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Enviado: Ter Mai 08, 2007 1:19 pm
por orestespf
Plinio Jr escreveu:
cb_lima escreveu:
Honestamente eu quero uma plataforma que ofereca futuro para a FAB...

ou seja, se os russos estivessem comprando o SU-35... sem problemas... sem preconceito nenhum... sou 100% eles, assim como se investigar posts antigos meus, eu nunca fui contra o SU-30 aqui no Brasil, por ser uma plataforma que est'a em uso na linha de frente em diversos paises e vai continuar assim por muitos e muitos anos.

O Rafale oferece futuro na medida em que ele sera a espinha dorsal da Forcas Aerea e Marinhas francesas... como os franceses nao sao malucos, pode ter certeza de que os Rafale tem muito a evoluir e pelo proprio interesse dos franceses isso ira acontecer!

Como eu disse, se a Russia faz como os EUA fez no F-35 e chama para o Brasil para entrar no PAK-FA... novamente... uma vez que se exista ganho com isso... sem problema nenhum... vamos nessa porque para frente que se anda!

Agora... enquanto isso... at'e que exista respaldo inclusive do proprio pais de origem o SU-35 sera como o F-20... um demonstrador da "fabrica" em busca de dono!!


Mas essa 'e a minha opniao!

(foi mal pelo longo post) e o exemplo seu do Vectra como disse o Bolovo nao foi dos melhores hehehehehehhehehehehehehe!

[]s
CB_Lima


Perfeito Lima, talvez esta seja a mais real e verdadeira descrição sobre o Su-35BM, que alias, já vem da versão anterior, Su-35, um demonstrador a procura de um cliente.

As pessoas olham somente para quesitos técnicos, mas esquecem do principal...futuro....

O Su-35BM é o final da linhagem, não oferecerá nada mais daqui para frente, pois para os russos, o PAK FA será mais viável (e com toda razão), diferente do Rafale que ainda poderá e tem muito o que evoluir.


2X

Corretíssimo! Eu venho falando isto aqui a um bom tempo. O SU é um vetor maduro e o SU-35BM é o "final de carreira" da família Flanker. O Rafale é um caça ainda "jovem", com grande potencial pela frente.

Cabe a FAB escolher entre um vetor "maduro" ou um vetor ainda "jovem", mas com grande capacidade de crescimento.

Muito bom mesmo este post dos dois!

Abraços,
Orestes

PS: não analisei outros candidatos... rsrss

Enviado: Ter Mai 08, 2007 1:23 pm
por orestespf
Morcego
A russia quer alguém que pague para que ela possa trabalhar com o dinheiro do comprador.

serenamente, TEM MUITO AVIÃO VELHO VENDIDO COMO NOVO.


Olá Morcego,

em parte você tem razão, mas no caso do BM eu acho que não. O avião vai voar ainda neste ano (em tese) e a rússia não está pedindo "ajuda" no desenvolvimento. A dúvida é se eles "repassarão" os custos na hora de colocar o preço final... rsrsrs

Abraços,
Orestes

Enviado: Ter Mai 08, 2007 1:27 pm
por Wolfgang
orestespf escreveu:Morcego
A russia quer alguém que pague para que ela possa trabalhar com o dinheiro do comprador.

serenamente, TEM MUITO AVIÃO VELHO VENDIDO COMO NOVO.


Olá Morcego,

em parte você tem razão, mas no caso do BM eu acho que não. O avião vai voar ainda neste ano (em tese) e a rússia não está pedindo "ajuda" no desenvolvimento. A dúvida é se eles "repassaram" os custos na hora de colocar o preço final... rsrsrs

Abraços,
Orestes


Duas coisas. Primeiro pode-se duvidar quanto ao preço do avião. 50/60 milhas é pouco. A não ser que eles espertamente, com o $ do desenvolvimento do PAK-FA (radar, turbina, etc), só integraram os novos 'goodies' num SU-27... o que não deixa de ser interessante.

Enviado: Ter Mai 08, 2007 1:34 pm
por orestespf
Wolfgang escreveu:
orestespf escreveu:Morcego
A russia quer alguém que pague para que ela possa trabalhar com o dinheiro do comprador.

serenamente, TEM MUITO AVIÃO VELHO VENDIDO COMO NOVO.


Olá Morcego,

em parte você tem razão, mas no caso do BM eu acho que não. O avião vai voar ainda neste ano (em tese) e a rússia não está pedindo "ajuda" no desenvolvimento. A dúvida é se eles "repassaram" os custos na hora de colocar o preço final... rsrsrs

Abraços,
Orestes


Duas coisas. Primeiro pode-se duvidar quanto ao preço do avião. 50/60 milhas é pouco. A não ser que eles espertamente, com o $ do desenvolvimento do PAK-FA (radar, turbina, etc), só integraram os novos 'goodies' num SU-27... o que não deixa de ser interessante.


Olá Wolfgang,

foi necessário uma correção gramatical no meu post... heheeheh

Não sei se 60 milhas é pouco neste avião, estando pelado (sem armas) seria razoável mesmo. O projeto não é tão novo assim, a parte mais cara é quando começamos do zero e este não é o caso.

Por outro lado, gastou-se muito no desenvolvimento de novos materiais, radar, motor, eletrônica, etc. Tudo tem um preço e não consigo entender porque o SU-35BM continua com valor "baixo".

Talvez seja a mesma política francesa, subsidiar o seu produto para vendê-lo mais facilmente. Ainda não dá pra saber...

Eu acho que este vetor todo armado sairia por cerca de 80 milhas, completinho. Especulação minha. Mas tudo depende da quantidade de vetores vendidos...

Abraços,
Orestes

Enviado: Ter Mai 08, 2007 2:06 pm
por Luís Henrique
Se a FAB esitver analisando estes dois vetores, ela tem duas opções: um caça com desenvolvimento maduro e em "final de vida" (SU-35BM) ou um caça ainda jovem, mas com grande potencial pela frente (Rafale).


Orestes, respeito sua opinião mas creio que tanto Su-35BM como Rafale estão no mesmo andar da carruagem.

O Su-35BM estaria no final de vida porque :?:

Se for por eletrônica, lembre-se que este utilizará tudo o que for desenvolvido para o Su-50.

Se for em aerodinâmica, lembre-se que esta no mesmo nível ou até em um melhor nível que os eurocanards.

Se for em estrutura, lembre-se que a estrutura do –BM é toda nova, sendo equivalente a dos eurocanards, inclusive em RCS.

Daí, o que digo é que se o Su-35BM ficar obsoleto por não ser de 5 ger. , o mesmo ocorrerá com o Rafale e seus parceiros.....

Desculpe, mas não consigo ver essa de fim de vida para o –BM e inicio para o Rafale em termos de plataforma, nem eletrônica, nem capacidades......Para mim estão na mesma.

A diferença seria apenas russo ou francês. Projeto mais novo, projeto mais antigo. Aeronave maior, aeronave menor........


A vantagem que vejo no Rafale é que em 2010/11 quando receberíamos os primeiros, o Meteor estará homologado, provavelmente a M88-3 será oferecida e haverá radar AESA também. A eletrônica dele, com o sistema OSF é muito interessante.


Wolfgang,

A vantagem que vejo do Flanker é que antes de 2011 já se tem a AL-41F (14.500 kg/F cada uma contra 7.500 kg/F da M88-2), antes de 2011 já se tem IrbisE AESA com 400 km de alcance e junto com o meteor provavelmente terá o R-100 (300 km de alcance contra 150 km do meteor).....



O que disse é a realidade, acho o Su-35BM uma aventura e a FAB com seus parcos recursos, não pode-se dar ao luxo de meter-se em aventuras, são riscos desnecessários, espero que a FAB tenha bom senso na escolha, afinal de contas, será um vetor que deverá ficar por aqui nos próximos 30 anos, o que ressalta ainda mais esta importãncia de escolha.


Plínio Jr.,

Então vc acha mais sensato comprarmos Rafale, so porque é ocidental e isto não deixa ninguém preocupado ou com medo. Desculpe, não entendi seu ponto de vista.

A FAB com parcos recursos como vc diz, mas vc acha melhor pagar quase o DOBRO :?: :?

O Su-35BM é o final da linhagem, não oferecerá nada mais daqui para frente, pois para os russos, o PAK FA será mais viável (e com toda razão), diferente do Rafale que ainda poderá e tem muito o que evoluir.


Plínio Jr.,

Tudo que for desenvolvido para o Pak será intercambiável para o Su-35.

Então, o Pak + a família Su-3X (30mki, 30mkv, 30mkk, 33, 35, 35BM) terá um aporte muito maior que o Rafale. O aporte russo, chinês, indiano, venezuelano e vários outros.

Assim, digo, que o que não vai faltar é peças e modernizações para esta aeronave.

Já o Rafale, por enquanto, so conta com o aporte francês. Então modernizações e peças em menores quantidades e com o conhecido PREÇÃO.

Enviado: Ter Mai 08, 2007 2:21 pm
por orestespf
Luís Henrique:
restes, respeito sua opinião mas creio que tanto Su-35BM como Rafale estão no mesmo andar da carruagem.

O Su-35BM estaria no final de vida porque?

Se for por eletrônica, lembre-se que este utilizará tudo o que for desenvolvido para o Su-50.

Se for em aerodinâmica, lembre-se que esta no mesmo nível ou até em um melhor nível que os eurocanards.

Se for em estrutura, lembre-se que a estrutura do –BM é toda nova, sendo equivalente a dos eurocanards, inclusive em RCS.

Daí, o que digo é que se o Su-35BM ficar obsoleto por não ser de 5 ger. , o mesmo ocorrerá com o Rafale e seus parceiros.....

Desculpe, mas não consigo ver essa de fim de vida para o –BM e inicio para o Rafale em termos de plataforma, nem eletrônica, nem capacidades......Para mim estão na mesma.

A diferença seria apenas russo ou francês. Projeto mais novo, projeto mais antigo. Aeronave maior, aeronave menor........


Olá Luís Henrique,

não é o SU-35BM que está no final de vida, mas a família Flanker, com o SU-35BM sendo possivelmente o último desta família (talvez não tenha sido claro nisto).

Talvez a melhor aerodinâmica desenvolvida para um caça até hoje seja a do Flanker, simplesmente fantástico! É só ver o tamanhão do bicho e o que ele pode fazer.

Quanto aos materiais empregados no SU-35BM, parece que eu sou o seu maior defensor. Na minha opinião, simplemente um dos melhores.

A eletrônica e radar pode dar o que discutir, mas ainda sou Flanker.

Aí você deve estar se perguntando: o Orestes pirou? Falou uma coisa e agora diz outra!

Não, existe coerência sim. O Flanker deve parar no SU-35BM e o Rafale tem muito o que ser desenvolvido. O Rafale foi projetado desde o início para ter um baixo RCS e uso de materiais compósito, cerâmicos, etc. O SU-35BM é uma adaptação de uma plataforma mais antiga.

O resultado obtido com o SU-35BM é fantástico, ainda mais pelo tamanho do caça. Mas é neste ponto que surgem as perguntas: e se os franceses implementarem uma modernização na família Rafale nos mesmos moldes daqui (estou chutando) uns 10 ou 15 anos? Será que os russos farão mais alguma coisa no SU?

O Rafale pode (repito, pode) ter esta "evolução" mais adiante, melhorando e muito o vetor. E na minha opinião, o SU para na versão 35BM, pois a prioridade será o PAK-FA daqui pra frente.

Tudo ainda é especulação, mas com toda certeza, a FAB está levando tudo isto em consideração.

Foi neste ponto (do raciocínio) que eu cheguei a conclusão que nem dos dois seria mais um bom vetor para a FAB. Perdemos o bonde no FX-1.

Hoje devíamos ter algo para mais 12-15 anos e partir para um caça de 5ªG. Mas ainda precisamos substituir os F-5 e A-1.

Assim, eu acho que a FAB deveria comprar de 12 a 16 vetores bi-turbinas para o 1ºGDA e fazer as substituições dos A-1 e F-5 o quanto antes, até a chegada de um caça de 5ªG. As escolhas eu deixo para os amigos...

Abraços,
Orestes

Enviado: Ter Mai 08, 2007 3:14 pm
por Marino

Enviado: Ter Mai 08, 2007 3:34 pm
por Sintra
Luís Henrique escreveu:
Se a FAB esitver analisando estes dois vetores, ela tem duas opções: um caça com desenvolvimento maduro e em "final de vida" (SU-35BM) ou um caça ainda jovem, mas com grande potencial pela frente (Rafale).


Orestes, respeito sua opinião mas creio que tanto Su-35BM como Rafale estão no mesmo andar da carruagem.

O Su-35BM estaria no final de vida porque :?:

Se for em aerodinâmica, lembre-se que esta no mesmo nível ou até em um melhor nível que os eurocanards.

Se for em estrutura, lembre-se que a estrutura do –BM é toda nova, sendo equivalente a dos eurocanards, inclusive em RCS.

Daí, o que digo é que se o Su-35BM ficar obsoleto por não ser de 5 ger. , o mesmo ocorrerá com o Rafale e seus parceiros.....

Desculpe, mas não consigo ver essa de fim de vida para o –BM e inicio para o Rafale em termos de plataforma, nem eletrônica, nem capacidades......Para mim estão na mesma.

A diferença seria apenas russo ou francês. Projeto mais novo, projeto mais antigo. Aeronave maior, aeronave menor........


A vantagem que vejo no Rafale é que em 2010/11 quando receberíamos os primeiros, o Meteor estará homologado, provavelmente a M88-3 será oferecida e haverá radar AESA também. A eletrônica dele, com o sistema OSF é muito interessante.


Wolfgang,

A vantagem que vejo do Flanker é que antes de 2011 já se tem a AL-41F (14.500 kg/F cada uma contra 7.500 kg/F da M88-2), antes de 2011 já se tem IrbisE AESA com 400 km de alcance e junto com o meteor provavelmente terá o R-100 (300 km de alcance contra 150 km do meteor).....



O que disse é a realidade, acho o Su-35BM uma aventura e a FAB com seus parcos recursos, não pode-se dar ao luxo de meter-se em aventuras, são riscos desnecessários, espero que a FAB tenha bom senso na escolha, afinal de contas, será um vetor que deverá ficar por aqui nos próximos 30 anos, o que ressalta ainda mais esta importãncia de escolha.


Plínio Jr.,

Então vc acha mais sensato comprarmos Rafale, so porque é ocidental e isto não deixa ninguém preocupado ou com medo. Desculpe, não entendi seu ponto de vista.

A FAB com parcos recursos como vc diz, mas vc acha melhor pagar quase o DOBRO :?: :?

O Su-35BM é o final da linhagem, não oferecerá nada mais daqui para frente, pois para os russos, o PAK FA será mais viável (e com toda razão), diferente do Rafale que ainda poderá e tem muito o que evoluir.


Plínio Jr.,

Tudo que for desenvolvido para o Pak será intercambiável para o Su-35.

Então, o Pak + a família Su-3X (30mki, 30mkv, 30mkk, 33, 35, 35BM) terá um aporte muito maior que o Rafale. O aporte russo, chinês, indiano, venezuelano e vários outros.

Assim, digo, que o que não vai faltar é peças e modernizações para esta aeronave.

Já o Rafale, por enquanto, so conta com o aporte francês. Então modernizações e peças em menores quantidades e com o conhecido PREÇÃO.


:shock: OUUUU

Calma

O SU35 é um bela máquina, mas vamos com calma.

1º - O IRBIS é um PESA, NÃO É AESA

Isto é retirado daquele famoso artigo da JANE´s a descrever o SU35BM

The Tikhomirov NIIP institute in Zhukovsky is now designing for the Su-35 the new N035 Irbis radar with passive electronic scanning . When compared to BARS the Irbis radars antenna is suspended on a quick-fastened console rotating in azimuth by 50 to 60*(degree) to each side ( therefore securing a field of regard of more than 200* ) ; the console is additionally rotated in roll.


E isto é retirado da tradução do artigo da NIIP aonde vão buscar aqueles famosos nºs de 350-400 km´s para um RCS de 3m2.

Structurally [RLSU] “Irbis-E” is multifunctional radar system X band with the passive phased array. Placed on the two-axis hydraulic drive (along the azimuth and bank), with the use of a promising computing system EKVS-E BTsVM “Solo -35”. Antenna system on the base passive phased array with a diameter of 900 mm with the vertical polarisation of wave and the switch time during electronic control 0,4 ms scans with the electronic beam steering along the azimuth and the angle of elevation in the sectors not less than 60°. Furthermore, two-stage electrohydraulic drive mechanically turns antenna in azimuth to the bearing to 60° and in bank to the bearing of 120°. Therefore, the maximum angle of deflection of ray with respect to the azimuth during electronic control and mechanical corrective turn of antenna increases to 120°. In this case the vertical polarisation of wave can be changed to horizontal for a improvement in the conditions of observing the surface targets.


2º - Uma qualquer versão do Flanker vai ter o RCS frontal de um RAFALE ou Tiffie no dia de São Nunca à Tarde, É IMPOSSIVEL DIMINUIR A REFLECTIVIDADE RADAR DAQUELAS ENTRADAS DE AR a esse nível, o que está proposto para o SU35BM é a cobertura com RAM a todo o comprimento das entradas de ar e a substituição das "blades" do motor por novas com capacidade de absorção de parte do espectro electromagnético, PRECISAMENTE a mesma coisa que a BAE´s Fez ao Tornado aquando do upgrade para GR4 ou que os Norte Americanos fizeram com o projecto "Have Glass". E não, não tenho qualquer dúvida que a indústria Russa consegue baixar o RCS frontal do Flanker de uma forma substancial, afinal aquilo tem o RCS de um "Castelo", o que eu já tenho dúvidas é que consiga baixar de tal forma que se aproxime dos "Eurocanards" e o que eu NÃO ACREDITO é que consiga acompanhar os projectos de desenvolvimento destes mesmos aparelhos, que NÃO VÃO ficar parados...

3º - O R100 é um SUPOSTO projecto TALVEZ baseado em duas armas que foram apresentadas no inicio da década de 90 do seculo passado, o K37 e o KS172. Aonde é que andam?

4º - Nenhum força aérea até agora contratou nenhuma empresa Russa para desenhar, construir e equipar os seus caças com um SUPOSTO R-100, nem os Russos, nem os Chineses, nem os Indianos, tudo o que tem saido até agora NÃO PASSA DE ESPECULAÇÃO da imprensa generalista, por comparação, o Bhramos teve direito a "canetada" de ministros, cobertura em "prime time" pela televisão Indiana. Aonde é que está a canetada do R100 ou KS172, ou outra coisa que lhe quiserem chamar? Aonde é que estão as imagens de televisão?

5º - Não se pode comparar uma arma em que o desenvolvimento está a avançar a toda a velocidade, que tem data marcada de entrada ao serviço, que tem contratos assinados na ordem dos milhares de unidades e com um clarissimo "road map" de upgrades, o Meteor, com um "projecto" que ainda ninguém comprou, e que não tem fundos de desenvolvimento alocados (ou pelo menos os suficientes para colocar um protótipo no ar).
É necessário entender o seguinte, vai aparecer qualquer coisa Russa, TEM QUE APARECER alguma coisa senão a industria morre, mas daí a dar credibilidade a rumores que andam a ocorrer à mais de 15 anos vai um grande passo.

Nenhuma Força Aérea vai planear o futuro baseada em sistemas que não têm qualquer substância real, A NÃO SER QUE LHES MOSTREM O HARDWARE... E podem crer que se tal equipamento for mostrado à FAB, MUITO ANTES disso vai aparecer na Janes, na AFM, na Air International, na Flight, etc, etc, etc...

Não tenho nada contra as propostas Russas, que têm ENORMES qualidades, mas será praticamente impossivel que um Flanker esteja na mesma escala de RCS que um Eurocanard. As vantagens que um comercial Russo deve focar são "capacidades dinâmicas, preço, "fuel fraction", preço, "technology transfer", preço, "tamanho da antena do radar", preço, preço, preço e ainda... PREÇO...

Deixo aqui um link de um senhor chamado Sean O´Connor que acho francamente interessante.
http://temperedinsanity.blogspot.com/20 ... s-172.html


Abraços :wink:

Enviado: Ter Mai 08, 2007 3:52 pm
por Sintra
Marino escreveu:http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?nrnot=371


É óbvio que o PT (Papatango) tem andado muito atento aqui ao DB...

Abraços :wink:

Enviado: Ter Mai 08, 2007 4:22 pm
por orestespf
Sintra escreveu:
Marino escreveu:http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?nrnot=371


É óbvio que o PT (Papatango) tem andado muito atento aqui ao DB...

Abraços :wink:


Ficou muito claro pra mim. As especulações daqui estão surtindo efeito do outro lado do atlântico... :D :D :D

Vou dar umas idéias para o povo do Area Militar... :twisted:

Sds,
Orestes

Enviado: Ter Mai 08, 2007 4:41 pm
por Plinio Jr
Luís Henrique escreveu:
Então vc acha mais sensato comprarmos Rafale, so porque é ocidental e isto não deixa ninguém preocupado ou com medo. Desculpe, não entendi seu ponto de vista.

A FAB com parcos recursos como vc diz, mas vc acha melhor pagar quase o DOBRO :?: :?


O barato, pode sair caro amanhã, as pessoas acham que uma aeronave é avaliada financeiramente pelo preço de aquisição e a manutenção/operação delas, como fica ??

E daqui 10-15 anos, quem será mais barato de operar, um Rafale que de momento é operado pela FA e Marinha de seu país, ou um Su-35BM que será uma exclusividade nossa ??

E sobre o mesmo ser ocidental, quem está afirmando isto é vc, é algo que venho dizendo, parece que quem é contra o Su-35 é contra todos os produtos russos....

Tudo que for desenvolvido para o Pak será intercambiável para o Su-35.


É muito cedo ficar fazendo especulações em 02 aeronaves que não existem, o PAK sequer aparencia tem, como vc me diz que serão intercambiáveis ?? Que garantia vc me dá ou mesmo a FAB nesta afirmação ??

Assim, digo, que o que não vai faltar é peças e modernizações para esta aeronave.


Quantos usuários tem de Su-35 pelo mundo para assegurar isto ??

Já o Rafale, por enquanto, so conta com o aporte francês. Então modernizações e peças em menores quantidades e com o conhecido PREÇÃO


É verdade preção, como se a manutenção de uma aeronave da familia Flanker, fosse baratim.....ainda mais de uma versão que ninguem tem/terá...

Enviado: Ter Mai 08, 2007 4:49 pm
por Plinio Jr
Sintra escreveu:
O SU35 é um bela máquina, mas vamos com calma.

1º - O IRBIS é um PESA, NÃO É AESA

Isto é retirado daquele famoso artigo da JANE´s a descrever o SU35BM

The Tikhomirov NIIP institute in Zhukovsky is now designing for the Su-35 the new N035 Irbis radar with passive electronic scanning . When compared to BARS the Irbis radars antenna is suspended on a quick-fastened console rotating in azimuth by 50 to 60*(degree) to each side ( therefore securing a field of regard of more than 200* ) ; the console is additionally rotated in roll.


E isto é retirado da tradução do artigo da NIIP aonde vão buscar aqueles famosos nºs de 350-400 km´s para um RCS de 3m2.

Structurally [RLSU] “Irbis-E” is multifunctional radar system X band with the passive phased array. Placed on the two-axis hydraulic drive (along the azimuth and bank), with the use of a promising computing system EKVS-E BTsVM “Solo -35”. Antenna system on the base passive phased array with a diameter of 900 mm with the vertical polarisation of wave and the switch time during electronic control 0,4 ms scans with the electronic beam steering along the azimuth and the angle of elevation in the sectors not less than 60°. Furthermore, two-stage electrohydraulic drive mechanically turns antenna in azimuth to the bearing to 60° and in bank to the bearing of 120°. Therefore, the maximum angle of deflection of ray with respect to the azimuth during electronic control and mechanical corrective turn of antenna increases to 120°. In this case the vertical polarisation of wave can be changed to horizontal for a improvement in the conditions of observing the surface targets.


2º - Uma qualquer versão do Flanker vai ter o RCS frontal de um RAFALE ou Tiffie no dia de São Nunca à Tarde, É IMPOSSIVEL DIMINUIR A REFLECTIVIDADE RADAR DAQUELAS ENTRADAS DE AR a esse nível, o que está proposto para o SU35BM é a cobertura com RAM a todo o comprimento das entradas de ar e a substituição das "blades" do motor por novas com capacidade de absorção de parte do espectro electromagnético, PRECISAMENTE a mesma coisa que a BAE´s Fez ao Tornado aquando do upgrade para GR4 ou que os Norte Americanos fizeram com o projecto "Have Glass". E não, não tenho qualquer dúvida que a indústria Russa consegue baixar o RCS frontal do Flanker de uma forma substancial, afinal aquilo tem o RCS de um "Castelo", o que eu já tenho dúvidas é que consiga baixar de tal forma que se aproxime dos "Eurocanards" e o que eu NÃO ACREDITO é que consiga acompanhar os projectos de desenvolvimento destes mesmos aparelhos, que NÃO VÃO ficar parados...

3º - O R100 é um SUPOSTO projecto TALVEZ baseado em duas armas que foram apresentadas no inicio da década de 90 do seculo passado, o K37 e o KS172. Aonde é que andam?

4º - Nenhum força aérea até agora contratou nenhuma empresa Russa para desenhar, construir e equipar os seus caças com um SUPOSTO R-100, nem os Russos, nem os Chineses, nem os Indianos, tudo o que tem saido até agora NÃO PASSA DE ESPECULAÇÃO da imprensa generalista, por comparação, o Bhramos teve direito a "canetada" de ministros, cobertura em "prime time" pela televisão Indiana. Aonde é que está a canetada do R100 ou KS172, ou outra coisa que lhe quiserem chamar? Aonde é que estão as imagens de televisão?

5º - Não se pode comparar uma arma em que o desenvolvimento está a avançar a toda a velocidade, que tem data marcada de entrada ao serviço, que tem contratos assinados na ordem dos milhares de unidades e com um clarissimo "road map" de upgrades, o Meteor, com um "projecto" que ainda ninguém comprou, e que não tem fundos de desenvolvimento alocados (ou pelo menos os suficientes para colocar um protótipo no ar).
É necessário entender o seguinte, vai aparecer qualquer coisa Russa, TEM QUE APARECER alguma coisa senão a industria morre, mas daí a dar credibilidade a rumores que andam a ocorrer à mais de 15 anos vai um grande passo.

Nenhuma Força Aérea vai planear o futuro baseada em sistemas que não têm qualquer substância real, A NÃO SER QUE LHES MOSTREM O HARDWARE... E podem crer que se tal equipamento for mostrado à FAB, MUITO ANTES disso vai aparecer na Janes, na AFM, na Air International, na Flight, etc, etc, etc...

Não tenho nada contra as propostas Russas, que têm ENORMES qualidades, mas será praticamente impossivel que um Flanker esteja na mesma escala de RCS que um Eurocanard. As vantagens que um comercial Russo deve focar são "capacidades dinâmicas, preço, "fuel fraction", preço, "technology transfer", preço, "tamanho da antena do radar", preço, preço, preço e ainda... PREÇO...

Deixo aqui um link de um senhor chamado Sean O´Connor que acho francamente interessante.
http://temperedinsanity.blogspot.com/20 ... s-172.html


Abraços :wink:


Boas explicações Sintra, vão de encontro a muita coisa que quero dizer do porque sou contra aquisição deste vetor.....

Enviado: Ter Mai 08, 2007 4:50 pm
por Morcego
Plinio Jr escreveu:
Sintra escreveu:
O SU35 é um bela máquina, mas vamos com calma.

1º - O IRBIS é um PESA, NÃO É AESA

Isto é retirado daquele famoso artigo da JANE´s a descrever o SU35BM

The Tikhomirov NIIP institute in Zhukovsky is now designing for the Su-35 the new N035 Irbis radar with passive electronic scanning . When compared to BARS the Irbis radars antenna is suspended on a quick-fastened console rotating in azimuth by 50 to 60*(degree) to each side ( therefore securing a field of regard of more than 200* ) ; the console is additionally rotated in roll.


E isto é retirado da tradução do artigo da NIIP aonde vão buscar aqueles famosos nºs de 350-400 km´s para um RCS de 3m2.

Structurally [RLSU] “Irbis-E” is multifunctional radar system X band with the passive phased array. Placed on the two-axis hydraulic drive (along the azimuth and bank), with the use of a promising computing system EKVS-E BTsVM “Solo -35”. Antenna system on the base passive phased array with a diameter of 900 mm with the vertical polarisation of wave and the switch time during electronic control 0,4 ms scans with the electronic beam steering along the azimuth and the angle of elevation in the sectors not less than 60°. Furthermore, two-stage electrohydraulic drive mechanically turns antenna in azimuth to the bearing to 60° and in bank to the bearing of 120°. Therefore, the maximum angle of deflection of ray with respect to the azimuth during electronic control and mechanical corrective turn of antenna increases to 120°. In this case the vertical polarisation of wave can be changed to horizontal for a improvement in the conditions of observing the surface targets.


2º - Uma qualquer versão do Flanker vai ter o RCS frontal de um RAFALE ou Tiffie no dia de São Nunca à Tarde, É IMPOSSIVEL DIMINUIR A REFLECTIVIDADE RADAR DAQUELAS ENTRADAS DE AR a esse nível, o que está proposto para o SU35BM é a cobertura com RAM a todo o comprimento das entradas de ar e a substituição das "blades" do motor por novas com capacidade de absorção de parte do espectro electromagnético, PRECISAMENTE a mesma coisa que a BAE´s Fez ao Tornado aquando do upgrade para GR4 ou que os Norte Americanos fizeram com o projecto "Have Glass". E não, não tenho qualquer dúvida que a indústria Russa consegue baixar o RCS frontal do Flanker de uma forma substancial, afinal aquilo tem o RCS de um "Castelo", o que eu já tenho dúvidas é que consiga baixar de tal forma que se aproxime dos "Eurocanards" e o que eu NÃO ACREDITO é que consiga acompanhar os projectos de desenvolvimento destes mesmos aparelhos, que NÃO VÃO ficar parados...

3º - O R100 é um SUPOSTO projecto TALVEZ baseado em duas armas que foram apresentadas no inicio da década de 90 do seculo passado, o K37 e o KS172. Aonde é que andam?

4º - Nenhum força aérea até agora contratou nenhuma empresa Russa para desenhar, construir e equipar os seus caças com um SUPOSTO R-100, nem os Russos, nem os Chineses, nem os Indianos, tudo o que tem saido até agora NÃO PASSA DE ESPECULAÇÃO da imprensa generalista, por comparação, o Bhramos teve direito a "canetada" de ministros, cobertura em "prime time" pela televisão Indiana. Aonde é que está a canetada do R100 ou KS172, ou outra coisa que lhe quiserem chamar? Aonde é que estão as imagens de televisão?

5º - Não se pode comparar uma arma em que o desenvolvimento está a avançar a toda a velocidade, que tem data marcada de entrada ao serviço, que tem contratos assinados na ordem dos milhares de unidades e com um clarissimo "road map" de upgrades, o Meteor, com um "projecto" que ainda ninguém comprou, e que não tem fundos de desenvolvimento alocados (ou pelo menos os suficientes para colocar um protótipo no ar).
É necessário entender o seguinte, vai aparecer qualquer coisa Russa, TEM QUE APARECER alguma coisa senão a industria morre, mas daí a dar credibilidade a rumores que andam a ocorrer à mais de 15 anos vai um grande passo.

Nenhuma Força Aérea vai planear o futuro baseada em sistemas que não têm qualquer substância real, A NÃO SER QUE LHES MOSTREM O HARDWARE... E podem crer que se tal equipamento for mostrado à FAB, MUITO ANTES disso vai aparecer na Janes, na AFM, na Air International, na Flight, etc, etc, etc...

Não tenho nada contra as propostas Russas, que têm ENORMES qualidades, mas será praticamente impossivel que um Flanker esteja na mesma escala de RCS que um Eurocanard. As vantagens que um comercial Russo deve focar são "capacidades dinâmicas, preço, "fuel fraction", preço, "technology transfer", preço, "tamanho da antena do radar", preço, preço, preço e ainda... PREÇO...

Deixo aqui um link de um senhor chamado Sean O´Connor que acho francamente interessante.
http://temperedinsanity.blogspot.com/20 ... s-172.html


Abraços :wink:


Boas explicações Sintra, vão de encontro a muita coisa que quero dizer do porque sou contra aquisição deste vetor.....


mais infor pro DOSSIÊ ""PRISCILA, UMA RAINHA?""

Enviado: Ter Mai 08, 2007 4:56 pm
por piratadabaixada
Plinio Jr escreveu: O barato, pode sair caro amanhã, as pessoas acham que uma aeronave é avaliada financeiramente pelo preço de aquisição e a manutenção/operação delas, como fica ??


A economia é o principio da porcaria :lol:

Enviado: Ter Mai 08, 2007 5:38 pm
por pt
Ficou muito claro pra mim. As especulações daqui estão surtindo efeito do outro lado do atlântico...
Vou dar umas idéias para o povo do Area Militar...


Parte das informações e matérias do site, têm origem no Brasil, não têm nada a ver com Portugal.
O site tem desde o inicio a colaboração de brasileiros.
Em muitos casos de facto eu organizo as matérias e passo-as num corrector ortográfico.

Mas também é verdade que o principal colaborador brasileiro do site, ( que nunca quis escrever nada porque é um desastre ortografico ambulante ), está em crise de produtividade.

Desde que se mudou de São Paulo para o Rio de Janeiro, a produtividade baixou a pique :twisted:
Baixou tanto que até pensei em baixar o salário :evil:
Mas como ele não ganha nada ... :twisted: