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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Abr 17, 2015 2:28 pm
por Penguin
MONITOR DIGITAL (RJ)

FAB e Saab

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica enviou esclarecimento em relação à nota “Compra de caças da Suécia depende de ok dos EUA”, publicada nesta coluna, na última quinta-feira. Afirma a FAB: “É totalmente equivocada a informação de que a aquisição das aeronaves dependa do aval dos EUA. A compra de 36 aeronaves Gripen NG foi firmada em 24 de outubro de 2014 e publicada no Diário Oficial da União em 27 de outubro de 2014. A previsão é de que as primeiras aeronaves sejam entregues em 2019. Neste momento, Brasil e Suécia negociam o financiamento para tornar o acordo efetivo. O Gripen NG está sendo desenvolvido em parceria com o Brasil. Desta forma, a FAB será responsável pela coordenação entre a SAAB e as empresas brasileiras que participarão do projeto. O Comando da Aeronáutica e a indústria brasileira vão se tornar parceiros da Força Aérea Sueca e da SAAB, nas atividades de projeto, desenvolvimento e integração de futuros programas tecnológicos do Gripen NG. A tecnologia produzida no Brasil não será produzida em nenhum outro lugar do mundo, o que significa que os sistemas feitos no país serão incorporados em todos os novos caças Gripen fabricados. O envolvimento do Brasil no projeto e no desenvolvimento dará à indústria e à FAB acesso, sem precedentes, a todos os níveis de tecnologia, tanto hoje como no futuro. É importante ressaltar que o novo caça será empregado pelo Brasil por, no mínimo, 30 anos”.

http://www.fab.mil.br/notimp#n88028

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Abr 17, 2015 2:45 pm
por Carlos Lima
Penguin escreveu:MONITOR DIGITAL (RJ)

FAB e Saab

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica enviou esclarecimento em relação à nota “Compra de caças da Suécia depende de ok dos EUA”, publicada nesta coluna, na última quinta-feira. Afirma a FAB: “É totalmente equivocada a informação de que a aquisição das aeronaves dependa do aval dos EUA. A compra de 36 aeronaves Gripen NG foi firmada em 24 de outubro de 2014 e publicada no Diário Oficial da União em 27 de outubro de 2014. A previsão é de que as primeiras aeronaves sejam entregues em 2019. Neste momento, Brasil e Suécia negociam o financiamento para tornar o acordo efetivo. O Gripen NG está sendo desenvolvido em parceria com o Brasil. Desta forma, a FAB será responsável pela coordenação entre a SAAB e as empresas brasileiras que participarão do projeto. O Comando da Aeronáutica e a indústria brasileira vão se tornar parceiros da Força Aérea Sueca e da SAAB, nas atividades de projeto, desenvolvimento e integração de futuros programas tecnológicos do Gripen NG. A tecnologia produzida no Brasil não será produzida em nenhum outro lugar do mundo, o que significa que os sistemas feitos no país serão incorporados em todos os novos caças Gripen fabricados. O envolvimento do Brasil no projeto e no desenvolvimento dará à indústria e à FAB acesso, sem precedentes, a todos os níveis de tecnologia, tanto hoje como no futuro. É importante ressaltar que o novo caça será empregado pelo Brasil por, no mínimo, 30 anos”.

http://www.fab.mil.br/notimp#n88028
Eu acho que é bom a FAB dar uma olhada na realidade e sair do mundo da ficção científica aonde alguém lá ainda acha que esse projeto não dependa enormemente dos EUA e da Inglaterra e das suas respectivas autorizações.

Eu não entendo a necessidade de enganar o público! Realmente são essas coisas que eu reclamo o tempo todo sobre " a cultura da desinformação".

Triste demais e só prejudica o debate já que a desiformação está virando "oficial" agora. :(

Afinal como a nota disse, esse será o nosso avião de combate por pelo menos 30 anos...

PS: Pequeno exemplo... e ainda tem mais coisa...


EDIT: Do Junker no DefesaBrasileira...
Junker escreveu: http://i.imgur.com/kgrjp5o.png

http://i.imgur.com/ZwOfcWe.png

http://i.imgur.com/hSRJ9Qd.png

Há necessidade da SAAB AB pedir autorização ao DoS, contrariando a versão do CECOMSAER.
http://pmddtc.state.gov/compliance/cons ... ES_PCL.pdf
[]s
CB_Lima

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Abr 17, 2015 2:57 pm
por LeandroGCard
Pois é, o Gripen está cheio de componentes americanos, a começar pelo motor, e é evidente que será preciso o aval americano para estes itens sim, a menos que o avião seja inteiramente reprojetado para utilizar componentes equivalentes de outros países (o que duvido muitíssimo que tenha qualquer de ser sequer imaginado).

E a necessidade deste aval dos EUA é perfeitamente normal, não sei porque alguém sequer levantou comentários sobre isso. Sem o aval dos EUA o próprio Brasil não fabrica mais um único avião sequer, nem da Embraer nem de empresa alguma. Então porque a FAB se deu ao trabalho de elaborar um desmentido que todo mundo sabe que é falacioso?


Leandro G. Card

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Abr 17, 2015 3:26 pm
por Carlos Lima
LeandroGCard escreveu:Pois é, o Gripen está cheio de componentes americanos, a começar pelo motor, e é evidente que será preciso o aval americano para estes itens sim, a menos que o avião seja inteiramente reprojetado para utilizar componentes equivalentes de outros países (o que duvido muitíssimo que tenha qualquer de ser sequer imaginado).

E a necessidade deste aval dos EUA é perfeitamente normal, não sei porque alguém sequer levantou comentários sobre isso. Sem o aval dos EUA o próprio Brasil não fabrica mais um único avião sequer, nem da Embraer nem de empresa alguma. Então porque a FAB se deu ao trabalho de elaborar um desmentido que todo mundo sabe que é falacioso?

Leandro G. Card
Exatamente.

Esse tipo de coisa não ajuda nenhum pouco. É só mais combustível para a cultura da desinformação.

Só dificulta o debate mais sério sobre o que estamos comprando de fato e coloca o desconfiometro com relação a aumento de preços, etc lá no máximo. :(

É dar corda para se enforcar... lamentável! :(

[]s
CB_Lima

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Abr 17, 2015 4:13 pm
por kirk
Carlos Lima escreveu:
LeandroGCard escreveu:Pois é, o Gripen está cheio de componentes americanos, a começar pelo motor, e é evidente que será preciso o aval americano para estes itens sim, a menos que o avião seja inteiramente reprojetado para utilizar componentes equivalentes de outros países (o que duvido muitíssimo que tenha qualquer de ser sequer imaginado).

E a necessidade deste aval dos EUA é perfeitamente normal, não sei porque alguém sequer levantou comentários sobre isso. Sem o aval dos EUA o próprio Brasil não fabrica mais um único avião sequer, nem da Embraer nem de empresa alguma. Então porque a FAB se deu ao trabalho de elaborar um desmentido que todo mundo sabe que é falacioso?

Leandro G. Card
Exatamente.

Esse tipo de coisa não ajuda nenhum pouco. É só mais combustível para a cultura da desinformação.

Só dificulta o debate mais sério sobre o que estamos comprando de fato e coloca o desconfiometro com relação a aumento de preços, etc lá no máximo. :(

É dar corda para se enforcar... lamentável! :(

[]s
CB_Lima
Carlos Lima escreveu:
Penguin escreveu:MONITOR DIGITAL (RJ)

FAB e Saab

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica enviou esclarecimento em relação à nota “Compra de caças da Suécia depende de ok dos EUA”, publicada nesta coluna, na última quinta-feira. Afirma a FAB: “É totalmente equivocada a informação de que a aquisição das aeronaves dependa do aval dos EUA. A compra de 36 aeronaves Gripen NG foi firmada em 24 de outubro de 2014 e publicada no Diário Oficial da União em 27 de outubro de 2014. A previsão é de que as primeiras aeronaves sejam entregues em 2019. Neste momento, Brasil e Suécia negociam o financiamento para tornar o acordo efetivo. O Gripen NG está sendo desenvolvido em parceria com o Brasil. Desta forma, a FAB será responsável pela coordenação entre a SAAB e as empresas brasileiras que participarão do projeto. O Comando da Aeronáutica e a indústria brasileira vão se tornar parceiros da Força Aérea Sueca e da SAAB, nas atividades de projeto, desenvolvimento e integração de futuros programas tecnológicos do Gripen NG. A tecnologia produzida no Brasil não será produzida em nenhum outro lugar do mundo, o que significa que os sistemas feitos no país serão incorporados em todos os novos caças Gripen fabricados. O envolvimento do Brasil no projeto e no desenvolvimento dará à indústria e à FAB acesso, sem precedentes, a todos os níveis de tecnologia, tanto hoje como no futuro. É importante ressaltar que o novo caça será empregado pelo Brasil por, no mínimo, 30 anos”.

http://www.fab.mil.br/notimp#n88028
Eu acho que é bom a FAB dar uma olhada na realidade e sair do mundo da ficção científica aonde alguém lá ainda acha que esse projeto não dependa enormemente dos EUA e da Inglaterra e das suas respectivas autorizações.

Eu não entendo a necessidade de enganar o público! Realmente são essas coisas que eu reclamo o tempo todo sobre " a cultura da desinformação".

Triste demais e só prejudica o debate já que a desiformação está virando "oficial" agora. :(

Afinal como a nota disse, esse será o nosso avião de combate por pelo menos 30 anos...

PS: Pequeno exemplo... e ainda tem mais coisa...


EDIT: Do Junker no DefesaBrasileira...
Junker escreveu: http://i.imgur.com/kgrjp5o.png

http://i.imgur.com/ZwOfcWe.png

http://i.imgur.com/hSRJ9Qd.png

Há necessidade da SAAB AB pedir autorização ao DoS, contrariando a versão do CECOMSAER.
http://pmddtc.state.gov/compliance/cons ... ES_PCL.pdf
[]s
CB_Lima
Só um detalhe Senhores.

A aquisição não depende de autorização dos EEUUs, mesmo porque o reator que é o mesmo do SH com algumas modificações Já está totalmente negociado, inclusive com full overhaul no Brasil ... assim a resposta da FAB é a uma REPORCAGEM DO "Monitor Mercantil" que imputou a essa questão de autorização americana o AINDA não fechamento do contrato, onde lemos :
Uma fonte da área de defesa revelou que o contrato com os suecos ainda não entrou em vigor. Como parte dos equipamentos é de origem norte-americana, o acordo entre Brasília e Oslo só passará a valer quando Washington declarar que não tem impedimentos. Sabe-se que as relações do Brasil com os Estados Unidos sofreram ruídos com o caso de espionagem, mas, agora, tudo deve melhorar, quando Dilma visitar Barack Obama, em junho. Seguramente, na pauta deve constar esse pedido de parte do Brasil. O primeiro avião poderá ser entregue quatro anos após a efetividade do contrato, ou seja, tudo está dependendo deles, dos poderosos ianques.
http://www.fab.mil.br/notimp/mostra/16-04-2015
O que é uma INVERDADE considerando que tudo já foi negociado !

Agora que está esclarecido Caro Lima, ESPERO que o amigo POSTE TAMBÉM O ESCLARECIMENTO para que o Sr. Junker tenha ciência que não há NENHUMA DESINFORMAÇÃO POR PARTE DA FAB.

E se possível já esclareça ao pessoal do "forum irmão" que para se analizar sóbria e corretamente uma RESPOSTA é condição cine-qua-non saber qual foi a PERGUNTA.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Abr 17, 2015 4:59 pm
por Carlos Lima
Kirk,

O objetivo é sempre tentar sair dessa nuvem de chaff de desinformação que temos já faz algum tempo. [001]

Sendo assim, para que todos estejamos bem informados, seria possível por favor você nos mostrar a autorização do congresso Americano para que possamos comprar/futucar o motor do GRIPEN que compramos (SHornet é algo totalmente diferente, com autorização, spare parts, contrato logístico, etc completamente diferente).

Só vale a autorização do Congresso Americano.

Até lá... não só o motor como todos os pedaços Made in USA dependem da autorização e bondade deles, e isso até o fim da vida útil da aeronave.

Assim que esse extrato do congresso Americano aparecer, eu faço questão de informar aos usuários do outro Fórum que realmente esse não é um desafio desse projeto. :)

[]s
CB_Lima

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Abr 17, 2015 5:04 pm
por mmatuso
Acho mais fácil a SAAB embargar os EUA e esse falirem do que o contrário.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Abr 17, 2015 5:22 pm
por FIGHTERCOM
Parece que os argentinos não desistiram do Gripen...
Sobre a propalada posição do governo de Londres, de negar a cessão de componentes britânicos para o caça Gripen que a Embraer possa vir a fabricar para a Força Aérea Argentina:

“Aí eu vejo dois caminhos. Ou buscamos uma substituição dos componentes britânicos no caça Gripen que a Embraer vai fabricar para os argentinos, ou tentamos que haja uma negociação presidida pela ONU, que eu acho que já deveria ter acontecido há muito tempo, sobre a soberania das Ilhas Malvinas. Ilhas que os ingleses ocuparam e que nós entendemos que pertencem aos argentinos. Eu estive recentemente com o ministro da Defesa argentino, e ele não desiste dos Gripen que a Embraer vai fabricar”.
http://www.aereo.jor.br/2015/04/15/laad ... -prosuper/

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Abr 17, 2015 5:28 pm
por Penguin
Creio que quem compra a turbina e outros componentes é o fabricante e nesse caso é a Saab. O Gov. do Brasil compra da Saab um aviao. Quem tem que obter as licenças para revender ao Brasil embutido em um sistema sueco é a Saab. Isso vale para qualquer componente não sueco, seja ele americano, frances, marciano etc.

A Embraer qd vende Super Tucanos precisa obter licença dos americanos , de Israel e outros países.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Abr 17, 2015 5:40 pm
por Carlos Lima
Ate aonde consta e' tudo negociado com os EUA... A Saab nao pode comprar (por exemplo) um bando de motores Se os EUA nao autorizarem para quem eles serao destinados.

[]s
CB

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Abr 17, 2015 5:42 pm
por ABULDOG74
Olá camaradas, como faço para colocar aqui, as fotos que tirei na LAAD?

ADSUMUS

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Abr 17, 2015 5:45 pm
por LeandroGCard
Penguin escreveu:Creio que quem compra a turbina e outros componentes é o fabricante e nesse caso é a Saab. O Gov. do Brasil compra da Saab um aviao. Quem tem que obter as licenças para revender ao Brasil embutido em um sistema sueco é a Saab. Isso vale para qualquer componente não sueco, seja ele americano, frances, marciano etc.

A Embraer qd vende Super Tucanos precisa obter licença dos americanos , de Israel e outros países.
A notícia sobre a necessidade de autorização americana não especifica quem deverá pedir a autorização, se o Brasil ou a Suécia, mas pela praxe de mercado (como o caso que você mencionou da Embraer), deverá ser a Suécia. Em momento algum o texto dá a entender que teria que ser o Brasil. Pelo que entendi, a ênfase da notícia era sobre a questão das relações do Brasil com os EUA terem azedado após as denuncias do Snowden, mas no final isso não ter dado em nada e continuarmos dependendo deles para adquirir equipamentos (ou seja, tudo não passou de retórica vazia do governo de plantão).

http://www.monitormercantil.com.br/inde ... cia=168832

Como projeto do avião ainda nem está fechado acho meio óbvio que as autorizações para venda ao Brasil ainda não tenham sido pedidas pela Saab. Deve haver uma quantidade grande de componentes e sistemas que ainda precisarão ter seu modelo final definido antes do projeto ser fechado (isso só poderá ser completamente definido após os testes do último protótipo) e a lista de componentes americanos com a indicação de seus respectivos modelos poder ser elaborada.

Mas de qualquer forma algumas consultas (pelo menos oficiosas) já devem estar sendo feitas, pois não acredito que a Saab seria irresponsável à ponto de projetar o avião sem ter certeza de que os componentes tem boa chance de serem liberados para o Brasil.


Leandro G. Card

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Abr 17, 2015 5:47 pm
por Penguin
Carlos Lima escreveu:Ate aonde consta e' tudo negociado com os EUA... A Saab nao pode comprar (por exemplo) um bando de motores Se os EUA nao autorizarem para quem eles serao destinados.

[]s
CB
Isso se faz antes. Caso contrário nem oferta formal pode ser feita. Seria muita ingenuidade. Não eh o nosso caso. Creio.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Abr 17, 2015 5:57 pm
por Justin Case
Amigos,

Pelo menos o conhecimento aqui apresentado já mudou o rumo da conversa. No início da página, FAB e Kirk concordavam sobre a não-necessidade de um aval americano. Agora concordamos sobre esse requisito e discutimos as consequências, se a consulta já foi feita e o teor da resposta.
Abraços,

Justin

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Abr 17, 2015 6:09 pm
por NettoBR
ABULDOG74 escreveu:Olá camaradas, como faço para colocar aqui, as fotos que tirei na LAAD?

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