Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#736 Mensagem por Matheus » Qua Jun 24, 2020 3:06 pm

Temos que ver dos dois lados...enquanto Venezuela, Colômbia ou Peru tiver duas ou três dúzias de caças de 1° linha, 108 caças dá e sobra.




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#737 Mensagem por FCarvalho » Qua Jun 24, 2020 3:26 pm

Concordo. Mas, vamos esperar eles terem mais do que meia dúzia para fazer o nosso dever de casa?
Fechar a porta da casa depois de ser assaltado ainda é o caminho mais lógico para nós?

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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#738 Mensagem por Cassio » Qua Jun 24, 2020 11:36 pm

Gastar rios de dinheiro mantendo bases atrás fixas com esquadrões de caças fixos é rasgar o dinheiro que não temos.
Para mim a solução é termos infraestrutura mínima suficiente em vários pontos para desdobramento. Ter recursos para transporte de tudo o que se precisa para estes pontos quando for preciso.
Muito mais barato do que manter bases fixas.




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#739 Mensagem por gabriel219 » Qui Jun 25, 2020 4:35 am

Cassio escreveu: Qua Jun 24, 2020 11:36 pm Gastar rios de dinheiro mantendo bases atrás fixas com esquadrões de caças fixos é rasgar o dinheiro que não temos.
Para mim a solução é termos infraestrutura mínima suficiente em vários pontos para desdobramento. Ter recursos para transporte de tudo o que se precisa para estes pontos quando for preciso.
Muito mais barato do que manter bases fixas.
É exatamente o que penso. 4 bases é o suficiente para manter algo como 108-132 caças, com bases de desdobramento ao longo da fronteira, além de pontos pré determinados em rodovias, para desdobrar bases, com apoio de helicópteros para levar os suprimentos.




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#740 Mensagem por gabriel219 » Qui Jun 25, 2020 4:38 am

FCarvalho escreveu: Ter Jun 23, 2020 11:44 pm O que a FAB chama de base de desdobramento não passa de uns poucos hangarates que mau cabem um Super Tucano, e equipes diminutas que cuidam dos radares do CINDACTA e segurança. O resto diz respeito ao aeroporto local.

Quando e se recebem esquadrões de outras OM o pessoal tem que levar praticamente tudo. Do parafuso a gasolina, porque do contrário sequer saem do chão.

Isso não dá sequer para chamar de base. No mais a logística é péssima e quem quiser operar fora de Manaus ou das capitais tá f... e mal pago. Até por isso as operações fora das bases são cada vez menos recorrentes. Pessoal só tira o pé quando dessas operações de GLO do governo.

No mais, todas as fronteiras estão ao Deus dará, desde sempre. E não há planos para modificar o status quo.

abs
A solução pra isso seriam os Elementos de Fronteira que eu havia proposto em post anterior.




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#741 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 25, 2020 12:02 pm

Cassio escreveu: Qua Jun 24, 2020 11:36 pm Gastar rios de dinheiro mantendo bases atrás fixas com esquadrões de caças fixos é rasgar o dinheiro que não temos.
Para mim a solução é termos infraestrutura mínima suficiente em vários pontos para desdobramento. Ter recursos para transporte de tudo o que se precisa para estes pontos quando for preciso.
Muito mais barato do que manter bases fixas.
Manter uma estrutura mínima é o que a FAB faz desde sempre, junto com as demais forças. Essa lógica já se provou inócua e nada eficaz/eficiente na região norte, e os resultados são sempre questionados nas reuniões dos comandos das forças.

Todo mundo sabe que esse negócio de base de desdobramento nada mais é do que uma solução de continuidade - um quebra galho na verdade - para a óbvia falta de importância que a Política de Defesa tem no Brasil. Consequentemente de recursos que realmente provejam as reais necessidades das forças. Enfim, é só mais um engodo.

Por outro lado, tanto o CMA como o CMN dependem hoje de recursos materiais e humanos que simplesmente não são dispostos à região seja porquê não é mais prioridade como antes, seja porque os recursos nunca são suficientes para cobrir todas as necessidades de fato. O que fazemos aqui no norte é um verdadeiro fake de defesa em qualquer sentido.

Mas bem, se a lógica atual manda continuar fazendo esse arremedo de defesa, apostando sempre na reação e não na prevenção, ótimo. Podemos continuar pagando para ver, e depois vemos o que acontece.

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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#742 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 25, 2020 12:14 pm

gabriel219 escreveu: Qui Jun 25, 2020 4:38 am
FCarvalho escreveu: Ter Jun 23, 2020 11:44 pm O que a FAB chama de base de desdobramento não passa de uns poucos hangarates que mau cabem um Super Tucano, e equipes diminutas que cuidam dos radares do CINDACTA e segurança. O resto diz respeito ao aeroporto local.
Quando e se recebem esquadrões de outras OM o pessoal tem que levar praticamente tudo. Do parafuso a gasolina, porque do contrário sequer saem do chão.
Isso não dá sequer para chamar de base. No mais a logística é péssima e quem quiser operar fora de Manaus ou das capitais tá f... e mal pago. Até por isso as operações fora das bases são cada vez menos recorrentes. Pessoal só tira o pé quando dessas operações de GLO do governo.
No mais, todas as fronteiras estão ao Deus dará, desde sempre. E não há planos para modificar o status quo.
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A solução pra isso seriam os Elementos de Fronteira que eu havia proposto em post anterior.
Nos planejamentos estratégicos do EB, existe a previsão de aumento do número de PEF na fronteira, e a consequente melhoria dos que existem aí em termos de infraestrutura e pessoal.

O projeto SISFRONT quando e se um dia chegar por aqui vai prover parte do que hoje a FAB precisa para complementar a defesa aérea da região efetivamente, tanto em termos de equipamentos como estrutura de apoio, com radares, ISR e C4.

Mas como tenho dito até agora, de nada adianta colocar todas essas coisas na fronteira sem o respectivo apoio logístico para que funcione como deve. E aqui cabe dizer que no SISFRONT não existem meias soluções para o sistema funcionar. Ou faz direito ou não faz. Não é preciso dizer o quanto o projeto está atrasado devido aos onipresentes cortes de verbas para o mesmo.

Ainda cabe dizer que as 8 bgdas de inf slv que são propostas para a região ainda não foram dispostas, faltando às 6 GU existentes material e pessoal para provimento integral de suas organização. Só no Alto Rio Negro, onde está o 8o BIS/Cmdo Fronteira Solimões, existe a necessidade de uma brigada e todos os seus meios orgânicos. Mas nada indica que isso será feito em tempo previsível. Da mesma forma a 2a Bgda Inf Slv em SGC que só possui 2 BIS, faltando outras OM para completar sua dotação. Estes são só exemplos de como a nossa defesa é relativizada na região.

Enfim, não adianta tentar tapar o buraco do telhado quando ele está totalmente furado. Tem que trocar ele todo e colocar no lugar telhas novas ou outro modelo mais durável e de melhor qualidade.

Do jeito que está é que não dá para ficar.

abs




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#743 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 25, 2020 12:36 pm

Imagem

Espaço aéreo sob controle: segurança, tecnologia e riscos
Por Flávia Gouveia e Marta Kanashiro

https://www.oei.es/historico/divulgacio ... es_076.htm




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#744 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 25, 2020 12:45 pm

AEROVISÃO
Amazônia sob controle
Estrutura de radares e pessoal, controlada pelo CINDACTA IV, garante o controle de tráfego aéreo e a defesa aérea na região de condições geográficas mais complexas do Brasil: a amazônica
Publicado: 09/05/2016

https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/ ... 20controle




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#745 Mensagem por Cassio » Qui Jun 25, 2020 7:23 pm

Quer botar base com esquadrões de aeronaves na Amazônia, próximo as fronteiras?? Bota A29 lá.
Para as ameaças da região é o que melhor se enquadra.




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#746 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 25, 2020 7:40 pm

Cassio escreveu: Qui Jun 25, 2020 7:23 pm Quer botar base com esquadrões de aeronaves na Amazônia, próximo as fronteiras?? Bota A29 lá.
Para as ameaças da região é o que melhor se enquadra.
No que dependesse de mim eu poria mesmo. São mais que necessários.
Mas se a FAB não consegue sequer repor os que perdeu, que se dirá mais esquadrões de A-29.

abs




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#747 Mensagem por gabriel219 » Sex Jun 26, 2020 1:32 am

Se não consegue colocar A-29 em 11 Centros de C² dos 66 Elementos de Fronteira - lembrando que tais Elementos, sejam eles Nível I (29-40 homens), Nível II (40-108 homens) ou Nível III (108-200 homens), seriam bases de desdobramentos da FAB, com Vant's CAT 3 (varredura IIR/EO), como também uma FAR-T (Forças de Ação Rápida - Táticas) do EB, além de pontos de abastecimento e docagem de lanchas, tanto EB quanto MB - imagine colocar F-39 em locais remotos, como São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga?

Claro que esses Elementos seriam alvos táticos, porém ao menos as mais importantes deveriam contar com sistema VSHORAD/Anti-PGM, radar (terrestre para defesa aérea M60, algumas com radares aéreos, que no caso seriam dirigíveis) e uma pequena força de choque, para alguns Elementos de Nível II e todos de Nível III. Esse sistema Anti-PGM poderia ser mais simples do que os Núcleos de C² dos Setores, talvez um sistema utilizando o RBS-70 + Mistral.

Dependo que essas bases sejam divididas em 11 Setores e cada Setor teria um Núcleo de Fronteira, sendo responsável por 6 Elementos de Fronteira, de classe variada. O Núcleo de Comando e Controle de Fronteia, ou NCCF, seria mais afastado da região de fronteira, onde contaria também com uma base aérea maior, comportando Vant's CAT 4 (varredura com sistema IIR/EO e radar SAR), A-29 (10/12 em cada NCCF) e helicópteros do Exército ou de alguma outra Força SegPub, como PF ou até, quem sabe, uma Guarda Nacional/de Fronteira, com alguns Elementos de OpEsp para pronto emprego, em caso de necessidade.

É uma ideia melhor do que sair espalhando esquadrões de F-39 pela fronteira.




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#748 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 26, 2020 12:48 pm

Olá Gabriel.

SGC é o único município do Alto Rio Negro com pista capaz de receber todas as aeronaves da FAB. Mesmo assim é m aeroporto pequeno e com pouca estrutura. Já Tabatinga possui um aeroporto internacional maior e melhor equipado. Junto com Tefé são as cidades que oferecem as melhores condições de operação para elementos militares da FAB pela estrutura que oferecem.

Notar que Tabatinga e Tefé são cidades grandes e bem organizadas para os padrões urbanos do interior do Amazonas, visto contarem com OM do EB nível BIS entre outras, e da FAB, sendo que o efetivo desta é apenas para cuidar dos radares e sistemas do CINDACTA IV e nada mais. Assim, na fronteira colombiana, como todas as outras, o que sobra são as pistas dos PEF, que para simplificar, se pousa e se decola no "olhômetro". Todos entre nível I e II como indicastes. O máximo que cada PEF recebe são cerca de 60/70 homens, o que dá um pelotão reforçado.

Se bem compreendi o plano do SISFRONT para a região norte, ele será diferente do que hora está sendo feito no centro-oeste e sul. Terá peculiaridades que nos dizem respeito.

Isto posto, todos os sistemas ISR e C4I que o programa oferece serão instalados nos PEF ao longo da fronteira e nas cidades onde hajam comandos de fronteia, hoje em número de sete. Todas essas OM devem ser equipadas de forma a contemplar a operação do sistema, mas para isso, entendo que deve haver aumento de efetivos e reestruturação total da infraestrutura dos mesmos, inclusive no sentido de fazer com que as pistas dos PEF disponham de equipamentos mínimos que permitam, por exemplo, operações noturas, algo que hoje não se faz, pois a maioria dessas pistas dos PEF não tem balizamento.

Assim, em termos práticos, tem de haver uma total reformulação do que hoje existem em termos de pistas dos PEF e das localidades de fronteira onde se disporá dos sistemas do SISFRONT. Notar que este projeto inclui ISR e C4I mas não fala nada sobre a parte de armamento, embora ele exigirá, também, a criação de todo um suporte logístico na região que hoje praticamente não existe na qualidade e quantidade necessárias. Será necessário adquirir e/ou desenvolver para as três forças uma miríade de equipamentos, suprimentos e recursos que obviamente estão fora do escopo orçamentário do SISFRONT. Como vão fazer isso, eu honestamente não sei.

De qualquer forma, sistemas AAe, de apoio de fogo, comunicações, transporte, etc, tudo terá que ser revisto a fim de que as OM na região de fronteira possa suprir adequadamente todas as necessidades do SISFRONT. Isso significa que o sistema terá de receber muito mais atenção do que é dada para o CMA/CMN neste momento.

A inserção de esquadrões adicionais de A-29 em SGC, Tabatinga e outros municípios ao longo da fronteira norte, assim como o apoio de helos permanentes nestas bases, ou mesmo de aviões leves na categoria do IPE-014, não está nos planos da FAB, e nem do EB. Algo que mostra a indiferença com que o SISFRONT E SISDACTA estão sendo geridos por ambas as forças. É possível crer que a integração de ambos parece estar sendo pensada como um objetivo secundário, e não primário.

É importante neste sentido dizer que a não integração desde o início da implantação desses sistemas obviamente nos trará mais custos, mais despesas, e mas trabalho. Além da óbvia incapacidade de ambos comunicarem-se entre si. Então, de nada adianta o CINDACTA IV ter esquadrões de Gripen, A-29, ou seja lá do que for, nas fronteiras se nós não conseguirmos operá-los dentro do conceito NCW para o qual, inclusive, o Gripen E/F foi criado desde a primeira versão.

O DECEA de ofício controla toda a AAe quando um TO é acionado. A FAC irá dispor sobre todos os sistemas do EB e MB na área sobre o que for necessário fazer nestes termos. Assim, até mesmo a organização de uma defesa AAe proficiente passa necessariamente pela inclusão de sistemas e ações minimamente comuns a todos a fim de que todos utilizem uma mesma linguagem, fazendo com que o sistema como um todo funcione de forma eficaz, e fundamentalmente eficiente.

Hoje não temos nada disso aqui no meu estado e nem no resto da região norte, e existe baixa expectativa de que um dia venhamos a dispor de tudo o que o combinado SISFRONT/SISDACTA irá precisar para operar na íntegra com todas as suas capacidades.

Talvez quando o Amazonas, ou melhor dizendo, a região norte e suas fronteiras deixarem de ser consideradas "no meio do nada" ou "lugares remotos" ou coisa que o valha, como consta na mentalidade do povo que vive aí pra baixo, as coisas possam mudar. Na melhor das hipóteses, quem sabe um dia quando Manaus ficar mais perto que Miami as coisas comecem a mudar. Até lá a gente torce para que nenhum maníaco ecoterrista com armas de verdade nas mãos não resolva queimar alguns brasileiros para salvar a floresta e os povos da floresta....

E eu sou o que afinal... ? :roll: :?

abs




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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#749 Mensagem por arcanjo » Qua Jul 08, 2020 9:23 pm

Colômbia conclui modernização dos seus T-27 Tucano

https://1.bp.blogspot.com/-qqNC5oeZSPM/XwTxznUo7oI/AAAAAAAAI0I/Ylxdlo2Ze2A0ZOVAwGPhlgEGXnks3SaKwCK4BGAsYHg/s1600/Col%25C3%25B4mbia-conclui-moderniza%25C3%25A7%25C3%25A3o-dos-seus-T-27-Tucano-3.jpg

Em 30 de junho, a Força Aérea da Colômbia (FAC) recebeu o último de seus 14 aviões Embraer EMB-312 Tucano. Depois de passarem por um profundo processo de modernização e extensão da vida útil agora são chamados de AT-27M.

A modernização compreendeu a instalação de um novo conjunto de aviônicos fornecido pela Collins Aerospace (anteriormente conhecida como Rockwell Collins) com um moderno glass cockpit da marca Cobham, que inclui dois grandes displays multifuncionais.

Após 24 anos de serviço e 80.000 horas de voo, o programa também incluiu a instalação de reforços estruturais, com um novo kit de asas e trem de pouso, para adicionar mais 15 anos de vida útil.

O processo de modernização e extensão da vida foi realizado nas instalações da Corporação Colombiana da Indústria Aeronáutica (CIAC), graças a um acordo com a Embraer de transferência do know-how necessário, alcançando a certificação da empresa brasileira em 2013, para realizar essa operação em solo colombiano.

https://1.bp.blogspot.com/-KAyPXmy1NDI/XwTyECKqoyI/AAAAAAAAI0c/Uky2RaQ3ztA39EI5RB-KXGLylB7rLItRQCK4BGAsYHg/s2048/Col%25C3%25B4mbia-conclui-moderniza%25C3%25A7%25C3%25A3o-dos-seus-T-27-Tucano-2.jpg

https://1.bp.blogspot.com/-A-IX1ZmdoGA/XwTyJnyXhOI/AAAAAAAAI0o/hoIwq1PEpdYsY4WDeQoxyW12QA8Lmec0gCK4BGAsYHg/s1000/Col%25C3%25B4mbia-conclui-moderniza%25C3%25A7%25C3%25A3o-dos-seus-T-27-Tucano.jpg

FONTE: Poder Aéreo

:arrow: https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... -seus.html

abs.

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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#750 Mensagem por J.Ricardo » Qua Out 21, 2020 10:49 am

FAC vai de T-6 Texan para treinamento de seus pilotos

https://www.cavok.com.br/forca-aerea-da ... c-texan-ii

Imagem




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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