de 30 mil páginas com estudos e explicações sobre os prós/contras de cada proposta finalista pouco importam, porque antes mesmo de lançarem o projeto vocês já tinham certeza do que seria melhor para o Brasil, não é mesmo?

Acho que sua opinião é apenas isso, sua opinião. Seria bom se você mesmo a tratasse dessa forma. Essa postura de guardião da verdade não cola, tem muita gente por aí lendo as entrelinhas...
Que bom que finalmente alguém entendeu! :D

Assim como é um direito meu olhar o que eu leio, pesquisar (de montão), me informar e chegar a uma opinião, é um direito seu acreditar na hora de vôo a 4k, nenhuma autorização necessária por parte dos Americanos, MD dizendo que dá para vender o Gripen para a Argentina só trocando as peças inglesas e todo o tipo de coisas que lemos por aí.

Eu não estou privando ninguém de ler e acreditar nisso tudo e ter fé que é assim que as coisas funcionam no mundo real... cada cabeça com a sua sentença.

Em todo o caso é bom deixar claro uma coisa:
- Quando alguém escreve ASSIM NA INTERNET, significa que a pessoa está GRITANDO COM A OUTRA. Na boa... não lhe dou esse direito porque por mais que discordemos lhe trato com educação. Então, Menos!!


Enfim... Eu não questiono qualquer fonte, matéria, etc. Tem coisas muito boas por aí. Inclusive eu estava lendo em mais de um lugar sobre um bate-papo super realista que alguém bateu com gente Sueca da SAAB na LAAD e eu tirei o chapéu para os caras... pé no chão, sem alopração, sem mimimi, sem fantasia.

Na verdade toda a oportunidade que tive nesses anos todos de conhecer e conversar com os suecos da SAAB eu saí agradavelmente surpreso do bate-papo. Super realista!!!!

Tá vendo?! Eu não sou tão radical assim... ;) Acabei de elogiar uma conversa com a SAAB :)

No mais, todos aqui tem o direito de opinar sobre o assunto quando acharem necessário, mas vamos nos manter no avião e no programa de aquisição e não nas pessoas, ok?

[]s
CB_Lima