Página 50 de 126

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Dom Out 14, 2012 3:54 pm
por binfa
Juseara escreveu:Espero que todos essas viaturas venham pintadas no padrão. Imagino cada fornecedor com a sua propaganda a tiracolo.
http://sphotos-e.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/174955_455930511116893_304095918_o.jpg

http://sphotos-f.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/458614_455930184450259_677119355_o.jpg

credito: 15 GAC

Os CM não vieram.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Out 16, 2012 1:23 am
por Juseara
binfa escreveu:
Juseara escreveu:Espero que todos essas viaturas venham pintadas no padrão. Imagino cada fornecedor com a sua propaganda a tiracolo.
http://sphotos-e.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/174955_455930511116893_304095918_o.jpg

http://sphotos-f.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/458614_455930184450259_677119355_o.jpg

credito: 15 GAC

Os CM não vieram.
Somente aqui já vemos diferenças, na mesma OM com dois tipos de pintura. Além disso cromados e esses dizeres "excesso lateral". Vi os mesmos caminhões adquiridos pelo CFN com aspecto muito mais militar e todos iguaizinhos.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Sáb Out 20, 2012 10:58 am
por FCarvalho
No momento, o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) está avaliando a versão de 1 ½ tonelada do Marruá, visando sua homologação e aquisição, e a Agrale já está trabalhando em uma variante de 2 ½ toneladas 4x4, tendo inclusive exposto na fábrica de Caxias do Sul um modelo “civil” equipado para realizar manutenção de linhas de energia elétrica em áreas urbanas. Versões militares estão sendo desenvolvidas, e existe uma demanda muito boa para chassis maiores, podendo culminar no lançamento de um caminhão 6x6 intermediário entre o Marruá 2 ½ toneladas e os 4 ton 4x2 militarizados de outros fabricantes e que estão sendo adquiridos no PAC Equipamentos do Governo Federal.

http://www.tecnodefesa.com.br/admin/public/files//DSC_0313sss.jpg
http://www.tecnodefesa.com.br/admin/public/files//DSC_0320.jpg

fonte: http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=518

abs.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Dom Out 21, 2012 10:37 pm
por eligioep
Se a versão 2 1/2 ton for esta da foto, creio que que deve ser em on-road, pois em QT ele certamente não transportará as 2 1/2 t.

Quanto à 6x6, existe na Agrale um EE 25, última série, em perfeitas condições de uso. Deve ser para servir de parâmetro para uma variante própria....

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Seg Out 22, 2012 9:55 am
por Paulo Bastos
eligioep escreveu:Se a versão 2 1/2 ton for esta da foto, creio que que deve ser em on-road, pois em QT ele certamente não transportará as 2 1/2 t.

Quanto à 6x6, existe na Agrale um EE 25, última série, em perfeitas condições de uso. Deve ser para servir de parâmetro para uma variante própria....
Foi divulgado na empresa que realmente esta em desenvolvimento um caminhão maior , 6x6, mas esse seria da categoria 4ton.

Abraços,
Paulo

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Seg Out 22, 2012 10:59 am
por Alcantara
Paulo Bastos escreveu:
eligioep escreveu:Se a versão 2 1/2 ton for esta da foto, creio que que deve ser em on-road, pois em QT ele certamente não transportará as 2 1/2 t.

Quanto à 6x6, existe na Agrale um EE 25, última série, em perfeitas condições de uso. Deve ser para servir de parâmetro para uma variante própria....
Foi divulgado na empresa que realmente esta em desenvolvimento um caminhão maior , 6x6, mas esse seria da categoria 4ton.

Abraços,
Paulo
Espero que, à exemplo do Marruá (insirado no EE-10/11), esse novo caminhão sai a "cara" do EE-25. Esse sim é caminhão militar.

https://www.rolo4x4.com.br/upload/anuncios/43691_01.jpg https://www.rolo4x4.com.br/upload/anuncios/43691_02.jpg http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2010/03/EE-25-foto_Universal.jpg




PS: a propósito... quem estiver interessando em um EE-25 recém reformado...

:idea: https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassif ... SA%20EE-25

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Seg Out 22, 2012 11:21 am
por FCarvalho
eligioep escreveu:Se a versão 2 1/2 ton for esta da foto, creio que que deve ser em on-road, pois em QT ele certamente não transportará as 2 1/2 t.

Quanto à 6x6, existe na Agrale um EE 25, última série, em perfeitas condições de uso. Deve ser para servir de parâmetro para uma variante própria....
Eligioep, na matéria do defesanet diz-se que esta versão da foto de 2 1/2 é para serviços urbanos em redes de eletricidade, e que versões militares da mesma estariam sendo desenvolvidas.
Se for assim, será que a questão do QT pode/poderá ser resolvida nesta versão?

Aliás seria interessante saber se existe e quanto espaço haveria, no EB e nas demais forças para estas versões de caminhões pretendidos, como os citados na matéria.
Se alguém poder esclarecer.

abs.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Seg Out 22, 2012 12:00 pm
por joao fernando
Amigos, o quer significa esse peso que vcs citam? Viatura 2 1/2 toneladas, por exemplo?

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Seg Out 22, 2012 8:35 pm
por jauro
Que ela pode transportar 2,5 toneladas fora de estrada ou em qualquer terreno (QT).

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Out 23, 2012 1:07 am
por Juseara
Esses EE-25 foram uma cópia dos REO M-35. Esses sim verdadeiros caminhões militares. Cara uma maravilha. O barulho do motor é indescritível.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Out 23, 2012 6:06 am
por binfa
Imagem

Imagem
Engesa EE 25

credito: 15 GAC

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Out 23, 2012 7:01 pm
por Juseara
Qualquer semelhança é mera coincidência
Imagem
Imagem

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Out 23, 2012 9:05 pm
por FCarvalho
FCarvalho escreveu:Aliás seria interessante saber se existe e quanto espaço haveria, no EB e nas demais forças para estas versões de caminhões pretendidos, como os citados na matéria.
Se alguém poder esclarecer.
abs.
Vou repetir, e incorpar a pergunta.

Referindo-se aos modelos de 1,5t, 2,5t e outro abaixo das 5t existentes no EB, se existe espaço, em que áreas, tipos de tarefas e om's. Sabe-se que o EB tem comprado diversos caminhões na linha das cinco toneladas, tanto da MAN quanto, recentemente, da MB. inclusive, me parece, para a substituição dos antigos Engesa. Em sendo assim, aparentemente, estas compras tendem a homogeinizar naquela tonelagem a frota de caminhões do EB. Se isto procede, como então justificar a necessidade e encomenda de modelos outros abaixo desta tonelagem?

abs.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qua Out 24, 2012 5:26 pm
por jauro
Após a década de 1970/80, o Brasil teve um avanço signiticativo na melhoria de suas estradas e na quilometragem de rodovias asfaltadas.
As viaturas para 2,5ton, que então eram 6x6, com o maior atrito em revestimentos asfálticos começaram a ter um desgaste de caixas e diferenciais mais acentuado.
Notava-se entretanto, que as 4x4 desempenhavam-se tão bem quanto as 6x6 em terrenos lamacentos e que o desgaste era sensivelmente menor, quando em terrenos firmes.
Com o advento de motores mais potentes, caixas e diferenciais mais resistentes desenvolveu-se uma Vtr mais robusta, com melhor desempenho, com desgaste menor e com capacidade dobrada (5ton) fora de estrada; além de diminuir a quantidade de Vtr necessárias para se transportar uma OM. Um BtlInfMtz que precisava de 100 VTNE de 2,5ton para ficar totalmente sobre rodas, hoje, necessita de 50 caminhões.
Talvez com finalidades específicas ainda se utilizem as 2,5ton 6x6. Reboque de canhões, obuseiros e material de Engenharia.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qua Out 24, 2012 8:16 pm
por FCarvalho
jauro escreveu:Após a década de 1970/80, o Brasil teve um avanço signiticativo na melhoria de suas estradas e na quilometragem de rodovias asfaltadas.
As viaturas para 2,5ton, que então eram 6x6, com o maior atrito em revestimentos asfálticos começaram a ter um desgaste de caixas e diferenciais mais acentuado.
Notava-se entretanto, que as 4x4 desempenhavam-se tão bem quanto as 6x6 em terrenos lamacentos e que o desgaste era sensivelmente menor, quando em terrenos firmes.
Com o advento de motores mais potentes, caixas e diferenciais mais resistentes desenvolveu-se uma Vtr mais robusta, com melhor desempenho, com desgaste menor e com capacidade dobrada (5ton) fora de estrada; além de diminuir a quantidade de Vtr necessárias para se transportar uma OM. Um BtlInfMtz que precisava de 100 VTNE de 2,5ton para ficar totalmente sobre rodas, hoje, necessita de 50 caminhões.
Talvez com finalidades específicas ainda se utilizem as 2,5ton 6x6. Reboque de canhões, obuseiros e material de Engenharia.
Jauro, grato pela atenção da resposta.

Em todo caso, o que é mostrado na reportagem é uma foto do que seria uma viatura de 2,5t mas 4x4, além da cita viatura de 1,5t, também 4x4, e que estaria em testes pelo EB neste momento.

Falou-se em uma provável versão entre os modelos de 2,5t e 5t. Neste sentido, como disseste, a mim, fica um tanto que claro que um caminhão que fosse um meio termo entre aquelas tonelagens não encontraria um espaço suficiente que compensasse os custos de investimento/desenvolvimento do mesmo.

Então, no mínimo a Agrale deve ter uma sinalização clara e inequívoca de que estes modelos de 1,5 e 2,5, desde que 4x4, podem vir a ter uma aceitação, seja no EB ou nas demais forças, o suficiente para compensar os investimentos. Já no caso de uma viatura maior, penso que não há até o presente momento, fatores concretos que possam determinar o seu desenvolvimento, haja visto que os 5t estão cobrindo todas as demandas.

Resta saber onde este caminhão de 1,5t poderá ser utilizado. Presumo que mesmo aprovados, não venham a ter a mesma produção/desenvoltura de seu irmão mais velho de 3/4t, que apesar do sucesso de vendas ainda carece de uma versão cabine dupla.

http://www.defesanet.com.br/site/upload/news_image/2011/04/667.jpg

abs.