DETESTO debater contigo, cupincha véio!

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Túlio escreveu:Entendi.
DETESTO debater contigo, cupincha véio!![]()
![]()
![]()
Lima,Carlos Lima escreveu:"Passo a passo" seria se tívessemos um setor de pesquisa com investimentos fortes com colaboração de universidades voltadas para solucionar os desafios de ter uma aeronave de 5 geração.FCarvalho escreveu:Exatamente por ser grande que penso nessa possibilidade que uma evolução passo a passo possa ser a solução mais indicada para nós.
Não temos a expertise e nem a capacidade, e diria mesmo a vontade, para fabricar caças stealht do zero. Mesmo com a ajuda do Gripen E/F. São coisas bem diferentes.
E mesmo que em 2040, sei lá, resolvamos fazer um pra nós, de onde vamos começar se tal distancia entre a 4a e a 5a geração são tão grandes assim? Teremos novamente, na prática, que recorrer a alguém que queira nos vender um projeto já pronto, ou nos receber em seu próprio projeto. Aí já saímos do escopo de autonomia e independencia do projeto de um caça autóctone.
Uma equação realmente de difícil solução.
abs
Isso sim é passo a passo que poderia até resultar em pegar um Gripen velho e recortar ele para colocar pedaços e validar idéias (mas nada de fazer esse avião algo "operacional") e em paralelo a isso pegar um papel em branco... e desenhar um avião do zero.
O grande problema é viabilizar de maneira séria o que eu coloquei no primeiro parágrafo.
Aqui nos EUA e em outros lugares é assim que a coisa funciona e mesmo para sexta-geração os Americanos aprenderam a lição e estão bem mais conectados com institutos de pesquisa e universidades para fazer um produto muito melhor do que está sendo o F-35 que é um produto que sofre por ser desenvolvido no sec. XXI com métodos de desenvolvimento típicos da Guerra-Fria.
A Estrada até a 5 geração não requer muito mais do que $$.
[]s
CB_Lima
Este é de fato um problema que a Coréia do Sul enfrenta. Tanto que quando foram desenvolver um veículo lançador de satélites esqueceram dos EUA e fizeram uma parceria com os russos.Carlos Lima escreveu:Essa é uma "coleira" que os Americanos trataram de amarrar países como Coréia a tempos e a coisa fica mais clara quando eles tentam fazer projetos nacionais mais complexos.
De fato, estas são coisas que soam lindas e maravilhosas no papel e em discursos oficiais, mas sem um programa palpável de desenvolvimento de algum novo produto não servem para nada mesmo. Só para torrar dinheiro.É por essas e outras que acho uma loucura termos atrelado "programas de cooperação" ao F-X, mas sem definir de fato e a sério tais programas a tempos e cobrarmos por isso como parte da avaliação dos candidatos. E por favor não estou falando de "unidades de montagem", fazer chapa, sublocar trabalho de Israel e coisas afins... se o objetivo é '5' geração muito pouco ou quase nada disso é aproveitável, ainda mais lá por 2020 e tantos.
[]s
CB_Lima
Ou pagar devidamente os profissionais do país que fosse, que poderiam desenvolver isso pra gente, USA e outras potencias tecnologicas fez e fazem isso a toda hora.FCarvalho escreveu:Exatamente por ser grande que penso nessa possibilidade que uma evolução passo a passo possa ser a solução mais indicada para nós.
Não temos a expertise e nem a capacidade, e diria mesmo a vontade, para fabricar caças stealht do zero. Mesmo com a ajuda do Gripen E/F. São coisas bem diferentes.
E mesmo que em 2040, sei lá, resolvamos fazer um pra nós, de onde vamos começar se tal distancia entre a 4a e a 5a geração são tão grandes assim? Teremos novamente, na prática, que recorrer a alguém que queira nos vender um projeto já pronto, ou nos receber em seu próprio projeto. Aí já saímos do escopo de autonomia e independencia do projeto de um caça autóctone.
Uma equação realmente de difícil solução.
abs
O Ulf Nilsson, chefe de produção da SAAB, disse lá em 2013 que o 39-8 terá a estrutura mais comprida, mais espessa e mais pesada que o Gripen NG.kirk escreveu:Parece que sim !